O Mito do Empreendedor

O Mito do Empreendedor Michael E. Gerber

Resenhas - O Mito do Empreendedor

Vitor Hugo 06/02/2016

Leitura obrigatória!
Sabe aquele livro que os alunos de administração deveriam ler e apresentar trabalho baseado em sua leitura? Então, O Mito do Empreendedor, merecia ser estudado por professores e alunos nas faculdades e MBA's de negócios pelo mundo.

O livro é um tapa na cara de pequenos empresários e muito importante para quem vai tirar a ideia da cabeça e coloca-lá em prática. O autor já inicia explicando nos primeiros capítulos a diferença entre empreendedor, administrador e técnico e como equilibrar os três lados, que particularmente, achei bem interessante. Ainda na primeira parte, explica as fases de um negócio: Infância, adolescência e maturidade. Infelizmente, muitas empresas morrem ainda quando crianças.

Na segunda parte do livro, o autor, fala sobre como Ray Kroc transformou uma pequena lanchonete chamada McDonald's na mais bem sucedida ''pequena empresa'' do mundo. Infelizmente, ele só utiliza o modelo de franquias e o exemplo da rede fast food como explicação para o desenvolvimento de um negócio. Poderia ter utilizado mais algum exemplo além do McDonald's.

Na terceira e última parte, fala sobre como criar uma empresa que funcione. Fala sobre processos, programas de desenvolvimento de negócios e de estratégias como marketing, gestão, pessoal, etc.

Pontos positivos:
- O que mais me agradou no autor foi sem dúvidas a maneira como transmitiu a mensagem aos leitores, o livro parece muito uma mentoria empresarial;
- Livro de leitura rápida, sem muita enrolação;
- Livro que deve ser consultado sempre que o empreendedor começar a sentir alguma dificuldade;

Pontos negativos:
- Apesar de todas as recomendações e pontos positivos do livro, só foi utilizado um exemplo: McDonald's.
- A falta de mais exemplos de negócios, fez com que eu tirasse uma estrela do livro, mas nada que atrapalhe;
- A terceira parte, foi focada em estratégias, mas não houve um aprofundamento necessário.

felipebeiragrande 05/01/2016

Essencial
Livro da série "Por que não li isso antes?" Hehehe. Ótimo livro, apesar de não concordar com tudo e por às vezes o autor se perder no caminho. Mas vale bastante a leitura.

Farofa 22/09/2014

Resenha
Livro sobre empreendedorismo, linguagem muito facil de entender e assimilar os conceitos, durante o livro o autor exemplifica com o que aconteceu com Sarah e a empresa All About Pies...
Excelente o livro, nao somente no conteudo de empreendedorismo, mas no conceito de melhoria pessoal...
Diversos exemplos e técnicas.
Não é um manual cheio de regras de faça isso ou não faça aquilo, mesmo porque como cada individuo cada empresa é unica. E somente o dono dela para decidir o que funciona ou nao para sua empresa

Serge 22/01/2013

Ótimas dicas para o pequeno empresário evitar erros comuns
Ganhei esse livro de presente de aniversário de Anísio Neto, meu primo e sócio da Normando Transportes. Não poderia vir em melhor hora, pois o livro trata do sucesso nos empreendimentos. A primeira parte fala muito bem dos perfis do Técnico, Administrativo e Empreendedor, que todos temos. Acontece que muitos partem do pressuposto que "quem entende e faz bem um trabalho técnico é capaz de ter uma empresa no mesmo ramo". Grande armadilha! É preciso equilibrar os 3 papéis, em nós mesmos e entre os sócios. Descobri que na Normando estamos bem equilibrados nesse sentido.

Na segunda parte ele sugere tratar sua empresa como se fosse ter 5000 cópias dela. E dá o exemplo do McDonalds, "a maior micro-empresa do mundo". Um bom sistema de funcionamento que possa ser replicado é a chave para o sucesso. O autor sugere de um Processo de Desenvolvimento de Negócios, que permeia por todas as áreas da empresa. Numa linguagem simples e direta, usando ótimos exemplos, o livro nos estimula a queimar etapas de começar uma empresa de forma madura. Já estamos usando várias dicas na Normando Transportes.

Nesses slides é possível obter uma visão geral do livro:
Serge 28/01/2013minha estante
O link correto para os slides: http://www.slideshare.net/makofranca/the-emyth-by-michael-gerber

Leitura&Negócio 04/12/2009

Ótimo livro
Confira a resenha completa em http://leituraenegocios.blogspot.com/2009/10/o-mito-do-empreendedor.html

O mito do empreendedor é aquele que diz que os empreendedores já nascem com o espírito, tem aquilo no sangue. Gerber afirma que, na verdade, a maioria das pessoas está empreendedora. No fim das contas, acabam reféns de seu próprio negócio, trabalhando como empregados que não podem demitir-se caso não gostem do jogo, por que a fase empreendedora já se foi. Aquela situação na qual o a noite de domingo torna-se uma tortura.