A Torre da Andorinha

A Torre da Andorinha Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Torre da Andorinha

Paula1735 05/12/2021

Reta final se aproxima e não sinto cheiro de final feliz ?
Gente que livro foi esse? Estou mega ansiosa pra ver o desfecho dessa série incrível. "A torre da andorinha", sexto livro da saga The witcher, foi pra mim, o melhor livro até agora, sem dúvida alguma.

Um defeito que sempre cito nessa série é o fato não haver uma lista de personagens e lugares, assim como o mapa em suas edições, como ocorre em muitos livros de fantasia, por exemplo, essa série possui muitos personagens e nesse livro em específico, teria sido maravilhoso ter essas listas em mãos, pois aqui a trama é narrada por diversos personagens em forma de memórias em uma simples conversa ou em forma de relatos em julgamentos, os personagens estão sempre em deslocamento, fazendo com que eu sentisse a necessidade de olhar para o mapa e ter a ideia da distância percorrida. Nesse volume o autor volta a utilizar uma linha temporal fora de ordem, assim como no volume 1, estamos sempre indo e voltando na trama, caso o leitor não esteja atento, poderá se confundir em alguns trechos.
Temos novamente a inclusão de novos personagens, sendo um deles, de extrema importância para a trama, o senhor eremita "Vysogota", logo no início do livro ele encontra a Ciri e se responsabiliza em cuidar da jovem, os dois desenvolvem um relacionamento de respeito, Vysogota fala da sua vida a jovem e Ciri o conta como foi sua jornada até alí. Creio que o contato com Vysogota tenha transformado a Ciri em uma pessoa mais controlada e menos impulsiva e vejo que isso será fundamental para o desfecho da saga.

Nesse volume, para minha alegria, temos a narrativa dos três principais personagens: Ciri, Yennefer e Geralt, nessa ordem de protagonismo no volume, o que me deixou bem feliz, pois ver com mais detalhes a tragetoria da Ciri foi muito envolvente, a coitada da menina só sofre e sofre e ainda segue de pé, a todo momento o autor me deixou com uma sensação que além dos espancamentos, haveria outro tipo de violência cometida a jovem, mas não foi o caso, ainda bem!
Ver os relatos sobre a Yennefer também foi outro ponto altíssimo do livro, ver o qual longe ela foi e estava disposta a ir, para localizar sua "filha" e salva-lá foi digno de aplausos (sério Yennefer, melhor personagem da série).
No geral, esse volume trouxe muitas revelações, sobre a linhagem sanguínea da Ciri, sobre o encaminhamento das tramas políticas e sobre o que acontecerá com o Geralt, foi um misturado perfeito das doses de política e com as cenas de ação. Literalmente foi um livro preparatório para o grande final, que eu acredito que será triste e nada gratificante, espero estar enganada, mas nada me leva a crer em um final feliz.
Will 18/12/2021minha estante
Sei pouco sobre a série, jogo.... Está na minha lista de desejos no Xbox a séculos.
Pouco que sei foi através da série da Netflix, fiquei surpreso pela transformação da Yennefer , na primeira temporada ela se mostra mesquinha , colocando seu objetivo assima tudo e todos , legal ver essa mudança .
Parabéns pelo resumo.

Paula1735 21/12/2021minha estante
Rapaz, como praticamente todas as obras, nos livros os personagens tem um background melhor, tem uma construção de personagem melhor melhor mesmo e literalmente nos livros a Yennefer é muito foda, em todos os sentidos, nos jogos infelizmente ela só aparece no último jogo e na série, pelo que vi na primeira temporada, a atriz não me passou a sensação do ser imponente que a Yennefer é, mas irei assistir novamente, quando concluir toda a saga

ThaisaScarpa 03/03/2023

Sexto livro da saga do bruxo Gerald de Rivia, após o batismo de fogo que terminou devagar, na minha opinião, iniciei a leitura empolgada para um novo ritmo, continuamos com Gerald atrás de Ciri... Todos querendo se aproveitar da princesa para conseguir o domínio de Cintra e outras coisas, muito bom, estou amando!

Thais 15/04/2023

E a cada livro eu vou gostando mais dos personagens dessa história não estou preparada para o último livro.

D. Ganassini 10/01/2022

Simplesmente emocionante.
Como os outros, este livro foi maravilhoso. Acho que este em especial possui informações novas sobre personagens que precisavam de aprofundamento narrativo. Enfim, para a alegria de muitos, terminei, muito bom, recomendo. :)

Brenda Rafaele 18/05/2023

Final Incrível.
A torre da andorinha, continua com os personagens principais ainda separados, Geralt e seu grupo segue em busca de Ciri, enquanto está passa por mal bocados, na companhia dos ratos. Falka, quer dizer Ciri é capturada por Bonhart, a jovem presencia horrores e consegui fugir de lá acabada, mais viva.
Yen enfim aparece, desde o último livro pouco se ouviu sobre a feiticeira, já estava acreditando nos boatos quando em mais de 70% da leitura ela faz sua aparição. Ela também está indo ao encontro de Ciri que enfim chega na Torre da Andorinha, deixando mais mistério e suposições.

Gabriela.Mascouto 21/01/2022

Ninguém quer sofrer. Mesmo assim, todos nós sofremos. Uns mais, nem sempre por escolha própria. A questão não é aguentar o sofrimento. A questão é saber sofrer.

Vanessa.Rafaela 13/02/2024

A torre da Andorinha
Como um sexto livro da saga, achei ele bem relevante. Contou um pouco sobre cada personagem, a trilha de cada um, de forma independente mas que se interliga de alguma forma. Eu particularmente gostei bastante das partes nas quais contou a história da Ciri, e tudo o que ela vem planejando.
Foi procurar ler os próximos com mais calma, pois esse foi um pouco difícil de ler, portanto levei mais tempo que o previsto para finalizar

Davi 23/05/2022

Depois de Ciri conseguir fugir de Bonhart e sua companhia é gravemente ferida, acaba misteriosamente indo parar em um canto distante e não achada e curada por um eremita. Enquanto isso Geralt e Yennefer ainda estão em sua procura, na verdade todos estão. No entanto, creio que Ciri não precisa mais de ninguém, pois ela possui um poder enorme.

lulin.e 27/01/2022

A Torre da Andorinha...
- O livro é ótimo, mas também é chato.
- Diálogos e narrativas repetitivas
- A partir de 60% do livro que ele começa a ficar interessante de fato
- Ciri e Yennefer melhores personagens sempre e sem mais
- O final é EXCELENTE e acaba ofuscando os pontos fracos desse livro
- Foi ótimo como o autor abordou a Ciri e é INCRIVEL ver o quão diferente e madura ela se tornou, sem falar que ela tá F*DAAA

Cesar Garcia 26/04/2022

Mais do mesmo
Este autor me dá a impressão de falar muita coisa que não são interessantes ou necessárias para falar poucas coisas que importam ao leitor.
Muito parecido com os anteriores, arrastado e com foco em personagens que ninguém quer saber.
Um livro razoável no máximo.

Pedro.Baldez 13/11/2023

O melhor da saga até agora.
Como sempre, essa saga é incrível. Acho esse autor muito incrível, pois ele consegue fazer linhas temporais de personagens diferentes se cruzarem, mistura poesia e questões da nossa vida real no mundo fantástico de The Witcher. Fala sobre moralidade, desvenda personagens ao seu âmago, e nos transporta a um mundo fantástico. Simplesmente minha sala favorita. Ansioso para o próximo. Ciri vc e foda

Gabirhead 23/04/2022

Quem é a Ciri?
O sexto livro da saga continua a história da mesma forma frenética que o livro anterior.

Quando iniciamos a leitura da saga, conhecemos esse mundo através dos olhos do Gerald, e esse universo não parece tão perigoso através dessa perspectiva, já que o Gerald é um excelente guerreiro e que não hesita em batalha. A partir do terceiro livro, aos poucos passamos a enxergar esse mundo pela perspectiva da Ciri, apesar dela se tornar uma guerreira tão boa quanto o próprio Gerald, todas as batalhas carregam uma grande tensão de vida ou morte e, principalmente no sexto livro, presenciamos uma grande transformação na personagem, percebos a perda total da inocência infantil que ela trazia nos livros anteriores e um amadurecimento para que ela possa sobreviver nessa realidade hostil.

Ciri ainda está fugindo dos mesmos perseguidores, a maioria deles a quer morta então ela precisa lutar para defender sua vida. Durante toda a saga acompanhamos o crescimento da Ciri e com esse crescimento acompanhamos também como a Ciri vai lidar com os seus traumas, a queda de Cintra e a perda da vida que ela conhecia, as perseguições e a violência que ela é obrigada a recorrer para defender a si mesma, mas também conhecemos mais do seu lado humano e sua fragilidade. Nesse livro muitas dúvidas sobre a Ciri, sobre a hereditariedade do seu poder vão ser respondidas e retornaremos ao mito da Torre da Andorinha e a sua ligação do portal que está na torre com o destino de Ciri.

Importante destacar que, como nos livros anteriores, esse livro contém gatilhos de violência e de abuso físico e psicológico que podem incomodar pessoas sensíveis a esse tipo de conteúdo.

Juliano.Ramos 14/02/2022

A história mais ficada na Ciri, é brutal, e cheia de tensão, em alguns momentos o clima é quebrado e o autor prefere falar de política do mundo do livro o que as vezes cansa, mas isso não impede que seja um bom livro.

Matheus 20/02/2022

A Torre da Andorinha
Cirilla, ou Zirael, parte de encontro a Torre que leva o seu nome, para partir em uma jornada fantástica.