A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Alberto 09/10/2022

Pioneiro na viagem no tempo
H. G. Wells criou esta história quando passava por um período de "vacas magras". Precisando de dinheiro mesmo. A necessidade é realmente a mãe das invenções. No caso, da invenção fictícia da máquina do tempo. A ideia é bem simples, o protagonista, conhecido apenas como "O Viajante do Tempo", utiliza a quarta dimensão para se deslocar no tempo e avançar mais de 800 mil anos no futuro, onde se passa quase toda o enredo.

O foco do livro não são as questões científicas ou as consequências que uma viagem no tempo poderia acarretar. O objetivo foi mostrar, através de duas raças antagônicas (Elois e Morlocks), para onde a humanidade estava se caminhando e ainda criticar o capitalismo da época, bem como exaltar o comunismo, com ressalvas. Então vale a pena aumentar ainda mais a suspensão de descrença e deixar de lado quaisquer furos na trama. Ainda mais considerando que Wells lançou A Máquina do Tempo em 1895, e o livro é considerado "a primeira obra de ficção científica a propor o conceito da viagem no tempo usando um veículo que permite ao seu operador viajar propositadamente e de forma seletiva".

Eu achei o livro interessante na abordagem, mas com pouco desenvolvimento, tanto do enredo em si quanto dos personagens. Foi impossível não comparar com o filme de 2002, com Guy Pearce como protagonista. A obra cinematográfica é bem mais completa, adiciona diversas paradas a mais na viagem, aprofunda os personagens ? que ganham mais peso em suas motivações ? e ainda traz discussões sobre a viagem no tempo em si e seus paradoxos. Há uma considerável quantidade de tempo separando as duas obras e pode ser uma comparação injusta. Mesmo assim, desta vez, o filme foi melhor que o livro, com folga.

Lis 07/11/2022

Reli esse ano, foi meu primeiro livro físico.
Amei, muito bom, queria que tivesse mais aprofundamento nos personagens, mas está ótimo
É isso.
É um livro especial para mim, e a história me prendeu para saber o que acontece no final. Minha mãe comprou esse livro com muito esforço... então é significativo e pessoal para mim.
Gisele, 2022

Robson.Loiola 07/11/2021

Teremos futuro?
Este livro é sensacional.

A visão do autor sobre a evolução humana é chocante, assim como vislumbra o fim doa tempos.

Maria 21/08/2020

A loca do H.G. Wells ????? Um clássico que eu acho que demorou demais pra chegar aqui em casa ahahah! Sensacional!!!!! Um cientista - apresentado como o viajante do tempo - inventa uma máquina que o leva pro futuro (ano 802.701). O que ele encontra é, obviamente, uma sociedade completamente diferente onde os seres humanos se transformaram em dois tipos de criaturas diferentes! Os desdobramentos são incríveis, junto das reflexões do viajante e toda essa ideia científica de um futuro mutcho loko... esse livro é um abraço pra quem ama viagem no tempo (claro)! #HGWells #AMáquinaDoTempo #books #bookstagram #instabooks #scifi
Lara 21/08/2020minha estante
queroo mto ler!!

Maria 21/08/2020minha estante
É uma delícia!! Li de uma vez

Cailo 23/09/2022

O tempo é diretamente proporcional ao progresso?
Nessa narrativa de HG, conceitos de viagem do tempo e das quatro dimensões são abordadas fascinantemente. O que a física discute com entusiasmo origina uma obra que interessa e entretém facilmente.
Embora a habilidade de criar personagens cativantes não seja um hábito do autor, nesta obra ele foge dessa norma. O viajante do tempo é humano, cientista e adorável, mesmo quando está envolvido em um genocídio [...]
Sobre o genocídio presente na obra, houve problematização do fato, mas não o suficiente. O foco na aventura impediu que fosse difundido o tema como eu gostaria. Contudo, é bem satisfatório ver a origem daquilo que inspirou os escritores a adaptarem a raça Morlocks aos quadrinhos da Marvel.
A crítica a respeito das relações de trabalho é bem severa e bem escrita. Ainda assim, senti que faltou descrições daquele mundo sobre a problemática para, então, atingir a profundidade de uma opinião tão bem formada e surpreendente.
O narrador é um problema, ele simula o leitor, mas não convence. A curiosidade dele não é bem retratada, parece que faltou confiança ao autor. Assim, entregando um final morno pautado nas observações de um observador medíocre.

Juliana2813 04/02/2023

Tedioso
Achei a ideia geral até legal e interessante, tinha potencial pra ser uma história muito massa, mas ficou um negócio sem pé nem cabeça, achei muito chato, a escrita apressada demais e maçante ao mesmo tempo, nenhuma cena me prendeu, é muito contemplativo e cheio de reflexões do personagem. Não leia esse livro com expectativa de ação e aventura pq não tem quase nada.

Estante.dabru 09/02/2022

Superou minhas expectativas!
Tenho esse livro a alguns anos (desde a época da escola) e não sei pq nunca dei atenção a ele. Acho engraçado e triste pensar que essa história incrível esteve tanto tempo na minha prateleira esperando para ser lida

Confesso que no começo não estava botando muita fé na história, mas eu estava errada. A leitura flui tão bem, é um livro simples, fácil de compreender e o suspense e a aventura prende do início ao fim.

Abençoado seja H.G Wells!! ?
Elcimar.Matos 09/02/2022minha estante
engraçado qnd a gente deixa de lado um livro e qnd finalmente lê gosta muito

Lungs 05/02/2022

Uma estranha experiência a respeito de viagem no tempo, nada aqui faz muito sentido, mesmo que tenha uma estranha crítica entre sistemas econômicos. A aventura é engraçada e te prende muito bem pelo mistério, mas quase nada é respondido no fim. Bem que poderia haver uma continuação
du sp 06/02/2022minha estante
Acho que deixa aberto para discussão. Passei o livro inteiro pensando que ele estava inventando a história toda.

Rodrigo 08/04/2021

Leitura muito fácil e corrida de um dos pais da ficção científica, e uma visão de futuro diferente de todas as outras distopias

Beatriz 22/05/2023

8.0/10
O que fala:
Um homem viaja no tempo e descobre o que aconteceu com a humanidade e com a natureza em um futuro bem distante.

Como foi minha leitura:
Não foi difícil, mas em algumas partes em que se tornava um pouco filosófica, precisei reler alguns trechos. Porém, é uma história rápida e que flui muito bem.

Sobre os personagens:
Não desgostei deles, mas também não me apeguei a ninguém. O Viajante parece um verdadeiro homem curioso da época; Weena era  fofa; o narrador demonstrou ser um ótimo amigo. Porém, você não cria nenhum vínculo com eles.

Sobre a história:
Interessante, me fez refletir bastante sobre o tempo, o futuro e como será a humanidade.

Coisas que me incomodaram:
Os personagens não me cativaram tanto. Tive a impressão de estar lendo um conto e não um livro.

Justificativa da nota:
No geral, gostei. Não é de um gênero que me interessa muito, algumas coisas ficaram sem explicação, então pareceram meio jogadas. O romance do livro é estranho e não te provoca nenhum sentimento. A impressão que me deu foi de ouvir um relato, mas sem conseguir imergir na história e torcer pelos personagens. Provavelmente vou me esquecer boa parte da história no futuro. Mas é legal é boa para passar o tempo.

Albert 14/02/2020

Ao Futuro
Tendo como plano de fundo a viagem no tempo, Wells fala sobre sociedade e o futuro da humanidade. Deixa muita coisa para o que se pensar.

Nathália 18/02/2020

Apesar de ter sido escrito há tanto tempo, cairia muito bem as críticas mencionadas pelo autor à sociedade de hoje. Não tiro todos os méritos que esse livro tem, mas não sei se foi por ter tido alta expectativa, não estar no momento certo pra esse tipo de leitura ou forma de escrita acabei não gostando como deveria. Espero dar uma nova chance algum dia e com certeza irei ler os outros livros do autor.

Ana Elisa 23/04/2022

Mais ou menos
Achei muito interessante, fiquei presa na história e tudo mais, mas não sei, não me agradou tanto assim.

Uma leitura muito rápida, dá para ler em um dia tranquilamente de tão fininho que é a história.

O que mais me agradou é saber quando o autor viveu e a ideia incrível que ele teve ao criar essa história

helmalu 16/07/2023

Viagem no tempo
Eu amo ficção científica, é um dos meus gêneros favoritos. Essa história conta a história do viajante do tempo sob o ponto de vista de um narrador anônimo.
O viajante vai para o futuro alguns milhões de anos e encontra uma sociedade bem menos desenvolvida do que imaginava. Nesse lugar onde ele vai parar e que de início ele subestimou os habitantes, acompanhamos alguns dias em sua luta para recuperar a máquina do tempo que havia sido escondida.

Acredito que por ser uma história escrita numa época ainda sem muita tecnologia como conhecemos hoje, talvez nós, leitores atuais, nos decepcionemos pq temos uma noção de futuro completamente dominada pela inteligência artificial, robôs, computadores e afins, mas vale muito a pena a leitura pelas provocações filosóficas que ela propõe.
Murilo de S. R. 14/12/2023minha estante
Dá para entender o seu comentário no terceiro parágrafo. Obra escrita em 1895. Os estudos em física ainda estavam um pouco distantes das descobertas sobre a física subatômica.