A máquina do tempo

A máquina do tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Catarine Heiter 28/11/2021

Minha primeira experiência com o autor e saí bastante animada!
Uma leitura fácil, simples para o gênero e que não perde muito tempo com explicações científicas. Lendo assim pode até parecer que se trata de uma obra superficial, mas o brilhantismo do autor fica evidente quando ele consegue trazer à tona temas tão importantes em tão poucas páginas e através de uma aventura tão empolgante! Fica clara uma crítica ao capitalismo ao abordar a diferença entre classes, assim como observamos uma reflexão sobre a evolução da espécie humana e do planeta Terra. Recomendo!

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2021 na categoria ‘Indicado por amigo’

Lucas Zani 26/11/2021

Show!
Mais um de Wells para pensar na vida. Viajar no tempo, para o passado ou para o futuro, o que será da humanidade? Nós faz pensar no hoje o que estamos fazendo, é o que queremos e o que deveríamos?

Jules 24/11/2021

Viagem no tempo
A história é uma verdadeira viagem no tempo, quando nos damos conta a história já se desenrolou e estamos por findar.
A história é contada do ponto de vista de um dos convidados das reuniões dadas pelo homem que conhecemos pelo apelido de ?Viajante do Tempo?.
No decorrer da narrativa conhecemos a aventura que o nosso viajante se meteu. É contada com uma riqueza de detalhes as sensações que a viajem no tempo causou.
A chegada ao desconhecido ano de 802701 e com ele o encontro com divertidas criaturas que evoluíram da espécie humana, os Eloi e sua desventura com criaturas subterrâneas, também evoluídas da espécie humana, os Morlocks.
O viajante almeja encontrar uma sociedade evoluída e autocentrada, mas o que encontra são criaturas que amam o dia e temem a noite, criaturas que alcançaram um certo grau de evolução e regrediram. Vemos a dualidade da espécie humana, em como ela se dividiu.
Vemos o que a evolução de mundo capitalista, centrado no esforço social causou a espécie humana.Como as diferenças econômicas e sociais evoluíram de uma tal maneira que renegaram dos trabalhadores o sol, a luz, a superfície, transformando em uma espécie totalmente diferente uma das outras, o nosso viajante tenta desvendar os mistérios da evolução humana, mas sem grandes sucesso, apenas faz algumas deduções que a uma primeira vista parecem bastante plausíveis.
As conjecturas evolutivas, sociais e econômicas que o autor faz no decorrer da trama são fontes de grande exortação para o pensamento crítico.

Na lua 22/11/2021

Interessante
Achei interessante a maneira com que o livro aborda, a longo prazo, os resultados de uma sociedade capitalista. Mostrando em primeiro momento, uma utopia futurista, que mais tarde, veremos se tratar de uma distopia, causada pelas consequências de uma sociedade aristocrata.

Lices 19/11/2021

Prático e encantador
A Máquina do Tempo conta sobre o Viajante do Tempo, um cientista que criou a mais espantosa das invenções, que lhe dá a oportunidade de sanar suas próprias curiosidades sobre a sociedade futura. Contudo o desencanto o consome quando finalmente percebe o fim dos tempos.

A Máquina do Tempo é uma história de aventura, mas também é uma reflexão sobre os valores da sociedade. Devo assumir que comecei este livro sem expectativa alguma, e terminei feliz e realizada! Simplesmente adorei a construções das raças, do ambiente e das personagens! É tudo muito simples e comum, atualmente, mas para a época de seu lançamento foi simplesmente surreal e inovador, e ainda continua sendo um livro marcante, encantador e muito completo.

Muitas pessoas desconsideram a ficção científica como literatura, e o que aconselho a elas é: Leiam A Máquina do Tempo! As idéias progressistas de H. G. Wells ficam escancaradas com o deslumbre que o Viajante do Tempo possui com a liberdade dos Elói.

H. G. Wells possuía um talento gigantesco para mostrar a verdade através do fantástico, e o fim da história é tão perfeito, não se pode imaginar um outro final que case tão bem quanto este. A Máquina do Tempo nos faz desconfiar daqueles que nos dizem que "sempre foi assim", e nos faz repudiar o conformismo.

mareenar 19/11/2021

Monótono
O livro é narrado em primeira pessoa por um dos convidados do viajante do tempo. É um livre breve com uma escrita objetiva e um monólogo maçante. Wells colocou ideias de um futuro muito distante, assim nunca saberemos se ele acertou na previsão. O assunto principal do livro, viagem no tempo, em si é muito interessante, mas creio que exista outros exemplares que supram melhor as pessoas que gostam deste tipo de conceito em um livro.

luciana 13/11/2021

Não gostei do livro em momento algum. Nem sei ao certo o que eu esperava, ou se esperava algo, mas não foi uma história que me prendesse de alguma forma.

Barbara1055 12/11/2021

Um livro bom pra entender a origem desse enredo da viagem no tempo, em alguns momentos nos deixa desconfortáveis e se perguntando o que vai acontecer. Porém, não é bem um livro que você para e pensa "MEU DEUS É MEU LIVRO FAVORITO", mas ainda vale a leitura.

Angelo.Miguel 10/11/2021

Incrível
Adorei a história e a escrita do autor!! É um livro bem tranquilo de ler e bom para começar H.G. Wells.

Robson.Loiola 07/11/2021

Teremos futuro?
Este livro é sensacional.

A visão do autor sobre a evolução humana é chocante, assim como vislumbra o fim doa tempos.

Liliam.Alencar 05/11/2021

A máquina do tempo
Leitura maravilhosa, de dar saudade quando acaba. Um dos melhores livros sobre viagem no tempo que já tive o prazer de ler.

Valentin 26/10/2021

Uma aventura rápida?
A história gira em torno de uma aventura de um londrino que viaja a um futuro bem distante e se depara com novos habitantes (novas raças?), enquanto tenta achar a máquina do tempo que ele perdeu para retornar ao presente.

No início do livro achei que seria um enredo repleto de reflexões sobre a humanidade e o destino que o planeta está tomando. Após termina-lo dependendo da sua atenção, ele é apenas um livro de aventura estilo Júlio Verne. Porém, da pra levantar diversos questionamentos e indagações a respeito desses temas.

Confesso que não fiquei me questionando nada sobre o futuro. Em alguns momentos fiquei meio amuado refletindo sobre a finitude da vida, mas somente.

É um bom livro de aventura, curto e fácil. Não se destacou e não é um tipo de livro que eu terei pra sempre em minha estante. Ainda assim, vale a pena a leitura para aqueles que gostam ficção.

Gio 20/10/2021

Alucinógenos
Acho que o autor bebeu algumas doses de pinga antes de escrever esse livro. Muito divertido, mas bastante viajado na maionese? ou no tempo ksks.
É bem curto, mas demorei mais do que o normal para ler, não me prendeu muito, embora a história seja rápida e intrigante.
É um livro antigo e foi muito bom ver o ponto de vista de alguém daquela época, como o HG Wells, sobre o futuro.
É ficção Científica, mas eu achei bemmm fantasia mesmo.

Daniel Nunes 16/10/2021

uma história de fantasia misturada com momentos de suspense e muita imaginação. o viajante nos leva a uma data que eu não acredito que o nosso planeta chegue até lá.