Confissões de Um Amigo Imaginário

Confissões de Um Amigo Imaginário Michelle Cuevas

Resenhas - Confissões de Um Amigo Imaginário

Carla 16/04/2021

?Você só é invisível se você se sentir invisível, seja você imaginário ou não.?

Alice2908 17/04/2024

Profundo e curto
Nunca achei que um livro com teor infantil fosse me marcar tanto, ele livro me trouxe diversas reflexões, tipo, quem sou eu?, nunca imaginei que um livro cujo o protagonista é um amigo imaginário fizesse eu me questionar sobre minha própria existência, eu fiquei triste por ele e ao mesmo tempo entendo esse sentimento de não se sentir pertencente a nenhum lugar, eu amei as ilustrações achei muito fofas, o único defeito desse livro é ser tão curto.
Frase que marca:
"Quem é você quando tudo que você conhece sobre si mesmo some?"
-não sei.

mariana 07/04/2021

Uma leitura especial
Um livro infantil, com uma história linda, reflexiva, e com ensinamentos profundos.
As mensagens que este livro traz o fará se emocionar!

Aninha 16/03/2021

Que livro meus amigos que livro....
Li quando era bem pequena, não entendia a importância desse livro ainda. Resolvi reler e a pancada foi mtoo grande, espero que as pessoas que lerem esse livro entendam o real significado desse livro....

Driely Meira 12/10/2016

Lindo!
Quem é você quando tudo que você já soube sobre si mesmo partiu? – página 164

Jacques é o irmão gêmeo de Fleur desde que se entende por gente. Com a própria cama, um lugar à mesa e no carro, ele é um garoto como qualquer outro.... Mas todos parecem odiá-lo! Na escola, quando Jacques levanta a mão para responder uma pergunta feita pelo professor, ele é ignorado, e os pais precisam ser lembrados por Fleur de dar boa-noite ao menino e de colocar um prato à mesa para ele.

Até que ele descobre ser o amigo imaginário de Fleur, e tudo passa a fazer sentido. E ao mesmo tempo, não. Jacques descobre então um mundo que ele desconhecia, um mundo onde amigos imaginários andam para lá e para cá, e participa de reuniões onde os amigos imaginários contam suas experiências e etc. E é nessas reuniões que ele conhece o Bicho Papão, que lhe revela um segredo: ele pode ser livre!

Alguém já viu você? Realmente, de verdade, a parte mais profunda que parece invisível ao resto do mundo? Espero que alguém tenha visto você. Alguém me viu. Fleur sempre me viu. – página 21

Não que ele não goste da companhia de Fleur, ele a ama! Mas acontece que Jacques não quer ser apenas o amigo imaginário de alguém, não quer existir porque alguém possui uma imaginação fértil. Jacques quer ser livre. Sendo assim, ele pede para que Fleur o liberte, mas as coisas não saem bem como ele esperava. Jacques deixa de ser o amigo imaginário de Fleur... para ser o de outra pessoa! E eu paro por aqui...haha’

Fiquei com muita pena do Jacques quando ele descobriu que não era real real, e mais ainda quando ele tentou fugir daquela realidade e acabou numa pior. Mas tais acontecimentos o fizeram crescer, amadurecer, e ele foi de grande importância na vida de outras pessoas. Sem contar que isso tudo me rendeu altos risos!

Também gostei da Fleur, mas como o livro é narrado pelo Jacques, eu me senti mais próxima dele, e a Fleur não aparece tanto quanto eu achei que apareceria. Outro personagem, além do Jacques, que me encantou, foi Bernardo, um menino tímido que era praticamente invisível aos outros, o que deixava Jacques um pouco contrariado. Ele, que realmente era invisível, queria ser visto pelos outros mais do que tudo, e Bernardo fazia o possível para que não o notassem.

Talvez nós sejamos feitos das mesmas coisas que as estrelas, e as estrelas sejam feitas das mesmas coisas que nós. Feitos de todas as coisas perdidas e de todas as coisas que não pertencem a lugar nenhum. – páginas 39 e 40

A escrita da autora, além de fluir bem rápido, é bem simples e leve, então o livro acaba num piscar de olhos (infelizmente), sem contar que é uma história muito criativa, e eu adorei acompanhar as aventuras de Jacques... E torcia muito para que ele conseguisse se libertar e tornar-se real, nem que fosse para surgir um mágico no meio da história e transformá-lo em menino de verdade (ops, meio Pinóquio, né?). Mas o final criado pela autora também foi muito satisfatório, melhor que o meu acima...hehe’ Gostei do desfecho, ficou muito lindo, e eu quaaase me emocionei. Faltou um pouquinho só.

Enfim, a obra não é complexa, tanto que foi publicada pelo selo Galera Júnior, mas não deixa de ser uma leitura maravilhosa e muito agradável. Claro que ver o Jacques passando por aquela angustia toda me deu um aperto no coração, mas os momentos engraçados da história compensam o drama. Adorei o livro, e o achei muito criativo também, além de, mais uma vez usarei este adjetivo, muito lindo!

Era uma vez um garoto que não existia de verdade. Exceto que ele existia, para uma pessoa: uma garotinha. E, quando ele partiu para ser livre, foi apenas porque a garota permitiu. O garoto prometeu nunca a esquecer: não porque ele fosse particularmente teimoso, ou tivesse tendências a sentir culpa. Ele sabia que era simplesmente impossível. Mesmo que viessem vários invernos e as luzes escurecessem a ponto de ele se esquecer de tudo, ele ainda se lembraria. Mesmo quando as folhas escurecessem sob a neve [...] – página 82

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

maria 31/01/2021

Perfeição!
Um livro cheio de aventura e imaginação! Um dos primeiros livros que li. Um livro realmente bom, mesmo apesar de ser infantil. Dá pra refletir bastante com ele. Um dos meus favoritos até hoje. Recomendo muito!!!

Flora Airbender 08/01/2021

Amigos imaginários
A história tem boas reflexões sobre o significado que damos a nós mesmos e as coisas. É um livro engraçado também, mas só se você tiver um humor de quinta série como eu hahaha. Há acontecimentos mirabolantes mas não vi como defeito já que é um livro infantil. Já o vocabulário não achei nada infantil, tem muitas "palavras cultas" demais pra uma criança. Só acho que as crianças com quem Jacques foi amigo imaginário depois da Fleur poderiam ter histórias melhores. Bernard foi a única criança que teve um ótimo desenvolvimento por causa de sua timidez que Jacques o ajuda a perder.

Eu tive vários amigos imaginários na infância então foi muito divertido ler sobre isso.

"Todos nós queremos encontrar aquela pessoa que conhece nosso eu real, nossas esquisitices, e, ainda assim, nos compreende. Alguém já viu você? Realmente, de verdade, a parte mais profunda que parece invisível ao resto do mundo?".

saraiva 10/09/2020

reflexivo
apesar de ser um livro infantil à primeira vista, há muitos questionamentos e reflexões profundas e complexas neste livro, mas tudo muito bem equilibrado com uma história leve e divertida. fantástico!

Carolina 05/09/2020

Confissões de um amigo imaginário
Livro infantil como base na temática de identidade pessoal!
Livro de leitura fácil e super agradável! Apaixonante!

Livia 07/08/2020

Não é só um livro "infantil"
O livro pode parecer infantil, porém é mais que isso traz ensinamentos tão complexos.
É sem dúvidas um livro que merece ser lido. Com certeza recomendo a todos!!!

Amanda3913 02/08/2020

Leitura obrigatória!
Embora livros infantis recebam um olhar de desdém por parte de diversos leitores, alguns merecem total atenção e esse é um deles!

O desenvolvimento do personagem principal é absurdamente sutil e bem feito. Há um amadurecimento e serve como metáfora para questões maiores que atingem quem está lendo.

É mostrado que, apesar de termos medo de lidar com situações difíceis, somos capazes de resolver se pararmos para usar a imaginação. Leitura leve, engraçada e ao mesmo tempo profunda.

William.Alves 06/06/2020

"todo mundo se sente invisível às vezes..."
Eu nunca imaginaria que um livro feito pra crianças pudesse me fazer refletir e me emocionar de uma forma diferente, comecei o livro não dando muito valor e terminei muito feliz com o resultado

@Mihleituras 20/05/2020

História linda e muito emocionante. Com uma narrativa incrível

Maize 07/09/2017

Você só se torna invisível se acreditar nisso, imaginário ou não.
Jacques Papier experimenta o sentimento de mais odiado á descoberta de ser na verdade um amigo imaginário de quem achava que era sua irmã Fleury. Em meio a essas descobertas uma narrativa delicada e repleta de lindas mensagens: "-Ah, formas.-A Meia Fedorento deu de ombros o melhor que podia, pois não tinha ombros. -Até crianças mudam de forma eventualmente, ficam maiores, mais velhas, mais manchadas, mais enrugadas e curvadas quando envelhecemenvelhecem, como uma flor murchando.Eu não me preocuparam muito com isso. Passe menos tempo pensando nisso é mais tempo pensando no que está dentro das formas."

Minha Velha Estante 08/05/2017

"A verdade é que é isso que qualquer pessoa quer: ser conhecida dessa maneira, ser vista. E não falo do nosso cabelo, ou de nossas roupas, eu quero dizer vista mesmo por quem somos de verdade. Todos nós queremos encontrar aquela pessoa que conhece nosso eu real, nossas esquisitices, e, ainda assim, nos compreende, Alguém já viu você? Realmente, de verdade, a parte mais profunda que parece invisível ao resto do mundo?
Espero que alguém tenha visto você.
Alguém me viu.
Fleur sempre me viu."

Confissões de um amigo imaginário é a história de Jacques Papier narrada por ele mesmo. E quem é Jacques? Ah, um garotinho incrível que mora com seus pais e sua irmã gêmea Fleur. Mas, apesar de ter uma vida feliz ao lado da melhor irmã que alguém poderia ter, algumas vezes ele se sente muito só, chegando a acreditar que é invisível... Na escola, por exemplo, os colegas e professores parecem ignorar a sua presença. Não deve ser fácil para um garotinho de 8 anos se sentir assim...

Mas ter Fleur ao seu lado compensa tudo! Eles são a dupla perfeita, daquele tipo que parece que um sabe o que o outro está pensando.

“Sim, como qualquer dupla de melhores amigos, havia um mundo inteiro que só poderia ser visto por ela e por mim.”

Mas o que não está bom, começa a piorar quando ele ouve os pais conversarem sobre o amigo imaginário de Fleur... E o mundo de Jacques desaba! Ele não entende porquê Fleur precisa de um amigo imaginário, já que eles se completam. E, como um ato de vingança e rebeldia, cria seu próprio amigo imaginário.

"Amigos imaginários são como livros. Somos criados, somos desfrutados, somos dobrados e amassados, e então somos guardados até que precisem de nós mais uma vez."

Tudo parecia estar entrando nos eixos novamente, até que Jacques conhece a Vaqueira, uma menina que é uma amiga imaginária e revela a ele toda a verdade da sua existência: ele sim, é o amigo imaginário da Fleur, e não seu irmão gêmeo. Como lidar com essa verdade tão cruel, tão limitadora?

Jacques resolve ir em busca do seu verdadeiro eu e descobrir com o real sentido da sua existência. Pede a Fleur que o deixe ir, mas, qual não é a sua surpresa ao descobrir que um amigo imaginário precisa de alguém que o imagine para existir, e ele acaba sendo amigo imaginário de outra pessoa.

Mas será que vale à pena viver assim? Será que esse é um destino digno? Um amigo imaginário tem, na verdade, sua importância?

Jacques é um garotinho apaixonante e, te garanto, que você vai querer ajudá-lo em sua empreitada. Aparentemente frágil quando descobre a sua condição, mas vai demonstrar ter mais coragem do que muito adulto ao sair em busca da sua verdade, mesmo sabendo que estará só.

E é através dessa separação e consequente solidão, e a ajuda do “Grupo de apoio para amigos imaginários”, que vem o amadurecimento de Jacques através de suas descobertas. Só assim ele vai conseguir ter a dimensão da importância dele na vida das pessoas que o imaginaram.

Um livro muito especial que fala de família e seus complicados relacionamentos, amizade, fantasia, imaginação, realidade, solidão, amadurecimento e superação.

Classificado como livro infantil, mas afirmo sem medo de errar que todo adulto deveria ler “Confissões de um amigo imaginário”. Seja para relembrar do seu amigo imaginário, caso você tenha tido um, ou para perceber o que você perdeu e como é importante ter imaginação, casa você nunca tenha tido.

" - O universo é um mistério, com M maiúsculo - disse Maurice. - o impossível é possível. E você, Fleur, parece o tipo de garota que sabe a realidade está apenas nos olhos de quem vê. "

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/05/leitura-da-drica-confissoes-de-um-amigo.html