Suzy e as águas-vivas

Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

CrisIngrid 04/11/2020

Minha opinião
Nesta trama, vamos acompanhar a adolescente (de 12 anos) Suzy, que está passando por um momento muito difícil de sua vida. Além de ter que lidar com todas as questões próprias da adolescência, ela está lidando com o luto por ter perdido sua amiga, Franny, e não aceita que alguém que sabia nadar tão bem quanto ela, pôde ter se afogado. Para Suzy, "certas coisas simplesmente acontecem" não pode explicar o que aconteceu com sua amiga. O choque dessa situação levou a garota a entrar num quadro de não-falar desde que soube do ocorrido, o que tem preocupado muito seus pais.

Numa visita à uma exposição com a escola, Suzy acaba encontrando um tanque de águas-vivas e ao descobrir que esses frágies seres podem ser mais perigosos do que se pensa, ela começa a desconfiar que algum deles pode ter atacado sua amiga e levado ela a se afogar. E é aqui que a mocinha começa sua fissura por águas-vivas, onde ela começa a pesquisar, obsessivamente, tudo sobre o tema, até que tem a ideia de viajar até outro país em busca de uma conversa com o grande especialista no tema.

E nesse vai e vem, Suzy enfrenta o bullying na escola, por ser bastante peculiar; frequenta sessões com uma psicóloga e o fato de ter pais separados.

Ela é uma adolescente realmente muito diferente das demais, se interessa por coisas diferentes, não liga muito para meninos e maquiagem. Ao passo em que é muito ingênua, ela também é bastante perspicaz e inteligente.

É de forma delicada e com muito tato que esse livro aborda assuntos como bullying, separação, luto, amadurecimento, adolescência e tantos outros. Uma leitura fácil, fluida e muito prazerosa. Recomendo.

Emma Mont. Far. 30/07/2023

SUZY
Me prendeu bastante e me fez chorar também. O jeito que a Suzy é dedicada com sua (ex) melhor amiga o jeito como ela sofre, coitada, o jeito como são descrevemos os sentimentos fazem você sentir eles também, sabe?

É muito perfeito, então... LEIAM!

Brenorrrr 20/04/2021

Suzy e as águas vivas
É bem triste ver a Suzy tentar recuperar a amizade e não conseguir. Também é triste ver como ela reage ao luto. Porém, é muito bonito ver o crescimento que ela têm e o suporte que a família proporciona a ela. É uma história bem conivente. Comecei a ler no começo do mês e só terminei agora pois passei por uma faze não tão boa, então, se você estiver numa fase não tão boa, adie um pouco essa leitura. :)

MajuBarros 04/10/2021

Pítico
Um livro doce e sentimental, a autora trás os sentimentos da personagem de uma forma tão gostosa e intensa que ela nem parece ser criança

Encontrei na biblioteca da escola e nem dei tanto valor, mas é muito bom

Sil | @uma_dama_dos_livros 07/09/2020

- O que poderia acontecer daqui a poucos minutos sem que você sequer tenha ideia disso. Porque alguns corações batem apenas uns 412 milhões de vezes. O que pode parecer muito. Mas a verdade é que isso mal chega a doze anos.

#damareading | #suzyeasaguasvivas | #thethingaboutjellyfish | @alibenjamin | @veruseditora | #CecíliaCamargoBartalotti | #2016 | 217 | 3,5/5.

Suzy é uma garotinha cheia de vida, com uma mente brilhante e que ama aprender sobre as coisas, sobre tudo. Franny é a sua melhor amiga. Elas se conheceram na aula de natação bem novinhas e assim a amizade só cresceu. Sempre juntas e cheias de vida, com a imaginação a mil e muitas brincadeiras para cansa-las e nunca parar de se divertir.

Suzy e Franny estudam na mesma escola e sempre estão juntas. Só elas duas e mais ninguém. Mas, ao passar dos anos, Suzy percebe que algo está mudando em Franny. Aquilo tudo que ela falava sobre as outras meninas, ela está se tornando sem nem perceber e algo precisa ser feito o mais rápido possível.

O sétimo ano está chegando e Suzy não sabe o que a aguarda dali para frente. As férias de verão chegaram e com elas algo veio junto. Uma coisa que vai fazer a vida mudar para sempre. Franny se afogou faltando alguns dias para o verão acabar e Suzy perdeu a única amiga verdadeira que tinha. Isso de ter deixado ela dessa forma parece uma grande fantasia.
As palavras não fazem mais sentido, falar por falar não é o que ela deseja e com tudo que lhe aconteceu o silencio é o seu refúgio real, pois ela prefere ouvir as pessoas, e seus pensamentos que já são muitos.

Ao ir em um passeio da escola, uma nova descoberta lhe chama atenção: as águas-vivas. A forma que elas podem ser fantásticas e letais atrai a sua atenção ao querer saber ainda mais sobre suas espécies e como vivem. Uma questão é levantada por Suzy: Franny com certeza foi morta por uma.

Thay Freitas 26/10/2016

Delicado <3
“(...) Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas...”
Suzi Swanson tem apenas 12 anos e já conhece a indiferença do mundo. É uma garotinha inteligente, curiosa e ingênua em todos os seus trejeitos. Acredita que para tudo existe um porquê e não é de se deixar levar por qualquer explicação simples.
Bom, isso explica o fato de Suzy não ter se convencido de que sua melhor amiga, Franny, teria morrido afogada no início do seu sétimo ano na escola. E é com essa premissa que “Suzy e as Águas-Vivas” nos apresenta a história da garotinha que tenta de todas as formas explicar que não há sentido em alguém que era uma ótima nadadora, ter morrido afogada, quando na verdade ela pode ter sido picada por uma água-viva. Isso mesmo, uma irukandji.
Tudo começou quando em uma excursão escolar a um aquário ela conhece e é atraída por águas-vivas. Interessada naquelas criaturinhas que tanto lhe chamavam atenção, ela começa a pesquisar mais sobre o seu mundo e descobre que há espécies com venenos letais, sendo vistas em todas as regiões do mundo. E é quando, inconformada pela morte da amiga, que se foi de forma tão brusca e em um momento em que elas não estavam na melhor fase da amizade, Suzy ignora a explicação da mãe de que: “As coisas simplesmente acontecem” e convence a si mesma que Franny pode não ter morrido por afogamento. E se a garota morreu pelo veneno de uma irukandji? Suzy sabia que devia haver uma explicação – científica – para aquela fatalidade.
Alienada pelas dúvidas, ela se entrega ao paradigma de descobrir o que realmente aconteceu com a amiga e começa uma busca incessante de informações na internet, visitando páginas de especialistas em águas-vivas.
Com uma narrativa intercalada entre o ponto de vista da protagonista e capítulos marcados pelas lembranças da amiga, a autora nos mostra a determinação constante da garota de 12 anos que luta não só para encontrar as respostas que tanto procura, como mostrar o quanto difícil é atravessar o fim da infância, ainda mais se você teve de lutar para esquecer um alguém que tanto significou para você, aliado a fatos que gostaríamos tanto de nunca ter vivido.

Continue lendo em: http://sankasbooks.blogspot.com.br/2016/10/resenha-suzy-e-as-aguas-vivas_26.html

anita !!! 21/06/2021

melhor impossível
cara não tem muito o que falar, é cativante e querido, os personagens são todos bons, e amei que haviam voltas no tempo, para que desse para vizualizar melhor a história.
Resumindo, leitura linda, fácil e necessária apenas leiam sério !!!

bia 16/06/2021

perfeito 1.000.000/10
gente,não tenho nem palavras pra esse livro.No começo,não sabia onde eu tava me metendo,lembro que gostei da sinopse e foi isso mas jamais imaginaria como esse livro é sensível,tocante e real.O seu principal assunto é o luto e a forma que lidamos com ele,mas ver o luto de uma menina de 12 anos é mais delicado ainda.Tudo o que a Zu fez pra conseguir entender que realmente as vezes ?as coisas simplesmente acontecem? é pesado.Ver o que o luto faz é pesado.Parecida que eu tá la com ela,sofrendo a morte da Franny junto.A escrita é perfeita,detalhada na medida,não fiquei entediada um minuto.Amo todos os personagens,principalmente o Justin(peter pan lindo e perfeito),e como eles são desenvolvidos na medida já que a narrativa é focada no interior da Suzy e não nas coisas externas.Esse livro ganhou meu coração.

Luana1168 24/01/2022

Gostei muito desse livro, fiquei torcendo que a Susy ficasse bem. Além das curiosidades sobre o universo e águas-vivas serem muito bons e terem me deixado pensando sobre, a história da Susy foi necessária para mim.

Thaila 19/03/2021

Livro emocionante que te faz refletir muito. Suzy é uma garota incrível e muito inteligente que adora ficar pesquisando curiosidades na internet. Sabe um monte de coisa que a maioria acha estranho, mas isso a torna muito especial. O modo como ela lida com o luta da amiga também é muito triste e te faz refletir sobre a vida e a morte e o modo como cada um age. Gostei muito da sua amizade com o Justin, parece ser um menino incrível também que do seu jeito ajudou muito a Suzy.

Desireé (@UpLiterario) 16/12/2020

Amizades, despedidas e águas vivas. (@upliterario)
Suzy é uma garota de 12 anos diferente das demais. Ela não está preocupada com garotos e bailes e beijos, mas, sim, com fatos científicos, curiosidades, experiências. E depois que sua melhor amiga morre repentinamente, ela descobre que jamais poderá concertar a amizade desfeita entre elas. E permanecerá para sempre como vilã nesta história.
"Mais que tudo, porém, eu sabia que não merecia a felicidade. Eu jamais a mereceria."
Franny e Suzy foram amigas desde muito pequenas, compartilhando risadas, bons momentos, doces e sonhos. Mas Franny cresceu, amadureceu e outras preocupações tomaram sua jovem mente. Preocupações que Suzy não compreendia e que, assim, foi afastando-as pouco a pouco, até que não tinham mais quase nada em comum. Apesar de uma excelente nadadora, Franny foi vítima de um afogamento. Porém, Suzy acredita que algo ainda mais perigoso aconteceu com sua amiga: Franny foi picada por um tipo mortal de água-viva e resta a ela provar isso ao mundo.
"Às vezes a gente quer com tanta força que as coisas mudem que não suporta nem sequer estar na mesma sala com as coisas do jeito que são".
Um livro tocante, belo e emocionante, sobre uma garota que vê sua melhor amiga crescer mais depressa do que ela até desaparecer para sempre. É sobre perdas, temporárias e definitivas, sobre despedidas, sobre mudanças que fazem tudo parecer um novo mundo dentro de nós. Suzy parou de falar, pois sentia que não tinha mais nada a dizer, mas sempre temos algo a dizer, nem se for para nós mesmos.
"Encontrar as palavras certas nunca foi meu ponto forte."
Uma leitura que me rendeu algumas lágrimas bobas e uma sensação calorosa ao final. Suzy é encantadora e me lembrou muito da minha infância e das dificuldades que vivemos aos 12 anos. Recomendo muito!

site: www.instagram.com/upliterario

Sarah 05/06/2021

Leia, não importa a idade...
Um livro leve, com muitas reflexões, ensinamentos e curiosidades sobre o mundo. Me identifiquei com a protagonista e tive muito empatia por ela, gostei de sua evolução ao longo do livro, que por sinal é curtinho, uma delícia de ler. Amei ?

giixdsp 10/01/2022

Suzy e as águas vivas
Suzy é uma garotinha de 12 anos que descobre que sua melhor amiga, Franny faleceu afogada no mar.
Mas como isso ocorreu? afinal a amiga era uma nadadora incrível.
A história se passa com essa interrogação na mente de uma criança tão nova e que quer tentar descobrir hipóteses para explicar tal fato, conhecendo assim mais sobre a vida de um animal um tanto quanto misterioso e que poderia lhe trazer uma resposta, mas pra isso ela vai precisar de ajuda de pessoas que realmente entendem sobre o assunto.
A realidade é que ninguém quer passar pelo oque a Suzy passou,perder alguém tão especial e tão jovem afinal "alguns corações batem apenas umas 412 milhões de vezes."
É um livro que te trás um ensinamento tanto como tentar entender o luto pela visão de uma criança, as pessoas não sabem lidar com isso e a gente sempre precisa de pessoas importantes e que te tentam te entender mesmo que cada um do seu jeito.
Super recomendação.

ass:gii

giovannamello 03/12/2021

Sou totalmente apaixonada por livros com crianças, a forma como elas vêem a vida e lidam com ela, em sua inocência, é simplesmente cativante.

Isadora 11/11/2022

Suzy e as águas-vivas
É emocionante e sensível, me identifiquei muito com a Suzy, guardo esse livro no meu coração ? recomendo