A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Davi800 12/09/2023

Uma viagem simples e satisfatória
O início é um pouco lento e a leitura demora a te prender por isso. Depois que a viagem ao futuro de fato acontece, as coisas começam a ficar mais interessantes. Após toda a explicação científica no começo, Wells levanta diversas indagações político-sociais sobre o futuro da humanidade, mas as deixa de lado ao decorrer da história, o que é uma pena. A metade do livro se entrega a um terror inesperado que funcionou muito bem comigo e me animou bastante a continuar a leitura. O final é meio apressado e falta desenvolvimento de personagens, mas a escrita é boa e o tema é muito interessante.

Emi 08/09/2023

Essa distopia prende a atenção, em meu ponto de vista, principalmente pela possibilidade de que algo desse tipo realmente aconteça com a humanidade

Mark_Literário 03/09/2023

Um pouco sobre o livro a máquina do Tempo, escrito por Hebert George Wells
A máquina do tempo foi lançado em 1815, considerado o pioneiro no tema. Em sua história o personagem retratado apenas como Viajante, conta a seus colegas os relatos de uma viagem no tempo por ele realizado com o auxílio de uma máquina. Com ela, ele viaja para o futuro, numa época em que os humanos não existem mais, e o planeta é povoado por pequenas criaturas pacíficas chamadas Elóis. No entanto, no subterrâneo de terras até então paradisíacas, vivem os Morlocks, seres predadores e que atacam ao anoitecer. Dessa forma, o viajante precisa sobreviver ao ataques dos Morlocks e reencontrar sua máquina para enfim retornar ao seu tempo. A leitura é envolvente, cativando o leitor com as descrições dos seres e lugares fantásticos visitados pelo Viajante, o que fez o livro ganhar fama mundialmente e, recebendo diversas adaptações para várias mídias.

Gabriel1994 02/09/2023

Instigante e vago
Um bom livro, leitura fluída, realmente te prende entre os capítulos. Porém, fico com a impressão de que o autor não conseguiu dar continuidade no enredo e nas questões levantadas e que eram até pertinentes no livro, parece que ficou muitas coisas sem respostas, algo até normal em muitos livros, no entanto, nesta trama muitas coisas foram levantadas e simplesmente não teve continuidade alguma. Muitas coisas desnecessárias, que, já que não teve respostas, não precisaria nem ter sido colocadas em pauta. Mas no todo, é um livro bom. Quero ler mais livros deste autor.

ana.lab 25/08/2023

Inovador!
Comprei em uma promoção da Amazon de forma completamente despretensiosa e que surpresa boa. A tecnologia criada e a visão de futuro do escritor é revigorante e muito inovadora pra época que foi escrito. Ela abre discussões que nunca esperaria encontrar em um livro escrito por um homem dessa época.

Não acho que seja um livro que agrade a todos, algumas horas ele se arrasta um pouco mesmo sendo uma história curta. Só que para amantes de Sci-fi é quase que obrigatória a leitura, vale demais!

Ana Winchester 20/08/2023

Uma viagem ao ano de 802.701 d.C
O viajante do tempo constrói uma máquina do tempo e vai para o ano de 802.701 d.C, onde encontra resquícios da humanidade como conhecemos hoje, os Elois e os Morlocks. Nesse futuro distante, o viajante se aventura para recuperar sua máquina do tempo, conhecendo um pouco mais dessas novas raças e fazendo suposições do por que da humanidade ter virado aquilo.
Gostei bastante da história, porém a tradução da versão que eu li (E-book do Kindle) foi simplesmente péssima e isso afetou a minha leitura, pretendo ler o livro novamente porém em outra versão.
Na minha opinião o livro é muito mais filosófico e sociólogo do que científico rsrs. Mesmo assim recomendo, pretendo ler outros livros do autor.

Michele Alberton 18/08/2023

Legalzinho... Não achei o máximo, mas deve ser porque já li outros livros de ficção científica melhores. Não sei se recomendo justamente por isso: eu acho que há melhores...

Camila2048 04/08/2023

- Considerem que eu estou especulando sobre os destinos da nossa raça, até ter criado essa ficção ...
Bem interessante !

Guilherme 02/08/2023

Esse é meu primeiro contato com H. G. Wells e confesso que gostei. Acho muito interessante a forma como os escritores que tiveram pouco ou quase nenhum contato com as tecnologias que temos hoje descrevem o futuro... Nesse caso um futuro muito, mas muito distante mesmo. E mais, acho que esse livro tem muito mais um quê de filosofia do que ficção científica. Vale a leitura.

Eric 01/08/2023

A estreia de HG Wells
Em "A Máquina do Tempo", acompanhamos a intrigante aventura do personagem conhecido como Viajante do Tempo até o ano 802.701 D.C. Nesse futuro distante, a população, conhecida como Elóis, vive em harmonia com a natureza, desfrutando de uma vida tranquila, sem preocupações com trabalho e em perfeita comunhão. Porém, por trás dessa aparente utopia, esconde-se um mistério intrigante acerca desse comportamento. Ao embarcar na jornada de resgate de sua máquina, o protagonista descobre a existência de uma segunda população, os Morlocks, que vivem no sombrio subterrâneo dessa terra e assombram as noites dos Elóis.

Nessa curta ficção científica, H.G. Wells traça um paralelo com os problemas socioeconômicos de sua época, em que a Revolução Industrial relegava o proletariado cada vez mais para os subsolos da Inglaterra, longe dos olhos de uma elite refinada. No livro, os Morlocks representam essa classe trabalhadora, vivendo em função de suprir as necessidades dos Elóis, o que justifica a aparente falta de ocupação diária dessa população.

A narrativa pode parecer rebuscada e o início um tanto confuso, o que pode dificultar o engajamento inicial. No entanto, à medida que avançamos na leitura, a história se torna cada vez mais interessante e culmina em um desfecho repleto de ação.

"A Máquina do Tempo" é o primeiro romance escrito por Wells e é consideravelmente mais simples do que sua icônica obra "A Ilha do Dr. Moreau". Neste livro, deparamo-nos com um escritor em seus primeiros passos no gênero da ficção científica. No entanto, essa simplicidade não compromete a qualidade da obra, pois ela cumpre bem seu papel de entreter e ainda nos proporciona momentos de reflexão.

Lucas1997 29/07/2023

Gostei da leitura, teve alguns pontos fracos pela falta de detalhes futuristicos.
Diria que pode ser uma boa introdução para a ficção científica, pra quem não é exigente.

Geovana.Romanoff 18/07/2023

Li em pouco tempo e achei muito interessante! Para quem quer começar a ler ficção científica ou para quem é fã vai simplesmente amar esse livro, é um livro que prende na história. Resumindo, o livro é muito bom(minha opinião)

helmalu 16/07/2023

Viagem no tempo
Eu amo ficção científica, é um dos meus gêneros favoritos. Essa história conta a história do viajante do tempo sob o ponto de vista de um narrador anônimo.
O viajante vai para o futuro alguns milhões de anos e encontra uma sociedade bem menos desenvolvida do que imaginava. Nesse lugar onde ele vai parar e que de início ele subestimou os habitantes, acompanhamos alguns dias em sua luta para recuperar a máquina do tempo que havia sido escondida.

Acredito que por ser uma história escrita numa época ainda sem muita tecnologia como conhecemos hoje, talvez nós, leitores atuais, nos decepcionemos pq temos uma noção de futuro completamente dominada pela inteligência artificial, robôs, computadores e afins, mas vale muito a pena a leitura pelas provocações filosóficas que ela propõe.
Murilo de S. R. 14/12/2023minha estante
Dá para entender o seu comentário no terceiro parágrafo. Obra escrita em 1895. Os estudos em física ainda estavam um pouco distantes das descobertas sobre a física subatômica.