A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Danielson4 28/01/2024

Essêncial!!!!
Concordo com o pensamento "nunca estaremos preparados para a morte" porém aprender a valorizar a vida e termos conversas sérias sobre determinados assuntos acabam transformando esse momento delicado menos traumatico.
Leitura essêncial e indispensáv para todos!!!

Carolina 14/08/2021

Tema diferente e necessário
Muito se fala sobre como viver, mas pouco sobre como morrer. Não nos preparamos para a velhice e não pensamos na morte.
Me emocionei muito com várias experiências da autora e médica, que tratou o tema com muita sensibilidade. Indico muito a leitura!

Gabriela 29/09/2020

lindo e necessário ?
todos deveriam ler esse livro, traz uma forma otimista e libertadora de enfrentar o luto e a morte... em um país como o Brasil, onde esse assunto ainda é um tabu para muitas pessoas, com certeza deveríamos investir mais nosso tempo estudando esse tema!

apenas em alguns momentos achei a narrativa um pouco repetitiva, porém nada comprometedor à qualidade do conteúdo.

Miiille 31/05/2024

É, Dra. Ana? tinha razão quando falou que suas palavras podem ferir os olhos. Feriu. Fechei o livro, mas voltei a ler. Ainda bem.
Laiza 31/05/2024minha estante
Tanto que tbm fechei o livro também a um ano atrás e terminei o último capítulo esse ano ?

Mariana 27/04/2024

Não entendi direito a proposta do livro, talvez seja escrito para pessoas mais da área médica, porém consegui tirar algumas (poucas) lições dele.

Hortênsia 12/10/2020

Assunto pesado de forma leve
Livro fluido, bem escrito, para se ler em uma sentada. A autora conseguiu abordar com leveza um tema tão difícil de se falar. Sendo psicóloga oncológica, achei perfeitas todas as considerações. É um livro pra se ler antes de "precisar", antes de estar de fato diante a morte. São reflexões para serem feitas agora!

Neidee 09/12/2023

Empatia, amor e sensibilidade ??
Que livro maravilhoso nunca imaginei que gostaria tanto dessa leitura.
Li ele em mais de 1 mês, pois cada parágrafo me fazia ficar por horas refletindo sobre minha vida e das pessoas que eu amo.Irei olhar o processo de morte a partir de agora com um outro olhar, saber que em um momento tão difícil com as palavras e atitudes certas tudo pode se tornar menos doloroso e até belo.

"As lágrimas são feitas de água salgada, como o mar. Chorar essa emoção é como tomar banho de mar de dentro para fora. Tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós."??

Marcia Lopes 05/04/2022

Verdades difíceis....
"O que separa o nascimento da morte é o tempo. A vida é o que fazemos dentro desse tempo: é a nossa experiência.(...) a opção "vida" não é um botão "on/off" que a gente liga e desliga conforme o clima ou o prazer de viver. Com ou sem prazer, estamos vivos 100% do tempo. O tempo corre em ritmo constante."

Vanderlei 20/10/2020

Susto, exames, expectativa, confirmação, choque inicial, e agora?
O que vou fazer? Quanto tempo me resta? O que fiz da minha vida?
Se vivi com amor, princípios e valores, a pré morte se torna menos angustiante. Se vivi sem freios, valorizei coisas sem importância e não fui verdadeiro cmgo e com o próximo, será bem difícil esse resto de vida. Quando vc ou alguém que ama mto, estiver nessa situação, vc vai saber se sua existência terá sido bem utilizada.
Não gostamos de falar da morte, mas ao falar dela, refletimos tanto na vida que não é possível não causar mudanças na sua forma de viver.
Dos poucos livros que li esse é o melhor para reflexão da vida, do amor e de entender esse tempinho entre nascimento e morte.

Aline Casellato 31/10/2020

Repensando a vida
?A morte é um dia que vale a pena viver? mudou minha perspectiva de vida. Somos conduzidos pela autora não só a pensar em nossa morte, mas no agora que é vivenciado.

É quase como se eu conhecesse a Dra Ana e sua rotina através de suas palavras. Me deleitei e me emocionei ao ler certos relatos, para mim o compartilhamento da rotina da médica que trabalha com cuidados paliativos foi o ponto alto do livro.

No entanto, talvez por não ser grande fã de autoajuda, fui me desinteressando nas partes finais. Querendo ou não as reflexões sobre a vida acabam tomando esse tom nas partes finais. Por esse motivo estou tão inclinada a ler o outro livro da autora: histórias lindas de morrer, pois se enquadra mais naquilo que tomei por melhor nesse livro.

gabivbritto 22/01/2021

Para repensar a vida
Não dá pra falar de morte sem falar de vida e vice versa. É essa a principal lição que fica desse livro. Todos iremos embora desse mundo e é justamente por isso que devemos prestar atenção na única coisa que nós mantêm aqui: a vida.
Fiz essa leitura durante um processo intenso de luto e não considero que ela tenha confortado meu coração, porque a autora expõe verdades dolorosas, mas necessárias. Ainda assim, ao terminar, me senti mais leve, mais preparada para seguir em frente e para começar a reavaliar vários aspectos da vida.
NÃO! Não é um livro de autoajuda. É um livro cheio de experiências, fundamento e profissionalismo, que trata de questões importantíssimas e pouco discutidas na sociedade e na Medicina brasileiras. É um livro sobre morrer. Morrer bem, morrer com dignidade.
Leitura obrigatória para os colegas da área da saúde e para as pessoas que estão vivenciando processos ativos de morte (próprios ou de alguém querido).

Michele 28/01/2023

Serenidade e lucidez
Dra Ana Claudia Quintana Arantes é médica graduada pela FMUSP, fez pós-graduação em Psicologia- intervenções em luto especialização em Cuidados Paliativos, membro fundador da Associação Casa Cuidar, onde coordena a formação avançada multiprofissional-Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

O texto, bem articulado, trata da visão caleidoscópica no que tange a manutenção da dignidade da vida por meio do planejamento e cuidado não só do corpo fisico, mas da pessoa em si, holisticamente, em todas as suas necessidades, quando a medicina e demais áreas do conhecimento não encontram mais recursos para estabilização e cura de um processo patológico, exceto a de Cuidados Paliativos.

Este livro foi aberto por mim num momento crítico de muita gratidão, lucidez, dor e saudade: despedida da mulher que é a força ancestral que em mim habita, minha avó. Mulher de uma força de viver imprecionante, que nos últimos dois anos de vida sinalizava seu desejo de partir dessa existência. Os problemas crônicos de saúde não permitiam uma vida de liberdade, mas os cuidados atentos de minha tia e minha mãe, trouxeram muita qualidade de vida a mulher que abriu mão de si para dedicar a todas nós, minha vovó coruja. Eu sou a primeira neta, enfermeira que acompanhei e propiciei, na minha prática, momentos de despedida de muitos familiares e amores, tive a grata oportunidade também de lhe dar o abraço final.

Como a percebi despedir-se de mim, aos poucos durante pouco mais de 30 dias. Foi a despedida mais linda da minha vida até agora. A leitura das páginas específicas do livro, pela minha filha, 4a mulher na linha dessa sucessão de força e amor, especialmente, os capítulos "Como ajudar alguém a morrer" e "Processo ativo de morrer e a dissolução dos quatro elementos" me ajudaram a ter mais certeza sobre a relevante postura de respeito diante do processo de morte. Neste dia, minha avó entrava no processo ativo de morte.

Isso, não consegui ler com meus olhos, dado o tamanho da dor ao reconhcer primeiro que vovó aos poucos se despedia e falava pra mim que partiria, em breve: "_ você não esquece de mim não, viu!", asseverou-me a última vez que eu a sentei fora do leito.

Jamais esquecerei desse livro, jamais me esquecerei da senhora, vovó, a quem dedico meu cuidado e esta resenha. Gratidão Dra Ana Claudia Arantes e D. Maria do Fiico (como vovó era conhecida).

Um bom livro é isso: conecta algo de nós com as palavras ali escritas! Adorei e desejo excelente leitura. Leitura relevabte e necessária a profissionais de saúde e demais interessados em qualidade de vida e de morte! Precisamos falar da morte como coroamento de uma vida vivida com a forma que nos foi possível viver e fazer do final dela o símbolo do respeito, dos afetos, do amor (razão pela qual acredito estarmos aqui).

nathymjp 29/04/2021

Talvez meu erro tenha sido não entender a premissa da autora antes de começar a ler, mas fiquei bastante decepcionada. O início dele é bem interessante, apresenta a história pessoal da autora e alguns dados mais científicos, mas depois disso a gente é bombardeado com o verdadeiro objetivo da obra: autoajuda e frases de efeito. Além disso, ela não consegue se distanciar das crenças espirituais dela ao longo de toda a leitura. É bem cansativo e repetitivo.
Não é meu tipo de literatura, mas pode agradar quem gosta desse estilo.

Sabrina 29/01/2023

O Amor sempre permanece.
"O Amor não morre com o corpo físico. O Amor sempre permanece."

Não sou muito fã de livros de auto ajuda mas esse em específico me chamou a atenção, acredito que foi uma leitura muito válida simplesmente por trazer a tona um assunto super delicado que é o processo da morte, obviamente em alguns momentos do livro acho que faltou aprofundamento em algumas questões e uma clareza maior de que as situações são muito complexas e não existe essa de fórmula mágica, mas ainda assim foi muito bom ler ele, com certeza saiu mais reflexiva e consciente sobre um processo que sei que é inevitável, que mais cedo ou mais tarde terei de enfrentar..