A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Denise.Marreiros 24/03/2024

" Quando temos medo da exposição, não dizemos o que sentimos; colocamos a máscara. Ao longo da vida, colecionamos máscaras e usamos as que mais se adaptam ao nosso estilo. Se queremos ser aceitos, usamos a máscara de bons, de solícitos; estamos sempre prontos para ajudar, todos podem contar conosco. Somos adorados. Mas chega o momento em que tiramos a máscara e toda a gente nos vê. Estaremos nus de corpo e alma."

Emanuelle 23/03/2024

Difícil esquecer
Estava lendo esse livro um pouco antes da minha avó falecer, em dezembro de 2023, e foi difícil entender aquela situação por ser um ambiente diferente de qualquer outro pra mim. Nunca pensei, mas esse livro me trouxe um conforto totalmente diferente do que eu pudesse imaginar! Recomendo a leitura pra quem gosta de entender sobre a vida e suas particularidades, a dor da perda sempre vai existir, mas, pode-se sentir de uma maneira diferente.

Paola 23/03/2024

Livro bom, curtinho, super fácil de ler e com mensagens poderosas sobre nossa finitude e reflexões sobre o que estamos fazendo enquanto estamos por aqui.

Erika 22/03/2024

A morte é um dia que deve ser vivido
A morte é um dia que deve ser vivido, amei o livro, nos faz refletir sobre um assunto que não temos o costume de falar.

Ka 21/03/2024

O livro traz assuntos que são importantes de refletirmos, principalmente porque não temos o hábito de conversar sobre a morte. No entanto, é um pouco repetitivo.

nicole.cunha 20/03/2024

Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente?
"podemos tentar acreditar que enganamos a morte, mas somos ignorantes demais para tal feito. não morremos somente no dia da nossa morte - morremos a cada dia que vivemos, conscientes ou não de estarmos vivos. Mas morremos mais depressa a cada dia que vivemos privados dessa consciência. Morremos antes da morte quando nos abandonarmos. Morremos depois da mrote quando nos esquecerem"
diferentemente do primeiro livro que eu li de Ana Claudia Quintana, "Pra vida toda valer a pena", onde ela comenta sobre práticas que deveremos ter e mentalidades que precisamos aceitar para aproveitar cada dia que ainda temos de vida - no livro "a morte é um dia que vale a pena viver" a autora nos leva através de relatos mortuários, pensamentos dos últimos instantes e a ideia de que ja estamos morrendo, então precisamos aceitar isso - as obras, tão diferentes mas tão similares quanto yin e yang trazem duas perspectivas sobre a morte - uma da visão da vida, e outra do próprio ato de morrer.
Mais um livro absurdo de Ana Claudia, com uma escrita que deveria ser consumida por todos.
Ao meu ver, o livro não foi de todo meu agrado por se tratar de um lado muito médico do assunto, que não é minha profissão e portanto não me senti muito incluída - o que afetou um pouco minha emoção. Mas ainda assim uma leitura profunda sobre o que temos de melhor - viver.

Thiala.Viana 20/03/2024

Leitura muito necessária para todos.
Por muito tempo só olhei para o livro na intenção de nem lê-lo, pelo simples fato de ter medo do conteúdo, com uma ferida ainda aberta no peito só de cogitar ler já era um sacrifício muito grande.
Mas assim que comecei a ler toda a dor que eu tinha foi sendo abraçada em cada palavra meu peito doía menos.
Se eu pudesse eu esqueceria dele só para ler pela primeira vez novamente.

Barbs 19/03/2024

Vale a leitura!
Gostei muito das partes em que a autora conta sua trajetória profissional e o que a fez se interessar pela morte. Há, em certas partes, a crítica ao o discurso "na faculdade de medicina não aprendemos a cuidar de pessoas e sim de doenças", mas acho que esta deveria ser aprofundado. Ao trazer uma crítica rasa, corre-se o risco de eximir de culpa profissionais (a maioria) que perpetuam práticas desumanizadoras (mas essa parte já é uma problematização pessoal minha enquanto profissional de saúde não médica)

Um livro bonito, com uma escrita fluida e fácil. Toca em temas sensíveis e gera muitas reflexões sobre valores, propósito de vida, tempo, amor, cuidado de si e cuidado do outro.

Indico para leitores iniciantes na temática do luto e dos cuidados paliativos :)

Fernanda2885 19/03/2024

Um dia que vale a pena
Esse tema, tão difícil e necessário, chega sempre na minha vida nos momentos que preciso olhar pra vida com mais carinho.
A primeira vez que assisti ao vídeo que deu origem ao livro, estava passando pela perda de uma pessoa muito importante. Agora, passando por diferentes lutos na minha vida, consigo ver e aceitar esse processo com carinho e maturidade.

Um livro incrível, de uma sensibilidade indiscutível. A maneira como a Dra Ana fala sobre a morte e todo o caminho até esse acontecimento, é definitivamente um dia (processo) que vale a pena ser vivido, em sua plenitude.

gabie21 17/03/2024

- incrível. me ensinou muito da diferença entre compaixão e empatia. fala da morte de uma forma especial e singular. te dá vontade de saber muito mais sobre, te faz notar a beleza que há nesse momento também. lindo, lindo, lindo!

Julia 17/03/2024

Achei que eu ia achar esse livro bem chato pq tem muita informação mas eu adorei ele,foi uma leitura muito boa que me fez pensar sobre várias coisas citadas no livro.

nathliass 16/03/2024

Sobre a finitude e o cuidar
"Precisamos saber como ajudar a pessoa a viver até o dia em que a morte dela chegará. Apesar de muitos escolherem viver de um jeito morto, todos têm o direito de morrer vivos."

um bom livro pra quem deseja se aproximar mais sobre a questão basilar da vida: a nossa finitude. as experiências trazidas pela autora me chamaram bastante atenção, achei muito ricas para quem não está inserido nesta área dos cuidados paliativos. confesso que me fez refletir muito e até mesmo cogitar essa área de atuação para o futuro.

ps: agradeço totalmente a minha prof de psi hospitalar por indicar essa leitura durante o semestre! pude recordar o sentimento e os momentos significativos que tive durante as aulas e também amenizar um pouco a saudade

Lais666 16/03/2024

O tabu do luto e da redução da dor
A autora sabe escrever se forma livre e simples. Te conquista logo nas primeiras páginas.
Tem um olha lindo e diferente sobre a vida e o fim dela também.
No Brasil temos uma imensa dificuldade em falar sobre a morte e todos os assuntos relacionados. Sendo que é a única certeza que temos e deveríamos estar prontos para quando ela chega e como lidarmos com a dores e perdas desse momento.

Tem pontos do livro que tenho minhas discordâncias mas mas mas ainda assim é um livro que vou recomendar para todos.
Vou fazer meu TCC sobre a finitude da vida e a fobia do luto, da perda e foi um tiro certeiro da minha orientadora me recomendar esse aqui. Leiam.