Sonata em punk rock

Sonata em punk rock Babi Dewet

Resenhas - Sonata em Punk Rock

Marih Ferreira 15/05/2020

Sonata em Punk Rock | Babi Dewet | Editora Gutenberg |300 | 5/5 ⭐
Valentina sonha em viver da música, adora tocar violão e guitarra, ocupa seu tempo no trabalho, ajudando sua mãe em casa e sempre que possível curtindo sua música . Quando menos esperava Tim descobre que foi aceita na Academia Margareth Vilela, um conservatório bem famoso de música. A melhor oportunidade de todas não poderia ser recusada, então ela parte em direção a cidade da música que irá mudar sua vida. Começando uma nova fase, Valentina terá que aprender que é capaz, que opiniões alheias não valem a pena e que as aparências enganam. Como nem tudo é um mar de rosas, ela conhecerá Kim de uma maneira inesperada, astro do piano e a pessoa mais arrogante de todas. Não será tão fácil Kim sair de sua vida a partir desse momento , terá que ensinar uma boa lição para ele

Opinião:
No começo do livro eu não me envolvi de imediato pela história, mas ao decorrer dos capítulos eu mergulhei no livro e não queria mais parar de ler. A Valentina tem seu estilo próprio, não segue o padrão de roupa de meninas perfeitas de conservatório, sempre ouvindo suas músicas no fone e não ligando para olhares tortos. Queria Tim como amiga, uma ótima companhia para ouvir Rock e conversar sobre a vida. Um outro personagem que gostei bastante foi o Kim, ele pode parecer todo sério, porém depois que você o conhece descobre outra pessoa, uma pessoa que tem seus problemas. Se eu pudesse faria um texto falando desse livro, mas provavelmente se eu falar mais acabarei dando algum spoiler. Então o conselho que dou para vocês é apenas leiam.

Lara.Thyemi 16/06/2020

Eu gostei muito do romance, ele é realmente bem construído, e também é muito interessante que conforme você lê o livro, você conhece outros estilos musicais. A única parte que eu não gostei tanto foi que o começo é muito enrolado, parece que demora demais pra história realmente começar, mesmo que isso tenha sido para construir bem os personagens e o contexto da história

nemlanency 15/07/2020

Ruim normal não
Péssimo! Não percam seu tempo lendo. Tem que forçar muito pra dizer que gostou.

Sabrina 07/08/2020

Um romance água com açúcar que aquece o coração!
O livro tem escrita leve e divertida, te envolve faz você querer saber todas as musicas citadas!
Shipo KimTim

Lorena 15/02/2021

Ruim
As atitudes dos personagens são de pessoas de 15 anos. Não consegui gostar ou ter empatia por nenhum.

Notas.Literarias 06/11/2016

Empolgante e cheio de boas referências
Olá pessoal, o livro de hoje é totalmente diferente daquilo que costumo ler, em partes obviamente porque afinal ele é um romance, e eu adoro e porque ele é inesperado, essa é a melhor definição para ele.
Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de Rock?
Valentina Gontcharov, que prefere ser chama de Tim, é uma menina pobre que acabou de ser aceita na mais prestigiosa e elitista escola de música do Brasil. Ela foi aceita e imediatamente seu pai, sumido e ausente, e prodigioso violinista, aparece e se dispõe a pagar pelo seu curso uma vez que ela sua mãe não tem condições para isso. Pois bem se o problema era o dinheiro para ir, acabou-se o problema vamos para a tal academia.

Chegando lá o choque cultural é brabo, mas me pareceu uma High School ao invés de faculdade sabe, os personagens estão na casa dos vinte e se comportam como se tivessem quinze ou dezesseis, não tira o mérito da história, mas é chato. Tim sempre foi fã de bandas de Rock e música clássica nunca fez parte da sua vida, apesar de entender plenamente isso, porque eu adoro música, mas clássica só se for obrigada a ouvir, alguém que quer viver de música que respira e ama isso precisa saber o mínimo, não gostei da abordagem da autora com relação a falta de interesse de Tim com a música clássica.
Valentina ficou nervosa. De repente, não sabia se iria se encaixar naquele lugar. Parecia exigente demais, certinho demais, disciplinado demais. Estava acostumada com o caos do punk rock, em ser impulsiva, em mostrar o que sente em forma de acordes de guitarra.
Depois de estabelecida, ela passa dois dias sozinha porque as pessoas simplesmente não chegam perto dela por que ela não exala dinheiro e status, até que consegue se juntar ao grupo de excluídos como ela e quem sabe assim fazer amigos. Mas no primeiro dia ela conheceu Kim, lindo, rico, e herdeiro da escola. Além disso ele é simplesmente o melhor pianista da escola e quiçá do mundo na sua idade. Mas o que ele tem de talento também sobra na sua personalidade esnobe e grosseira. Mas por trás dessa máscara existe um cara que sofre com distúrbios psicológicos e com a ausência de sua mãe.

site: http://www.notasliterarias.com/2016/11/resenha-sonata-em-punk-rock-gutenberged.html

Isamara Silva 09/05/2017

Leve e descontraído.
Basicamente Sonata em Punk Rock conta a história de Valentina, uma garota que ama música e que sonha em se mudar para a Cidade da Música e estudar no maior conservatório do país o Margareth Vilela e após conseguir este feito tem que enfrentar os novos desafios e aprender a conviver com a música clássica e colocar um pouco de rock'n roll no lugar. Valentina é uma protagonista forte, destemida, cativante e sem medo se ser o que é. Kim foi um personagem que me surpreendeu porque apesar de irreverente, arrogante, indiferente e frio a narrativa mostra os motivos pelos quais ele é assim que até são justificáveis e ao longo da história foi difícil não se apegar um pouco. Gostei muito da autora conseguir mostrar com proeza os dois lados de pensamento e interpretação dos personagens de um mesmo acontecimento e que reação isso gera em cada um. Na minha opinião um ponto contra é o fato de ser em terceira pessoa, eu queria poder sentir diretamente o pensamento e o ponto de vista dos personagens em determinadas ocasiões ainda mais com dois protagonistas tão excêntricos. Outro fator um pouco negativo é que a autora parece ter feito o final de uma forma muito corrida porque a história se perde em determinados momentos e tem umas partes irrelevantes. Um ponto totalmente a favor é como a autora conseguiu imergir o expectador no mundo da música, toda a experiência de vivenciar a música, estudar música, os detalhes, as referências. É uma leitura leve e agradável.

Clarissa (@proximaprimavera) 26/05/2017

Musicalmente fofo
No livro conhecemos a Valentina Gontcharov, uma menina totalmente apaixonada pelo rock e que sonha em estudar música. Ela realiza seu sonho quando têm a oportunidade de estudar no melhor conservatório de música do país, a Academia Margareth Vilela. O modo que ela conseguiu a vaga não alegra Valentina tanto assim, já que tudo girava em torno da fama de seu pai, um musicista famoso. Tim ignora as tentativa do pai de depois de anos se tornar um pai presente e aproveita a oportunidade da melhor forma: mergulhando de vez na música. O pequeno problema era o fato de que a maioria de suas matérias eram de música clássica, e Valentina ainda as considerava "músicas de elevador". Com o tempo, Valentina precisa deixar esse pensamento de lado e se esforçar para conseguir tocar piano. Ela conta com a ajuda de ninguém mais, ninguém menos que Kim, o filho da diretora do conservatório e o aluno mais prestigiado daquele lugar.

Logo de início me identifiquei demais com a Valentina. Não só com o jeito de se vestir, como o de falar e até o estilo musical. Cada capítulo do livro tem o nome de uma música (90% punk rock), e muitas delas eu já havia me apaixonado anos atrás. Sonata em Punk Rock me fez desenterrar essas músicas e fazê-las tocarem novamente nas minhas playlists. Entre as bandas citadas no livro, devo falar de McFly (amor eterno) e da ilustre The Pretty Reckless, banda da Taylor Momsen. Sempre imaginei Valentina como uma Taylor da vida e a trilha sonora deu vida à personagem e ao ambiente totalmente diferente em que ela estava. Imagina você não largar mão de seu rock, mas todos os dias ir prestar atenção em uma aula de música clássica?

VEJA MAIS SOBRE O LIVRO EM proximaprimavera.com!

@biaentreleituras 30/08/2018

Valentina é uma jovem de vida simples, mora com a mãe em um pequeno apartamento no Rio de Janeiro e as duas não teriam condições de pagar os estudos dela Academia Margareth Vilela. Valentina aprendeu tudo o que sabe sobre a música sozinha, sempre muito esforçada, fazia pesquisas no computador e treinava em um violão velho.

Ela também compõe e é dona de uma linda voz, além de ter uma incrível habilidade, que é o ouvido absoluto, e isso lhe ajudou bastante durante o seu aprendizado. Ela nunca teve o pai presente, ele abandonou a mãe dela quando descobriu que seria pai e nunca mais apareceu. Isso até Valentina ser aceita na Academia Margareth Vilela.

Valentina é filha de Alexandre Gontcharov, um homem muito rico, famoso e importante no mundo da música clássica. O pessoal do conservatório entrou em contato com ele quando viram o sobrenome igual. O pai resolveu pagar pelos estudos dela e deu uma desculpa qualquer por ter ido embora quando descobriu que a mãe dela estava grávida.

Apesar da raiva que sente por seu pai, Valentina não pode negar a ajuda. Ela aceita que ele financie seus estudos, mas promete que lhe pagará por cada centavo. Ela quer se tornar uma grande musicista para poder ajudar a sua mãe. Começa, assim, uma nova etapa na vida de Valentina. Não será nada fácil, ela vai enfrentar situações que a desafiarão constantemente, mas desistir não é uma opção.

A Cidade da Música é um lugar luxuoso, dali saem os maiores e mais preparados músicos. Valentina fica com medo de não ser boa o suficiente, de não estar à altura, mas vai fazer o que sabe e se empenhar para melhorar mais a cada dia. Tudo ali é diferente e ela se sente um pouco como um peixe fora d'água.

Os professores são extremamente exigentes e ela está com uma dificuldade maior nas aulas de Piano, por isso tem uma ideia para conseguir se sair bem, ela vai pedir ajuda de Kim, um gato asiático superpopular e que é o melhor pianista do lugar. O problema é que Kim é arrogante e trata mal as pessoas. Só que ele não pode negar, quando Valentina chegou na Academia ela se deparou com Kim bêbado e o ajudou a ir para o quarto e ainda o colocou na cama. Para não estragar a sua reputação, ele concorda em ajudá-la escondido se ela não contar para ninguém sobre o vexame.

Leia a resenha completa no blog > https://goo.gl/eXuTXV

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

lavinia.pontes 19/09/2018

Rascunho salvo
E gosto bastante do tipo de escrita da babi dewet, mas acho que no fim esse estilo meio fanfic dela chega a me incomodar um pouco (ainda mais nesse que fala um pouco de kpop e fica falando dos olhos puxados e oh meu deus como é lindo). Bom, a história do livro é bacana pois é diferente de outras coisas que ja havia visto antes, principalmente por focar muito na música em si.

Cheio de referências inclusive, e aí acho que entra um outro ponto para mim. Muitas pessoas adoraram a quantidade de referências, mas para mim foi um pouco demais. Às vezes fazia sentido, em outras só parecia nomes e informações jogados no meio das páginas. Ah, e uma música em especial, eu já não aguentava nem mais ler o nome (a favorita do Kim), pra que tanta repetição, gente?

E no meio de tantas músicas e ensaios... meio que fica faltando uma história. O desenrolar já demora a acontecer, mas o que me incomodou foi o fato de não ter tido um clímax na narrativa, pois quando dava margem para algo emocionante acontecer... vinha um balde de agua fria e tudo continuava no mesmo. Além de ficado com a impressão de ser tudo meio raso apesar de todos os problemas e situações citados sobre os personagens.

Kim é adotado, e aí? Valentina tão cheia de atitude e de raiva do pai, mas quando ele aparece... e aí? Omissão total. O coreano o tempo todo fala do que passa em sua cabeça, mas ao mesmo tempo não fala nada, pra que? E a mãe e melhor amiga de Valentina que meio que somem do nada no meio da história. E o casal que são tão diferentes e se dão bem ao mesmo tempo (nada justifica ele ter aceitado ajuda-la tão facil). E qual o propósito da Bianca aparecer e depois ir parar no quarto da Tim?

Acaba parecendo tudo um tanto quanto artificial, raso, sem química. E quando acabei de ler fiquei com aquela velha sensação de interrogações na cabeça, bem do tipo "É isso?". E por incrível que pareça, apesar de tantos questionamentos, por não terem sido tão bem aproveitados e aprofundados, não diria que me deixaram com muita vontade de ler uma possível continuação.

Mas enfim, se você gosta de música e quer conhecer músicas novas de rock e do estilo clássico, pode ser que goste bastante dessa história. Não diria que é um livro ruim, só aviso que não vá com tanta sede ao pote, pois o livro dá mais uma impressão de rascunho (apesar das 300 paginas) do que um livro finalizado de fato.

Bia Sousa 20/09/2018

ESSA BABI SÓ ME SURPREENDE
Em Sonata em Punk Rock, conheceremos Valentina Gontcharov, uma jovem que transpira música, e se for punk rock, é com ela mesma. Sua vida se resume a trabalhar muito num mercadinho para ajudar sua mãe com as despesas de casa, as duas moram sozinhas desde sempre, pois o pai de Valentina lhe abandonou ainda bebê com sua mãe.

“Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock?”

Por amar música, seu grande sonho é ir estudar no conservatório Margareth Vilela, esse senho acaba virando realidade, pois ela foi aprovada para ingressar nos estudos. Porém, nada será fácil, pois os gastos para se estudar num lugar como esse é enorme, e ela nunca teria condições.

É aí que do nada, o pai de Valentina ressurge das cinzas propondo bancar os estudos (o cara é um astro do violino e é podre de rico, mas nunca ajudou Valentina com nada). Mas é claro que Valentina não sabe o que fazer, mas pensando em seu grande sonho ele dá o braço a torcer e aceita a ajuda do pai.

“A verdade é que quando se faz o que gosta, tudo começa a fazer sentindo e a valer a pena.”

Chegando no conservatório Tim (para os mais íntimos) vê que não será nada fácil, pois de punk rock até a música clássica, há diferenças enormes. Além de ter que passar a viver e uma realidade nada confortável para ela: uma vida luxuosa.

No primeiro dia na Margareth Vilela ela dá de cara com um cara lindo, mas que está passando muito mal no corredor próximo ao seu quarto. Sem pensar duas vezes ela corre para ajudá-lo, mas ela não imaginava o quão insuportável era esse rapaz.

“A vida é como uma orquestra; são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos.”

Com o passar dos dias ela descobre que o insuportável era nada mais, nada menos que Kim, filho da diretora do conservatório e o melhor pianista da Margareth Vilela, para piorar, as garotas dariam tudo para falar ou estar perto dele, o que não era grandes coisas para Tim, que passou a ter aquele famigerado ranço da cara dele (confesso que eu também fiquei).

Mas viver próximo alguém tão insuportável não seria o único problema para Tim. Além de ter um estilo que não agrada as pessoas e por não ter papas na língua, o maior dos seus problemas será aprender a tocar piano até o fim do semestre (ou era isso ou reprovação na certa). É aí que ela tem uma ideia mirabolante, chantagear Kim com um segredo e obriga-lo a dar aulas, e de quebra conseguir com que seus três únicos amigos toquem rock in roll na apresentação no final do semestre.

“Se não for difícil, não tem esforço. E, se não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre. (…) Se estiver fácil demais, você está fazendo errado.”

Meus caros, que livro gostoso! Já havia lido um conto da Babi, mas não esperava que fosse gostar tanto desse livro. Uma história com empoderamento, sororidade, representatividade, muita música e tudo que há de melhor.

Fico muito feliz de ter lido um livro solo da autora e não vejo a hora de poder ler outros, principalmente Alegro em Hip Hop, segundo livro da série Cidade da Música (o primeiro é Sonata em Punk Rock).

“Se tem alguém que nunca vai te abandonar, é sua música. É a única coisa em que podemos confiar. É a única coisa que não nos vira as costas.”

Se você está a procura de um livro recheado de muita música, com personagens super decididos e que estão em busca dos seus sonhos, tenho certeza que você irá amar essa história.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/08/20/resenha-sonata-em-punk-rock-babi-dewet/

Ana 23/09/2018

Apaixonante!
Li em praticamente um dia! É um livro fácil de ler e flui naturalmente.
Acompanhar o livro enquanto ouve a trilha sonora deixa tudo mais mágico! Infelizmente a falta de internet me impediu nos momentos finais mas não tirou a alma do livro.
Ao terminar de ler me senti não apenas livre mas foi uma energia extra pra quem estava questionando os seus sonhos, da vontade de ir pro telhado mais próximo gritar a plenos pulmões que tudo vai dar certo, que a vida é uma orquestra e no final todos os instrumentos vão se encaixar perfeitamente.
Ansiosa para o próximo e com sorte com a trilha completa!