O Chamado Selvagem

O Chamado Selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

@bea.lendo 22/12/2021

desperta a estirpe ferina
No início desse ano tive uma experiência bem mais ou menos lendo O Lobo do Mar, de London, o que me deixou desmotivada; mas Caninos Brancos estava na lista e eu não podia simplesmente abandonar a ideia de continuar lendo as obras de Jack. Então pesquisei e vi que O Chamado Selvagem é uma de suas obras mais importantes e coincidentemente a encontrei no prime reading. E amei! Amei esse livro!

Os maltratos sofridos por Buck o obrigam a ativar suas defesas e características mais primitivas. A crueldade do ser humano é um enfoque constante nessa obra, mas para além disso há também a autodeacoberta desse cão, que passa de um estágio de conforto para uma luta constante pela sua própria vida, mostrando como há selvageria, lealdade e sensações inatas que podem ser desbloqueadas a partir das necessidades. É o caminhar para o lado mais intenso e real da essência subjetiva.

Mal posso esperar para conhecer Caninos Brancos.

Ale 18/12/2021

O meu erro foi não ter lido a sinopse antes de ler. A história é literalmente sobre um cachorro! Mas ainda sim, é muito bem desenvolvida e recomendo.

Elaine Cristina 15/12/2021

Um clássico que emociona!!!
Uma das minhas melhores leituras de 2021,  Um chamado Selvagem de Jack London! Buck, um cachorro doméstico e mestiço,  fruto da união de um são-bernardo com uma pastor-escocês, tinha uma vida gostosa e confortável na fazenda, brincando com camaradagem e peripécias, correndo ao sol, sem medo de ser feliz. Um trabalhador mal intencionado da fazenda, que estava precisando de dinheiro,  sequestra Buck para vende-lo para fazer transporte de cargas, devido a  corrida do ouro no Alasca e no Canadá. Devido seu tamanho avantajado, quase 70 kg, Buck chamava a atenção e era do porte ideal para puxar trenós de cargas, correspondências e fazer trabalhos pesados......e é aí que começa nossa história, conseguimos sentir na pele todos os sentimentos de Buck, seu amadurecimento, sua resiliência num ambiente violento e ameaçador e o despertar do verdadeiro amor e amizade por um de seus mestres John Thornton....

Não é um livro fofo, ou uma fábula infantil....acompanhamos com muito sofrimento, experiências atrozes que Buck enfrenta com muita dor. Desta forma o cachorro domesticado na fazenda, é introduzido a força num ambiente selvagem e passa por experiências tão dolorosas em ambientes tão hostis, que acaba, sem muita consciência disso, encontrando o seu verdadeiro eu, fruto de experiências de sobrevivência dos seus antepassados....e a lógica que seria de um  cãozinho primitivo virar um cão doméstico, nesta história acontece o contrário, o cão doméstico, se transforma num animal selvagem, em perfeita harmonia e conexão  com a Natureza, tornando-se o seu próprio mestre. Uma verdadeira metamorfose.

Esta narrativa aguça nossa sensibilidade e empatia para a questão dos maus tratos dos animais e mostra com muita verdade, cenas de  justiça e injustiça, orgulho e insensibilidade  e os vários tipos de caráter dos seres humanos, além da competição entre os próprios animais.  Um livro magnifico para todas as idades. Uma obra-prima do início do século XX.

EntreLan&Livros

luamagnetica 13/12/2021

Não sei explicar mas, de uma forma surpreendente, foi diferente de tudo que já li. Mesmo sendo apaixonada por cachorros e livros nunca pensei em ligar essas duas paixões e aqui veio Jack London me surpreendendo!
Que obra fascinante. Algumas partes da história foram desinteressantes mas não me cansei da narrativa da perspectiva de Buck, um incrível São Bernardo misturado com Collie (e fiquei o livro inteiro tentando imaginar essa mistura).

Para além de um livro de aventuras muito gostoso para passar o tempo, chegando ao final e ao enfim CHAMADO SELVAGEM me emocionou demais.
Mesma sensação de ler O Alquimista, com a narrativa de um protagonista seguindo sua Lenda Pessoal (propósito de vida, destino), mas de certa forma, achei ainda mais magnífico Buck sentindo seu chamado selvagem, instintos e ancestralidade pulsando dia após dia, até encontrar seu grande propósito na vida.
Como eu sempre digo, é revigorante e inspirador ver personagens e pessoas se alinhando com seus destinos.

"Existe um êxtase que marca o auge da vida, além do qual a vida não pode seguir. E assim é o paradoxo da existência, esse êxtase aparece quando se está mais vivo, e aparece quando se esquece completamente que se está vivo. (...) Ele ressoava os sons mais íntimos de sua natureza, e das partes de sua natureza que eram mais profundas do que ele, voltando para os tempos uterinos."

Nix 06/12/2021

Forte
No início achei que a narrativa em perspectiva de um cão não ficaria muito interessante, mas aos poucos se acostuma e até consegue imaginar o próprio cachorro pensando. Fiquei surpresa com as aventuras e aprendizados de Buck, senti confusão, raiva, tristeza, alívio e até gratidão junto com ele. Não queria parar! A leitura é fácil, mesmo nos capítulos mais longos não senti cansaço, e nem acreditei quando percebi que o fim se aproximava. É um daqueles livros que é difícil definir se tem um final feliz, pois depende muito da perspectiva do leitor.

luizabelly 31/10/2021

O chamado selvagem
Achei o livro bom até, no começo tava gostando bastante só que do meio para o final ficou meio...Repetitivo??
Pontos bons: escrita fluída e uma história legal.
Pontos ruins: senti falta de uma coisa, porém, não vou dizer se nn vai ser spoiler, achei do meio pro final repetitivo e meio desmanchado sabe?! Então e isso, ler ou não ler? É um livro gostosinho de ler mais como eu disse eu achei meio bléé do meio pro final, e só a minha opinião mais acho que algumas pessoas podem gostar mais do que eu!
Sinopse do livro: um homens (na qual eu esqueci como chama) estavam a procura de cães fortes para puxar trenó, daí encontraram Buck e aí começou a história daqui pra frente, fala mais sobre Buck suas aventuras, como ele está com os outros cães e é isso[...] E um livro bem vibezinha Natal ???.
??,5

Delair.JAnio 20/10/2021

Buck e sua história
"Era o chamado, aquele chamado de tantos tons, agora ainda mais sedutor e convincente do que nunca."

Aqui temos a história de Buck, um cão que é retirado de seu lar e jogado na vida selvagem.

Vamos descobrindo sobre sua vida, suas mudanças, e sua incrível capacidade de se adaptar as situações e aos lugares. Mostra que podemos ser mais fortes do que imaginamos...

Mille Reis 18/10/2021

Sempre fiel como um cão.
Tem que prestar atenção, pq não é só a história de um cão, é toda uma crítica para as ações dos homens. E tbm para a exploração animal.
Não vou mentir que passei grande parte do livro esperando Buck matar seus agressores.
Toda vez que ele mudava de dono, eu pensava - é agora - mas o fiel Buck não fez nada disso.

Fabio Rosa 16/09/2021

A triste história de um cão
Uma leitura bem fluída, apesar de triste, é interessante acompanhar a jornada de um cão, seus sofrimentos e descobertas até encontrar seu verdadeiro destino.

Nessa 10/08/2021

Para refletir
Este é um livro cheio de camadas. São muitos assuntos e críticas à sociedade sendo abordados por meio do processo de transformação do Buck.

A descrição crua e direta de algumas passagens mais violentas chocam, porém são necessárias para nos fazer refletir junto com o Buck.

Recomendo muito a leitura.

Larissa2127 05/08/2021

Inexorável = Buck
Esse livro é simplesmente perfeito. Não tem nenhum defeito. Ele é fácil de ler e não é grande. Nunca pensei que um livro sobre cachorro seria tão interessante, aqui você chora, rir, tem leves ataques de fofura, e fica muito tenso também, esse livro sim é uma montanha russa de emoções. O personagem principal é muito bem construído (mesmo que seja um cachorro, pense num dog de personalidade forte) e o livro também. E ainda temos o brinde de uma lição de moral: Nós nunca sabemos o que temo ainda para aprender, então se joga.
Jack London parabéns

Amanda 27/07/2021

Uma boa surpresa
Quando me indicaram esse livro eu estava relutante em ler. Eu não sou interessada em filmes ou livros sobre animais, mas O Chamado Selvagem foi uma ótima surpresa que também rompeu um outro paradigma que eu tinha sobre leituras eletrônicas.

Pessoalmente não sou muito interessada em leituras eletrônicas por alguns motivos, um deles porque não consigo manter a minha atenção e muitas vezes eu meu interesse na história acaba se esvaindo, eis então a razão pela qual eu sempre imprimo leituras de artigos acadêmicos que tenho que estudar.

Eu tenho a necessidade de anotar manualmente, de ter a sensação física e mecânica daquilo com o que estou interagindo.

Mas, esse livro, a história e seu personagem Buck foi além dessas barreiras. Adorei a leitura e a história. Me envolvi em tudo que li mesmo quando demorei para voltar a história.

Para quem está disposto(a) a saber a ler e passar pelas desventuras de Buck. Recomendo essa leitura.

Bu 12/07/2021

Buck meu querido...
Que história [*****]... Superação, adaptação e amor, e muito mais é exibido nessas poucas páginas, na realidade não necessita de mais, só isso é bastante pra lhe comover, te deixar exitado, triste e mais um turbilhão de sentimentos.

Não recomendo para pessoas que gostam muito de animais e não consegue processar alguns sofrimento exercidos a eles, principalmente no início do livro, é cru, bruto mas muito sensível.

Altamente recomendado e favoritado vissi.