O Mito do Empreendedor

O Mito do Empreendedor Michael E. Gerber

Resenhas - O Mito do Empreendedor

Leitura&Negócio 04/12/2009

Ótimo livro
Confira a resenha completa em http://leituraenegocios.blogspot.com/2009/10/o-mito-do-empreendedor.html

O mito do empreendedor é aquele que diz que os empreendedores já nascem com o espírito, tem aquilo no sangue. Gerber afirma que, na verdade, a maioria das pessoas está empreendedora. No fim das contas, acabam reféns de seu próprio negócio, trabalhando como empregados que não podem demitir-se caso não gostem do jogo, por que a fase empreendedora já se foi. Aquela situação na qual o a noite de domingo torna-se uma tortura.

Castilhos 15/01/2021

Diferente
Livro diferente, com alguns conceitos que não me dei conta.

A empresa não é um "novo trabalho", a empresa é um organismo vivo, que deve alocar várias pessoas para produzir.

Desperta Luz 12/12/2019

Sistematizando um negócio
Neste livro, o autor apresenta a necessidade de sistematizar os processos dentro da empresa, padronizando o serviço, valorizando o empreendimento e tornando mais viável a venda futura ou a replicação de um negócio como franquia. O autor mostra as etapas deste processo de sistematização, suscitando casos reais de negócios que cresceram a partir desta metodologia.

rodolfoae 01/02/2019

Recomendo!
Livro obrigatório para quem deseja ou já empreende.
O autor aborda tudo que um empreendedor precisa fazer para ter sucesso de forma leve e fácil.
Entrou para a lista dos favoritos!

Lucelaine1 02/02/2018

Organização e disciplina
Sonhar, planejar, organizar, ter disciplina e inovar. São os pontos em que devemos focar para manter uma empresa em constante crescimento, fazendo com que ela trabalhe para você e não ao contrário. Se formos somente o operário o seremos até que a empresa seja mais uma nas estatísticas de fracasso, e o primeiro passo é analisar se o negócio que quer abrir vai te dar a vida que deseja, do contrário, esqueça.

Serge 22/01/2013

Ótimas dicas para o pequeno empresário evitar erros comuns
Ganhei esse livro de presente de aniversário de Anísio Neto, meu primo e sócio da Normando Transportes. Não poderia vir em melhor hora, pois o livro trata do sucesso nos empreendimentos. A primeira parte fala muito bem dos perfis do Técnico, Administrativo e Empreendedor, que todos temos. Acontece que muitos partem do pressuposto que "quem entende e faz bem um trabalho técnico é capaz de ter uma empresa no mesmo ramo". Grande armadilha! É preciso equilibrar os 3 papéis, em nós mesmos e entre os sócios. Descobri que na Normando estamos bem equilibrados nesse sentido.

Na segunda parte ele sugere tratar sua empresa como se fosse ter 5000 cópias dela. E dá o exemplo do McDonalds, "a maior micro-empresa do mundo". Um bom sistema de funcionamento que possa ser replicado é a chave para o sucesso. O autor sugere de um Processo de Desenvolvimento de Negócios, que permeia por todas as áreas da empresa. Numa linguagem simples e direta, usando ótimos exemplos, o livro nos estimula a queimar etapas de começar uma empresa de forma madura. Já estamos usando várias dicas na Normando Transportes.

Nesses slides é possível obter uma visão geral do livro:
Serge 28/01/2013minha estante
O link correto para os slides: http://www.slideshare.net/makofranca/the-emyth-by-michael-gerber