A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Karol.Rocha.Balzon 10/04/2024

Uma obra que vale a pena ser lida e incorporada na vida!
Ana é uma verdadeira artista quando o assunto é falar de morte. Um assunto tão delicado, doloroso, que tem o poder de nos amendontrar e paralizar, sendo tratado de uma maneira tão simples, serena e em alguns relatos, com um tom de alegria.
Se a morte é um fato na vida de todos nós, resta-nos construir um caminho que nos encaminhe para esse dia - que certamente irá acontecer - com tranquilidade e paz, de que vivemos um vida que fez cada dia valer a pena viver.

Comecei a ler os livros da Ana em uma tentativa de entender a finitude da vida. Na medida em que crescemos, perdemos muitas pessoas e coisas, e a perda de pessoas que eu amo, sempre foi e ainda é um dos meus maiores medos.Finalizado os três livros dela sobre o tema, chego a conclusão viver é muito mais que estar em carne, em matéria, em presença no cotidiano. É estar em memória, em boas lembranças, em momentos felizes, em situações que vale a pena viver e lembrar para semprar.
Ana mudou minha forma de ver a morte, mas principalmente, minha vontade de viver a vida.

Camila Diniz 10/04/2024

O que eu precisava ler
Eu sempre fugi desse assunto, a morte. Quando ela aparecia eu ignorava, mudava de assunto, ia por outro caminho, tentava nao pensar. Só que recentemente descobri que não é algo que você possa escolher, já que é a única certeza que nós temos. E dessa forma ela apareceu na minha vida mais próxima do que nunca antes tinha se apresentado. E entendi que independente de eu fugir ou não de pensar sobre ela, a morte virá cada vez mais próxima. Então me vi obrigada a olhar de volta para ela, para poder construir uma relação melhor, viver melhor sabendo que a morte é parte da vida. E esse livro me ajudou muito a me entender e a entender os outros que passam por isso. Se alguém souber outros livros sobre o tema, agradeceria se pudessem me indicar.

Thâmara 09/04/2024

O livro traz várias reflexões a respeito da morte. É uma leitura muito importante e necessária.
Esse livro é escrito por Ana Cláudia, médica de cuidados paliativos. Ela nos mostra a importância desses cuidados à aqueles pacientes que seguiam o curso de uma morte natural e digna. Fala também sobre empatia, cuidado ao próximo, cuidado a si mesmo, e nos faz avaliar a vida e a morte de uma maneira leve.
Algo que me marcou muito nesse livro foi a perspectiva sobre estar presente na própria vida, e ter um compromisso de viver com sentido e significado. Porque a cada dia que estamos ?ausentes?, morremos mais rápido. Mais que isso, independentemente se estamos atentos ou não, a vida está passando. Então quem aproveitou, aproveitou. E quem não aproveitou, que pena!
Outro ponto interessante é que a autora também traz os quatros arrependimentos mais comuns que as pessoas sentem no fim da vida. Nos faz compreender que o tempo é um recurso que não dá para poupar, ou simplesmente deixar para aproveitar depois. Então, fica um questionamento: porque perdemos o tempo com tanta futilidade? E até mesmo em coisas sem importância?
Essa noção de finitude me fez refletir sobre a vida. Me despertou uma pressa de viver. Uma necessidade de usar meu tempo de maneira mais inteligente e valiosa, focada em criar experiências significativas e me fazer feliz em cada dia que me resta.

Juliara.Hoffmann 07/04/2024

Uma leitura cheia de vida! ?
Um título que causa desconforto, uma leitura linda, um livro que vale a pena mergulhar! ??

"Essas pessoas perceberam que refletir sobre a própria morte trazia vida para as suas vidas, para os sentidos e sentimentos, uma vida muito mais viva e intensa do que a que era vivida sem sentido ou propósito por se acreditar infinita".

Ana Cláudia é médica de cuidados paliativos e nos ensina tudo que aprendeu ao proporcionar cuidados àqueles pacientes que seguiam o curso de uma morte natural e digna.

Estar presente de verdade a cada dia de sua vida, pensando no propósito de cada ação sem deixar a felicidade para um futuro que nunca chega, essa é a maneira de viver em plenitude, pois "não morremos somente no dia da nossa morte. Morremos antes da morte quando nos abandonamos. Não há espaço para falar sobre morte com pessoas que não estão vivas em suas vidas".

Super recomendo essa leitura que, em verdade, é sobre estarmos vivos e vivermos bem, pois é assim que podemos enfrentar a única certeza que temos em vida, a de que todos vamos morrer um dia.

"Onde a morte está de verdade, a vida se manifesta".

Waleska2 07/04/2024

Reflexivo
Demorei um tempo relativamente grande pra terminar esse livro, já tive aula com a Dra. e parece que ler este livro é sentar e tomar um café com ela.
Demorei pra terminar pois comecei em um momento que passava um luto, não um luto físico mas, um luto emocional, o livro é lindo, reflexivo e profundo.

Bcarol95 07/04/2024

Redundante e superestimado
O livro traz várias reflexões a respeito da morte, de cuidados paliativos e sobre empatia. Porém, eu achei muito redundante/repetitivo, parece que a autora fica enrolando e falando sobre a mesma coisa para render mais páginas. Esperava mais pelo tanto que falam desse livro, mas achei a leitura cansativa e arrastada.

JAQUELINE.ARGOLO 06/04/2024

O que é irremediável
Comecei a ler os livros da autora com "Histórias livres de morrer" e na presente obra, Ana Claudia tem a coragem de lidar, mais uma vez, com um tema que é ainda um tabu: a morte e nossa reação a ela.
Concordo com a autora, embora contradiga o título do livro, quando afirma: "A morte nos tempos da covid não foi um dia que valesse a pena viver". Dada a situação do período, não foi possível a efetivação do cuidado necessário e próximo (eram mortes solitárias e desemparadas) aqueles que estavam se aproximando da morte... A dor ainda é grande, mas a vida segue seu curso e a perda certamente nos transforma...

Marijane2 05/04/2024

?"Meu pai morreu, mas continua sendo meu pai. Tudo o que me ensinou, tudo o que me disse, tudo o que vivemos juntos continua vivo em mim." Dói então chore e viva o seu luto.?

Juliana 04/04/2024

A morte é um dia que vale a pena viver ?
Muita gente não está viva de fato, mesmo com o corpo funcionando bem. Mas onde a morte está de verdade, a vida se manifesta. Quando estamos perdidos, encontramos lugares que se soubéssemos onde estávamos, jamais teríamos encontrado?aproveitemos o tempo em que nos perdemos, é nele que conheceremos caminhos inéditos dentro de nós mesmos para chegar a um lugar incrível: a vida!

Demonstre afeto, permita-se estar com os amigos, faça-se feliz, faça suas próprias escolhas, trabalhe com algo que faça sentido no seu tempo de vida. ?O que você viveu? não é tão importante quanto pensar em ?como? ou ?para que? você viveu. Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia ?

Fabielli.Rocha 04/04/2024

A morte é um dia que vale a pena viver deveria ser lido por todos, explora um fato irrefutável na vida de tudo que é vivo, e talvez entender e aceitar que é um fato nos permita olhar com mais simplicidade e respeito para a contemplação de um momento triste mas inevitável.

Larissa4297 03/04/2024

É isso ai
A culpa de não ter gostado do livro foi culpa minha mesmo, nunca curti muito livros na pegada autobiografia/auto ajuda, mas de alguma forma achei que iria gostar desse... Não gostei

Geovana534 03/04/2024

Um livro lindo, verdadeiramente.
Confesso que estava me recusando a terminar de ler.
Mais um que vai entra na lista dos top, a abordagem sobre a morte, sobre conversar sobre a morte, morrer com dignidade, o cuidado, o amor, a fé, etc. São tantos temas abordados com sabedoria e leveza que no leva a repensar a forma que estamos vivendo e se estamos vivendo.

visuyanne 03/04/2024

Necessário
Um livro que conheci através de uma professora e que me encantou. Não conhecia essa área e no final sai da leitura completamente cativada. Incrível a forma que ela abordou um assunto tão ?delicado? de maneira leve e de fácil entendimento.
Quero ler de novo em breve!

Luis1153 03/04/2024

O livro traz a abordagem sobre a finitude da vida de maneira leve. Faz com que possamos refletir e falar sobre a morte em momentos difíceis de nossas vidas. Muito bom.