Suzy e as águas-vivas

Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

giixdsp 10/01/2022

Suzy e as águas vivas
Suzy é uma garotinha de 12 anos que descobre que sua melhor amiga, Franny faleceu afogada no mar.
Mas como isso ocorreu? afinal a amiga era uma nadadora incrível.
A história se passa com essa interrogação na mente de uma criança tão nova e que quer tentar descobrir hipóteses para explicar tal fato, conhecendo assim mais sobre a vida de um animal um tanto quanto misterioso e que poderia lhe trazer uma resposta, mas pra isso ela vai precisar de ajuda de pessoas que realmente entendem sobre o assunto.
A realidade é que ninguém quer passar pelo oque a Suzy passou,perder alguém tão especial e tão jovem afinal "alguns corações batem apenas umas 412 milhões de vezes."
É um livro que te trás um ensinamento tanto como tentar entender o luto pela visão de uma criança, as pessoas não sabem lidar com isso e a gente sempre precisa de pessoas importantes e que te tentam te entender mesmo que cada um do seu jeito.
Super recomendação.

ass:gii

Luana1168 24/01/2022

Gostei muito desse livro, fiquei torcendo que a Susy ficasse bem. Além das curiosidades sobre o universo e águas-vivas serem muito bons e terem me deixado pensando sobre, a história da Susy foi necessária para mim.

Desireé (@UpLiterario) 16/12/2020

Amizades, despedidas e águas vivas. (@upliterario)
Suzy é uma garota de 12 anos diferente das demais. Ela não está preocupada com garotos e bailes e beijos, mas, sim, com fatos científicos, curiosidades, experiências. E depois que sua melhor amiga morre repentinamente, ela descobre que jamais poderá concertar a amizade desfeita entre elas. E permanecerá para sempre como vilã nesta história.
"Mais que tudo, porém, eu sabia que não merecia a felicidade. Eu jamais a mereceria."
Franny e Suzy foram amigas desde muito pequenas, compartilhando risadas, bons momentos, doces e sonhos. Mas Franny cresceu, amadureceu e outras preocupações tomaram sua jovem mente. Preocupações que Suzy não compreendia e que, assim, foi afastando-as pouco a pouco, até que não tinham mais quase nada em comum. Apesar de uma excelente nadadora, Franny foi vítima de um afogamento. Porém, Suzy acredita que algo ainda mais perigoso aconteceu com sua amiga: Franny foi picada por um tipo mortal de água-viva e resta a ela provar isso ao mundo.
"Às vezes a gente quer com tanta força que as coisas mudem que não suporta nem sequer estar na mesma sala com as coisas do jeito que são".
Um livro tocante, belo e emocionante, sobre uma garota que vê sua melhor amiga crescer mais depressa do que ela até desaparecer para sempre. É sobre perdas, temporárias e definitivas, sobre despedidas, sobre mudanças que fazem tudo parecer um novo mundo dentro de nós. Suzy parou de falar, pois sentia que não tinha mais nada a dizer, mas sempre temos algo a dizer, nem se for para nós mesmos.
"Encontrar as palavras certas nunca foi meu ponto forte."
Uma leitura que me rendeu algumas lágrimas bobas e uma sensação calorosa ao final. Suzy é encantadora e me lembrou muito da minha infância e das dificuldades que vivemos aos 12 anos. Recomendo muito!

site: www.instagram.com/upliterario

Noanony 29/03/2021

Amei
A forma de escrita é do jeitinho que eu gosto, muito misteriosa e tals. Eu amo esses tipos de livro. O começo foi extraordinário, mas lá pro meio eu achei q estava enrolando bastante. A leitura é bem profunda.

Marcia 12/09/2022

Luto aos 12 anos! Um livro que me identifiquei com algumas dificuldades enfrentadas pela protagonista pois eu também conheci o luto ao 12 anos. Livro "Susy e as águas- vivas" escrito por Ali Benjamin.
Para protagonista, Susy, foi a melhor amiga que faleceu,comigo foi minha mãe.
Livro difícil, narra o momentoque a protagonista passou quando sua melhor amiga faleceu devido um afogamento. Durante a leitura vemos a dificuldade dela em compreender e enfrentar toda situação. Ela teve apoio dos pais e eu da minha família mas entender, compreender e aceitar esse momento e bem complicado. Luto é um período difícil para a maioria das pessoas e passar por ele aos 12 anos, época da adolescência, onde tudo é mais complicado, agrava a situação.
Susy ouve a explicação sobre a morte da amiga que "não há como ter certeza do motivo , que algumas coisas simplesmente acontecem." Só que Susy não consegue aceitar essa explicação, ainda mais porque a melhor amiga ja não era melhor amiga, estava sendo ex-amiga e Susy estava sofrendo com isso. Ela busca explicações científicas... Livro difícil de ler devido o tema mas acho importante. Ele desperta a empatia e nos faz refletir vários comportamentos. Essa leitura é LC e gostei muito pois não o teria escolhido.Rumo a novas leituras.
Sinopse:...não há como ter certeza do motivo , que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação ? uma explicação científica ? para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga ? e pelo momento final e terrível entre elas ?, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo ? e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Sil | @uma_dama_dos_livros 07/09/2020

- O que poderia acontecer daqui a poucos minutos sem que você sequer tenha ideia disso. Porque alguns corações batem apenas uns 412 milhões de vezes. O que pode parecer muito. Mas a verdade é que isso mal chega a doze anos.

#damareading | #suzyeasaguasvivas | #thethingaboutjellyfish | @alibenjamin | @veruseditora | #CecíliaCamargoBartalotti | #2016 | 217 | 3,5/5.

Suzy é uma garotinha cheia de vida, com uma mente brilhante e que ama aprender sobre as coisas, sobre tudo. Franny é a sua melhor amiga. Elas se conheceram na aula de natação bem novinhas e assim a amizade só cresceu. Sempre juntas e cheias de vida, com a imaginação a mil e muitas brincadeiras para cansa-las e nunca parar de se divertir.

Suzy e Franny estudam na mesma escola e sempre estão juntas. Só elas duas e mais ninguém. Mas, ao passar dos anos, Suzy percebe que algo está mudando em Franny. Aquilo tudo que ela falava sobre as outras meninas, ela está se tornando sem nem perceber e algo precisa ser feito o mais rápido possível.

O sétimo ano está chegando e Suzy não sabe o que a aguarda dali para frente. As férias de verão chegaram e com elas algo veio junto. Uma coisa que vai fazer a vida mudar para sempre. Franny se afogou faltando alguns dias para o verão acabar e Suzy perdeu a única amiga verdadeira que tinha. Isso de ter deixado ela dessa forma parece uma grande fantasia.
As palavras não fazem mais sentido, falar por falar não é o que ela deseja e com tudo que lhe aconteceu o silencio é o seu refúgio real, pois ela prefere ouvir as pessoas, e seus pensamentos que já são muitos.

Ao ir em um passeio da escola, uma nova descoberta lhe chama atenção: as águas-vivas. A forma que elas podem ser fantásticas e letais atrai a sua atenção ao querer saber ainda mais sobre suas espécies e como vivem. Uma questão é levantada por Suzy: Franny com certeza foi morta por uma.

Lice 26/08/2021

Falamos para sermos compreendidos
? Suzy é impulsiva, intensa, mas ao mesmo tempo quando a vida a confronta ela se retrai. Suzy é forte, mas vai ter que aguentar alguns tombos fortes da vida durante sua fase estudantil.
? Esse livro me doeu porque eu também fui excluida na escola, pq eu era o prodígio da biologia viciada em uma espécie específica ( no caso serpentes) e que seria considerada "paf paf" por falar demais sobre o que nem todo mundo quer ouvir. Mas ele também me deixou com o coração quentinho, com o conforto de me sentir acolhida, por ser tão parecida com a personagem.
? Suzy e as águas vivas é uma lição! Eu amei pq ele é tão simples, mas ao mesmo tempo é tão profundo. Eu recomendo muito. Sou suspeita pra falar? Claramente sou. Mas recomendo muito.
joanvitorf 26/08/2021minha estante
Já está na minha lista?

Gabi 05/04/2021

Gostei, mas não amei
Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação ? uma explicação científica ? para que Franny tenha se afogado.

emanu.books 24/11/2022

A visão do luto através de um olhar de uma criança
" -Dizer adeus é importante. - disse ela.
-É que nós permite viver e começar outra vez".

Uma ficção infantojuvenil de Ali Benjamin, Suzy e as Aguas Vivas irá contar sobre a nossa protagonista Suzy: uma garota de doze anos que era considerada por muitos, peculiar para a sua idade. Porém, é curiosa e inteligente, além de gostar tudo que abrange na área da ciência e da biologia.

No entanto, a vida de Suzy começa a mudar logo após o afogamento sua melhor amiga, Franny. Apesar de sua mãe explicar na qual infelizmente, esses tipos de situações ocorrem, ela não se conforma. Além de que Suzy, acredita que Franny é uma das mais de 150 milhões de vítimas na qual morrem todos os anos por causa das picadas das águas vivas. Ela é persistente e não vai para até ter a resposta da sua hipótese de um pesquisador de águas vivas.

A morte de sua amiga foi tão impactante que a garota decide não falar. E esse silêncio faz com que a dor cresça em seu peito a cada dia.

Enquanto junta fatos para provar a sua teoria, Suzy vai conhecer coisas incríveis sobre o universo e percebe que o mundo ainda guarda grandes surpresas.

Achei maravilhoso como foi construído a estória e o amadurecimento da própria personagem. Recomendo muuuuuito para aqueles que estão com ressaca literária. É muito rápido e a narrativa é de primeira pessoa, e fluída. Uma obra que fala sobre perda, amor e amizade através do olhar de uma criança. Além de retratar de um assunto muito importante, difícil é doloroso.

anita !!! 21/06/2021

melhor impossível
cara não tem muito o que falar, é cativante e querido, os personagens são todos bons, e amei que haviam voltas no tempo, para que desse para vizualizar melhor a história.
Resumindo, leitura linda, fácil e necessária apenas leiam sério !!!

Lillian 24/08/2021

Considerando que este livro não é pra alguém da minha idade, ele é bem razoável. Embora não tenha prendido a minha atenção, a autora aborda temas interessantes nesse livro, como o luto e a chegada da adolescência. Quem nessa fase nunca começou a agir como os outros pra tentar se encaixar? A maioria de nós fizemos isso, e ver a forma como a Suzy não se preocupa com nada além da sua amizade com a Franny é muito legal.
O luto é realmente uma questão peculiar para cada pessoa, e as vezes pode ser mais dolorido do que imaginamos, mas uma hora precisamos seguir em frente.
Fico feliz de saber que a Suzy conseguiu achar o caminho dela.

Soda Káustica 20/05/2022

Um ótimo livro infanto-juvenil.
É basicamente isso que eu tenho a dizer. Eu achei a história original o suficiente, com toda essa coisa de águas-vivas.

Também achei que o livro representa bem essa mudança de fase que acontece quando a gente entra no início da adolescência e nossos amigos mudam, mas você não quer mudar.

Julia5048 14/08/2022

Incansável busca pela verdade.
Não é fácil lidar com o luto, principalmente se você for uma criança de 12 anos.
Suzy é uma garota curiosa , que ama estudar coisas que , para crianças da sua idade , são um pouco inusitadas.
Quando estava prestes a começar o sétimo ano, recebe a lentavel notícia de que sua melhor amiga havia falecido vítima de afogamento .
Nesse livro vemos como é o luto na visão de uma criança e como alguns trumas podem ser desenvolvidos.
A autora soube muito bem construir uma um ótimo enredo. Adicionar aos favoritos com muito prazer.

unknown 14/04/2021

Uma verdadeira aula sobre águas vivas
Não acrescentou nada de muito importante p minha vida, só uma paranoia sobre as águas vivas. Mas é bem legal