A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Beatriz3345 14/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver
QUE LIVRO SENSACIONAL! Ele vai muito além do físico e psicológico, ele toca o espiritual. Muito bonito, grifei lindas frases e com certeza indicarei-o sempre.

gsouzakr 14/05/2024

Meu novo favoritinho
Meu Deus.
eu simplesmente me encantei com essa perspectiva sobre a morte e principalmente em como desvinculou a morte de algo ruim dentro de mim.

eu simplesmente recomendaria esse livro pra todas as pessoas do mundo, todo mundo merece entender essa ?simplicidade?

me sinto com o coração aquecido.

otbraved 14/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver.
Sinceramente, é um livro extremamente diferente dos que eu sou acostumada a ler e até demorei um pouco, mas foi de muito aprendizado e gostei muito.

aos 12, perdi meu pai e todo o contexto de morte na minha cabeça ainda é muito delicado. principalmente por isso, é muito importante pra mim estudar sobre o assunto, mesmo que de forma sutil.
esse livro trás, com muita eficácia, a visão de uma geriatra especialista na parte terminal, suas vivências em hospitais e a morte em seus mínimos detalhes.

com muita sabedoria, a Ana Cláudia Quintana Arantes narra muitas situações importantes e que me marcaram muito durante a leitura. que privilégio que foi poder ler esse livro. recomendo muito!

Elizangela44 14/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver
Como o título já diz, o livro fala sobre as muitas singularidades da morte e como é se sentar cara a cara com ela. Um livro muito sensível, fácil de ler e muito profundo.

Kaique.Lima 13/05/2024

Leitura que transforma
Apesar de não concordar com o a primeira parte do título, gostei muito desse livro.

É uma forma de a gente tentar olhar com mais aceitação pra morte.

A doutora fala de algumas de suas experiências com a morte de pacientes que ela cuidou.

Fala sobre a importância da abrangência de mais profissionais que saibam lidar melhor com pessoas que estão ?desenganadas?. Os cuidado paliativos, percebi, são fundamentais para que possamos encerrar esse processo que é a vida com naturalidade.

Lembrei muito da máxima do ?carpe diem? ? colha o dia ? que diz pra gente aproveitar muito bem a vida. Tudo aqui é passageiro. Ou nós é que somos o passageiro?

Perdi uma pessoa muito importante pra minha história ? meu vovô. Fiquei bem abalado e, como todo mundo que passa por um luto ? fiz muitos questionamentos a mim mesmo acerca do fim da vida dele.

Obrigado, doutora Ana, por esse abraço que é o seu livro.

Terezinha.Clepf 13/05/2024

VIDA PLENA EM TODOS SENTIDOS
MINHAS CONSIDERAÇÕES
- "... vida acontece todo dia, e poucas vezes as pessoas parecem se dar conta disso..."

A autora é médica geriatra com pós-graduação em psicologia ? Intervenções e também com especialização em Cuidados Paliativos.

- "... minha vida ficou plena de sentido quando descobri que tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si..."

Ela nos leva a refletir que "A morte é um dia que vale a pena viver" em vários aspectos que com certeza negligenciamos mas que é de total magnitude...

- "... a morte é um excelente motivo para buscar um novo olhar para a vida..."

O tema: finitude é de difícil aceitação, mas ao concluir a leitura temos uma nova visão sob um ângulo surpreendente...

- "... o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la..."

- "... verdadeiro herói não é aquele que quer fugir do encontro com sua morte, mas sim aquele que a reconhece como sua maior sabedoria..."

Minha avaliação: QUATRO ESTRELAS

notrabalho 12/05/2024

Me ajudou muito
Comecei a ler depois de ter perdido uma tia que eu amava muito. ela morreu de câncer e vários dos relatos da autora falam sobre doenças semelhantes à que ela teve. o livro me trouxe o conforto que eu precisava. demorei a ler porque, em alguns momentos, sentia que não estava preparada pra reviver algumas das situações. é um dor livros mais lindos e importantes que já li.

Ceci 12/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver
Sensacional. Livro perfeito para quem quer entender mais sobre a importância dos cuidados paliativos e enxergar o mundo de forma mais viva.

Nathalia1005 10/05/2024

?Na experiência da perda, é possível que finalmente entendamos quem é Deus para nós; o que é o sagrado para nós.?
Livro lindo ??

Nah 10/05/2024

A única certeza...
A única coisa certa nessa vida é que um dia morreremos. Então porque é tão difícil falar sobre isso?
Neste livro, a autora traz o assunto de uma maneira leve, realista e clara. Precisamos sim conversar sobre isso com nossa família e amigos.
Por não entender muita coisa, lutos se arrastam, pavores tomam conta das pessoas e quando precisamos auxiliar alguém que está prestes a enfrentar esse momento, simplesmente não temos ideia do que fazer.
Este é sem dúvidas aquele livro que todas as pessoas deveriam ler.

Jude 09/05/2024

Olhar para a finitude com amor
Vejo este livro como lembrete de que o dia chegará para todos e pensar nele nos conscientiza de que só fica o que vivemos. apropriar-se do presente, construir uma vida de significado, afetos e com aquilo que queremos, será um caminho que,
quando chegarmos diante do ?muro?, olharemos para trás em paz. pensar na morte ensina a viver de verdade.
- demonstrar afeto
- permitir-se estar com os amigos
- fazer-se feliz
- fazer as próprias escolhas
- trabalhar com algo que faça sentido no seu tempo de vida, e não só no tempo de trabalhar
- sem arrependimentos

que a medicina aprenda com ana claudia quintana arantes ?

lady day 09/05/2024

"Morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada".
Este livro estava na minha lista de leituras há muito tempo e eu nunca achava o momento certo pra ler ele. E confesso que ele teve uma abordagem diferente do que eu imaginei, mas essa surpresa não foi uma coisa ruim.

Recentemente perdi uma pessoa muito querida devido á um acidente na estrada e por isso a frase do título me pegou tanto, então achei que tinha chegado o momento certo dessa leitura.

Um dos temas abordados pela Dra. Ana Claudia é o fato de não falarmos sobre a morte ou os cuidados que uma pessoa deseja ter enquanto ainda está saudável. Como reanimação, doação de órgãos e cremação ou sepultamento. E temos que abordar esse tipo de assunto no pior momento possível: quando já está acontecendo.

Essa leitura é uma reflexão de como podemos encarar o assunto, seja se estiver acontecendo com nós mesmos, ou com uma pessoa muito próxima. A morte não deve ser um tabu porque ela é a única certeza que temos na vida.

Maira 07/05/2024

O que é a morte?
"Tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós."

Esse livro me ensinou lições que quero aplicar ao longo da minha vida, ele fala sobre perda de uma forma muito delicada e ao mesmo tempo direta. É um livro que me fez refletir bastante e eu recomendo que leia num domingo a tarde de preferência com uma xícara de chá de camomila ou erva cidreira ao lado.
Recomendo também para quem não sabe como lidar com o luto, para quem não sabe recomeçar ou partir para outro relacionamento, para alguém que assim como eu, às vezes, não lida muito bem com as perdas da vida.
Concordo com que a autora disse que a morte deve ser, sim, um tópico de nossas conversas.

Vitória Susin 06/05/2024

Necessário para todos
Todos deveriam ler em algum momento esse livro, ele é impactante, faz a gente pensar sobre a vida e principalmente sobre a morte, como colocamos a morte em um nível muito alto do tabu e para tirar desse nível é apenas quando algo acontece.

A autora escreve de uma forma leve sobre algo tão pesado e necessário.

Segue algumas citações que gostei e vale a pena compartilhar:

?? "Será que algum dia as pessoas será capazes de desenvolver uma conversa natural e transformadora da morte?"

?? "A morte é um excelente motivo para buscar um novo olhar para a vida"

??" A morte chegou durante a paz"

?? "Tudo pode morrer, exceto o AMOR, Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós"

Coelho1 06/05/2024

Superou minhas expectativas.
Ese libro es incrível, mudou a minha visão e conceito de mundo sobre muitas questões.
Chorei, porque tratou de um assunto em que estava passando, então foi um livro que me fez refletir, avaliar e sentir muitas coisas ao mesmo tempo.
Com certeza recomendo e leria de novo.