spoiler visualizardoakamine 24/07/2012
GERBER, Michael E. O Mito do Empreendedor. 2.ed - São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional, 2011. 214p.
Michael E. Gerber é considerado hoje a maior autoridade na gestão de pequenas empresas e é consultor da E-myth World Wide que tem mais de 27 anos de experiência de mercado e mais de 25 mil clientes.
"O Mito do Empreendedor", de Michael E. Gerber, best-seller que já teve mais de 3 milhões de exemplares vendidos é um daqueles livros que todo empresário que deseja obter o sucesso deveria ler. Através de métodos eficazes e práticos, o livro é uma fonte de conhecimento valiosa para quem quer encarar o grande desafio de criar e administrar o próprio negócio e colocar em prática uma boa idéia. Em "O Mito do Empreendedor" o autor traz a história de Sarah, proprietária da empresa "All About Pies" que assim como inúmeros outros micro e pequenos empresários sofre por não conseguir se organizar diante de tantas tarefas e responsabilidades. Ao ensinar a diferenciação entre o técnico, o administrador e o empreendedor, o autor conscientiza o empresário sobre as suas várias funções e de como elas devem se harmonizar, a fim de se obter os melhores resultados. Além disso, o leitor é apresentado a exemplos reais como o da criação da rede de franquias (ou Turn-Key) Mc Donald's, a mais bem-sucedida pequena empresa do mundo, que não só exemplifica a melhor gestão e funcionamento de uma empresa, mas que também possivelmente inspira os leitores a seguirem tal modelo de negócios. Na terceira e última parte do livro "Criando uma pequena empresa que funcione", o leitor é apresentado a métodos e estratégias para a criação e fortalecimento de uma pequena empresa e também desafiado a sair do lugar e fazer seu sonho acontecer.
"O Mito do Empreendedor" é um livro essencial para a ampliação da visão sobre o funcionamento das micro e pequenas empresas, assim o público-alvo é todas as partes interessadas em conhecer e se aprofundar no conhecimento da atuação empresarial. De maneira didática e amigável, o autor conduz seus leitores a conhecimentos da administração, planejamento estratégico e inovação. E em certos momentos do livro, o autor dá aquele estímulo e entusiasmo que muitos empresários precisam para perseverar em sua idéia. No final do último capítulo, o autor desafia seus leitores: "Hora de devolver o sonho às pequenas empresas. Elas estão há muito tempo sem sonhar".