A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Arthur988 01/05/2024

Me interessei muito na temática
Eu nunca tinha ouvido falar sobre Cuidados Paliativos e também nunca li nenhum livro com a temática de morte, mas depois dessa leitura eu fiquei MUITO interessado no assunto.

Acho que é uma temática que deveria ser de conhecimento público, considerando seu grau de importância no momento que nos deparamos com a morte.

lua.ayo 01/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver. ?
Coloquei esse livro na minha lista de leituras para 2024, estava ansiosa pra fazer a leitura, tenho me atentado a estudar mais sobre a morte - palavra de tabu imenso, mas que é tão natural quando a vida. é o inevitável, vai acontecer (por mais que a gente tente se enganar e finja que não) vai acontecer. com a gente e com todos os nosso redor. e penso que, estudar sobre, talvez, traga mais lucidez e serenidade para traçar esse caminho - doloroso pra quem fica - mas, que ninguém passa ileso.

a minha professora de psicologia solicitou que fizéssemos a leitura desse livro, pois iríamos trabalhar sobre cuidados paliativos (tema central do livro) e tanalogia (estudo científico da morte). o livro tem uma leitura incrível, flui muito bem, terminei rapidinho, e além disso, me trouxe uma outra percepção da vida, da morte e da importância dos cuidados paliativos (temática pouco abordada entre as pessoas).

ademais, me fez perceber como o ser humano em sua essência carrega tantas certezas e vivem como se possuíssem o controle de todas as coisas, além de não se atentarem pra finitude da vida - sendo que o princípio básico da vida é que tudo {simplesmente tudo acaba}, então, penso que essa ânsia por querer eternizar tudo ou viver em função de um futuro (que há grandes chances de não existir), deveria ser voltada para valorizar o presente, afinal, ele sim é real.

em um trecho do livro a escritora Ana Cláudia comenta sobre "viver intensamente" ser mais sobre se estar presente em sua própria vida do que sair fazendo diversas coisas aleatórias (e muitas vezes inconsequentes). e sim, é exatamente isso, há pessoas por todos os lados clinicamente vivas, mas mortas no presente, por ansiar um futuro que não lhes dá garantias da existência.

uma outra observação que fiz ao ler os relatos de pacientes terminais, é que por muitas vezes gastamos muita energia nos limitando e valorizando de forma descabida as diversas crenças e opiniões que nos cercam (e muitos pacientes relatam se arrependerem disso, mas quando se atentam já é muito tarde).

portanto, deixo uma singela reflexão; apenas lembrem-se todos os dias que nossa passagem por esse planeta é minúscula, e logo logo partiremos. não interpretem esses dizeres de forma mórbida, mas como um incentivo para se valorizar o presente, e mais do que valorizar, se estar verdadeiramente presente em sua vida. apenas não gaste sua energia dando atenção à coisas que no final não terão importância alguma. apenas viva.

e esteja presente.

brunaloureiro 30/04/2024

Transformador.
Chorei no começo, no meio, e no fim!
A Dra Ana é uma médica especializada em Cuidados Paliativos e traz como tema principal do livro a importância de sabermos lidar com a morte e suas perdas.

Livro incrível e emocionante, com certeza trará mudanças no pensamento de quem ler sobre o tema. Como uma pessoa que não lida nada bem com a morte, talvez agora eu me sinta um pouco mais preparada para o que pode vir a acontecer comigo ou com as pessoas que amo. Temos que saber tê-las dentro de nós.

itss.gigi 29/04/2024

?mas onde a morte está, de verdade, a vida se manifesta?
Que livro lindo!

revisitei momentos muito íntimos da minha vida em tão poucas páginas de leitura.
não esperava nem um terço das sensações que tive lendo aqui... a autora realmente acessou lugares super frágeis que eu já nem lembrava que existiam em mim.

tenho falado sobre esse livro pra muita gente próxima, porque ele merece ser lido por todo mundo pelo menos uma vez na vida!!

pra mim foi um achado tão especial... com certeza vou me encontrar com esse livro mais algumas vezes durante a vida.

?quando chegar a minha vez, quero terminar a vida de um jeito bom. quero estar viva nesse dia.?

glwrix 29/04/2024

Trabalho brilhante da Ana Claudia que, além de narrar sua experiência com Cuidados Paliativos, também convida os leitores a entender a preciosidade dessa área da medicina, assim como encarar - com coragem e amor - a morte.

uma obra brilhante, reflexiva e desafiadora. não é fácil falar sobre a morte, não é fácil vivê-la, mas, sem dúvidas, aqui temos uma potência em nosso modo de lidar e estar consciente da única certeza humana.

Camz_ 29/04/2024

Um ótimo livro sobre cuidado paliativo
Esse livro, aborda os cuidados paliativos como forma de trazer dignidade e escolhas para àqueles que já estão com sua vida chegando ao fim. A morte é um dia que vale a pena viver traz à tona assuntos considerados tabu na sociedade atual. Falar sobre a morte é acima de tudo falar sobre a vida. Os cuidados paliativos tem como função amenizar o sofrimento de forma que não seja necessário encher a pessoa de medicação com a falsa promessa de que dessa forma a pessoa seja poupada. Esse livro é pulsante, traz uma perspectiva totalmente diferente sobre a morte, com temas que falam sobre aproveitar a vida bem, sem arrependimentos e sobre como lidar com o luto. É um livro para àqueles que não sabem como lidar com o fim, para os que têm medo de encarar de forma natural. "Temos direito a uma morte digna, tanto quanto temos direito a uma vida digna."

Joice 28/04/2024

Leitura obrigatória . A autora escreve de maneira linda, leve e objetiva sobre a MORTE. Super reflexivo e necessário.

Mariana 27/04/2024

Não entendi direito a proposta do livro, talvez seja escrito para pessoas mais da área médica, porém consegui tirar algumas (poucas) lições dele.

Jessica1248 27/04/2024

Me senti numa sessão de terapia! Embora trate particularmente sobre cuidados paliativos e seja destinado aos profissionais da saúde, penso que também se trata de um livro universal, capaz de nos tirar da nossa zona zumbi afetiva. Os relatos da autora, enquanto médica do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospice do Hospital da Clinicas da FMUSP, são profundos e sinceros, não esperava que houvessem tantas similaridades nas vivências narradas. Amei que a escrita remete ao nosso potencial para viver, desprendendo-se de conceitos arcaicos sobre a morte.

Leticia.Lottermann 27/04/2024

Resenha A morte é um dia que vale a pena viver
Leitura extremamente necessária, a autora Ana Cláudia escreve de uma maneira tão leve e linda sobre um assunto mais tenso para grande parte da população que é a morte. Super reflexivo e necessário este livro, super recomendo.

anaedu.f 26/04/2024

Amor a medicina
Nunca imaginei que leria um livro que visse se com que eu me apaixonasse mais ainda por uma coisa que eu já sou completamente apaixonada. Obrigada Ana Claudia, por me fazer ter certeza de que serei a melhor na área da medicina que eu escolher! ?

Lívia 26/04/2024

Me perguntando porque eu não tinha lido esse livro antes. Simplesmente maravilhoso, acho que todas a pessos que tem medo da morte ou possuem medo de perder alguém que ama deveria ler esse livro.

Através dele pude reviver várias fases do luto do meu avô, entender e aceitar melhor. A Ana Cláudia teve muito cuidado e muita sabedoria com as palavras.

Termino essa leitura com muito aprendizado, inclusive, fiz várias marcações para sempre reler.

Uma das melhores leituras do ano! ????

Duda8 26/04/2024

Simplesmente perfeito, a autora fala de uma forma tão simples e tão intensa ao mesmo tempo.
Realmente finalizei o livro com a mente mais aberta sobre o tema, mesmo tendo receio e odiando falar sobre, todos os assuntos que ela aborda são muito importantes.
Todo mundo deveria ler e ouvir tudo que o livro tem pra falar, perfeito!!

Catarina.Assuncao 25/04/2024

Precisamos de falar mais sobre o processo de morrer
Esse livro me trouxe diversas reflexões e me abriu os olhos para pensar sobre a finitude e nosso medo de falar sobre ela. Todos nós morreremos mas queremos negar que isso vai acontecer conosco e com as pessoas próximas de nós. A maioria , provavelmente, poderá morrer devido alguma doença e por isso é tão importante falar sobre cuidados paliativos. As reflexões sobre tempo, arrependimento, espiritualidade, afetos, vida, morte me fizeram pensar sobre como estou levando minha vida. Gosto muito que a Ana Claudia o levantou sobre a maneira de viver como zumbis existenciais que não aproveitam a vida e simplesmente a deixam passar. Essa é uma curta, simples como uma conversa e extremamente importante. Recomendo!