A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Thainá 26/10/2023

Bom, mas não extraordinário
Em A Máquina do Tempo somos apresentados por H. G. Wells ao Viajante do Tempo. Como protagonista do livro, ele narra para o leitor a sua grande aventura: uma viagem feita para o ano 802.701! Nesse mundo novo, o Viajante se depara com uma Terra completamente diferente da sua época, habitada apenas por dois povos: os pacíficos Elóis, que vivem na superfície e os sanguinários Morlocks, subterrâneos.

Confesso que, ao ler essa premissa antes de começar a leitura, comecei com expectativas altíssimas, por isso, foi com surpresa que reagi quando cheguei ao fim e me dei conta de que durante as 160 páginas o autor basicamente escreveu sobre impressões e sentimentos de seu personagem principal, explorando muito pouco dos habitantes da Terra do futuro, bem como a relação do Viajante com os nativos.

O livro tem menos aventura do que se espera, mas o Viajante do Tempo, pelo menos, é cativante e consegui me conectar com ele. O final da história fica em aberto e o leitor fica livre para imaginar diversas opções de finais.

Foi uma leitura boa, fluida, mas que deixou a desejar no desenvolvimento. Uma história com esse potencial poderia ter sido muito mais explorada! De todo modo, sendo um clássico, o livro tem o seu valor e com certeza revolucionou a literatura de sua época pela ousadia em tratar de um tema que, se hoje parece improvável de acontecer, à época do lançamento era praticamente inimaginável.

3,5??/5

Sander.Garcia 21/10/2023

A visão de futuro de alguém do passado
Considerando a época em que foi escrito, (final do século XIX), a imagem de um futuro bem distante até me surpreendeu .

É um livro curto, mas achei genial a ficção criada por Wells.

O livro praticamente se resume ao relato feito pelo viajante do tempo a um seleto grupo de intelectuais da época, entre médicos, jornalistas, psicólogos etc.

Só achei um tanto exagerado o ano em que o viajante foi parar, muito além do que eu poderia imaginar.

O planeta havia sofrido algumas mudanças. Mas o enfoque social é que dá a tônica do livro: um mundo que demonstrava a decadência da humanidade, e total ausência de raciocínio, inteligência, arte, trabalho e tudo mais.

Os humanos do futuro não trabalham, mas brincam como crianças, e se alimentam apenas de frutas, e dormem amontoados em salões imensos em construções simples, mas muito grandes.

Passados os primeiros momentos nessa nova era, o viajante se descuidou da sua máquina e, quando notou, ela tinha desaparecido.

Então, seus esforços agora são para encontrar a máquina e voltar pra sua era. Mas como faria isso?

Então, teve que aprender a se comunicar com os pequenos humanos, fazendo amizade com a pequena Weena.

Juntos, eles vão viver grandes e perigosas aventuras nesse mundo desconhecido, a fim de encontrar a máquina e voltar pra "casa".

Um livro rápido de se ler, sem muitas complicações. Mas eu talvez não releia.

Benjamin Há 20/10/2023

Um bom livro. Não acho que possua uma característica além disso. É gostoso de ler e é curto, tudo de bom.

Ingrid fields 18/10/2023

Interessante
Primeira vez que leio algo do well, achei bem interessante a visão de futuro dele, de que avançado em muito tempo algum dia iríamos na verdade ficar "selvagens" novamente, achei uma leitura bem rápida, um livro curto e bem interessante

Jujubacoutinho 17/10/2023

A Máquina do Tempo
A possibilidade de viajar no tempo é um sonho para qualquer um. Quem nunca pensou em consertar algo do passado, ou descobrir o que o futuro três pra todos nós?

Talvez, porém, o futuro não seja uma civilização brilhante e perfeita, talvez o futuro nos mostre até onde nossas falhas humanas podem nos levar.

Mas até onde a máquina do tempo poderia nos levar no futuro? Será que o céu sempre será azul? Que outras criaturas irão existir?

São tantas histórias incríveis, mas talvez se escutássemos de um próprio viajante do tempo, não iríamos acreditar.

Fica por sua escolha, mas o viajante do tempo que nos contou todas as maravilhas do futuro, desapareceu de seu escritório, e nunca mais voltou.

Vinyth 14/10/2023

Intrigante!
A Máquina do Tempo foi meu primeiro contato com o autor Wells, contato esse que gostei bastante! A forma como ele descreve a viagem no tempo me deixou completamente preso na leitura, assim como seu jeito de retratar o que a sociedade se tornou quando o viajante do tempo chega em seu destino.

GNR 12/10/2023

O viajante e o tempo
O predescessor do gênero nos implica a ser o mínimo anacrônico quanto possível. Com uma linguagem simples Wells nos transporta à sua mente por meio de analogias e inferências a um futuro não tão não tão distópico assim. A máquina do tempo, como instrumento tecnológico, difere de outros autores por colocar o homem como responsável por sua criação, herança da revolução industrial, e consequentemente responsável por seu futuro. Conforme o texto avança temos contato com dois tipos de seres humanos que sofreram especiação. A crítica social aqui faz pensar sobre a luta de classes, de um lado a burguesia detentora do poder econômico e do outro o proletariado detentor da força de trabalho.

Sophia.DaAvila 05/10/2023

Ai
Para mim livro bom é aquele que te prende e te tira de momentos ruins.
Esse livro não foi isso para mim. Sinceramente a narrativa narcisista me deixou decepcionada. O cenário imaginativo e muito parecido com a Trilogia cósmica também.

Giovanna 05/10/2023

Futuro distópico
Foi o que menos gostei dos 3 livros mais conhecidos do autor - ainda que seja um precursor em relatos de viagens no tempo - e tenha servido de inspiração para vários filmes e livros que eu amo.

?Ao longo da vida, Wells se preocupou com a sobrevivência da sociedade contemporânea. Se bem que acreditasse na utopia em que as vastas e terríveis forças materiais postas à disposição do homem poderiam ser controladas pela razão e utilizadas para o progresso e a igualdades dos habitantes da Terra, pouco a pouco foi se tornando mais pessimista.

H.G. Wells foi sempre um esquerdista convicto. De fato, seu primeiro romance A máquina do tempo tratava fundamentalmente da luta de classes. Os Elois eram descendentes dos antigos capitalistas e os Morlocks, dos proletários, que acabam por dominar seus antigos opressores.

Convencido da necessidade de um sistema social mais justo, se uniria à Sociedade Fabiana, cujo objetivo era instaurar o socialismo de forma pacífica. Diferenças políticas acabaram por distanciá-lo da sociedade. Segundo os críticos, o estilo literário de Wells não está à altura dos temas que trata. Segundo o próprio Wells, ?o que conta é o que se escreve e não como se escreve?.?

Senti que ele se perdeu um pouco nos diálogos internos do Viajante do tempo, sobre a sociedade em que ele se encontrava. A ideia foi boa, mas os monólogos deixaram a desejar.

Sem estante 03/10/2023

Me tornando uma fã de clássicos
Relutei um pouco para ler esse livro e se não fosse leitura coletiva do meu grupo dificilmente eu levaria pra ler. Enfim comecei e em meio a uma ressaca literária a sinopse de uma leitora do grupo me empolgou e eu terminei de ler, totalmente rendida.

A história é muito boa e me intriga muito o fato de o HG ter conseguido imaginar tudo aquilo na época em que ele viveu. Faz muito sentido o rumo que ele descreveu como sendo o futuro da humanidade.

Os personagens são meio que só pra fazer peso, se fosse uma história contada tirando a parte dos personagens seria igualmente boa.

Vale demais a leitura e não desistam no começo que melhora muito!

Giovanne6 03/10/2023

Meu livro favorito!
Que jornada do viajante do tempo no mundo dos Elois, cara. H.G. Wells me deixou vidrado nessa história. E como eu me amarro no tema viagem no tempo.
O remake do primeiro filme é o meu filme favorito também. Tenho um apego emocional forte nele desde a infância. O motivo do Dr. Alexander ter voltado no tempo mexe comigo.

Adson.Borges 02/10/2023

Livro interessante. Gostei mais do início. Do meio até o fim achei uma leitura agradável, mas nada excepcional. Acho que poderia ter falado um pouco mais sobre os ELOIS e os MORLOCKS. Teve uma parte do livro que os MORLOCKS lembraram até os vampiros do filme Eu sou a lenda. Mas no fim, vale apena ler o livro.

Jordão. 27/09/2023

Incrível
Muito boa essa ficção científica, achei fascinante os Elois (humanos do futuro), gostei muito também do cenário do futuro. O viajante do tempo passa por várias aventuras e perigos, uma estória fascinante e eletrizante, emoção do começo ao fim. Boas críticas sociais, esse livro foi escrito no século 19 e ainda é muito atual em suas críticas sociais. Apesar de ser um livro do século 19 a escrita não é complicada. A estória é diferente dos filmes (1960 e 2002).

Jose497 27/09/2023

Não queremos ir para o futuro
Depois de uma vida projetando uma maquina que viajasse no tempo, ele consegue e vai para um futuro longínquo. Fica apreciando o ambiente, observando tudo - mas quando percebe que sua maquina sumiu, ele passa a ter como foco encontrar a maquina e voltar para casa no mesmo instante que partiu - bastante interessante.
Há um toque de filosofia. Ainda mais que, ao perceber como algumas as coisas ruins da atualidade continuam existindo no futuro - talvez pelo próprio instinto humano e problemas que vemos todos os dias na vida.
O livro poderia ser maior e dar mais detalhes - mas parece que foi por motivos de força maior que teve que publicá-lo às pressas
Recomendo a leitura.

Davi800 12/09/2023

Uma viagem simples e satisfatória
O início é um pouco lento e a leitura demora a te prender por isso. Depois que a viagem ao futuro de fato acontece, as coisas começam a ficar mais interessantes. Após toda a explicação científica no começo, Wells levanta diversas indagações político-sociais sobre o futuro da humanidade, mas as deixa de lado ao decorrer da história, o que é uma pena. A metade do livro se entrega a um terror inesperado que funcionou muito bem comigo e me animou bastante a continuar a leitura. O final é meio apressado e falta desenvolvimento de personagens, mas a escrita é boa e o tema é muito interessante.