A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Thalia58 16/12/2023

Surpreendente
Esta é uma das primeiras histórias de ficção científica em que o autor inova usando a criação científica de um aparelho para realizar a viagem no tempo e é uma história bem envolvente.

Um dos pontos que chamou minha atenção é o fato do autor ser da área das ciências biológicas e ter colocado em seu livro a ideia de que evolução e progresso nem sempre estão ligados. Falando biologicamente, as espécies não evoluem num sentido de melhorias ascendentes com um objetivo, mas dependem das condições do seu meio o que pode ser algo bom ou ruim, inclusive muitas espécies foram extintas ao longo dos milhões de anos porque seu ambiente foi modificado e elas não tinham características que fossem adequadas àquele meio. É simplesmente um processo de sobrevivência. Nesse sentido, a espécie humana não é a mais avançada ou que poderia ser colocada no topo de uma pirâmide. Todas as espécies que existem hoje são igualmente bem sucedidas.

Isso é reforçado no livro quando ele viaja para o futuro e tinha em sua imaginação uma sociedade utópica em que a humanidade teria evoluído para ser mais inteligente, algo que se provou falso.

Por isso é sempre bom reforçar esses dois sentidos da palavra evolução, a pessoal ou profissional em que sempre buscamos melhorias e a biológica em que o único objetivo é a própria sobrevivência de acordo com as condições ambientais do entorno.

Outro conceito interessante para a época é do tempo ser também uma dimensão, o que foi corroborada muito tempo depois com Einstein e sua teoria da relatividade. Então o autor foi bem visionário a escrever seu romance com base nessa ideia.

O livro não era nada do que esperava e me surpreendi de forma positiva, recomendo fortemente a leitura.

Lolla 16/12/2023

Uau
Nossa eu fui ler esperando foi nada e encontrei foi ouro.
Incrível, envolvente, cria inúmeros mundos novos e complexos que tem tanto potencial
Além disso tem críticas sociais, faz você pensar e da um medinho do futuro
Achei genial, queria uma coleção inteira explorando tudo e o final em aberto me pegou demais, uma das melhores leituras do ano

André 14/12/2023

Atemporal
H.G. Wells mudou a regra do jogo com histórias de viagem no tempo com o seu "Máquina do Tempo". Não mais de inspirição onírica ou mística, a agora apropriadamente chamada viagem seria mediada por um mecanismo, assim como um carro ou trem, de origem técnico-científica.
Logo nas primeiras páginas, o protagonista sem nome - o "Viajante do Tempo" - explica a experiência do tempo através de uma quarta dimensão... uma década antes da interpretação geométrica de Hermann Minkowski da Relatividade de Einstein! (Embora certamente aqui Wells teve a influência de Howard Hinton, que cunhou a ideia de tempo enquanto dimensão espacial de existência concreta e da novela Flatland, de Edwin Abbott).
O romance se desenvolve a partir da narrativa da viagem em si efetuada pelo protagonista como um romance da tradição utópica, ainda que subvertendo a tradição e a ironizando explicitamente por meio das palavras do próprio Viajante do Tempo, ao explorar o estado futuro da sociedade humana a partir da extrapolação do presente - característica essa que estará invariavelmente presente nessa tradição a partir de então.
Influência universal na ficção científica em geral, na história de viagem no tempo e na ficção utópica, "A Máquina do Tempo" é um verdadeiro clássico cujo valor de entretenimento persiste no tempo na mesma velocidade que nós, ainda bem!

Cleberson 13/12/2023

Um clássico
Primeiro a falar sobre o tema maquina do tempo, pode as vezes parecer meio minimalista na escrita; mas consegue envolver e fazer uma boa história.

Afinal a escrita é de antes de 1900 os tempos mudaram e ela consegue por um mistério a lá Stephen Kings.

É tudo simples, e isso abre leque para diversas reflexões, tanto filosóficas quanto políticas.

A história é curta e as vezes se vê que falto mais aprofundamento de personagens. Mas por ser um clássico, dá para ler e aceita-lo.

Sté 13/12/2023

Pois o sol havia parado de se pôr
"Além desses sons sem vida, o mundo estava silencioso. Silencioso? Seria difícil traduzir a quietude disso tudo", p. 90

Esse livro é incrível, demorei mais por incompetência minha mesmo rs
Mas se a história continuasse por outros momentos no tempo, eu com certeza continuaria, ele traz aquela sensação de querer mais e mais... A narrativa te prende, ela já traz um mistério no início e de maneira crescente te deixa com vontade de descobrir o que vem depois. Recomendo...

"quando a inteligência e a força já se foram, a gratidão e a ternura recíproca ainda vivem no coração dos homens" (queria que fosse assim), p. 98

bayer_yago 05/12/2023

A máquina do tempo
Muito boa a experiência de ouvir esse audiobook que li/ouvi pela audible da Amazon. Só de pensar que esse livro foi escrito muitos anos atrás eu fico admirado e realmente fique aqui meus parabéns para o autor H.G. Hells.

Priciliana0 05/12/2023

A primeira viagem no tempo?
É um bom livro, curto e com um enredo bem direto, mas não me encantou. Ótimo é cansativo e sem grandes cenas. Levei dias para ler essas poucas páginas.

Deise 05/12/2023

Pioneiro no tema viagem no tempo: Evolução ou involução?
Gosto muito do tema viagem no tempo e esse pelo que vi é um dos pioneiros no assunto, gostei bastante pois me prendeu muito, na verdade escutei na audible, e o tempo todo me senti nos lugares que ele descrevia num futuro inacreditavelmente distante da humanidade (ano 802.701). É genial a ideia das ?classes? ou ?espécies? e como a organização da sociedade levou a isso. E a personagem do futuro ?Weena? ganhou um lugarzinho no meu coração.

Fica a pergunta: Evolução ou involução?

Recomendo pra quem gosta de ficção científica.

?Mesmo quando a inteligência e a força já se foram, a gratidão e a ternura recíproca ainda
vivem no coração dos homens??

deborattins 29/11/2023

Utopia ou realidade
A nota é baixa pq o gênero não é meu estilo, mas embora contenha extensas narrativas do viajante do tempo, há boas reflexões sobre a atualidade

Joo 25/11/2023

Bom para passar o tempo!
Bom, não é lá essas coisas, não é uma estória com um grande impacto. É só...bom? Sim. Apenas um viajante do tempo contando a sua breve história sobre sua viagem no tempo e uma pequena aventura para um grupo pequeno de pessoas. No começo é bem interessante, muito! Mas quando o viajante começa a contar a sua história, não tem algo que eu, particularmente não achei graaande, é só uma boa história. Tem umas partes que são reflexões do viajante e questionamentos, que são bastante interessantes e que realmente pode nos fazer refletir....

Arthur Peixoto 23/11/2023

Nada empolgante...
O livro traz a história de um homem que constrói uma máquina do tempo, após se aventurar no futuro, retorna para narrar suas histórias para alguns convidados. Achei o livro chato e sem muita empolgação. O autor tenta criar uma tensão e um suspense a cada capítulo, porém os questionamentos filosóficos recorrentes do personagem acabam ficando maçantes. Realmente, não sou fã do H. G. Wells.

Camis 19/11/2023

A primeira máquina do tempo
Wells traz um conto com uma premissa simples e sem muitas reviravoltas como costumamos ver hoje em dia quando o assunto é viagem no tempo. Porém, como o pré texto fala, ele foi o precursor deste tipo de história.
Em A máquina do tempo temos um narrador que ouve o viajante do tempo contar sua história de sua ida ao futuro e o que ele encontra por lá. Sua teorias iniciais, sua exploração e sua vivência e como sua perspectiva vai mudando ao longo da história.
Em partes a história é rasa e não explora pontos que poderia explorar. A personagem feminina do futuro nada mais é que uma donzela indefesa e o personagem principal o grande aventureiro.
Sendo uma história o resultado de seu tempo. A Máquina do tempo não é de todo ruim, e possui criatividade ao imaginar o futuro longínquo e duas espécies derivadas do ser humano atual.
É uma história para inspirar novas histórias.

Soda Káustica 10/11/2023

Uma introdução muito boa a viagens no tempo
Eu não tenho certeza, mas se eu não me engano esse livro foi um dos primeiros a abordar viagens no tempo. E ele aborda muito bem, não só tratando da viagem e desventuras vividas no futuro, mas também reflexões sobre o futuro da humanidade (apesar de ainda acreditar que até o ano 800.000 e pouco a humanidade, mesmo decaindo e sofrendo uma queda populacional gigante, ela vai superar isso.

Larissa Duncke 07/11/2023

Depois de abandonar dois livros seguidos, eu estava um pouco receosa de começar outro que poderia ser uma grande decepção novamente, no entanto, A Máquina do Tempo me surpreendeu, devido a fluidez da escrita e detalhes da história que nos fazem sentir quase o mesmo que o protagonista.