O Mito do Empreendedor

O Mito do Empreendedor Michael E. Gerber

Resenhas - O Mito do Empreendedor

Stefrancisn 14/06/2022

Leitura obrigatória para empresários
Neste livro, Michael Gerber, explica de forma clara e sem rodeios o que as pequenas empresas podem fazer para vencer. Sabe-se que muitas empresas não passam do primeiro ano e um número ainda maior não chega ao quinto ano de vida.
Neste livro você irá encontrar dicas preciosas para otimizar a sua empresa e fazê-la crescer cada vez mais.
Indico a todos empresários e aspirantes.

Thiago_milchevsky 01/06/2022

Recomendo
Mostra a importância de um processo bem definido e de um check list bem aplicado.
Trás um conceito de você pensar no negócio e definir tão bem os processo aonde ele possa ser expandido em 5000x.

Pedro.Mazetti 18/04/2022

Eis o que você precisa saber antes de começar um negócio
Esse livro me trouxe uma reflexão profunda sobre o que significa se tornar um empresário, sobre o que é empreender de fato.

A principal personagem é Sarah, dona de uma loja de tortas que se vê rumo à um "beco sem saída", um fim inevitável, infeliz e amargo.

Durante a jornada, o autor mostra a Sarah os motivos pelos quais a empresa dela não deu certo e o que pode fazer para mudar essa realidade, a começar por mudar a si mesma.

"A empresa é o reflexo do dono".

Você vai aprender os fundamentos em comum entre grandes empresas que se perpetuam no mercado e como pode aplicar isso quando for sua vez de empreender e criar uma empresa do zero.

Não espere uma fórmula milagrosa, mas sim reflexões profundas, que podem mudar completamente a forma como você enxerga a missão de se tornar um empresário e construir uma empresa digna de ser vendida.

Geo 28/03/2022

Essencial para todo pequeno e médio empresário
Ótimo livro! O autor descreve de maneira clara e objetiva os passos para a orquestração de uma empresa acima de tudo organizada.

Talvez tenha sentido falta de um maior aprofundamento em alguns aspectos gerenciais.

Vitão 01/09/2021

Essencial
Livro fundamental para quem quer empreender sem perder a sua essência. Traz exemplos práticos de como fazer isso.

Castilhos 15/01/2021

Diferente
Livro diferente, com alguns conceitos que não me dei conta.

A empresa não é um "novo trabalho", a empresa é um organismo vivo, que deve alocar várias pessoas para produzir.

Maria Fernanda 27/07/2020

Muito interessante, retrata bem as dificuldades de um empreendedor.

Alex Souza 30/06/2020

Muuuuuuito bom!
Sem muita enrolação eu digo o seguinte: se você pensa em empreender, abrir seu próprio negócio, ou mesmo já possuí um, mas está enfrentando dificuldades? Este livro é para você!

E digo mais: se você ainda não começou seu negócio, mas tem pensado em abrir um, ou esta em vias de começá-lo? Pare tudo! Não faça mais nada. Não dê mais nenhum passo. Consiga este livro, leia do início ao fim, e só depois decida levar adiante a sua ideia/negócio ou não.

Jogue fora as revistas que falam de negócios. Pare de ler os blogs de “especialistas” que falam de negócios. Pare de ler os grupos de Facebook que também “ensinam” sobre negócios. Enfim, não leia nada sobre negócios que não seja este livro. Tudo isso é furada! Conversa fiada. Não vão te ajudar em nada. Acredite.

Falo por experiência própria. Eu já gastei muito de meu tempo (e dinheiro!) nestas “fontes” e tudo que recebi em troca foram informações desencontradas, muito enfeite, muita propaganda, e nenhum conteúdo prático que me ajudasse onde eu realmente precisava: na prática, no dia a dia.

Só agora, depois de lê-lo, eu entendo o porquê ele é tão citado em outros livros de negócios que já li no passado. É um livro escritor um consultor de empresas, que possuí uma empresa (que põe a mão na massa!), cujo trabalho é assessorar empreendedores que se encontram em dificuldades em seus negócios.

E neste livro ele não fala do lado lúdico, fantasioso de ter um negócio. Nada disso. Ele põe o dedo na ferida, literalmente, fazendo questionamentos que nos põe a pensar se realmente queremos iniciar um negócio, caso ainda não tenhamos feito. E, se já temos um, e estamos enfrentando problemas, nos indica algumas ações possíveis para sair desse cenário.

Gostei muito. Entrou no meu rol de favoritos a partir daqui. Recomendo.

Abraço!

Desperta Luz 12/12/2019

Sistematizando um negócio
Neste livro, o autor apresenta a necessidade de sistematizar os processos dentro da empresa, padronizando o serviço, valorizando o empreendimento e tornando mais viável a venda futura ou a replicação de um negócio como franquia. O autor mostra as etapas deste processo de sistematização, suscitando casos reais de negócios que cresceram a partir desta metodologia.

Jaqueline 23/09/2019

Todo empreendedor deveria ler
A princípio achei que um livro de mais de 20 anos não tivesse ideias que ainda servissem para o meu negócio. Mas me enganei desde a primeira página até a última. Tirei incontáveis ideias para aplicação prática e imediata na minha empresa. Ideias valiosas e sacadas geniais que eu não aprendi em nenhum curso ou leitura, ou vídeo no YouTube. Com certeza irei aplicar para manter o meu negócio preparado, no meio do caos de tantos pequenos empresários que acabam fechando as portas.
Vale a leitura, vale comprar o livro físico para grifar as partes importantes. Kkk ou seja, aja marca texto... praticamente você vai pintar o livro todo.

rodolfoae 01/02/2019

Recomendo!
Livro obrigatório para quem deseja ou já empreende.
O autor aborda tudo que um empreendedor precisa fazer para ter sucesso de forma leve e fácil.
Entrou para a lista dos favoritos!

Nanda 21/11/2018

Esclarecedor
Um ótimo livro para quem quer conhecer as faces de um verdadeiro empreendedor.
O autor fala claramente das habilidades necessárias para se desenvolver para que ao abrir o próprio negócio a pessoa possa se sentir realizada e não frustrada. De leitura fácil, o autor leva o leitor a questionamentos bem claros, de seu propósito de vida e como fazer a junção do propósito pessoal com o propósito de uma empresa... Desperta o leitor ao sonho e mais ainda o auxilia em como montar uma empresa eficaz. Gostei muito. Recomendo a leitura.

José Redson Sena Vital 26/02/2018

Um ótima leitura
O mito do empreendedor é realmente um livro riquissímo em conteúdo, fazia um tempo que queria ler e agora tomei a iniciativa.

Considerações sobre o livro:

1º O livro explica a diferença sobre trabalhar na empresa e pela empresa e prega a liberdade financeira que ser um empreendedor causa e não menos importante um tempo necessário após empreender que a liberdade chega

2º Uma escrita simples e bem objetiva, sem muitas enrolações ou palavreados imcompreensíveis, temos também uma diferenciação de empreendedor e homem de negócios vide algo bem fácil de se compreender

3º Empreender é não apenas uma recompensa financeira, precisa está atrelado a benefícios sociais e pessoais.

4º A inovação é um processo diário e constante e não apenas algo que deve ser inovado de decada em decáda.

Aprendizados

1º Seja um empreendedor que trabalhe pela empresa e não na empresa

2º Você não pode ser o técnico se quiser que sua empresa deslanche

3º Esteja pronto para tomar decisões dificiéis

4º Empresa familiar quase nunca dá certo e quando dá, você sempre será prejudicado e nunca sairá ganhando ou beneficiando.

5º Comece igual Sarah e termine igual ray croc.

Lucelaine1 02/02/2018

Organização e disciplina
Sonhar, planejar, organizar, ter disciplina e inovar. São os pontos em que devemos focar para manter uma empresa em constante crescimento, fazendo com que ela trabalhe para você e não ao contrário. Se formos somente o operário o seremos até que a empresa seja mais uma nas estatísticas de fracasso, e o primeiro passo é analisar se o negócio que quer abrir vai te dar a vida que deseja, do contrário, esqueça.