Suzy e as águas-vivas

Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

clara1176 16/10/2023

SPOILER
O livro e muito bom e bastante emocionante,ele fala sobre uma adolesçente que passou de um luto e que sofre bastante com o a morte de sua melhor amiga.ficando inconformada de sua morte e encontrando um jeito de provar que ela foi morta por aguas vivas,e impressionante ler esse livro e ver a inteligencia dessa garota de apenas 12 anos.

Adriana854 11/10/2023

Um livro irretocavel
Impactada com a beleza desse livro. Muito comovente! Não tem como não se emocionar com Suzy, uma esperta menina de 12 anos que não se conforma com a morte de sua melhor amiga por afogamento, pois ela era excelente nadadora. Essa hipótese nao entra na cabeça de Suzy. Ela busca uma forte teoria para a morte de Frawny e está disposta a provar a todo custo. "Suzy e as Águas Vivas" é um belíssimo livro sobre dor, luto e a forma de lidarmos com isso.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

TÍTULO: Suzy E As Águas Vivas

AUTORA: Ali Benjamin

TRADUÇÃO: Cecilia Camargo Bartalotti

EDITORA: Verus

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Um dos romances mais autênticos e comoventes dos últimos tempos. Finalista do National Book Award de 2015 Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação ? uma explicação científica ? para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga ? e pelo momento final e terrível entre elas ?, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo ? e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Aabcin 27/09/2023

Precioso, quero guardar em um potinho
Que livrinho mais gostosinho!! Parece livro de criança, mas sério, o tanto que eu chorei não tá escrito!!

O livro fala sobre luto na pré adolescência. A pré adolescência não é um dos melhores momentos da vida de um ser humano, e o luto muito menos. Imagina juntar tudo, que loucura, que caos!

A temática e o enredo dos livros são excepcionais, mas o motivo de eu, particularmente, não ter dado cinco estrelas é o final. Eu super entendi que no final deu tudo certo, ela conseguiu superar e tals, mas acho que faltou um pouquinho mais, tipo uma parte 2. Sabe quando um filme termina e deixa aquele Q de que ainda vem mais pela frente? Tive essa sensação lendo o final.

A leitura é muito fluida, até porque é narrado pela Suzy, que tem 12 anos. O jeito como ela vê o mundo é muito inocente, ela passa muito a vibe de que "se errei foi tentando acertar". Tudo o que ela passa e como ela reage a isso, são muito interessantes e práticos de se ler.

Gostaria de ter lido quando era mais nova!

any 17/09/2023

Crescimento e superação
O livro é extremamente sensível ao se tratar da morte, achei muito único e lindo.
morar dentro da cabeça da suzy soa como um privilégio, mais ainda se colocarmos em conta o fato do silêncio (ou ?não-falar) dela.
é único o desenrolar, o jeito como a gente se sente em relação à Franny, mesmo ela sendo uma pré-adolescente que quer só quer se encaixar, e em contra partida, a Suzy que não se importa com isso e só quer ser vista por uma só pessoa - a própria Franny.
a aproximação do justin e da suzy também é uma coisa linda de se ver.
em geral, eu adoro histórias contada por crianças, mas a delicadeza, escrita, plot dessa me conquistaram.
é um livro lindo.

Erick73 11/09/2023

Eu pensava que não iria chorar lendo um livro mas esse eu chorei, chorei bastante. é um livro que pega mesmo. pô a partir de hoje ele é o meu livro favorito. é o livro perfeito pra todo mundo que já perdeu alguém (seja no sentido de morte ou simplesmente foi embora) e pra todos que já se sentiram estranhos e sozinhos, perdidos. é simplismente perfeito, além de que você sai sabendo um monte de coisa sobre água viva, que é um dos animais mais bonitos que existe sem dúvidas. com certeza amo esse livro.

dudacamachow 11/09/2023

Meu livro favorito!!!
Suzy é uma menina curiosa de 12 anos que precisa lidar e superar a morte inesperada de sua ex melhor amiga, Franny. A família de Franny afirma que isso acabou acontecendo devido a um afogamento. Suzy, porém, não aceita tudo isso e tenta descobrir o ?verdadeiro? motivo da morte.
O livro é muito lindo e nos mostra a perspectiva de toda criança ao passar por situações difíceis e problemas. Suzy e todo o seu ?restinho de esperança? que resta ali, tentando resolver algo que não há solução, nos mostra sua verdadeira inocência. O livro se passa naquele momento em que ela começa a se deparar com fortes questionamentos sobre sua própria vida, sobre o tempo e sobre seu relacionamento com as pessoas a sua volta.
Vale a pena destacar também as diversas curiosidades que o livro traz sobre as diferentes espécies de águas vivas e todas as suas características, algo bem legal, que me fez ter vontade de pesquisar ainda mais sobre depois!
AMO esse livro, meu queridinho !!! ?

A.livia.m3ndes 10/09/2023

?era amor, tornou dor, e o tempo curou?
"...Você tinha sua própria história, e eu tinha a minha..."
"...Ninguém está com ninguém de verdade, mesmo que às vezes pareça estar."

Gabriela 01/09/2023

É um livro curtinho, com uma narrativa clara e rápida, bem gostosinho de ler, bom pra passar o tempo.
É um livro que mostra o lidar com o luto atrávez de uma criança e como as pessoas ao seu redor lidam com a forma dela de enfrentar o luto e acabam sofrendo junto com ela por ver ela sofrer mas não conseguirem ajuda-lá, e o lidar com uma culpa que ela sente mas que não é dela.
É um livro sensível. E que te mostra que nem tudo tem um entendimento.

Carol 26/08/2023

Águas vivas
"Eu penso na água-viva imortal, aquela que pode rejuvenescer. E me pergunto: É possível que exista mais de uma maneira de rejuvenescer? Há algum jeito de humanos rejuvenescerem também? Por exemplo, e se pudéssemos retornar aos sentimentos que tínhamos quando pequenos, àquela sensação de que tudo é possível? Em 1968, as pessoas viram a Terra se elevando acima da superfície da Lua e acreditaram que elas eram importantes. Acreditaram que poderiam realizar o que quisessem. E se pudéssemos nos sentir desse jeito outra vez? Há tantas coisas que nos dão medo neste mundo. Blooms de águas-vivas. Uma sexta extinção. Um baile escolar do fundamental II. Mas talvez possamos parar de nos sentir tão assustados. Talvez, em vez de nos sentirmos como um grão de poeira, possamos lembrar que todas as criaturas nesta Terra são feitas de pó de estrelas. E nós somos as únicas criaturas que sabem disso. Este é o ponto sobre as águas-vivas: elas nunca compreenderão isso. Tudo o que podem fazer é flutuar pela água, sem saber de nada. Os seres humanos podem ser os mais novos habitantes deste planeta. Nós podemos ser muito frágeis. Mas também somos os únicos que podem decidir mudar."

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Suzy e As Águas-Vivas
Olá, Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é do livro Suzy e As Águas-Vivas, escrito por Ali Benjamin ??

É um livro surpreendente de tão bom, a história, narrada por Suzy, uma criança de doze anos que é muito inteligente e decidiu não falar (ela se comunica, na maior parte, apenas com você, o leitor desse livro), é emocionante e triste, mas as superações de Suzy revelam que tudo de ruim que ela passou, valeu a pena, fortaleceram ela.

Franny, amiga de Suzy por muitos anos, cresce e se torna amiga das garotas mimadas, isso deixou Suzy triste e preocupada.

De repente, Franny faz bullying com Suzy, chegando a cuspir em seu rosto e a ridicularizá-la, ignorá-la, trocá-la, substituí-la. Suzy, para alertar sua amiga de que ela não foi legal, fez discos congelados do seu próprio xixi, colocando no armário da menina, que ficou profundamente triste e passou a ser caçoada. Dias mais tarde, Franny morre afogada.

Suzy descobriu uma água-viva, uma irukandji, que produz um veneno letal, ela não é perceptível por olhos humanos, e com certeza picou Franny, matando-a. Suzy decide ir pra outro continente para confirmar a causa da morte da amiga, mas não consegue, pois é proibido, no lugar onde ela mora, uma criança de doze anos fazer uma viagem internacional sem os pais e sem o visto.

Ainda no aeroporto, Aaron, irmão de Suzy, Rocco, namorado do irmão de Suzy e a mãe dela, conseguem localizá-la e, sem reclamar e julgar, mesmo sabendo que o que Suzy fez foi errado, confortaram ela, pois sabiam que tudo que a garota precisava era de apoio e de um "está tudo bem, nós compreendemos", principalmente por ela ter passado meses sem falar, perder uma amiga, sofrido bullying.

Suzy continuou a sua vida, perdeu a timidez, fez novos amigos, mesmo que poucos, mas verdadeiros e tirou aquele peso de ser a culpada pela morte de Franny, que na verdade, Suzy nem foi a culpada e sim a possível irukandji e o afogamento.

É um livro de despedida, amizade, representatividade, que também aborda um tema muito importante: o que o bullying causa nas vítimas, no caso, a Suzy e a superação do trauma.

Emma Mont. Far. 30/07/2023

SUZY
Me prendeu bastante e me fez chorar também. O jeito que a Suzy é dedicada com sua (ex) melhor amiga o jeito como ela sofre, coitada, o jeito como são descrevemos os sentimentos fazem você sentir eles também, sabe?

É muito perfeito, então... LEIAM!

Irla 28/07/2023

Foi uma leitura leve e simples. É um livro que trás reflexões simples porém muito boas. Acho que poderia ter um maior desenvolvimento. Mas achei interessante a forma como ela aborda o luto, muito real.