O chamado selvagem

O chamado selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Renata.Orlando 18/09/2024

Primal
O Chamado Selvagem me causou um certo desconforto, especialmente ao acompanhar a história do ponto de vista de Buck, o cachorro protagonista. Ver o mundo pelos olhos de um animal que passa por tanta crueldade e desafios físicos intensos é dolorido em vários momentos. No entanto, essa perspectiva é justamente o que torna o livro tão impactante e reflexivo. A jornada de Buck representa uma reflexão primal sobre instinto e sobrevivência, algo que nos faz pensar sobre nossa própria relação com a natureza.

Embora seja uma leitura difícil em termos emocionais, acredito que Jack London construiu uma narrativa que nos força a confrontar as realidades da vida selvagem, ao mesmo tempo em que nos oferece uma visão única sobre a resiliência que existe dentro de todos os seres vivos.

Amanda548 17/09/2024

O chamado selvagem é um romance escrito pelo autor Jack London em meados do século XX, e conta a história de Buck, um cão que pesava cerca de 70 kilos, pelos longos e amante de água, sendo o mesmo fruto de um cruzamento de uma pastora-alemã com um São Bernardo. Buck nasceu e viveu durante muito tempo sob os cuidados do Juiz Miller, homem que ofereceu ao cão uma vida de alimentação farta, espaço de lazer amplo e muitos passeios que o tornaram um animal dócil, ensinando a ele o valor da lealdade humana.
O destino de Buck mudou drasticamente quando um dos jardineiros da casa, que passava por dificuldades financeiras, decide sequestrar o cão e vendê-lo para a campanhia de correios do Canadá.
Diante dessa situação, Buck torna-se um cão de trenó e acaba sendo adestrado de forma violenta, despertando no mesmo sentimentos de medo e ódio em relação ao ser humano, de forma que gradativamente o cão vai cedendo as vontades dos homens que o preparava para a uma vida selvagem em que era necessário muita força para os cachorros resistirem a longa jornada que os esperava.
Buck torna-se um cão de grande porte, possuindo um grau de resistência física potente, pois conseguiu adaptar-se a nova alimentação assim como também combater os seus adversários caninos, ganhando admiração das pessoas e recebendo o título de líder da matilha.
O livro mostra a transformação de um cachorro domesticado que teve o azar de viver durante a corrida pelo ouro, tendo esta como interesse a busca por cães de grande porte justamente para puxar os trenós que transportavam as cargas. Retrata também o retorno desse animal a suas origens ancestrais, pois foi despertado nele o chamado da vida primitiva na qual as espécies mais adaptadas ao meio são as selecionadas e assim sobrevivem dando continuidade a sua linhagem.

Paula Isabelita 11/09/2024

Que livrinho lindoooo! Contado do ponto de vista do cão Buck, suas aventuras e transformação de cão doméstico em cão selvagem!

Vera Monteiro 11/09/2024

Ode à liberdade
Em O Chamado Selvagem, acompanhamos a jornada de Buck, cachorro domesticado, que levava uma vida sem dificuldades, e se viu, de repente, em meio à luta pela sobrevivência. Teve que amadurecer rápido para sobreviver em meio à natureza impiedosa, e para isso se conectou com seus instintos primordiais. No final do livro, vemos o personagem completamente transformado e fortalecido, o que demonstra a importância dos desafios e de sair da nossa zona de conforto no nosso desenvolvimento. O último capítulo é emocionante e me tocou demais. Recomendo muito ler primeiro Caninos Brancos e depois O Chamado Selvagem, livros do mesmo autor, e que são os meus preferidos.

Rejane Melo 10/09/2024

Altamente desidratante para quem gosta de cães
O Chamado Selvagem, de Jack London, é uma obra clássica da literatura que narra a jornada de Buck, um cão doméstico que é arrancado de sua vida confortável na Califórnia e vendido para servir como cão de trenó nas duras paisagens geladas do Alasca durante a corrida do ouro. À medida que Buck enfrenta as adversidades da natureza selvagem e a brutalidade humana, ele gradualmente desperta seu instinto primitivo e se reconecta com seus ancestrais lupinos. Com uma escrita envolvente e uma reflexão profunda sobre o conflito entre civilização e natureza, London oferece uma história emocionante sobre sobrevivência, instinto e a força da chamada inata que todos carregamos.

Livia 15/08/2024

Forte
Um livro forte que vem mostrar a correria em busca pelo ouro e a relação do homem com o cachorro, trazendo sobrevivência e questão de poder. É um livro forte que eu recomendo demais!

Susana 14/08/2024

Impressionantemente cruel e maravilhoso, uma história nua e crua de posse e amizade entre a natureza e o homem.?

Igor Miranda 01/08/2024

É realmente selvagem, triste, cruel ..
É um livro que mostra a vida de um cachorro na época da corrida pelo ouro, é uma história que fala sobre sobrevivência e faz a gente pensar o quanto podemos mudar a depender da situação.
Não gostei do ritmo do livro nem da parte das agressões, porém é algo pessoal, demorei pra ler mesmo ele sendo curtinho , porém no final foi uma boa leitura.

Gaby 28/07/2024

O verdadeiro encanto de "O Chamado Selvagem" reside na maneira como Jack London utiliza a história de Buck para explorar temas profundos e universais. O livro vai além de uma simples fábula; ele nos convida a refletir sobre nossa própria conexão com a natureza e o que significa atender ao chamado mais profundo de nossa própria selvageria interior. É uma leitura que se revela quase impossível de largar, tamanha é a imersão proporcionada pela narrativa.

O sofrimento de Buck e sua eventual libertação são experiências que deixam marcas profundas no leitor, evocando lágrimas e uma compreensão renovada sobre a vida e a liberdade. A obra, através da dor de Buck, e de seus outros companheiros animais, também retrata como o ser humano, que se julga tão digno, pisa nos animais e os utiliza como meras ferramentas.

Enfim, é uma leitura maravilhosa que combina uma narrativa poderosa com uma reflexão profunda sobre a natureza humana e animal. Jack London criou uma obra que não apenas entretém, mas também enriquece o leitor, oferecendo uma experiência literária inesquecível. Eu com certeza pretendo reler!

_Anny_ 27/07/2024

A lei do porrete e da dentada.
Simplesmente a história contada através da perspectiva de Buck, um meio cachorro meio lobo, domesticado, que teve a sua existência marcada após ter sido vendido por seu dono, e apartir daí, Buck viveu em condições muito crueis nas mãos de seres humanos despreparados e insensíveis que só viam nele e nos demais lobos, uma forma de alcançarem seus objetivos e nada mais.
Jack London possui uma escrita muito delicada e potente! Ele consegue nos fazer ver a beleza e a crueza na vida selvagem. Ver o Buck e seus companheiros caninos sofrendo foi de cortar o coração, porém, vê-lo superando as dificuldades e se adaptando de maneira tão rápida e instintiva àquele ambiente hostil, foi algo maravilhoso de acompanhar! Ele escutou o Chamado Selvagem na floresta a princípio com relutância, mas depois abraçou aquilo. Magnífico.

Thiago 24/07/2024

Cachorro brabo
Cachorro brabo foi de beta dog pra alpha dog red pillado sigma AUUUUUUU JUST LIKE ANIMALS LIKE ANIMALS MALS

Agora falando serio só consegui lembrar do filme e livro "Na Natureza Selvagem", bem legal. Essa ideia de retorno a uma vida natural mais simples me pega maneiro.

Musica: Society - Eddie Vedder