Depois do Fim

Depois do Fim Daniel Bovolento

Resenhas - Depois do Fim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jefferson Vianna 31/01/2019

Depois do fim, o jogo continua...
Como fica a minha vida depois de você? Como é que a gente faz para esquecer alguém? Os primeiros vestígios do fim, as despedidas, deixar alguém, ser deixado, o recomeço, a necessidade de se acostumar a viver sozinho de novo...

“Depois do fim” foi sem dúvidas uma das leituras mais dolorosas que eu já realizei. Através de uma escrita poética, intensa e realista o autor Daniel Bovolento descreve algumas situações, tendo como temática principal o adeus, a dor de se perder alguém e em especial a capacidade que temos de encarar essa situação com um pouco de otimismo e esperança. O livro é composto de 50 crônicas muito bem escritas e a maioria delas leva-nos a constantes reflexões acerca dos dissabores provocados pelo fim de uma relação amorosa, sendo difícil não se identificar em alguns pontos. Cada crônica inicia com um trecho de uma música, (ouvi todas), não posso dizer se isso fez diferença, mas se o autor indicou porque não complementá-las durante ou após a leitura? Algumas eu já conhecia, outras tive o prazer de conhecer. Após a leitura fica uma sensação boa, de que apesar das cicatrizes que todos nós carregamos, sempre vale a pena recomeçar, nutrir a esperança de um novo amor...
Entre os trechos selecionados, destaco:
- “Uma vez que esbarramos em alguém e decidimos ficar um pouco, tudo muda.”
- "De vez em quando seremos essa pessoa que deixa pessoas ótimas irem embora porque alguém feriu a gente."
- “Cê vai virar abreviação rapidinho porque eu não vou perder tempo te chamando pelo nome todo.”
- “Depois do fim, o jogo continua.”

Leitura recomendada.
Guilherme Ramos 31/01/2019minha estante
Uau, adorei sua resenha !!!
Acho que o momento que estou vivendo pede a leitura dessa obra, acredito que vai ser positivo pra mim nesse momento tão doloroso, afinal, foram 8 anos...

Jefferson Vianna 01/02/2019minha estante
Não se trata de um livro leve, recomendo que leia com calma... Mas acredite, o livro vai te ajudar bastante, assim como me ajudou... =) Força Gui!

Guilherme Ramos 01/02/2019minha estante
Obrigado amigo.

hugaoo 05/02/2019minha estante
Também adorei a resenha!

Jefferson Vianna 08/02/2019minha estante
Obrigado Hugo! =)
Fico feliz que tenha gostado...

Nath 25/02/2023

Socorro
Ufa, que doloroso e ao mesmo tempo libertador chegar ao final desse livro! Depois do fim é o livro que todo coração partido vai entender.

O sentimento de perda é o mesmo de quem já amou, mesmo que cada um lide de uma forma.

Pode ser que você derrame algumas lágrimas (como eu) durante a leitura por se identificar piamente com um texto. Pode ser que isso revire alguns sentimentos.

Ou, pode ser que você se cure.

Entendo esse livro como um processo que cada um de nós passa ao terminar um relacionamento. Da esperança, da raiva, do amadurecimento, da tristeza e do amor próprio.

A escrita do Daniel Bovolento é simples, nada mais que isso.

Me perguntei várias vezes se todas as histórias eram dele ou de algum amigo, família? É tudo muito real e a identificação é imediata.
Jessyca 25/02/2023minha estante
Me fez colocar na minha listaaa

Nath 25/02/2023minha estante
Que bom! Depois me diga o que achou ??

jjjjjulias2 12/06/2020

Incrível.
Eu ainda estava na metade do livro quando eu declarei ele como meu favorito. Acho que o fato de eu ter acabado de terminar um relacionamento que me destruiu muito me faz gostar mais ainda desse livro. Em todos os capítulos eu senti e me identifiquei. Eu precisava ler esse livro nesse momento da minha vida. Sinto que posso seguir em frente, me sinto mais leve, mais livre.
saraiva 12/06/2020minha estante
parabéns pela libertação, espero que você fique bem!

jjjjjulias2 12/06/2020minha estante
obrigada!!

camilasbc 01/11/2016

Depois do Fim
No primeiro livro Daniel questiona em seus textos e crônicas aonde andam as pessoas interessantes ( título do livro), já no segundo o tema abordado são términos de relacionamentos. Ele nos mostra vários lados do mesmo fim.
Daniel nos mostra com suas palavras que nem sempre quem desiste é o vilão, que quem decide que chegou ao fim também sangra, mas em momento diferente de quem recebe a notícia de que não dá mais.
Esse moço tem o poder de descrever tão brilhantemente e intensamente que parece que escreve com o coração em carne viva, tem poesia em cada pedacinho de dor, tanto que chega ser palpável.
Depois do fim é um mergulho na ferida, é reviver aquela dor que quase te destruiu, ou então intensificar a que está sentindo no momento. Mas não se engane achando que esse livro é depre, na verdade eu diria que ele é uma passagem por todos os estágios do fim de um relacionamento. Você começa pela dor, depois tem a negação, a fossa, a cicatrização e por fim a cura.
O que mais gosto nos livros do Dani é que ele segue o mesmo estilo do blog, todos os textos e crônicas são acompanhados de uma trilha sonora que casa perfeitamente com cada palavra que ele escreve.
Esse é o tipo de livro que precisa mergulhar de cabeça, ele não foi feito para pessoas rasas.

site: www.tecontopoesia.com
Daniel.Bovolento 18/11/2016minha estante

Beatriz3345 18/11/2016

Depois do fim
Muito bom livro! Nele possui 50 contos diferentes de fins de relacionamentos e suas expectativas depois do final de cada um deles. Ele não só defende, por exemplo, quem foi deixado, mas quem também deixou alguém amado. Com este livro podemos ter diversas visões de tudo que se passa nos términos e com certeza nos indetificamos com alguma coisa, afinal, quem nunca se machucou ou machucou alguém não é mesmo?
Daniel.Bovolento 18/11/2016minha estante

Beatriz 24/11/2016

Depois do fim há muito mais do que você imagina
Daniel sangra em cada página.
A fluidez do texto nos leva ao bar, tomando uma cerveja ou suco de laranja enquanto ele recita um dos seus textos.
Cada texto trata de um momento pós término. As diferentes reações. As diferentes pessoas. Daniel soube escrever para todos.
Quem busca um caminho, com este livro encontrará companhia.
Depois do Fim há muito o que ser vivido. O limbo, a tristeza, a solidão ou a vontade de encarar tudo de novo. A única certeza sobrr o amor é que ele deve ser vivido. Mesmo que os fins sejam inevitáveis.
Daniel.Bovolento 20/03/2017minha estante
Obrigado pela companhia na leitura e pela resenha, Bea! Fico feliz que tu tenhas gostado.

Polly 21/02/2017

Verdadeiro
"Toda dor é invisível e só importa pra quem sente."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que fica depois do fim?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Do fim de um relacionamento duradouro ou passageiro, do sonho de uma eternidade a dois ou instantes inesquecíveis, de rotinas gostosas e acasos surpreendentes?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fica o vazio, um coração partido, um travesseiro a mais na cama, fica a solidão, o telefone que não toca, aquelas fotos que eternizaram momentos bons e a dor de ir sozinho naquele restaurante preferido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cinquenta crônicas que dissecam com uma leveza singular às várias fases do fim de um relacionamento .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de ser um assunto pesado e triste o autor soube tratá-lo com delicadeza e muita, muita verdade.
Palavras, trechos, frases que muitas vezes ficam entalados e nesse livro transbordam pelas paginas e faz transbordar o coração do leitor, pelo reconhecimento, pois eu me encontrei em uma crônica ou outra, vi sentimentos que outrora já senti expostos, e para além, o recomeço também é citado, o fim saudável, o amor próprio a desintoxicação do outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O autor se torna, ele, ela, eu, você, nós.
É pura emoção e sentimento.
É tocante, é lindo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Só a gente sabe o que a gente sente, ninguém pode se colocar no nosso lugar."
Nota: 5/5⭐️

site: https://www.instagram.com/estantedapolly/?hl=pt-br
Daniel.Bovolento 20/03/2017minha estante
Obrigado pelo relato, Polly. Me emocionei com as tuas palavras. Gratidão!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 25/07/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Depois do Fim reúne 50 crônicas cujo assunto principal é término de relacionamento. São crônicas que, em sua boa parte, falam sobre a dor do término, o vazio que fica, a necessidade de superação...

Eu li todo esse livro praticamente em uma tarde. A linguagem do Daniel é bem jovial, por assim dizer, e sua escrita é bem fácil. Em vários, me senti como se tivesse conversando cara a cara com ele. Vai ser difícil você não se identificar com algum. Eu mesma me identifiquei com vários, porém foram três textos que selecionei como favoritos.

Em Cometi o pecado de ficar bem, o assunto principal é quando a pessoa não entra na fossa infinita depois de um término. Em Carta a quem já foi muito importante para mim vemos alguém se lembrar com carinho e afeto sobre aspectos do último relacionamento, que terminou de forma amigável. E esses dois textos basicamente refletem o que eu passei quando meu namoro acabou.

Já a terceira crônica tem como título (Des)Classificados e fala sobre essa cobrança da sociedade em cima de uma pessoa solteira. O fato é que muita gente não aceita que você é feliz sozinho. Por isso que super discordo da frase "É impossível ser feliz sozinho". Para você ser feliz com outra pessoa ao seu lado, primeiro você tem que ser feliz consigo mesmo. Como eu digo: não temos que procurar alguém para nos completar; temos que procurar alguém para acrescentar.

O texto mais "triste" que achei foi Esperança é a tortura que mais dói. Esse texto fala sobre como a pessoa tenta explicar para seu cachorro que o relacionamento acabou e a outra pessoa não vai mais voltar. Que dózinha do doguíneo, gente...

Como podem ver, os textos não são sofrência pura. A maioria sim aborda os sentimentos pós-término, mas alguns também falam sobre a superação do vazio, os bons momentos que passaram juntos, o que o outro acrescentou em sua vida... Ou seja, vemos textos sobre relacionamentos que terminam bem e sobre os que terminam mal.

No sábado, vai rolar Planeta de Leitores com o Daniel, onde ele vai falar sobre esse trabalho, e eu estou super ansiosa para esse bate-papo.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/07/resenha-190-depois-do-fim.html
Neube 27/09/2018minha estante
undefined

Sparr 24/07/2022

Quem será você Depois do Fim?
Fato: Somos criados com a sensação de pertencimento, educados a não nos contentamos com a solidão, aversos a finais, principalmente àqueles que terão continuação.

Em alguns casos, você segue com aquela tristeza leve, logo passa, e você vai embora. Em outros, um fim é quase o seu.

Daniel Bovolento trabalha em crônicas e epístolas as muitas faces que um término pode ter. É como se cada texto, fosse de uma pessoa em relação a um final, é em todos os textos, alguém está em um estágio diferente da cura. Ao final, somos abrilhantados com a questão: e quem você será ao fim?

Toda relação de amor, deixa em nós amor. Toda relação muda a gente, e, assim como Daniel, quero crer que para melhor.

Esse livro é um primor, uma doçura - sem exagero no açúcar, um soco, muitas vezes um chacoalhão, um abraço terno e uma conclusão gostosa.

Aconselho ler com a playlist das músicas citadas aos inícios de cada história. Tem uma playlist no Spotify... acredite quando digo que a música ajuda a dar o tom.

Uma das melhores leituras que fiz em 2022. Pretendo revisitar em outro momento. Porque a vida é uma construção de finais e quero ver como estará a minha percepção deles no futuro.
Pão 25/07/2022minha estante
Amo!!!

Giulian 17/01/2019

Esse livro é uma coleção de fins
Assim como os relacionamentos terminam, a dor também passa. Depois do fim é sobre o ponto final, é a despedida de algo que já não é mais seu. É o livro que todo coração partido vai entender.

site: https://blogeuamo.com/resenha-depois-do-fim/
hugaoo 05/02/2019minha estante
Concordo.

Gih 27/05/2017

Real ao extremo!!!
O término de qualquer origem pressupõe que algo existiu, teve seu tempo determinado, ou sua função realizada, e o momento de se transformar em outra coisa chegou. Sim, porque o fim de algo não necessariamente leva à extinção do que existiu, pode haver uma mudança de paradigma e outra coisa surgir daí. Especialmente quando se trata de relacionamentos e os sentimentos dos envolvidos.
O que acontece quando você tem que terminar um relacionamento que, a seu ver, não faz mais sentido? E o que ocorre quando você acha que tá tudo bem, mas seu companheiro não vê assim e decide pôr um fim na relação de vocês? Como seguir em frente com um turbilhão de sentimentos conflituosos atrapalhando seu caminho? Como lidar com o fato de que machucou alguém que foi tão importante pra você? Como suportar a dor de ser rejeitado após entregar partes de você que mais ninguém tinha acesso? Dureza, não?
Com maestria e simplicidade, Daniel nos leva através de desabafos, lembranças e diálogos, a vivenciar as sensações que esse momento tão delicado e crucial, provoca. A cada texto você se pega vivendo a dor, tristeza, melancolia e por fim esperança. Sim, esperança! Pois para cada final, sempre há um novo começo e não podemos nunca perder isso de vista em nossa jornada.
Resenha completa no Blog Papel Papel.

site: http://blogpapelpapel.blogspot.com.br/2016/10/depois-do-fim-de-daniel-bovolento_26.html

Samantabritto 23/01/2024

Um livro sensível que se trata de término de relacionamento, da dor de perder, do processo de superar? da dor de quem termina e de quem é ?abandonado?. São contos com bastante sentimentos e alguma partes de fazem refletir na vida.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 29/09/2017

(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Sabe aquela expressão de pegar os limões que recebe da vida e fazer uma limonada? É o que Daniel entrega nos 50 textos de Depois do Fim, um livro de crônicas sobre aquele momento difícil de toda relação: o adeus, o fim, o tempo e processo de cura de um coração. E é na rotina – ou quebra de rotina – que tudo se evidencia.

Amores, desamores, luto, apoio e superação são temáticas que constituem o livro, marcado por doses generosas de poesia e empatia. É assim que Daniel nos faz encarar vários estágios do fim. Ele costura historietas, conversações, fluxos de pensamento. Recortes da vida, filmes que transitam no nosso imaginário. Todos permeados de dúvidas, zigue-zagues da consciência e, apesar do que sugere, nem sempre está acompanhado de uma densa nuvem [de fossa] depressiva.

Mesmo as experiências mais dolorosas tem sua importância, e não adianta fugir delas. É preciso senti-las em toda sua profundidade – para que passem. Porque uma hora passa.

Daniel também traz luz para diversas impressões de relacionamentos que não fazem mais sentido em nossa realidade, como o fato de uma pessoa sentir que deve consertar a outra (não!), que quem sempre termina é o vilão da história (não!), sem falar das expectativas irreais e demais idealizações que produzem aquele choque negativo com a realidade. Nesse sentido, ao retratar as relações, com visões de dentro e de fora, Daniel se mostra muito “pé no chão”. E ainda oferece um ombro amigo.

Há crônicas para arranhar, para amainar, para rasgar, para descansar, para rir (de nervoso até); não é uma leitura tão fácil. Apesar de toda poesia em volta, o livro pede (e entende que é preciso) muita calma de seu leitor, assim como o leitor pede calma em favor de seus sentimentos. Isto porque a gente abre sabendo que vai topar com inúmeros gatilhos. Mas vale abrir um a um, respeitando, claro, nosso tempo de cura. Volte sempre que puder. Ao fim você vai se sentir melhor.

Aliás, com tantas bandeirinhas (marcadores) adesivados no livro, você vai querer voltar sempre sim. Porque Daniel escreve de maneira a nos fazer entender os mais indecifráveis sentimentos. Sério, dá vontade de marcar o livro inteiro, parágrafo a parágrafo. Prepare sua cartelinha, você vai precisar.

De plus, temos um projeto gráfico maravilhoso da Planeta. Trechos (“fotografáveis”) se encontram dispostos como entrada das crônicas e o conjunto de recursos das páginas, pretos, cinzas, amareladas, dão o toque final. Os textos são mega curtos, mas de grande peso. Cercados de um repertório musical pra te colocar e te tirar da fossa, a leitura mostra que não há experiência sem aprendizado.

Ademais, em diversos momentos, lembrei do livro Que Ninguém Nos Ouça, pela vibe de lavar a alma, e dos livros da Brené Brown, quando se fala sobre vínculos, (auto)aceitação e processo de volta por cima. Estar em um relacionamento poder ser muito V1D4 L0K4, mas, no fim das contas, estamos aqui para nos relacionar, cada qual em sua própria jornada.

Depois do Fim é aquele livro que te dá tapinhas no ombro a cada revolver de sentimentos. Espera contigo. Arde, mas também sabe deixar o coração quentinho como um episódio maravilhoso de Gilmore Girls com junky food. É um mergulho profundo (e às vezes necessário) naquela maratona binge da netflix. Você sai cansado, mas realizado. Pronto pra outra.

site: http://www.dear-book.net/2017/07/resenha-depois-do-fim-daniel-bovolento.html

Jess 20/10/2017

"Cada um de nós encontra uma maneira diferente de encarar o fim. Cada um de nós passa por fins diferentes, por mais que tenhamos histórias parecidas." .

Quando o amor acaba, o que você faz? Chora? Bebe? Entra em desespero? Procura o motivo? Manda mensagem? Segue em frente? "Depois do fim" são 50 crônicas/textos/desabafos sobre histórias parecidas mas com reações diferentes.

"Se a gente não precisa esquecer um amor quando acaba significa que ele já tinha sido esquecido faz tempo." .

É um livro sobre perda, dor, despedidas e a necessidade de um recomeço. 50 vozes que mostram diferentes formas de chegar ao fim e se reerguer, desgastes de relacionamento, verdades ocultas, a coragem de terminar e enfrentar um término. Mais do que tudo, um livro sincero.

"Não foi a ponta do iceberg que afundou o Titanic, mas o imenso pedaço de gelo submerso que não enxergaram durante a rota." .

Cada crônica começa com um quote, tem o título e um trecho de uma música. As crônicas são de no máximo 2 páginas cada.
São muitos sentimentos em cada texto, alguns intensos, outros eu não consegui entender as decisões. Mas sentimento é algo que a gente não entende bem né, cada um sente e lida de uma forma.
Foi uma leitura muito boa. Todo mundo já perdeu um amor ou precisou de um recomeço, acredito que tem muita identificação.

"Como você explica pras pessoas que o mundo desmoronou quando você nem sabe o motivo?" .

Existem muitos livros sobre o amor, mas quando o amor acaba? Existe o vazio, o grito, o choro, as lembranças e o "Depois do fim" ☺

"Ninguém vai carregar sua cruz. E você tem todo o direito de renunciar ao que quiser em prol da busca por algo que te faça verdadeiramente feliz."

site: www.instagram.com/saymybook

Carol 09/05/2018

Depois do fim
Uma forma sincera e honesta de enfrentar o fim. Uma leitura um pouco dolorosa pra quem está passando por isso, mas necessária.

1 | 2 | 3 | 4 | 5