O Doente Imaginário

O Doente Imaginário Molière




Resenhas - O Doente Imaginário


31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Vinícius 06/09/2020

Muito Divertido
Molière com uma das peças mais interpretadas no mundo, nos faz rir um bocado com o velho Argan. Uma leitura leve e rápida. Dá para ler em um sentada só.
comentários(0)comente



Daniel.Alcantara 30/04/2022

Um bom livro para a pandemia
O doente imaginário por Molière
Tradução de Daniel Fresnot
Editora @editoramartinclaret
Título original: Le Malade Imaginaire

Uma peça de comédia francesa do século XVII, feita para ser apresentada na corte de Luís XIV (o avô do que perdeu a cabeça). A trama é sobre um burguês hipocondríaco que é enganado pelo médico, pelo boticário e pela esposa.
O foco da comédia se coloca no contra ponto do absurdo com o senso comum. Além de uma crítica à medicina dogmática que era ensinada na época.
O livro me fez rir em muitos pontos, o que ótimo porque eu estava precisando rir um pouco, mas, ainda assim, há pontos reflexivos que não pude deixar de notar.
Já no século XVII, Molière denunciava a confabulação dos médicos com os botânicos, e a própria medicina era vista por Voltaire (que viveu na mesma época), como algo suspeito. Que mais matava do que curava. Mas era visto como algo de elevado status social.
Lógico que temos que levar em consideração o nível técnico e científico da medicina da época, o que os livros do @noahgordon ajudam a entender, principalmente, O Físico (The physician).
Mas o século XVII fica muito próximo quando vemos uma comunidade médica inerte ao uso aleatório de medicamentos comprovadamente ineficazes, gerando milhares de óbitos que poderiam ter tido um final mais feliz, se os médicos seguissem a ciência médica e não a ciência financeira. Fica a reflexão e a dica. Muito bom para rir.
comentários(0)comente



122333444455555 10/12/2023

Troça refinada
Moliére enreda em sua peça um tema central relacionado à crença popular na medicina e à esperança dos enfermos: a busca pela cura.

A leitura me surpreendeu positivamente, pois nunca tinha pensado que houvesse resistência à fé na deusa Ciência. Ao questionar qualquer tipo de divindade, seja ela qual for, há sempre um alvoroço, mas neste caso, acaba em riso.

Observamos, já no início, uma crítica aos gastos excessivos que todo doente tem com seus muitos remédios. Além da sátira do autor em relação à prática médica, a obra apresenta dois extremos igualmente ridículos: ou os médicos são ignorantes e incapazes de nos curar, ou são tão poderosos a ponto de controlar a vida e a morte. Esse é o recheio do bolo e torna a trama envolvente.

No mais, o livro conta com um romance apaixonante que o autor pincelou com diálogos ternos e muita ironia com a senhora Tonieta que deixa a peça muito divertida.

Em três ou quatro ?tragos? se encerra o livro, ou seja, é uma leitura rápida e gostosa.

Recomendo!
comentários(0)comente



EduardoCDias 16/06/2020

Delícia de peça
Divertidíssimo, pena ser uma versão adaptada sem indicação nenhuma de o ser... um homem rico, hipocondríaco, é enganado por esposa e outros por causa de sua fortuna. Quer casar sua filha com um médico para economizar, mas esta está apaixonada por outro. Destaque para a personagem Toanete, hilária!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



biac3 27/02/2023

Li para escola
é uma adaptação da peça de molier que é muito dinâmica e rápida
é interessante que mesmo sendo uma peça antiga ela apresenta tantas pautas atuais
comentários(0)comente



Luciana 15/06/2021

Molière e Laerte
Excelente adaptação de um clássico de Molière. A leitura é rápida e prazerosa. E as ilustrações da Laerte dão um toque especial. Gostei muito!
comentários(0)comente



Sra Carcará 13/01/2009

Hilario!!!

Muito engracado e super critico!!

Sabe aquela frase: "Seria tragico se nao fosse comico!"?

Para esse livro cabe a seguinte frase: "Seria comico se nao fosse tragico!"

;D
comentários(0)comente



SarahPSantos 14/08/2013

Por que ler "O doente imaginário"?
O doente imaginário é um livro interessante, porque "foge" dos padrões da maioria dos livros. O pequeno livro é um texto dramático, que traz indicações do andamento da cena e da ação da personagem, por meio das rubricas.
O interessante do livro é que, mesmo sendo uma comédia, Molière faz uma crítica. Ele critica os médicos, que não querem achar a cura para seus pacientes e só querem vender remédios e injeções.
Molière deixa dois conflitos como principais; Um desses conflitos é o caso do hipocondríaco Argan, que toma muitos remédios e injeções por indicação de seu médico, o Dr. Purgon. E o outro conflito é o romance proibido de Angelique e Cleante.
O doente imaginário é um livro com uma linguagem mais popular, é rápido de ser lido, é prático e engraçado. Só que essa graça não é muito explícita.
=)
comentários(0)comente



I'm Russian 14/08/2013

Por que ler "O Doente Imaginário"
"O doente imaginário" é uma comédia de costumes escrita pelo dramaturgo francês Molière. A comédia de costumes(criada pelo próprio Molière) aborda situações da época em que foi escrita, tipos distintos de pessoas e também proporciona a analise dos comportamentos humanos através de personagens que geralmente apresentam uma única característica.
As principais preocupações das personagens nesse tipo de comédia são o amor, o dinheiro e a ascensão social.
E apesar de ter sido escrita em 1673, essa peça continua representando muito bem os dias de hoje. O tempo todo ouvimos falar em fraudes e em corrupção no sistema de saúde brasileiro.
Recomendo que esse livro seja lido, porque ele te dará uma visão mais crítica sobre a capacidade que a ciência tem de fazer a cabeça das pessoas, uma vez que esse "poder" não é exclusividade do século XVII.

comentários(0)comente



Tainara 15/08/2013

Por que ler O Doente Imaginário?
Podemos dizer que este livro é muito bom de ler, porque ele é um texto dramático.
A maioria das pessoas preferem as partes de diálogos dos livros.O teatro é totalmente constituído por diálogos, por isso a leitura é mais rápida do que de um romance por exemplo.
O próprio autor(Molliere)atuava nas peças que escrevia em seus livros.
Lendo essa obra descobrimos, pouco a pouco, sua finalidade, que seria:Criticar alguns médicos de antigamente(da época), que muitas vezes eram desonestos e se "aproveitavam" do povo.Dos ricos, "roubavam" dinheiro e para os pobres passavam qualquer receita(consequentemente essas descrições são iguais a situação de hoje em dia).
Lendo textos dramáticos vemos e aprendemos como é feito um "roteiro de teatro".
comentários(0)comente



biahi 16/08/2013

Por que ler o livro "O doente imaginário"?
"O doente imaginário" é um ótimo livro dramático! Uma, das muitas obras de Molière que, critica a postura dos médicos, o que é uma de suas principais características.
Esse livro é um exemplo de comédia de costumes, pois caracteriza-se pela criação de tipos e situações da época, com uma sutil sátira social. Apresenta comportamentos humanos e costumes de uma maneira real. Logo na primeira cena já apresenta o conflito e as preocupações dos personagens com o dinheiro, a vida amorosa e o desejo de ascensão social e, por isso, pode até ser relacionado com a vida de hoje, mesmo sendo uma obra feita no século 18.
Recomendo esse livro a todos aqueles que amam texto dramático, comédia, fãs de Molière e até aqueles que tem curiosidade de conhecer uma obra que representa a vida de muitos séculos atrás.
comentários(0)comente



Mari 24/12/2022

O doente imaginário de Moliere
Esse livro é uma peça, então é bem diferente a escrita. Como eu sou atriz gostei bastante mas como não estou acostumada a ler esse tipo de livro foi meio nhe. Mas convenhamos que qualquer peça é muito bom.
Enredo muito bom.

Bjss
Com amor, marii?
comentários(0)comente



Ana 07/11/2016

Incrivel como algo em 1600 e bolinha ainda não perdeu a graça, além de ainda fazer sentido por ser tão simples! Genial! Não é a toa que ele influenciou outros dramaturgos como o Suassuna.
comentários(0)comente



Julio.Cesar 10/09/2019

porque ''ler'' o doente imaginario?
O livro ''O doente imaginário'' é um livro muito dramático,que critica a postura dos médicos pois ele quis retratar como eram os médicos de antigamente,eles eram muito ''desonestos'' e só aproveitava das pessoas e de seu dinheiro,é uma de muitas obras de moliere.
Eu indico para as pessoa que gostam de uma peça teatral,que ama comédia,drama,e que é fã de moliere.
Eu recomendo bastante, pois nós viajamos no tempo da antiguidade.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR