Um carretel de linha azul

Um carretel de linha azul Anne Tyler

Resenhas - Um carretel de linha azul

sofi 04/01/2022

Bom, mas não é pra tanto.
?Um Carretel de Linha Azul? fala sobre 4 gerações da família Whitshank, uma família comum de classe média de Baltimore. Como na própria sinopse, diz que a impressão de família comum e perfeita vai se desfazendo ao longo do livro, isso realmente é verdade. Mas com isso, a primeira parte (Não posso ir embora enquanto o cachorro não morrer), acaba não sendo uma das melhores. Quando estava nela lia pelo no mínimo 1 página por dia ou 2, acabei largando em julho de 2021 pelo tédio que o livro me causava, mas resolvi dar uma segunda chance ao livro e cheguei a conclusão de que é uma boa leitura, mas não pra tanto. Amei como Anne Tyler consegue desfazer aquela impressão de personagens ao longo das partes, e intercalar a vida dos antepassados dos Whitshank com os atuais, além de mostrar coisas de diferentes pontos de vista sem ficar uma grande bagunça. E vamos concordar que a escrita da autora é impecável, fazendo com que leiamos umas 50 páginas se tivermos interesse. Mas também achei o final um pouco sem sentido (e olha que li umas 2 vezes pra tentar entender). Mesmo com tudo isso, gostei muito do livro, e entendi como uma crítica ao famoso esteriótipo de família perfeita, o que não é nada real, pois nem algo ou alguém é realmente perfeito.

Nadja Maria 03/01/2022

Um clichê de drama familiar
Eu tenho esse livro há muito tempo na estante e resolvi começar o ano lendo! Eu não gostei da história, é muito parada, não gostei dos personagens, talvez pq eu goste de outro estilo literário! Mas esse não deu!

Ana 17/10/2021

Um carretel de linha azul
Eu acho que esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida!! É incrível como o nome de cada capítulo vai fazendo sentido depois.
Dá vontade de ler tudo de novo, eu amo como quanto mais vc vai lendo, mais a história vai fazendo sentido e tudo vai se explicando. Todos os personagens têm uma história por trás, e isso faz o livro ser bem mais interessante!!

fefê 17/10/2021

eu acredito que a ideia de anne era passar a sensação de ver retratos antigos e ouvir alguém contando a história de sua família! a escrita fluida e natural fez com que o livro não seja arrastado, apesar de ter uma história ?comum?.

as transições de uma geração para outra foram feitas de forma simples sabe? e os assuntos foram abordados de formas diferentes em vários ocasiões, mas ainda sim acertando em passar a mensagem! :)

Otávio - @vendavaldelivros 18/09/2021

"- O problema com a morte ? disse ela a Jennie uma vez ? é que você não pode ver como tudo acaba. Não sabe o fim.?

Se existe algo que eu gosto muito é olhar fotos antigas da minha família. Elas abrem janelas no tempo e estimulam minha criatividade para pensar como era a vida naquele momento, o que essas pessoas pensavam e como enxergavam a vida. Cada foto vira um recorte da História. Quantas pessoas também não pensam assim?

Escrito pela vencedora do pulitzer Anne Tyler e publicado em 2015, ?Um carretel de linha azul? conta a história dos Whitshank, uma família norte-americana comum e absolutamente normal que vive em Baltimore. E é isso. Quando digo normal, digo normal mesmo, dentro do senso comum. Não tem uma reviravolta mirabolante, um plot twist revolucionário. Nada disso.

Quando terminei ?Um carretel de linha azul? a primeira imagem que veio à minha mente foi a de um móvel com muitos porta-retratos. Fotos antigas e mais recentes de uma mesma família e que são peças que unidas contam uma história. A sensação é que Tyler montou seu livro da mesma forma. Se no primeiro momento o foco é em Red, Abby e seus filhos (com destaque para o ?problemático? Denny), em alguns momentos o livro apresenta os pais de Red mais novos, depois um pouco mais velhos. Tudo de uma forma natural, como se nós estivéssemos conversando com alguém que conta a história de sua família através de retratos.

Apesar de não ser o principal romance da autora, ?Um carretel de linha azul? foi finalista do Man Booker Prize e chegou a ser best-seller do New York times. Provavelmente porque consegue prender nossa atenção mesmo na normalidade, em uma forma de escrever deliciosa e fluída. Escolhi conhecer Anne Tyler por essa obra e foi uma experiência gostosa, sem cobranças, sem altas expectativas, como um fim de tarde de outono, tomando um café e olhando fotos antigas da família.
viglione 06/12/2022minha estante
acho que não entendi bem o livro, achei a escrita um pouquinho difícil, pretendo reler ?ele novamente um dia?

Otávio - @vendavaldelivros 07/12/2022minha estante
Acho que o que pega também é que ela não parece tentar passar nenhuma grande lição. Me pareceu de fato que ela contava histórias de uma família, sem a obrigatoriedade de um final.

Aline221 24/07/2021

Não achei nada demais, demorou bastante pro livro engatar, é na parte 2 que as coisas parecem ficar um pouco mais interessantes (não muito) então a parte 1 quase me fez desistir da leitura, mas se eu tivesse a opção de voltar ao tempo não compraria esse livro.

liviacamposs 02/07/2021

Muitos disseram que a leitura é lenta e tudo mais, mas eu realmente gostei. Conta toda a geração de uma família e a história de cada um deles. Com todas as desavenças que realmente existe nas famílias.

Samy.Ogawa 11/09/2020

Inesperadamente interessante
Comecei o livro sem pretensão alguma, já que este não é o tipo de história que costumo me interessar. As primeiras 200 páginas não me prenderam de maneira alguma, muito pelo contrário, quase me fizeram desistir da leitura pela demora de fazer as coisas andarem e o enredo pacato e arrastado para descrever a vida familiar. Mas após o início da Parte Dois, a história ficou tão interessante que não consegui mais parar de ler e até me peguei lendo de madrugada para saber o que iria acontecer.
A autora escreve muito bem, apesar do começo difícil. A história é bem dramática e cheia de descobertas. Minha parte favorita foi a parte Dois, onde as coisas finalmente começaram a se tornar interessantes e tudo começou a melhorar, fora que a melhor história (para mim) aconteceu ali.
Se você tiver paciência, recomendo muito a leitura! Ela é diferente das demais e atingiu um patamar ótimo de expectativa.

Ananda.Marinho 27/08/2020

Uma leitura confusa nas primeiras páginas chegando a ser um pouco cansativa, mas bem desenvolvida aos poucos. Mostra realidades diferentes mas histórias e momentos que você consegue se identificar. Personagens bem construídos e trama cativante. Recomendo.

isa.dantas 23/08/2020

Acompanhamos três gerações da família Whitshank, em uma história bem padrão americano. Não existem grandes acontecimentos nem grandes revelações, mas uma família regular com problemas regulares. Os capítulos são longos e por momentos, a história se arrasta, mas tem suas boas passagens.

Sara.Bianca 15/08/2020

Lindo livro, linda história todos os personagens são perfeitos.
Eu super recomendo!!
Carol 29/07/2021minha estante
Qual a faixa etária pra ler?? Tenho 14 anos e pretendo ler

julianavicente 22/05/2020

Uma história super hiper mega ultra americana (familiar)
Durante a leitura eu tentei encontrar algum significado escondido, alguma lição que a autora quis passar ou qualquer coisa do tipo, mas, no fim, nada. É um livro constante, com uma narrativa constante e personagens constantes.

Um Carretel de Linha Azul conta a história da família Whitshank, com um filho adotado, um filho rebelde e duas filhas que, como citei acima, são constantes. É até difícil escrever uma resenha, pois não há nada de tão extraordinário na história. Apenas o fato de que, nos últimos capítulos, ao contar a origem dos Whitshank, Anne Tyler faz uma leve romantização da pedofilia, algo que me deixou ainda mais desgostosa com a história.

Enfim, conheceremos passagens da vida de Abby e Red. A primeira, uma senhora devotada aos seus filhos – em especial ao problemático Denny – que, na verdade, pode ser bem egoísta e inconveniente pois adora se meter onde não é chamada e bancar a salvadora da pátria. Red é um idoso americano padrão, tranquilo, viciado em trabalho e que sua única ambição é manter a casa da família intacta.

E, a partir desses dois, nós vamos conhecendo as gerações da família Whitshank com seu desenrolar suburbano e, por vezes, comum até demais.

Luana Souza 30/04/2020

Acompanhar a história da família por várias gerações foi uma experiência muito diferente.