O Mito do Empreendedor

O Mito do Empreendedor Michael E. Gerber

Resenhas - O Mito do Empreendedor

Tríssia 26/10/2022

O mito do empreendedor
Livro elucidou vários ?nós críticos? a respeito do empreendedorismo. Trouxe soluções práticas a serem aplicadas para qualquer negócio .

Like a Sir 04/10/2022

Essencial para quem quer abrir um negócio
Vários "mitos" mesmo sobre empreender, abrir uma empresa e trabalhar caem com esse livro.

Estamos abrindo uma empresa para vários motivos, e o livro ajuda a entender isso.

Renato 01/08/2022

Empreendedores
Indicado para quem é empreendedor, para quem quer empreender e para estudantes de administração, uma verdadeira consultoria!

felipebeiragrande 05/01/2016

Essencial
Livro da série "Por que não li isso antes?" Hehehe. Ótimo livro, apesar de não concordar com tudo e por às vezes o autor se perder no caminho. Mas vale bastante a leitura.

Thiago_milchevsky 01/06/2022

Recomendo
Mostra a importância de um processo bem definido e de um check list bem aplicado.
Trás um conceito de você pensar no negócio e definir tão bem os processo aonde ele possa ser expandido em 5000x.

Vitão 01/09/2021

Essencial
Livro fundamental para quem quer empreender sem perder a sua essência. Traz exemplos práticos de como fazer isso.

Gustavo.Huzjan 24/01/2024

Livro muito didático, coloca um exemplo de uma pessoa comum do começo ao fim e mostra na prática como seria remodelar a forma como ela vê o próprio negócio.
Para aqueles que estão começando ou já estão com seu negócio próprio é o livro ideal, um guia de sobrevivência para pequenas empresas.

José Redson Sena Vital 26/02/2018

Um ótima leitura
O mito do empreendedor é realmente um livro riquissímo em conteúdo, fazia um tempo que queria ler e agora tomei a iniciativa.

Considerações sobre o livro:

1º O livro explica a diferença sobre trabalhar na empresa e pela empresa e prega a liberdade financeira que ser um empreendedor causa e não menos importante um tempo necessário após empreender que a liberdade chega

2º Uma escrita simples e bem objetiva, sem muitas enrolações ou palavreados imcompreensíveis, temos também uma diferenciação de empreendedor e homem de negócios vide algo bem fácil de se compreender

3º Empreender é não apenas uma recompensa financeira, precisa está atrelado a benefícios sociais e pessoais.

4º A inovação é um processo diário e constante e não apenas algo que deve ser inovado de decada em decáda.

Aprendizados

1º Seja um empreendedor que trabalhe pela empresa e não na empresa

2º Você não pode ser o técnico se quiser que sua empresa deslanche

3º Esteja pronto para tomar decisões dificiéis

4º Empresa familiar quase nunca dá certo e quando dá, você sempre será prejudicado e nunca sairá ganhando ou beneficiando.

5º Comece igual Sarah e termine igual ray croc.

Nanda 21/11/2018

Esclarecedor
Um ótimo livro para quem quer conhecer as faces de um verdadeiro empreendedor.
O autor fala claramente das habilidades necessárias para se desenvolver para que ao abrir o próprio negócio a pessoa possa se sentir realizada e não frustrada. De leitura fácil, o autor leva o leitor a questionamentos bem claros, de seu propósito de vida e como fazer a junção do propósito pessoal com o propósito de uma empresa... Desperta o leitor ao sonho e mais ainda o auxilia em como montar uma empresa eficaz. Gostei muito. Recomendo a leitura.

Pedro.Mazetti 18/04/2022

Eis o que você precisa saber antes de começar um negócio
Esse livro me trouxe uma reflexão profunda sobre o que significa se tornar um empresário, sobre o que é empreender de fato.

A principal personagem é Sarah, dona de uma loja de tortas que se vê rumo à um "beco sem saída", um fim inevitável, infeliz e amargo.

Durante a jornada, o autor mostra a Sarah os motivos pelos quais a empresa dela não deu certo e o que pode fazer para mudar essa realidade, a começar por mudar a si mesma.

"A empresa é o reflexo do dono".

Você vai aprender os fundamentos em comum entre grandes empresas que se perpetuam no mercado e como pode aplicar isso quando for sua vez de empreender e criar uma empresa do zero.

Não espere uma fórmula milagrosa, mas sim reflexões profundas, que podem mudar completamente a forma como você enxerga a missão de se tornar um empresário e construir uma empresa digna de ser vendida.

rodolfoae 01/02/2019

Recomendo!
Livro obrigatório para quem deseja ou já empreende.
O autor aborda tudo que um empreendedor precisa fazer para ter sucesso de forma leve e fácil.
Entrou para a lista dos favoritos!

Lucelaine1 02/02/2018

Organização e disciplina
Sonhar, planejar, organizar, ter disciplina e inovar. São os pontos em que devemos focar para manter uma empresa em constante crescimento, fazendo com que ela trabalhe para você e não ao contrário. Se formos somente o operário o seremos até que a empresa seja mais uma nas estatísticas de fracasso, e o primeiro passo é analisar se o negócio que quer abrir vai te dar a vida que deseja, do contrário, esqueça.

Serge 22/01/2013

Ótimas dicas para o pequeno empresário evitar erros comuns
Ganhei esse livro de presente de aniversário de Anísio Neto, meu primo e sócio da Normando Transportes. Não poderia vir em melhor hora, pois o livro trata do sucesso nos empreendimentos. A primeira parte fala muito bem dos perfis do Técnico, Administrativo e Empreendedor, que todos temos. Acontece que muitos partem do pressuposto que "quem entende e faz bem um trabalho técnico é capaz de ter uma empresa no mesmo ramo". Grande armadilha! É preciso equilibrar os 3 papéis, em nós mesmos e entre os sócios. Descobri que na Normando estamos bem equilibrados nesse sentido.

Na segunda parte ele sugere tratar sua empresa como se fosse ter 5000 cópias dela. E dá o exemplo do McDonalds, "a maior micro-empresa do mundo". Um bom sistema de funcionamento que possa ser replicado é a chave para o sucesso. O autor sugere de um Processo de Desenvolvimento de Negócios, que permeia por todas as áreas da empresa. Numa linguagem simples e direta, usando ótimos exemplos, o livro nos estimula a queimar etapas de começar uma empresa de forma madura. Já estamos usando várias dicas na Normando Transportes.

Nesses slides é possível obter uma visão geral do livro:
Serge 28/01/2013minha estante
O link correto para os slides: http://www.slideshare.net/makofranca/the-emyth-by-michael-gerber

Desperta Luz 12/12/2019

Sistematizando um negócio
Neste livro, o autor apresenta a necessidade de sistematizar os processos dentro da empresa, padronizando o serviço, valorizando o empreendimento e tornando mais viável a venda futura ou a replicação de um negócio como franquia. O autor mostra as etapas deste processo de sistematização, suscitando casos reais de negócios que cresceram a partir desta metodologia.