Chamado selvagem

Chamado selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Carlos 21/12/2013

Faz muito tempo que li essa obra do Jack London, mas ainda tenho presente na memória diversas passagens e trechos, todos muito cativantes. A história prende a atenção. Não se trata de um livro longo, e a versão que li (não me recordo exatamente qual era) não apresentava uma linguagem complexa, o que tornou a leitura fluída e muito agradável.

Portal Caneca 01/08/2014

A coisa mais interessante sobre clássicos é que você pode escolher a que profundidade na qual mergulhar, você pode apenas tocar a superfície e se satisfazer com o que é obvio, pode mergulhar um pouco mais fundo e descobrir segredos que o autor escondeu ali, e ainda pode se jogar e descobrir os vestígios de outro tempo. Chamado Selvagem é um desses livros; olhando por cima é a história de um cachorro que acostumado com uma vida boa e confortável se sentia um rei tem sua vida mudada ao ser enviado para o trabalho pesado. Mas se olhar com atenção pode ser que veja a corrida do ouro e a crueldade dos homens e que na verdade estamos falando de como a vida sempre se reinventa.

Buck é a cruza de uma são-bernardo com collie, um cachorro da família de um juíz. Mas não é um cachorro da casa nem um do canil, ele é orgulhosamente o rei de todas as criaturas do vale onde mora, inclusive as humanas. Mas Buck é vendido pelo jardineiro pra saldar uma dívida de jogo, a partir daí os acontecimentos põe em cheque as noções de lealdade e de moral da personagem, que mesmo aprendendo rápido sofre com a mudança do cálido e civilizado sul para o selvagem e nada hospitaleiro norte gelado.

A luta de Buck é para viver, comer, dormir e não ser maltratado, no caminho ele descobre novos amigos, entra em contato e responde a selvageria do norte. Chamado Selvagem foi escrito por Jack London (1876-1916) e foi publicado em 1903 é um dos livros mais difundidos da literatura norte-americana. London, descrito como um aventureiro, participou da corrida do ouro de Klondike (ou corrida do ouro do Alasca) e inspirado nela escreveu além de Chamado Selvagem, Caninos Brancos e Fazer uma Fogueira. Naturalista e realista, Jack London foi ídolo e inspirou vários autores da geração Beat. Uma figura icônica, autor de livros envolventes que muito valem o mergulho.

site: http://portalcaneca.com.br/

SakuraUchiha 18/01/2015

É realmente um épico bárbaro estrelado por um cão.
Chamado Selvagem é um romance curto de umas 130 páginas, é uma ótima aventura – simples, direto, violento, estrelado por um épico herói canino.

Buck, nosso protagonista peludo, é meio São Bernardo e meio pastor escocês. Ele começa a vida como o animal de estimação preguiçoso de um rico juiz da Califórnia, mas durante a corrida do ouro de Klondike de 1897, ele é sequestrado pelos comerciantes que o vendem para o norte para se tornar um cão de trenó. Este gigante outrora gentil logo descobre a maneira de suas presas e garras, provando ser uma espécie de Conan entre os caninos. Não apenas na força bruta e capacidade para a violência, mas também na astúcia.

"_Fora derrotado (sabia disso), mas não quebrara. Tinha compreendido, de uma vez por todas, que não podia vencer um homem armado com um bastão. Tinha aprendido a lição e a recordaria pelo resto da vida. Aquele bastão fora uma revelação. Era a sua iniciação no universo da lei primitiva e Buck era um bom aprendiz. A vida adquiria uma nova ferocidade que, sendo enfrentada sem medo, despertava a astúcia latente na sua natureza. Com o correr dos dias, outros cães foram chegando, em grades ou na ponta de cordas, uns dóceis, outros rugindo enfurecidos como ele chegara. E, um após outro, todos passaram pelo domínio do homem de camisa vermelha. A cada repetição desse espetáculo brutal, a lição ganhava corpo em Buck: um homem com um bastão era lei, um senhor a quem não se podia recusar obediência, embora não fosse necessário dedicar-lhe amizade. Buck nunca cedeu a tal baixeza, apesar de ter visto cães espancados que bajulavam o homem, abanavam as caudas e lhe lambiam a mão. Viu também um cão, que não se dispunha a obedecer nem a cativar o homem, ser morto na luta impiedosa pelo poder."

Os cães de Jack London são antropomorfizados apenas um pouco, descrito como tendo uma maior compreensão e consciência de si do que os cães reais, mas eles não falam ou agem como seres humanos. O despertar gradual de Buck à sua verdadeira natureza primitiva evolui a partir de sua compreensão dos homens com os clubes, para seu duelo fatal com um Husk rival, a sua penúltima etapa da vida, enfim, com um homem que ele realmente ama, e, em seguida, sua caminhada final no deserto.

Este livro de um jeito estranho realmente me fez lembrar de Conan, o Bárbaro. O contraste entre a ex-vida fácil de Buck, e o que ele se torna como um guerreiro livre dependendo apenas de suas próprias habilidades de sobrevivência, tendo abandonado os conforto e a proteção da civilização.

Jack London claramente idealizou o deserto e a vida de um primitivo, embora isso possa ter contribuído para a sua morte precoce. Na realidade, é claro, a vida de um cão solto na natureza é provável que seja brutal e curta, mas você pode ler Chamado Selvagem e imaginar Buck correndo livre em Yukon, uivando com seus lobo-irmãos.

É um livro ideal para os meninos, e creio que o li no último ano do colégio, mas eu realmente gostaria de relê-lo. Se eu puder ter em mãos um exemplar farei isso com certeza. A prosa de Jack London ainda lê muito bem e a história é cheia de tensão e emoção. Provavelmente uma das melhores de um “cão” que eu já li.. É realmente um épico bárbaro estrelado por um cachorro.

Jéssica De Oliveira 11/04/2015

Chamado selvagem Jack London
O livro conta a história de Buck, um forte e astuto cão, filho de um São-Bernardo com uma Pastora escocesa, que vivia no sítio do Juiz Miller, no ensolarado vale da Santa Clara. Ele tinha uma vida tranquila até que um dia Buck foi roubado e vendido a exploradores de ouro que partiam para o Alasca. A partir dai, Buck começa a levar uma vida difícil, mais logo percebe a sua verdadeira natureza.

Eu gostei bastante do livro, conta uma historia muito interessante, eu recomendo a todos á lerem esse livro é incrível!

Susana Weiss 11/12/2011

A narrativa é leve, porém um pouco animalesca, pois falamos da vida de um cachorro de trenó e faz pouco tempo que acabaram os abusos contra esses pobres animais. O livro mostra a visão do cachorro então ele não sabe o que vai acontecer até acontecer e ele vive com as incertezas da falta de racionalidade, mas o livro é magnífico e tocante.
A forma do autor escrever é brilhante e eu concordo plenamente quando falam que essa foi a obra de sua vida, realmente foi, esse é o melhor livro de Jack London.

EURAC 11/06/2015

Em Um Relacionamento Aberto Com: O CHAMADO SELVAGEM
(...) As palavras de Jack London eram distantes como um uivo. E este uivo trazia uma mensagem que não pertencia ao cativeiro da razão, atributo humano recente, mas corria pelo âmago silencioso do olhar ancestral de um homem encurvado ao redor do fogo: “Há um momento de êxtase que marca o ponto mais alto e inexcedível da vida. É um paradoxo que este momento chegue exatamente quando nos sentimos mais vivos; embora inteiramente inconsciente que estejamos vivos”. (...)

site: www.eurac.com.br

EURAC 11/06/2015

Em Um Relacionamento Aberto Com: CHAMADO SELVAGEM

site: www.eurac.com.br

Danilo Silva 23/08/2015

"Era de partir o coração, embora o coração de Buck fosse inquebrável."
Demorei um pouco (mentira, demorei muito) até ler este livro, e se há um arrependimento, é de não tê-lo lido antes. Ele vale a pena, leitura recomendada para qualquer um.

O livro é do ponto de vista de Buck, um cão resultante do cruzamento de uma pastora alemã com um são bernardo. Tendo o porte do pai e as feições da mãe, Buck é uma espécie de lobo enorme (me lembrei automaticamente dos lobos gigantes de G.R.R.M. em Game of Thrones), forte, rápido e muito astuto. E é acompanhando sua história, vendo o mundo a partir de seus olhos, que podemos ver como a natureza é bela e cruel - Buck entra em uma espiral descendente, deixa para trás os bons modos e sua civilidade canina para se tornar, de corpo e alma, um lobo feroz como seus antepassados.

É o chamado selvagem, afinal.

O melhor da narrativa, porém, é como Jack London pareceu ter entrado na mente dos cães e lobos na hora de escrever este livro. Afinal, a história praticamente toda é do ponto de vista dos animais (em alguns momentos, a narrativa é humana), e você reconhece o seu cão ali - certamente não em todos os momentos - agindo como aqueles cães agem no livro. É simplesmente brilhante.

Nunca havia lido um livro de Jack London antes. Terminei "O Chamado Selvagem" e vim escrever esta curta resenha apenas para mostrar o quanto adorei a leitura. Porém, se os demais livros do escritor forem como este, terei prazer em devorá-los da mesma forma.

Para finalizar, devo meus parabéns à Editora Hedra: a capa é belíssima (uma das capas mais bonitas da minha coleção de livros, na minha opinião). A tradução também está ótima, tendo detectado apenas dois ou três erros de digitação que passaram batidos na revisão - mas já vi editoras maiores fazerem pior, então tudo bem.

Indico o livro! ;)

Cesar 13/09/2015

Este é um livro indescritível. Jack London concebeu com muita simplicidade e sofisticação, uma história épica. Bucky, o cão construído como protagonista do romance não é antropomórfico, nem possui falas durante a trama. Toda a narrativa é baseada nos infortúnios e glórias do protagonista. É impossível não emocionar-se com o belíssimo desfecho da história. É mais do que uma história. É um libelo à liberdade.

Swan 10/10/2011

Buck vivia confortavelmente na casa do juiz Miller junto com outros cães, até raptado e vendido a um homem que lhe ensinou a lei da obediência através da violência. Foi levado para o norte e passou a trabalhar com outros cães.
A cada dia, a dureza de sua nova vida o torna cada vez mais selvagem, ele aprende que só os mais fortes sobrevivem e que lutar é necessário para impor respeito. Buck está muito longe de onde, um dia, considerou seu lar, e ele nunca mais será o mesmo.
Minha opinião? Extremamente bem escrita, a estória de Buck é contada de forma tão vívida que faz o leitor sentir-se um real espectador de sua vida. Uma leitura rápida, agradável e emocionante.

Henrique Vaz Martins 16/05/2024

Seguindo o ponto de vista de Buck, um cachorro que viveu seus primeiros anos de nas quentes terras do sul, e vê sua vida irremediavelmente alterada quando um dos funcionários de seu dono o vende.

Buck, que se vê agora sendo levado para ser um puxador de trenó, passa pela mão de alguns donos, alguns bons e outros não, mas o mais importante é que cada vez mais durante sua jornada de vida, Buck, aprende a ouvir o chamado selvagem de sua ancestralidade e cada vez mais se conecta com seu lado selvagem.

Um livro super curto e gostoso que fala muito sobre determinação, lealdade e ancestralidade.

Vale muito a leitura quando se quer ter algo mais leve.

ThaisTuresso 19/09/2011

A resenha de hoje é de um livro maravilhoso que li e que não poderia deixar de resenhá-lo por aqui! Um clássico, um livro indescritível! E essa versão da Editora Dracaena está impecável!

Pelo que pesquisei Jack London foi uma lenda, um escritor que dedicou seu tempo em filisofar com as palavras descrevendo precisamente livros de mote indígenas e selvagens, florestas e suas profundidades. Sendo considerado um dos principais autores dos EUA na transição do século XIX para o século XX. Lançado anteriormente por grandes editoras, ele ganha um nova edição pela Editora Dracaena, que vem expandindo seu catálogo com livros incríveis!

O livro é pequeno, você pega para ler e não para até chegar à última página, pois a narrativa tem nuances de muita cultura da época, narrando a vida de um cão, Buick.

A narração é leve e segue te envolvendo até o final, é impossível não se comover com as atrocidades daquela época, com esses animais, onde viviam precariamente e trabalhando arrastando trenó para seus donos arduamente. Buick fora roubado, maltratado e foi forçado a viver em condições de vida precárias e irracionais. Mas ele sobreviveu. Foi líder. Adquiriu uma força descomunal, teve a audácia de se adaptar aos climas frios e rigorosos, de vencer entre os seus.

Este é o primeiro livro que leio que o protagonista é um animal, com instintos primitivos e ao mesmo tempo com características humanas. Incrível. O Chamado Selvagem é um livro com uma história indescritível, com originalidade impecável, que leva o mais ávido leitor, a uma estrada de descobertas e instintos da natureza. Recomendadíssimo!

Gil 23/05/2012

O livro narra a história de Buck, ele vivia com seus donos, sem se preocupar com nada, tudo ia bem, até que um dia ele foi sequestrado. Dai em diante é narrado tudo o que Buck irá passar. Ele será domado e assim, consequentemente castigado, já que irá sempre revidar. Após esse tempo traumático ele é levado para trabalhar como, (eu esqueci o termo exatamente), mas ele passa a puxar trenó na neve junto com outros cães. Devido a está convivência com outros cães, surgem novos conflitos. Buck passou por alguns donos, cada dono tinha seu jeito com os cães, alguns eram mais cuidadosos, outros negligentes, fazendo os cães puxarem muito mais do que realmente podiam. Em meio a isso que vamos conhecendo os pensamentos de Buck, até que ele ouve o Chamado.

O livro é bem fino e a leitura flui não só pelo tamanho do livro, mas pela narrativa também. A história tem seus momentos tristes, mas em alguns momentos emocionantes. É notável a grande sensibilidade do autor ao escrever este livro. Ele mostrou a esperteza e amizade entre raças. A capa é bonita e a diagramação é simples( páginas amarelas, boa numeração da fonte). E pra quem gosta de histórias de animais, cães, com certeza irá sensibilizar-se com a história.

MORE HOT 03/05/2017

Chamado selvagem
Jack London é realmente um dos melhores autores da história

Fernanda 16/07/2017

Emocionante
Quando escolhi este livro para ser lido, imaginei que se tratava de um personagem humano e que tivesse um cachorro ou lobo como companheiro e que assim se desenrolasse a história. Mas o que me deixou bem surpresa e de certa forma ajudou a me conquistar foi o fato do livro se tratar da vida de um cachorro, o Buck.

Buck tinha uma vida super boa no início do livro até o dia que foi roubado e vendido para donos que fizeram ele trabalhar como nunca tinha feito na vida. Se acostumar com a neve foi o primeiro desafio de Buck. Com o passar do tempo Buck foi passado para outros donos, alguns foram rígidos mas justos, outros foram cruéis, até que Buck conheceu um dono amigo, alguém que o defendeu em uma situação limite, alguém que o amava.

O livro é emoção do início ao fim, fiquei com o coração partido em muitas partes do livro, e me emocionei em outras mais. Depois que terminei de ler o livro eu corri para meu cocker lindo e me abracei nele feliz por ele ser tão cuidado e amado mas também fiquei de coração partido em imaginar que outros cães não tem a mesma sorte. Sim, a história deste livro me fez pensar nos vários cães abandonados que existem, em bichinhos que sofrem, que lutam pela sobrevivência.

Deu para perceber que Buck toca no coração de quem lê. Livro emocionante, livro lindo. Você que gosta de bichinhos leia e se emocione.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-o-chamado-selvagem.html