Confissões de Um Amigo Imaginário

Confissões de Um Amigo Imaginário Michelle Cuevas

Resenhas - Confissões de Um Amigo Imaginário

Carolina165 13/08/2020

Não tenho palavras para descrever o quanto amei este livro
Estou aqui pensando em como pôr em palavras o quanto eu amei esse livro e o quanto ele é especial, mas nada do que eu disser será o suficiente. Então só vou dizer o seguinte: como um livro tão pequeno em tamanho e número de páginas pode ser tão grandioso em significância e profundidade? Porque esse livro é profundo sim. As mensagens que ele passa e as reflexões que ele provoca são inúmeras. Além de ser muito engraçado e criativo. Ri muito, me emocionei e terminei com os olhos marejados. Sim, o final é lindo e tocante. Entrou para a minha lista de favoritos que preciso reler. E sei que se eu ler este livro mil vezes, favoritarei mil e uma vezes!

MARAVILHOSO, ENGRAÇADO, ESPIRITUOSO, PROFUNDO, LINDO, SENSÍVEL E EMOCIONANTE!!!

Todos os adultos deveriam ler essa pérola. AMEI, AMEI e AMEI.

"A realidade está apenas nos olhos de quem vê". Pág. 17

"A verdade é que é isso que qualquer pessoa quer: ser conhecida dessa maneira, ser vista. [...] Todos nós queremos encontrar aquela pessoa que conhece nosso eu real, nossas esquisitices, e, ainda assim, nos compreende. Alguém já viu você? Realmente, de verdade, a parte mais profunda que parece invisível ao resto do mundo?" Pág. 21

"Talvez nós sejamos feitos das mesmas coisas que as estrelas, e as estrelas sejam feitas das mesmas coisas que nós. Feitos de todas as coisas perdidas e de todas as coisas que não pertencem a lugar algum". Pág 39

"Uma garota com um amigo imaginário é uma coisa. Mas um amigo imaginário que tem seu próprio amigo imaginário? Não, não, é demais. É como uma boneca russa da imaginação! É como a pintura de uma pintura! É como o vento sentindo uma brisa, ou uma onda mergulhando no oceano. É como ler um livro que apenas descreve outro livro. É como uma música bater pé ao ritmo e dizer "Nossa, eu adoro essa música"! "Pág. 34
Bryan.Caratti 13/08/2020minha estante
Você falou tão bem dele que já entrou pra minha lista! Deve ser muito bom! :)

Carolina165 14/08/2020minha estante
Eba!! Ele é maravilhoso!!! ????

mnk0 05/07/2021

??
Um livro totalmente adorável,que te faz refletir, a história e os personagens são muito bem construídos,assim um livro "confortável".

PS: pensando em um plano para roubar ele da biblioteca ??
rayumix 05/07/2021minha estante
Bolando um plano infalível ???

mnk0 05/07/2021minha estante
?? força irmã ?

Nati 26/12/2016

Adorável
Desde quando fiquei sabendo do lançamento desse livro, achei uma fofura e já entrou na minha lista de desejos. Fiquei feliz quando chegou no News da editora e eu pude pedir ele para resenhar aqui.

Confissões de um Amigo Imaginário conta da história de Jacques Papier, um garotinho que era ignorado por TODO mundo, menos por sua irmã gêmea Fleur. Apesar de ser sempre ignorado, nunca se incomodou com o fato pois ele tinha a Fleur.
Então chegou o momento em que Jacques descobre que sua irmã tem um amigo imaginário e nunca contou isso pra ele. Ele fica chateado e triste, até se dar conta de que ele mesmo era o amigo imaginário de Fleur e começar a frequentar o grupo Imaginários Anônimos.

Quando Jacques descobre que é um amigo imaginário, ele começa a ficar triste e a sofrer uma crise existencial. Apesar de querer mudar isso e se sentir triste, esse é um livro muito divertido e me tirou várias risadas. Assim que abri o livro, me apaixonei pelo Jacques e me senti ali juntinho com ele. É narrado em primeiro pessoa (é uma autobiografia de Jacques) e é um livro especial. A escrita da autora é leve e a trama é bem criativa, nunca imaginei que leria algo do tipo.
Apesar de ser um livro simples e curtinho publicado pelo selo Júnior da Galera Record, é um livro muito fofo!! Foi publicado pela Galera Júnior por ser um livro voltado pro público mais infantil - a letra maior que o normal e há desenhos fofos em todos os capítulos. Entretanto, não é por ser um livro infantil que ele deixa de ser bom. Muito pelo contrário, é um dos mais gostosinhos de ler que li nesse ano, é uma pena o livro ser tão curto.

Para ler a resenha completa, visite o blog!

site: http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2016/10/resenha-confissoes-de-um-amigo.html
Deinh@ 30/05/2018minha estante
acha que é apropriado para uma criança de 5 anos super inteligente? rsrs
Meu amigo está fazendo aniversário e gostaria de presenteá-lo com esse livro, para ler para o filho.

a.bookaholic 14/05/2017

Você só é invisível se acreditar nisso. Imaginário ou não.
Comprei esse livro porque ele me lembrou um dos meus favoritos, que se chama Memórias de um amigo imaginário. No fim das contas, esse acabou sendo bem diferente, porque ele é bem voltado pro público infantil mesmo. Mas eu achei muito lindinho e vim dizer que, caso você esteja tentando incentivar uma criança de uma faixa etária de uns 10 anos a ler, coloque esse livro em sua lista!

Jacques Papier se considera o garoto mais odiado do mundo. Parece que até mesmo seus pais ignoram sua existência. A única pessoa que realmente fala com ele é sua irmã gêmea, Fleur. Até que um dia, Jacques escuta uma conversa de seus pais sobre Fleur ter um amigo imaginário. Aos poucos, ele se dá conta de que ELE é o amigo imaginário!

Jacques acaba entrando numa crise existencial. (Peraí, algo que não existe pode ter uma crise existencial? Ou eu deveria chamar de crise não-existencial? Ah, vocês entenderam.)

Quando os pais de Fleur a levam até um terapeuta, pois consideravam a imaginação dela excessivamente criativa, Jacques encontra outros tantos amigos imaginários na sala de espera. Lá, ele se une a uma espécie de grupo de apoio de amigos imaginários e descobre que ele pode se libertar. Assim, quando Fleur permite que ele se desvincule de sua imaginação, Jacques fica livre.

Ou quase.

Quando a criança que o imaginou deixa de acreditar no seu amigo imaginário, este acaba ficando livre para que outra criança o tome com sua imaginação. Jacques fica desesperado, pois não era essa sua intenção. Mas agora que ele está começando entender o verdadeiro trabalho de um amigo imaginário, ele acaba ajudando muitas crianças que precisam dele.

Esse livro é engraçado, sensível e com mensagens muito lindinhas! Fala sobre acreditar em si mesmo e se aceitar como é. Afinal, não existe nenhum problema em ser criativo demais, ou viver em seu mundo particular, ou gostar de coisas estranhas.

"Eu começava a achar que você ficaria boquiaberto com qualquer pessoa se você pudesse ver as partes dela que ninguém mais vê. Se você pudesse ver essas pessoas inventando musiquinhas ou fazendo caretas no espelho; se você as visse dormindo abraçadas com seus cachorros, ou parando para olhar um insetinho caminhar por um galho, ou simplesmente sendo muito diferentes e solitários e chorando em algumas noites. Ao ver essas pessoas, vê-las realmente, você não conseguiria evitar achar que qualquer pessoa e todas as pessoas são incríveis."
Maize 07/09/2017minha estante
Perfeita sua resenha...

Elena182 16/06/2023

Comprei esse livro num sebo porque havia lido a orelha e brinquei que daria um ótimo filme de terror. Comecei a ler despretensiosamente e quando me dei conta já estava com os olhos marejados. É um livro infantil, mas que todo adulto deveria ler pois fala de identidade, pertencimento e de um modo lúdico, amor.
dudinhaa2 16/06/2023minha estante
eu amo esse

eduarda1448 16/03/2023

Q LIVRO PERFEITO
Cara, esse livro é simplesmente perfeito! Eu não coloquei expectativa pq era p um trabalho da escola, mas ele me destruiu e construiu de novo, sério
Ele retrata perdas de forma suave e natural, mas que acabam com a gnt do msm jeito
A leitura flui com facilidade e nao é cansativa; é do tipo que faz você esquecer que está lendo
É uma história leve, mas com muitos ensinamentos incríveis!
É perfeito, apenas.
LEIAM!!
(minha primeira resenha yay?)
mirrwrbll 16/03/2023minha estante
eita como escreve

Nat Nat 16/04/2021

Favoritado
Fazia tempo que um livro não me causava tantas sensações quanto esse me causou, e que quantas foram, nossa!

Eu me vi rindo e torcendo pelo personagem, me vi querendo voltar a infância só para poder resgatar meu amigo imaginário.
Bandeira5 16/04/2021minha estante
Mande DM

Alice2908 17/04/2024

Profundo e curto
Nunca achei que um livro com teor infantil fosse me marcar tanto, ele livro me trouxe diversas reflexões, tipo, quem sou eu?, nunca imaginei que um livro cujo o protagonista é um amigo imaginário fizesse eu me questionar sobre minha própria existência, eu fiquei triste por ele e ao mesmo tempo entendo esse sentimento de não se sentir pertencente a nenhum lugar, eu amei as ilustrações achei muito fofas, o único defeito desse livro é ser tão curto.
Frase que marca:
"Quem é você quando tudo que você conhece sobre si mesmo some?"
-não sei.

Sofia Trindade 07/11/2016

Me fez chorar!
"Confissões de um Amigo Imaginário" é um livro infantil carregado de emoções e lições de vida. O livro mostra a vida de Jacques, um garoto que vive aventuras imaginárias incríveis ao lado da irmã, mas que se sente invisível para o resto do mundo.
A vida de Jacques vira de ponta cabeça quando ele descobre que realmente é invisível para o resto do mundo, pois Jacques é um amigo imaginário, que foi criado pela pessoa que ele mais ama. Sua irmã.

Revoltado com o fato de não ser real e mais revoltado ainda por descobrir que não tinha vida própria, a não ser a imaginada pela criadora, Jacques aprende uma forma de se libertar da mente que o imaginou e parte em busca de novas aventuras. Mas um detalhe importante o amigo esqueceu de aprender: Jacques será sempre imaginário e nunca será totalmente livre, totalmente real.

Michelle Cuevas teve uma imaginação e simplicidade tão incrível na hora de criar a historia de Jacques, que me apaixonei logo de cara. Mesmo sendo um livro mais leve, puxado para o público infantil, podemos sentir a carga emocional que o enredo possui. A autora tem uma escrita muito boa de ser lida, então a gente acaba lendo o livro em poucos dias.

Jacques teve que aprender a se redescobrir, a se permitir sentir coisas novas, e com isso ele acabou mudando não só sua vida como a vida das pessoas que ele passou. Foi praticamente impossível segurar as lágrimas com o desfecho lindo que a história possui. Me senti honrada por ter tido a oportunidade de ler algo tão bom, tão tocante e emocionante. Sem dúvidas "Confissões de um Amigo Imaginário" marcou minhas leituras do ano e da vida também.

Preciso espalhar para o mundo o quão bom o livro é, e recomendar a todos que leiam e reascendam a chama imaginaria que existe dentro de nós.

"As vezes, problemas imaginários são mais difíceis de suportar do que problemas reais".
Resenha feita em parceria com a Editora Galera Record.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/10/ResenhaConfissoesdeumamigoImaginario.html

Minha Velha Estante 08/05/2017

"A verdade é que é isso que qualquer pessoa quer: ser conhecida dessa maneira, ser vista. E não falo do nosso cabelo, ou de nossas roupas, eu quero dizer vista mesmo por quem somos de verdade. Todos nós queremos encontrar aquela pessoa que conhece nosso eu real, nossas esquisitices, e, ainda assim, nos compreende, Alguém já viu você? Realmente, de verdade, a parte mais profunda que parece invisível ao resto do mundo?
Espero que alguém tenha visto você.
Alguém me viu.
Fleur sempre me viu."

Confissões de um amigo imaginário é a história de Jacques Papier narrada por ele mesmo. E quem é Jacques? Ah, um garotinho incrível que mora com seus pais e sua irmã gêmea Fleur. Mas, apesar de ter uma vida feliz ao lado da melhor irmã que alguém poderia ter, algumas vezes ele se sente muito só, chegando a acreditar que é invisível... Na escola, por exemplo, os colegas e professores parecem ignorar a sua presença. Não deve ser fácil para um garotinho de 8 anos se sentir assim...

Mas ter Fleur ao seu lado compensa tudo! Eles são a dupla perfeita, daquele tipo que parece que um sabe o que o outro está pensando.

“Sim, como qualquer dupla de melhores amigos, havia um mundo inteiro que só poderia ser visto por ela e por mim.”

Mas o que não está bom, começa a piorar quando ele ouve os pais conversarem sobre o amigo imaginário de Fleur... E o mundo de Jacques desaba! Ele não entende porquê Fleur precisa de um amigo imaginário, já que eles se completam. E, como um ato de vingança e rebeldia, cria seu próprio amigo imaginário.

"Amigos imaginários são como livros. Somos criados, somos desfrutados, somos dobrados e amassados, e então somos guardados até que precisem de nós mais uma vez."

Tudo parecia estar entrando nos eixos novamente, até que Jacques conhece a Vaqueira, uma menina que é uma amiga imaginária e revela a ele toda a verdade da sua existência: ele sim, é o amigo imaginário da Fleur, e não seu irmão gêmeo. Como lidar com essa verdade tão cruel, tão limitadora?

Jacques resolve ir em busca do seu verdadeiro eu e descobrir com o real sentido da sua existência. Pede a Fleur que o deixe ir, mas, qual não é a sua surpresa ao descobrir que um amigo imaginário precisa de alguém que o imagine para existir, e ele acaba sendo amigo imaginário de outra pessoa.

Mas será que vale à pena viver assim? Será que esse é um destino digno? Um amigo imaginário tem, na verdade, sua importância?

Jacques é um garotinho apaixonante e, te garanto, que você vai querer ajudá-lo em sua empreitada. Aparentemente frágil quando descobre a sua condição, mas vai demonstrar ter mais coragem do que muito adulto ao sair em busca da sua verdade, mesmo sabendo que estará só.

E é através dessa separação e consequente solidão, e a ajuda do “Grupo de apoio para amigos imaginários”, que vem o amadurecimento de Jacques através de suas descobertas. Só assim ele vai conseguir ter a dimensão da importância dele na vida das pessoas que o imaginaram.

Um livro muito especial que fala de família e seus complicados relacionamentos, amizade, fantasia, imaginação, realidade, solidão, amadurecimento e superação.

Classificado como livro infantil, mas afirmo sem medo de errar que todo adulto deveria ler “Confissões de um amigo imaginário”. Seja para relembrar do seu amigo imaginário, caso você tenha tido um, ou para perceber o que você perdeu e como é importante ter imaginação, casa você nunca tenha tido.

" - O universo é um mistério, com M maiúsculo - disse Maurice. - o impossível é possível. E você, Fleur, parece o tipo de garota que sabe a realidade está apenas nos olhos de quem vê. "

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/05/leitura-da-drica-confissoes-de-um-amigo.html

Maize 07/09/2017

Você só se torna invisível se acreditar nisso, imaginário ou não.
Jacques Papier experimenta o sentimento de mais odiado á descoberta de ser na verdade um amigo imaginário de quem achava que era sua irmã Fleury. Em meio a essas descobertas uma narrativa delicada e repleta de lindas mensagens: "-Ah, formas.-A Meia Fedorento deu de ombros o melhor que podia, pois não tinha ombros. -Até crianças mudam de forma eventualmente, ficam maiores, mais velhas, mais manchadas, mais enrugadas e curvadas quando envelhecemenvelhecem, como uma flor murchando.Eu não me preocuparam muito com isso. Passe menos tempo pensando nisso é mais tempo pensando no que está dentro das formas."

William.Alves 06/06/2020

"todo mundo se sente invisível às vezes..."
Eu nunca imaginaria que um livro feito pra crianças pudesse me fazer refletir e me emocionar de uma forma diferente, comecei o livro não dando muito valor e terminei muito feliz com o resultado

Livia 07/08/2020

Não é só um livro "infantil"
O livro pode parecer infantil, porém é mais que isso traz ensinamentos tão complexos.
É sem dúvidas um livro que merece ser lido. Com certeza recomendo a todos!!!

Carolina 05/09/2020

Confissões de um amigo imaginário
Livro infantil como base na temática de identidade pessoal!
Livro de leitura fácil e super agradável! Apaixonante!

saraiva 10/09/2020

reflexivo
apesar de ser um livro infantil à primeira vista, há muitos questionamentos e reflexões profundas e complexas neste livro, mas tudo muito bem equilibrado com uma história leve e divertida. fantástico!