Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Lucy_13S 21/07/2023

Melhor do que eu esperava!
Realmente me surpreendeu, comecei a ler como quem não quer nada, esperando que seria bom, mas superou as minha espectativas.
Não é o padrão de livros que eu costumo ler, mas mesmo assim me agradou bastante, não encontrei nenhum problema e até leria de novo, super recomendo!

Avaliações técnicas:
História: muito boa, não tem exatamente começo, meio e fim, mas ainda assim a autora conseguiu desenvolver a ideia, me agradou bastante;
Personagens: é engraçado, eu não gostaria de conviver com eles na vida real, mas não posso dizer que são ruins kkkkkkkkkk. Todos eles foram muito bem construídos, com sua história e personalidade próprias, você se acostuma com os personagens e cria afeição por eles, achei ótimos;
Escrita: eu gostei muito, você consegue ler e entender, sem enroscar com palavras estranhas ou frases mal construídas, tudo certinho e por mais que a história seja "pesada" a leitura ficou leve.

Ótimo, amigos

lucas del rey 16/07/2023

... não é um desastre total.
Acho que o fato de eu ter lido dois livros de drama/romance que eu achei INCRÍVEIS antes desse influenciou muita coisa.

não consegui me conectar com a história de forma alguma, apesar de em alguns momentos a protagonista falar coisas extremamente relacionáveis.

a presença da música nesse livro é muito boa e foi bem utilizada (retirando a parte de sentir adotada por gostar de música clássica e seus pais gostarem de rock/punk ?)

a leitura no começo é bem bobinha, as coisas acontecem muito rápido e muito superficialmente, no meio parece que a história vai engatar mas começar a girar em círculos eternos e a mistura do presente com o passado não foi muito boa pra mim.

o final foi aberto (não tenho nada contra) masssss não teve um mínimo resquício de fechamento da história, pareceu só um fim de capítulo.

o que não me fez odiar esse livro foram alguns pontos que consegui retirar sobre o que eu senti em relação a ele.

principalmente a questão de se sentir deslocada mesmo com as pessoas que amam e de como decisões são TERRÍVEIS de serem feitas, mas infelizmente necessárias.

apesar dos apesares valeu a pena, talvez eu dê alguma outra chance pra ele.

Camille113 10/07/2023

Um livro rápido e fácil de ler. Espera chorar e não foi o que aconteceu. Intercala entre o presente e o passado, esperava mais do romance, teve cenas mas não foi bem o que eu esperava. É uma história legal.

ray 10/07/2023

Reta final muito breve e em aberto
A história do livro é boa, se passa em 24h, porém eu não esperava que o final fosse tão breve e em aberto (mesmo sabendo que tem continuação), esperava um pouco mais de desenvolvimento.

Mesmo assim eu me apeguei aos personagens e fiquei bem triste em saber da morte de um e curiosa em saber o desfecho de outro.

Less 07/07/2023

O amor pode ser cruel!
Livro fala sobre uma menina que sofre acidente. Era muito apaixonada por música e tinha uma linda família.

vivovini 07/07/2023

Se eu ficar
Com certeza bateu o record de livros que eu mais chorei na vida.
sim, eu já tinha visto o filme antes, mas as palavras se encaixaram em um situação que eu tô vivendo agr que eu só terminei soluçando pra cara***.
que livro lindo ??

Leticia @leticiageek 06/07/2023

Odiei!
Não quis nem ver o filme pois achei o livro super sem graça... esse tipo de história não me desce mais! muito drama!

DGAlmeida 04/07/2023

Estória morna ...
Ainda não vi o filme e dificilmente irei ver após ler o livro. Para mim todo o livro foi morno, de baixa intensidade. As horas não passaram, se arrastaram entre episódios água com açúcar. Enfim, não recomendo a leitura.

Vitor813 04/07/2023

Se eu falar...
É um livro ok, não é ruim mas também não é nada de especial, é uma leitura bem leve e acabou que eu li bem rapidinho. Achei um livro meio bobinho e do começo até o fim ele é bem monótono mas é interessante de ler, vale a pena.
Jakevocelêtanto 04/07/2023minha estante
A continuação é mais sem graça que o primeiro

thais.zago 04/07/2023

"Viva para amar"
Confesso que adiei a leitura desse livro por anos por pensar que não me agradaria, mas a experiência foi totalmente o contrário.
A leitura é fácil e rápida, sem complicações. A autora sabe utilizar as palavras para representar o que quer: a incerteza da vida. Com a alternância de pensamentos do presente e memórias que construíram Mia em seu passado, fica perceptível a indecisão diante da escolha mais difícil.
É simples, emotivo, e traz fortemente as consequências do amor, seja pela família, amigos, namorado e a música.
Estou ansiosa para ler a continuação!

Renata_ Pandora 03/07/2023

?Não sei ao certo o que aconteceu comigo, e pela primeira vez no dia, não me importo nem um pouco. Não deveria me importar. Não deveria ter tentado tanto. Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil.?

davicr 30/06/2023

Uma reflexão...
Se eu ficar...

Depois de Mia e sua família sair em um passeio de carro, TUDO em um segundo muda.

Nas primeiras páginas do livro já começa impactante e a partir dali, fica cada vez melhor, a história vai intercalando com o passado e presente de Mia.

Durante a leitura, achei as partes do passado desnecessárias, mas ao longo do avanço das páginas, vi que era muito importante cada detalhe.

O livro é uma mistura de drama e romance, e acredito que quem for fã de música, vai gostar bastante, principalmente por causa que é uma das paixões da Mia.

Enfim, no geral a leitura é muito simples, nada cansativa, fora que achei a história muito boa, que deixa uma reflexão sobre o quanto a vida deve ser aproveitada cada segundo, principalmente com quem a gente ama!

Recomendo!!

Luiz111 28/06/2023

Se eu ficar
Se eu ficar é um livro bom mas não maravilhoso.
A história é muito emocionante, e tudo é muito intenso, mas eu sinto que eu não consegui me apegar aos personagens.

Jessica1230 25/06/2023

Um livro que se passa em 24 horas.

Gente, o livro é simplesmente BEM mais detalhado que o filme.

O jeito como a autora te envolve através da história é surpreendente.