O Medo Mais Profundo

O Medo Mais Profundo Harlan Coben

Resenhas - O Medo mais Profundo

Pâmela Cuti 12/07/2019

Não foi desta vez...
Mesmo sendo fã assumida de romances policiais, nunca tinha lido nada do Harlan Coben. Antes de começar a leitura, busquei algumas resenhas aqui no Skoob e vi que a classificação era muito boa, então já fui cheia de expectativas.

A trama me ganhou logo de cara. Ele começa quando o protagonista Myron Bolitar é surpreendido pela visita de Emily, sua ex-namorada de faculdade (que o trocou por seu maior adversário no basquete), que vai até ele pedir ajuda. Seu filho de 13 anos está morrendo e precisa de um transplante de medula óssea – e o doador sumiu sem deixar vestígios. O envolvimento de Myron com o caso se torna ainda maior quando ela revela que ele é o pai do garoto. O protagonista inicia uma busca pelo doador, que envolve uma série de sequestros, um jornalista decadente e uma família inescrupulosa cheia de segredos.

Descobri logo no início da leitura que este é o 7º livro de uma série com o personagem Myron Bolitar. Por mais que possam ser lidos fora de ordem, sempre gosto de começar pelo primeiro livro para entender como a trajetória do personagem vai sendo construída.

As primeiras cenas me prenderam e me identifiquei com Myron logo de cara. Gostei muito do seu jeito sarcástico e das metáforas que o narrador inseria ao longo da narrativa... até chegar ao 3º ou 4º capítulo e ficar de saco cheio. Ainda que a ideia fosse deixar a leitura mais leve, achei que o autor pecou pelo excesso. Além de ficar cansativo, a conexão inicial que eu tive com o protagonista se perdeu completamente.

Achei que a história demorou muito para desenrolar e a minha empolgação com o livro foi caindo a cada página. Só senti que as coisas começaram a acontecer a partir da metade do livro. O desfecho também achei confuso e, ao contrário do resto do livro, muito corrido. Mas talvez eu só não tenha curtido porque não me conectei com o resto da história.

Enfim, fiquei frustrada porque eu queria muito gostar da história, mas não foi desta vez e vida que segue. Ainda assim, quero dar mais uma chance para o autor.
@eu_sandroka 12/07/2019minha estante
Autor fraco. Só li 1 dele pra nunca mais. :-(

Gárgula 13/07/2019minha estante
Isso aconteceu comigo lendo O livro dos mortos de Patrícia Cornwell.

Pâmela Cuti 15/07/2019minha estante
Pois é, Sandroka... Eu me decepcionei mas quero dar mais uma chance pra ele ?. Tenho a sensação de que comecei pelo livro errado. Hehehehe
Recebi várias indicações de outros livros dele, então vou ver se a próxima tentativa dá certo. ?

Pâmela Cuti 15/07/2019minha estante
Não conheço esse, DBraga. Mas fui dar uma olhada nas avaliações dele aqui no Skoob e parece que tu não está sozinho, viu! ??

@eu_sandroka 15/07/2019minha estante
;-)

Gárgula 16/07/2019minha estante
É, depois que vi até relaxei. Entrar numa história com mais de 10 volumes não estava para mim!

Evelyn Marinho 29/07/2019minha estante
Acho que você começou pelo livro errado. E se livro faz parte de uma serie é o 7 livro dela. Comece por um independente dele. CONFIE EM MIM, N?O CONTE A NINGU?M, A GRANDE ILUS?O. Esses são alguns ótimos, garanto que vai gostar.

Quell 02/08/2019minha estante
De mais uma chance ao Myron, procure pelos outros que vai gostar se não leia os independentes, sugiro que comece por Desaparecido para Sempre

Evelyn Marinho 02/08/2019minha estante
Terminei de ler agora. Demorou pra me animar mas no fim gostei mto. Não foi um dos melhores da serie mesmo

Pâmela Cuti 05/08/2019minha estante
Obrigada pelas dicas, Evelyn! Anotadíssimas! :D

Pâmela Cuti 05/08/2019minha estante
Ahh, já recebi várias recomendações desse livro, Quell! Já coloquei na minha lista. Obrigada!

Helo 13/09/2020minha estante
Esse também não curti. Já havia lido Não fale com estranhos e desse esperava mais

Naty__ 29/01/2023minha estante
Eu adoro esse livro

Marcos 29/01/2023minha estante
Eu também Natalia, vou te falar que ele está no meu pódio ??????????

Naty__ 29/01/2023minha estante
Uau ??

Marcos 29/01/2023minha estante
Sim ?????

Já a atual história do Myron? tô com um pé atrás Kkkkkkkkkkkkkkk

Naty__ 30/01/2023minha estante

Marcos 30/01/2023minha estante
Vou tentar Kkkkkkkkkkkkkkk

Renato 20/06/2018

Quase perfeito
Nunca me decepcionei com Harlan Coben. Mesmo depois de ler tantos livros dele, que já até perdi a conta, no mínimo a obra é boa. Nunca vi tamanha consistência na literatura policial. Desta vez não foi diferente com "O Medo Mais Profundo".

Neste sétimo livro da série de Myron Bolitar, o principal protagonista recebe uma notícia bastante surpreendente logo no início do enredo. Myron então decide iniciar suas investigações e solucionar a grande questão que foi colocada em suas mãos.

Mais uma vez Harlan Coben coloca diversos elementos que aparentemente não se conectam. Por várias vezes me peguei me perguntando o que uma coisa tinha ver com a outra. Cheguei a duvidar do rumo que a história estava levando. Mas mestre é mestre. Tudo se mostrou coerente no final e algumas surpresas foram reservadas ao leitor. A história facilmente prende, mas tem suas falhas.

Eu não aponto o livro como perfeito porque essa notícia que Myron recebeu logo no início não foi trabalhada da melhor forma. Imaginei inúmeros caminhos que seriam mais interessantes do que a forma como foi abordada. Achei falho nesse sentido, já que a informação tinha muito peso. Tirando isso, a condução foi excelente e nos prende até a última página. Muito bom!
Gustavo Igor 20/06/2018minha estante
Só lê livros massas!

Helder 20/06/2018minha estante
Já assistiu Safe na Netflix? Escrito por Coben . Muito bom.

Renato 21/06/2018minha estante
Gustavo, valeu! Hehe.

Renato 21/06/2018minha estante
Helder, assisti Safe praticamente na estreia na Netflix, devorei em um final de semana, kkkkkk. Surpreendente demais! E Harlan Coben é exatamente aquilo ali, consegui enxergá-lo em cada episódio, sou fã. Muito bom mesmo!

Raffafust 17/12/2016

Se você não acompanha minhas resenhas ou não conhece Myron Bolitar, chegou a hora de saber duas coisas: 1) Harlan Coben é um dos autores que mais amo no mundo e que acompanho desde os 15 anos!; 2) Myron Bolitar é seu personagem mais famoso e é maravilhoso acompanhar todas as confusões que esse anti-herói se mete.
Não, Myron não é malvado, mas não é o cara sem defeitos que a maioria espera de um protagonista, para ser sincera, ele é um ex jogador de basquete aposentado que não pôde mais jogar, que resolveu virar detetive e que volta e meia se mete em furadas e leva foras de todas as mulheres de sua vida.
Pois bem, nesse volume 7 - a série é lançada no Brasil totalmente fora da ordem - ele terá um reencontro desagradável com uma ex chamada Emily que pedirá sua ajuda para salvar a vida do filho dela. O problema é que a lambisgoia não quis ficar com ele no passado, e deixou ele abalado. Agora ela sai sabe-se lá da onde para dizer que a criança que está precisando de um doador para não morrer é na verdade filho dele. O que o deixa confuso e o faz obviamente se envolver muito na história atrás do possível doador que é compatível mas que está desaparecido...
Claro que como todo bom suspense de Harlan ele vai atrás da verdade e vai se envolver em um jogo muito perigoso.
Para quem leu Sem Deixar Rastros ( #3) vai lembrar que Emily é esposa de Greg e eu queria muito que eles tivessem lançado na ordem, porque minha cabeça é péssima e sempre esqueço nomes de detalhes.
Não foi o melhor livro de Harlan, mas fica difícil depois que nos apaixonamos por alguns livros incríveis dele como Não Fale com Estranhos , se você nunca leu nada dele, indico que comece pela ordem, vou colocar abaixo, agora se já leu muitos, dê uma chance à esse, o final é nível Harlan de qualidade, só não curto mesmo essa Emily, então não vou colocar esse como meu preferido #coisadefã

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/12/resenha-o-medo-mais-profundo.html
pordiegofranca 22/12/2016minha estante
Gente, que bom que li essa resenha sua. Porque acabei de ler agora o livro e de todos que li (além desse eu li Que falta você me faz e Não fale com estranhos) achei o mais fraco e muita coisa não me convenceu. Estava achando que esse é o primeiro livro da série

pordiegofranca 22/12/2016minha estante
Talvez seja por isso que me senti tão perdido e não convencido. Fiquei chateado por estar sendo postada a série assim tão fora de ordem.

Francisco 26/12/2016minha estante
Faltou a lista rs

Leandro 26/02/2017minha estante
A lista consta na quarta capa do livro, basta lembrar que esse "O Medo Mais Profundo" se passa após o "Detalhe Final" e é seguido de "A Promessa" (que, na época de lançamento de "O Medo Mais Profundo" ainda não tinha sido lançado pela editora Arqueiro), só depois vindo "Quando Ela se Foi" e "Alta Tensão", que foram alguns dos primeiros a serem publicados. No mais, a editora publicou os demais livros praticamente na ordem.

Jaque - Achei o Livro 05/10/2016

Não tão empolgante assim.
Esse livro foi uma mistura de sentimentos.
Primeiro que fui com muita sede ao pote, afinal em se tratando de Harlan Coben só podia esperar um baita livro, mas não foi bem assim que aconteceu.
Foi um porre aguentar as cem primeiras páginas (mais de cem eu diria). Minha empolgação ia caindo conforme a leitura desenvolvia e só começou a ficar boa na página 189 - o livro tem 270 páginas - quando enfim a estória começou a desenrolar.
Foi um festival de descrições de lugares e roupas, tãoooo detalhados e infinitos que deixou o livro extremamente cansativo, comecei a perder a paciência e em certos pontos corria os olhos pelas páginas pra passar logo essas partes. Cada ambiente que o Myron entrava o lugar era descrito detalhe por detalhe e às vezes com pensamentos dele acompanhando a cena. Detalhes das roupas, dos móveis e dos cabelos, tão desnecessárias como as piadinhas sem graça do personagem no decorrer da estória.
Em alguns trechos os personagens paravam de falar sobre o assunto e começavam a divagar sobre coisas que não tinham nada a ver. O livro poderia ser cortado pela metade que não faria falta.

Agora falando sobre a estória em si, eu gostei! Quando o autor começou a reunir os pontos importantes para desvendar o mistério, aí a estória ficou muito boa.
Um suposto serial killer, um doador de medula desaparecido e uma criança de 13 anos correndo risco de vida foram os ingredientes principais do livro que nessa altura já tinha minha total atenção.
Porém no final, a cada momento uma nova explicação, as reviravoltas e um desfecho meio confuso, tornaram a deixar o livro não tão empolgante pra mim. Achei que o autor quis fazer tudo no último minuto. Foi quase a metade do livro com coisas não tão importantes pra deixar tudo pro final. Acho que um gráfico descreveria melhor meu entusiasmo.
Nunca tive tanta dificuldade em classificar um livro como esse. Enfim, entre 3 e quatro estrelas, dou um 3/5.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2016/10/o-medo-mais-profundo-harlan-coben.html
Clissiane 21/10/2016minha estante
Tive essa mesma impressão, li vários títulos do Harlan Coben e alguns deles eu chegava a prender a respiração de tão tensa. Esse achei "meia boca" e me perdi algumas vezes com tantos detalhes precisando voltar algumas páginas. O livro é excelente como sempre, mas abaixo do esperado!

Jaque - Achei o Livro 07/11/2016minha estante
Bem isso Clissiane!
Já leu Silêncio na Floresta? Pra mim foi o melhor dele até agora...

Cami @leiturizar 28/03/2022

Surpreendente!
O primeiro relacionamento de Myron terminou de forma conturbada, ele queria casar, ter uma casa no subúrbio com uma cerca branca, já Emily queria a mesma coisa, mas não com Myron. Então ela se casa com o seu maior rival dos tempos do basquete e tem dois filhos, sendo que o primeiro é de Myron e não de Greg. Anos depois Emily o procura para pedir que ajuda, pois seu filho tem uma anemia rara, curável apenas com transplante de medula. O banco nacional de doações encontrou o doador perfeito e bum! O cara desapareceu! Agora Myron precisa lutar contra o tempo para salvar a vida de Jeremy e descobrir o que aconteceu com o doador.

Fantasticamente escrito, somos envolvidos por toda a situação da vida de Myron, desde a ressurreição da MB representações esportivas até a bomba que acaba de cair em seu colo e embarcamos nessa jornada com ele a fim de salvar a vida do garoto.

Impressionante como sempre Harlan Coben consegue atar todas as pontas soltas, não deixando escapar nenhum detalhe... quando pensamos que já está resolvido ele diz: não ainda falta isso aqui.

Foi ótimo rever personagens antigos e acompanhar uma quase reconciliação entre ele e Greg, embora acho que o que Greg fez não tem perdão, mas a vida cobrou um preço alto pra ele, é o clássico aqui se faz, aqui se paga.

Esse livro é uma obra de arte na mão de um leitor ávido por momentos de tensão e adrenalina, mas também satisfaz aqueles que adoram uma história em família e amigos presentes.

A leitura é fluida e os capítulos são curtos e sempre terminam com um gancho para te fazer continuar. Como sempre não consegui adivinhar quem era o vilão então só deixei a história me levar.

Em O Medo Mais Profundo, vamos viver fortes emoções como remorso, abandono, desespero, medo mas também alívio, surpresas e muita, muita tensão. Esse livro vai fazer seu coração bater mais rápido.
Madalena 19/11/2022minha estante
Vdd, bem complicado

Vanessa704 11/01/2023minha estante
Acho que esse foi o melhor livro de Bolitar que li até o momento (Estou lendo na ordem cronológica). De fato surpreendente!

Carla 23/02/2019

Interessante...
Nunca tinha lido uma obra de Harlan com o Myron Bolitar e me surpreendi positivamente. Muito interessante. Myron, ex-jogador de basquete, reencontra sua ex-namorada e o marido dela, desafeto do investigador amador para ajudá-los a encontrar um doador de medula óssea para o filho adolescente deles.
Há um doador no banco nacional de doadores, mas ele sumiu!
Além desse drama, temos a perspectiva de Myron ser o verdadeiro pai do adolescente o que gera bastante reflexões do detetive sobre o que é ser pai e o amor incondicional de uma família.
Foi uma experiência muito boa, embora tenha achado o desfecho um pouco confuso e o livro com excesso de diálogos que, ao meu ver, foram desnecessários para compreender a trama.

Gostei de conhecer Myron e seu amigo extravagante Win e quero ler mais livros da série.
Regiane @agentejaleu 23/02/2019minha estante
Eu li na ordem , agora estou relendo o segundo. Eu amo essa dupla !

Carla 23/02/2019minha estante
Pois é! Comecei por esse, mas acho que deve ser bem legal ler na ordem!

Naty__ 13/03/2020

A série de Myron Bolitar não foi uma das melhores experiências que tive. Iniciei lendo A toda prova e confesso que a obra não me atraiu. No entanto, pelo fato de conhecer a escrita do autor, decidi dar mais uma oportunidade à série e confesso que não me arrependi. Foi uma história envolvente e que tem muito a nos ensinar.

Myron Bolitar teve um relacionamento sério, na época da faculdade, mas que terminou de uma forma muito triste: foi trocado por seu maior adversário no basquete. Baseando-se nisso já dá para imaginar o tamanho da raiva que nosso protagonista sentiu e sente por ele. Só que a coisa ainda pode piorar quando ele reencontra Emily Downing; sua ex suplica ajuda alegando que Jeremy está doente e confessa que Myron é o pai da criança.

Como acreditar numa pessoa que fez tanto mal a ele? Como dar credibilidade para uma mulher que ofendeu, magoou e brincou com os seus sentimentos? Mas de uma coisa ele não pode negar, Jeremy tem 13 anos, a mesma idade da última noite que eles passaram juntos. Então, Myron decide fazer o teste de DNA e tirar a dúvida.

Sendo ou não o pai do garoto, Myron se sente na obrigação de ajudar a criança. Afinal, ela não tem culpa se algo aconteceu e que ele pode ser o suposto pai do menino. A criança precisa de um transplante de medula óssea o quanto antes, pois pode morrer a qualquer momento. O único possível doador sumiu sem deixar vestígios e Emily pede sua ajuda para saber onde está.

Bolitar dá início a uma busca pelo doador, mas ele jamais imaginaria que seria capaz de desvendar um mistério sombrio que envolve uma família, uma série de sequestros e um jornalista que está com sua vida arruinada. É preciso coragem para enfrentar tudo e ousadia para buscar o que parece, muitas vezes, improvável.

No início imaginei que não seria cativada pela história, mais uma vez. Pensei que seria uma obra cheia de esportes e que fosse superficial no quesito qualidade, suspense e adrenalina, porém, estava enganada. O livro tomou um rumo diferente do que estava tomando no início (pelo menos do que achei que estava) e me surpreendeu.

Não é em vão que Harlan é considerado o mestre das noites em claro. O leitor fica preso ao livro até concluir a leitura; é necessário muito esforço para tirar a nossa atenção enquanto estamos mergulhados em cada página.

Uma coisa que não gostei foi essa capa, achei meio estranha, sem sentido e não tão atraente quanto outras publicadas pela editora. A diagramação permanece excelente, confortável e a revisão não fica atrás, muito bem feita.

A sinopse do livro já é um tapa na cara do leitor, pois revela coisas que, acredito, deveriam ser ocultadas. Não vou dizer aqui, mas, quem tiver curiosidade, só ler a sinopse.

Quotes:
“– Mais uma vez, vou falar com toda clareza: não importa o que o exame diga, pois você continuará não sendo o pai de Jeremy Downing. Greg é o pai dele. Você pode ser o doador do esperma. Pode ser um acidente da luxúria e da biologia. Pode ter fornecido uma simples estrutura celular microscópica que se combinou com a outra, ligeiramente mais complexa. Mas não é o pai desse garoto” (p. 39).

“– Ele não é o único. Veja bem, todas as profissões têm seu lado sujo, certo? Aquilo que todo mundo quer varrer para debaixo do tapete. Os policiais são condecorados quando derrubam um suspeito. Os médicos livram a cara dos colegas que tiram a vesícula de um paciente por engano, ou qualquer coisa do tipo. Os advogados... Bom, não quero nem começar a falar sobre seus segredinhos sujos” (p. 112).

“– Claro que não importa. Ele sequestra e mata. É o suficiente. Ele não deveria ser internado num hospital confortável para doentes mentais. Não deveria poder assistir a um filme maravilhoso, ler um bom livro ou rir outra vez. Não deveria ver uma mulher bonita, ouvir Beethoven, receber atenção ou amor... porque suas vítimas não podem mais fazer nada disso. Qual parte disso que o senhor não entende?” (p. 232).

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/11/resenha-o-medo-mais-profundo.html
Angela Cunha 07/04/2020minha estante
Sou fã de Coben(eu e toda a torcida do Flamengo né?:rs) E mesmo não tendo livro este livro, além acho que nenhum dos da série de Bolitar, eu morro de vontade fazer isso.
Gosto do jeito único que o autor brinca com a gente, literalmente nos fazendo de bobos do começo ao fim.
O Rei das reviravoltas.
Com certeza, preciso muito ler!
Beijo

Michelle 15/07/2020minha estante
A cada livro da série Bolitar, Coben se supera

Jansen 13/09/2016

Um belo suspense policial
Excelente. Um Coben de primeiríssima linha.
Um serial killer e sequestrador que não interessa receber nada pela vítima a não ser deixar o "medo mais profundo" na família da vítima. Na verdade a vítima é quem não foi sequestrado. Um terror psicológico terrível. Bolitar é envolvido nessa trama por razões outras. Ele atrai problemas, só que esse foi provocado por ele anos atrás... Leia que vai gostar!
malvs 18/09/2016minha estante
undefined

Teto Literário 15/10/2020minha estante
Bela resenha!! Fiquei ansiosa para ler.

Virgílio César 15/10/2018

Mais um excelente livro do Harlan Coben. Trama interessante do início ao fim.
yasmimm 16/10/2018minha estante
nunca tinha nada desse autor. Me surpreendi positivamente com esse livro. Definitivamente irei ler mais do autor

Thalita.Romolu 15/11/2021

Não sei nem o que comentar sobre esse livro. Muito bom.
Instiga tanto que não dá vontade de parar de ler. Achei um dos melhores da série do Bolitar.
Falta tão pouco pra eu acabar essa série e já está me dando um aperto no coração.
Kelly.duarte 15/11/2021minha estante
Eu amei ler essa série, li todos, inclusive Mickey Bolitar e Win, e estou em uma abstinência enorme rss

Além de 50 Tons 21/03/2019

"Qual é o seu medo mais profundo?"
Quem leu o livro anterior, Detalhe Final, ficou sabendo que, enquanto Myron tirava suas férias no Caribe, seu pai teve um ataque cardíaco e que, por isso, seus pais estão se aposentando e mudando para outra cidade, para terem uma vida mais tranquila. Myron, que odeia mudanças tanto quanto odeia golfe, não está lidando com isso muito bem.

Além da culpa pela sua ausência no momento em que seu pai mais precisou, ele está passando por momentos muito reflexivos enquanto vê a placa de “vende-se” na casa onde cresceu e que, para ele, sempre fora seu porto seguro. O pior é que seus pais estão velhos. Myron já sabia disso, claro! Mas tudo está se tornando real demais e a percepção da fragilidade dos pais, deixa Myron cada vez mais preocupado com o futuro.

E é assim que começamos o livro, com Myron levando uma leve bronca da mãe por ele não estar levando tudo aquilo como deveria. Aquele era um momento muito delicado para o pai dele, e Myron precisava desmanchar a cara de enterro e ser o filho que o pai precisava que ele fosse (QUE MULHER BRASEEEEEEL).

“- Aproxime-se dele um pouco – aconselhou a mãe. – Ele deu apoio a você a vida inteira. Ele nunca vai pedir, mas agora é a sua vez.”

Fora essa preocupação com os pais, ainda temos a questão da empresa do Myron que não está muito melhor do que no livro passado. Com a fuga de Myron pro Caribe acrescida da prisão de Esperanza, a MB Representações Esportivas perdeu muitos clientes e, desde que eles conseguiram resolver as coisas, eles vêm lutando para conseguir manter a empresa funcionando, em busca de novos clientes e tentando recuperar os clientes perdidos.

Mas nada está tão ruim que não possa piorar, né non? E é justamente aí que entra Emily Downing, lembram dela? Ela aparece em Sem Deixar Rastros, como ex-mulher do Greg Downing que estava desaparecido no livro. Pra quem não leu o livro, vou explicar:

Emily e Myron namoraram na faculdade durante três anos. Foram os primeiros namorados um do outro e, claro, Emily tem aquele lugar especial no coração mole do Myron. Poréééém, Emily quebrou o coração dele quando terminou o namoro pra ficar com Greg, o maior rival do Myron no basquete. Pra ficar ainda melhor, Myron e Emily tiveram uma noite louca de paixão na véspera do casamento de Emliy e Greg e isso sempre pesou na consciência de Myron (até ele descobrir tudo que Greg fez pra ele, em Sem Deixar Rastros).

Entendido quem é Emily na fila do pão, deixo aqui a bomba da vez: nessa noitada pré-casamento dos dois, que aconteceu 13 anos atrás, Emily ficou grávida e o filho é do Myron. Mas ela só revela isso pro Myron agora porque Jeremy tem uma doença rara chamada Anemia de Fanconi, que é uma anemia causada por uma deficiência na medula óssea e essa doença é mortal. A cura é fazer um transplante de medula e, todo mundo sabe o quão difícil é encontrar um doador compatível, né? Mas eles deram sorte, pois existe um doador perfeito e tudo já estava se encaminhando para fazerem a cirurgia o quanto antes, quando o doador simplesmente desaparece e o desespero retorna. E é apenas por isso que Emily conta para o Myron sobre a sua paternidade, porque ela precisa que ele encontre o doador.

SIM! As definições de ranço foram atualizadas com sucesso! Emily sabia que o filho era do Myron desde que estava grávida, mas ignorou esse detalhezinho para manter o casamento feliz no qual vivia. Há quatro anos ela está divorciada e mesmo assim, nunca contou pro Myron que ele tinha um filho. E agora, ela chega com essa bomba, joga na cara dele e manda ele resolver porque o filho é dele. E detalhe: quando ele fala que quer ver o filho, ela fala pra ele pensar bem antes de fazer qualquer coisa que indique que ele seja o pai verdadeiro do Jeremy, pois o menino já tem muito com o que lidar por causa da doença. O que eu até entendo, mas consideração com Myron ao contar tudo isso foi zero e a minha vontade de dar na cara dela foi mil.

” – Perguntando-se pela enésima vez se os fins justificam os meios?
– Não é necessário (…) Já sei que não justificam”

Enfim, muito abalados (ele e eu), Myron começa uma busca louca e incessante atrás do doador compatível para salvar a vida do filho que ele acabou de saber que tinha, mas que, pode perder se ele falhar.

Se não bastasse essa preocupação com a saúde de Jeremy, Myron ainda recebe a ligação de um serial killer famoso por despertar o medo mais profundo nas suas vítimas. Ele já sequestrou e, possivelmente, matou umas dez pessoas, mas a maior arma dele, é brincar com a mente dos familiares das vítimas, causando um desespero imenso para quem ele liga pedindo resgate. Ao ligar para Myron, ele diz apenas para que ele se despeça do filho. E, conforme Myron se aprofunda na investigação, tudo indica que esse serial killer é o doador que pode salvar a vida de Jeremy. Desesperador? Magina, quase nada rs.

“- … Então sabe o que precisa fazer.
– Não – falou Myron segurando o telefone com mais força. – O que preciso fazer?
– O garoto – sussurrou a voz. – Dê um último adeus a ele.”

E assim, ele embarca nessa investigação acompanhado de seus melhores amigos, Win e Esperanza, com a adição da minha queria Big Cindy que tem o coração tão grande quanto ela, e a Zorra que, apesar da surra que deu em Myron no livro anterior, se tornou uma parceira aterrorizante e fofa ao mesmo tempo. Ainda teremos os conselhos de Win e Esperanza sobre como Myron deve agir perante sua paternidade. Conselhos totalmente opostos, inclusive. Win e Esperanza fazem, respectivamente, o papel de diabinho e anjinho do Myron e o pior é que ambos fazem muito sentido nas suas colocações.

Nesse livro, o que Harlan mais traz é o relacionamento entre pai e filho. Aqui, veremos que pra salvar um filho, um pai/mãe não vê limites que não possam ser ultrapassados. Qualquer coisa vale. E a expressão “os fins justificam os meios” é bem usada e colocada em cheque em vários momentos, nos trazendo reflexões e nos mostrando o quanto a hipocrisia é presente em nossas vidas. Afinal, quantas vezes apontamos o dedo para alguém que faz algo errado, mas quando paramos para pensar, se estivéssemos na mesma situação, faríamos o mesmo ou pior? Myron ultrapassa todos os limites da mente e do coração dele para salvar Jeremy e declara sua própria hipocrisia para nós.

Mas também temos o relacionamento do filho para com o pai, naquele momento em que percebemos que os papeis podem acabar se invertendo. Afinal, um dia, o filho pode precisar cuidar daqueles que cuidaram dele a vida toda. Esse momento está chegando para Myron, e eu me emocionei várias vezes durante os diálogos dele com o pai. Al Bolitar, é um homem que está se aposentando, que teve um ataque cardíaco há pouco tempo e que vê sua vida mudando de uma forma que ninguém quer ver, mas que todos nós sabemos que um dia vai acontecer. A perda da profissão que, na cabeça dele está ligado ao seu valor próprio, e a saúde frágil que um coração infartado traz, faz com que ele lute para não se sentir inválido ou inútil para sua família e para a sociedade. Enquanto isso, Myron tenta se manter firme para não pirar com a realidade que a vida tá jogando na cara dele.

“O pai continuava a trabalhar com a chave de fenda. Myron o observava.
Promete que não vai morrer, ok? Só me promete isso.
Quase disse em voz alta.”

A diagramação permanece como nos livros anteriores, simples e adequada. A fonte e os espaçamentos são ótimos para uma leitura longa e a capa é linda, bem envernizada e confortável de manusear durante a leitura. Arqueiro como sempre, está de parabéns nas edições dos seus livros.

Harlan, mais uma vez, arrasou na escrita. Me peguei emocionada em vários momentos com os posicionamentos e sentimentos do Myron, tanto como pai, quanto como filho. O medo dele de perder o pai, me fez lembrar do meu pai, que deixou uma saudade imensa no meu coração. E o medo de perder o filho, me fez imaginar tudo que eu seria capaz de fazer pra proteger e salvar um filho meu. É impossível não se deixar envolver por essa história e se ver emocionada por todos os sentimentos dos personagens. Assim, deixo minhas 5 estrelinhas e toda a minha veneração para Harlan Coben, que tem o poder de me arrebatar com sua escrita.

site: https://almde50tons.wordpress.com/
Bortolomeu 31/03/2019minha estante
Que resenha FODA! Nunca vi uma tão boa, parabéns

Luna 14/12/2021

Gostosin de Mais
Meu lugar conforto: mentiras, violência, gente desaparecida... kkkkkk
Falou que é da série do Bolitar, eu tô lendo, sem medo de errar. O livro não é incrível, mas é muito bom. Aquela leitura que prende.
Bruna Gomes 29/12/2021minha estante
kkkkkkkk amei a resenha

Francisco 26/12/2016

Harlan Cobe - O Medo Mais Profundo
O livro tem seus momentos entediantes, clichês, tao repetitivos que faz você pular um, dois parágrafos, e tem tbm seus momentos ricos de tensão, cômicos, que te fazem querer ler mais, mesmo que dure só alguns parágrafos, ou algumas paginas. Fiquei na duvida de quem vence essa disputa.

Recomendável mas não é esse auê todo que colocam em cima do Coben...
Carol 08/02/2017minha estante
Achei q eu era a única a ter essa opinião. Algumas cenas foram de fato emocionantes e te faziam devorar o livro. Algumas, em compensação, eram mt superficiais, quase desnecessárias. É bom, mas não é isso td.