A Torre da Andorinha

A Torre da Andorinha Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Torre da Andorinha

Liparini 11/08/2020

Sexto livro. Aqui vemos que toda a série de livros é MUITO mais sobre a Ciri do que sobre Geralt, mas issi não é ruim de forma alguma. Também é impressionante como a Ciri é uma máquina de se foder
NatAlia1584 11/08/2020minha estante
Morri ?

Matheus.Rubio 10/12/2020minha estante
Máquina de se foder é apelido. Puxou isso do pai adotivo que é outro que se mete em cada uma que olha... E depois da luta contra o Vilgefortz ainda tem os momentos "ai meu joelho" pra piorar pro lado do coitado

Rezend 19/01/2021minha estante
Kkkk adorei o final, não discordo nem um pouco

Thiara.Venancio 26/03/2021minha estante
Hahahha agora quero mais ainda ler

anne 30/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Adrielly.Lima 30/03/2022minha estante
Você resumiu a saga em uma frase ? Ciri uma máquina de se fod&$?

Adrielly.Lima 30/03/2022minha estante
Batismo de fogo e Torre da Andorinha só veio ladeira a baixo hahahaha

Rafael 10/08/2022minha estante
Nossa, definiu muito bem: "Máquina de se foder"! Kkkk
Em Batismo de fogo e Torre da Andorinha é só desgraça com a menina, pqp! Kkkkk

Cristhiane.Mendes 29/12/2022minha estante
kkkkkkkkkkkk começando a ler agora e já tô me preparando então

Coruja Leitora 24/01/2023minha estante
Eu tô achando essa parte da história bem chata, a não ser as partes da Ciri mesmo...mas ela só se fode mesmo

Coruja Leitora 24/01/2023minha estante
Momentos "ai meu joelho" kkkkkkkkkk perdi tudo

Kaila 28/02/2024minha estante
Puta merda!!! São 6 livros esse esquema de pirâmide?!??

Liparini 28/02/2024minha estante
Moça, são 8. Os dois primeiros de contos, do 3 ao 7 a história principal e o último é um prequel

Coruja Leitora 29/02/2024minha estante
Voltando aqui um ano depois pra dizer que abandonei a série!! Kkkk

Carmen 11/03/2024minha estante
Esse é de longe o melhor comentário kkkkk e representa esse livro 100% kkkkk

Thiago Araujo 21/07/2021

Que narrativa delícia!
Como é bom voltar para o universo de Geralt. A cada livro percebo como é legal acompanhar o bruxo e seus amigos.

Em A Torre da Andorinha muitos ciclos se fecham. Os personagens mostram seu desenvolvimento quase completo e mostram o que prometem fazer para fechar a estória nos próximos livros.

A narrativa de Sapkowski é deslumbrante. Conta tudo de uma forma tão diferente do tradicional que parece uma outra forma de fazer Fantasia.

Tenho receio de continuar a ler os outros livros e acabar a série é ficar órfão de Geralt, mas a curiosidade não vai me deixar ficar muito tempo longe do mundo do bruxo.

Enfim, esse livro também vale todas as moedas para o bruxo. Apoio a canção de Jaskier!

Well 01/10/2022

Meu caro autor, cadê o bruxo Geraldão?
Andrzej Sapkowski continua surpreendendo a cada livro com sua técnica narrativa e seu modo de lidar com os tropos da fantasia, subvertendo, alterando expectativas, e arriscando explorar temas novos e interessantes. A proposta de uma fantasia mais focada na igualdade de gêneros fica mais explícita nesse livro, pois o foco é em Ciri, e em sua jornada sofrida como uma, escolhida para mudar ou destruir o mundo em que vive.
Entretanto esse volume, carrega mais na violência, como se o Andrzej Sapkowski tivesse realmente entrado com os dois pés na fantasia grimdark ou brutal. Seus vilões ficaram bem mais brutais, as cenas de tortura e humilhação, que são a marca registrada da literatura grimdark, ficaram cada vez mais gráficas, o que tornou esse volume um  pouco diferente dos anteriores.
Portanto, infelizmente temos muito pouco de Gerard e o seu grupo nesse livro, mas a saga de Ciri compensa, principalmente pelo clímax sensacional.
A técnica de, crosscut do Andrzej Sapkowski, de contar uma história com saltos temporais, cenas narradas por diversos pontos de vista, entre outras peculiaridades, chega ao máximo nesse livro. O que é impressionante e como ele mantém o foco narrativo e a coesão, mesmo usando essa técnica. Muito bom mesmo!
Recomendadíssimo, para os amantes de fantasia.

Tai 24/05/2021

A pequena Ciri cresceu...
Essa saga não é e nunca foi sobre Geralt, mero apêndice da história de Ciri. A menina é muito subestimada e se mostra fortíssima - em todos os aspectos - neste sexto livro. Com os ratos mortos e a caçada selvagem iniciada, Ciri se vê em situações desafiadoras durante toda a obra, é muito machucada, mas acaba dando a volta por cima ao fim, sem quererer à vingança em nenhum momento, tudo dignamente. Ciri é poderosa, tem ancestrais conceituados e foi treinada pelos melhores, certamente se sairá bem em tudo que enfrentar.

Do outro lado da razão temos tanto Geralt, quanto Yennefer, ambos seguindo sem planos e, ao que tudo indica, ao encontro de Ciri. O "ex" bruxo com a sua hansa, um grupo bem aleatório de amizade, que a medida que percorrem as estradas se envolvem em emboscadas e, ao mesmo tempo, ajudam outros indivíduos e afins com monstros. Já a feiticeira, sempre destemida, se vê em acontecimentos que ferem seus princípios, e a todo custo tenta negociar para que Geralt e Ciri saibam que ela não os traiu, fato que ficou subentendido no livro anterior, entretanto é confrontada, mesmo dando tudo de si, confesso que esperava mais do desenvolvimento dessa personagem, Yennefer cativa bastante lá no início da saga.

Para tanto, infere-se que é um livro denso e complexo, com muitos embates proferidos, cenas marcantes e situações dolorosas. Como leitora e acompanhando esses 3 desde do início da saga, fico triste que estejam separados, depois de tanto apego, todos sofrem por vários dilemas e vertentes mal resolvidas, seriam bem mais fortes juntos, inclusive essa é a minha esperança para os próximos livros: o destino unindo Ciri, Geralt e Yen novamente. No mais, só tenho a acrescentar que a pequena Ciri cresceu.
Caio 24/05/2021minha estante
Puta resenha. Gostei muito.

Tai 24/05/2021minha estante
Obrigadaaa

anapaulasalgado 09/02/2022

MORRI MAS PASSO BEM
Esse livro foi o mais problemático pra mim, o que salvou com certeza foi o final eletrizante!
A leitura foi muito arrastada, tive muita dificuldade, mas o final valeu muito a pena. Irei começar o próximo imediatamente. Ciri, que menina! Esse livro foi totalmente dela.

@tigloko 28/10/2021

O palco está armado para a conclusão da série
Esse foi o volume que o autor soube distribuir os personagens da melhor forma, teve de tudo um pouco. Mais sobre a companhia formada por Geralt, sobre a situação política na guerra, Yennefer. Exceto as feiticeiras, que senti falta de mais do plano delas. Talvez esteja guardando pro final.

Novamente, como deve ser, teve um grande destaque para Ciri. As melhores passagens do livro envolviam ela, seja em batalha ou em partes mais paradas. Desde lá atrás, quando a personagem foi apresentada, até agora, o desenvolvimento foi maravilhoso. Tudo trabalhado nos mínimos detalhes. Que surpresas me esperam no volume final?

"Quem cruzar consigo ? balbuciou o andarilho ? não fugirá da morte? Pois você própria é a morte."

Apesar dos indícios de que será um final triste, estou empolgado para a conclusão da série.

Monica.Bortolotti 15/06/2020

A Torre da Andorinha
Sexto livro da saga, momentos de revelações apresentados por novos personagens, por meio de digressões detalhadas dos acontecimentos, proporcionando ao leitor adentrar com mais afinco na história principal e seus ramos.

DistintoFelps 01/07/2022

Todos contra o destino - Uma bruxa em apuros
Agora sob novos olhos, a bruxa Ciri passa por apuros, tendo entrado em uma enrascada que será impossível sair, mesmo com todos os seus poderes.
Agora longe de todos os seus amigos, Ciri precisa se virar para fugir de todos os reinos do mundo. Amaldiçoada pelo seu sangue, a bruxa precisa fugir de inúmeros desafios, dentre eles um terrível imperador, um homem com um exército de dar inveja, e segundo as bocas alheias, o melhor espadachim do mundo.
Alterando um pouco o foco, Sapkowski busca expandir o universo da saga, contemplando uma visão longe do bruxo Geralt, e focando mais em sua predestinada, a "bruxa" Ciri.
Passando por apuros, a bruxa se vê obrigada a fugir em todos os momentos, e nesse momento, admiramos a habilidade do autor em narrar situações de ação e perseguição, com uma menção honrosa às cenas de batalha, que são fantásticas.
Sendo assim, homenageio o livro com a honra de ser o segundo melhor livro da saga, segundo a minha opinião. Também recomendo esse livro a todos os interessados.
Melhores capítulos: "Capítulo Segundo"; "Capítulo Sétimo"; "Capítulo Décimo"; "Capítulo Décimo primeiro".

@bibliotecagrimoria 14/05/2020

A saga continua instigante nesse volume. No entanto, é preciso um pouco de atenção para não se confundir nas temporalidades já que, por fins narrativos, o autor as vezes conta retrata alguns acontecimentos de perspectivas diferentes e em tempos diferentes (como acontece com os relatos de Ciri e o julgamento de uma certa personagem) fazendo com que os fatos acabem convergindo no final. Destaque para a evolução da Ciri nesse livro.

Marlos 06/01/2023

Inicialmente, acompanhamos mais um parte da saga de Gerald e Ciri, e observamos o desenrolar de acontecimentos iniciados nos romances anteriores.

Frisa-se que, de todos os livros da série, até momento, é o que mais possui passagens monotonas, majoritariamente, aquelas onde há uma abordagem mais politica, onde são esclarecidos pontos a respeito dos reinos e a relação entre eles, entretanto, não é nada que prejudique a leitura, pois as partes empolgantes compensam a espera.

No geral, foi uma leitura muito agradável, e os momentos empolgantes deixaram um gostinho que quero mais, que espero saciar no próximo volume!

Victor 19/03/2024

As vezes confuso.
Eu gostei do livro sim, mas ele se torna um pouco confuso as vezes pra mim. Muitos personagens e coisas acontecendo ao mesmo tempo e alguns flashbacks . Continua divertido sim mas essas coisas me confundiram um pouco.

-natalia 05/04/2022

Sempre incrível!
Gostei muito do livro, como sempre! Estou adorando acompanhar a saga de Geralt, Ciri, Yennefer e os outros. Ver o quanto a Ciri se desenvolveu durante a história é bem legal! Agora, estou ainda mais animada, sabendo que falta pouco para finalizar e em breve haverá um fim.
Uma coisa que dificulta um pouco a leitura em todos os livros da saga é o quanto se fala de política e quantos personagens surgem que eu não sei quem são, acabo ficando meio perdida hehehe. Nesse volume, ainda, a história entrelaça passado e presente, e acabou só juntando tudo no fim, o que tornou complicado até depois da metade. Ainda, estava em fim de semestre e demorei um pouco para finalizar.
De toda forma, valeu muito a pena a leitura, e não decepcionou nem um pouco! Quando notamos as relações entre os acontecimentos, fica tudo ainda mais incrível.

Zirael 22/02/2020

"Olho por olho? Não! Dois olhos por um olho!"
O sexto livro da história mostra o crescimento pessoal de vários personagens que estão na saga desde o início, mostrando seus desejos e seus medos mais profundos.
Ciri tem um grande destaque nessa fase de crescimento, pois começa a deixar seu lado ingênuo de lado, que ainda existia mesmo estando nos ratos, e passa a se tornar protagonista da própria história, tomando as rédeas do próprio destino nas mãos depois de muito sofrimento, evoluindo bastante no decorrer do livro.
Também é mostrado outros personagens novos que, como nos outros livros, são ricos durante a história, mesmo que alguns não permaneçam por muito tempo. A única exceção, pra mim, foi uma personagem que não acrescentou em nada, sendo uma personagem bem descartável ao meu ver.
O livro também passou a focar menos na história dos personagens principais, como majoritariamente acontecia nos livros anteriores, mostrando acontecimentos do ponto de vistas de outros personagens fora os principais, o que deu uma dinâmica muito legal para o livro além de ajudar a entender melhor o que acontece.
Falando em entender, a história do livro tem muitos vai e vem que, se não tomarmos cuidado, faz a gente se perder na ordem dos acontecimentos.
Muitos mistérios começam a ser respondidos nesse livro, além de serem criados alguns outros.
Com certeza um dos melhores e mais brutais livros de toda a saga, que consegue mostrar bem quem são os verdadeiros monstros que assolam o mundo.