Um carretel de linha azul

Um carretel de linha azul Anne Tyler

Resenhas - Um carretel de linha azul

Otávio - @vendavaldelivros 18/09/2021

"- O problema com a morte ? disse ela a Jennie uma vez ? é que você não pode ver como tudo acaba. Não sabe o fim.?

Se existe algo que eu gosto muito é olhar fotos antigas da minha família. Elas abrem janelas no tempo e estimulam minha criatividade para pensar como era a vida naquele momento, o que essas pessoas pensavam e como enxergavam a vida. Cada foto vira um recorte da História. Quantas pessoas também não pensam assim?

Escrito pela vencedora do pulitzer Anne Tyler e publicado em 2015, ?Um carretel de linha azul? conta a história dos Whitshank, uma família norte-americana comum e absolutamente normal que vive em Baltimore. E é isso. Quando digo normal, digo normal mesmo, dentro do senso comum. Não tem uma reviravolta mirabolante, um plot twist revolucionário. Nada disso.

Quando terminei ?Um carretel de linha azul? a primeira imagem que veio à minha mente foi a de um móvel com muitos porta-retratos. Fotos antigas e mais recentes de uma mesma família e que são peças que unidas contam uma história. A sensação é que Tyler montou seu livro da mesma forma. Se no primeiro momento o foco é em Red, Abby e seus filhos (com destaque para o ?problemático? Denny), em alguns momentos o livro apresenta os pais de Red mais novos, depois um pouco mais velhos. Tudo de uma forma natural, como se nós estivéssemos conversando com alguém que conta a história de sua família através de retratos.

Apesar de não ser o principal romance da autora, ?Um carretel de linha azul? foi finalista do Man Booker Prize e chegou a ser best-seller do New York times. Provavelmente porque consegue prender nossa atenção mesmo na normalidade, em uma forma de escrever deliciosa e fluída. Escolhi conhecer Anne Tyler por essa obra e foi uma experiência gostosa, sem cobranças, sem altas expectativas, como um fim de tarde de outono, tomando um café e olhando fotos antigas da família.
viglione 06/12/2022minha estante
acho que não entendi bem o livro, achei a escrita um pouquinho difícil, pretendo reler ?ele novamente um dia?

Otávio - @vendavaldelivros 07/12/2022minha estante
Acho que o que pega também é que ela não parece tentar passar nenhuma grande lição. Me pareceu de fato que ela contava histórias de uma família, sem a obrigatoriedade de um final.

SuAlen.Pawelkiewic 26/02/2022

Uma família comum e interessante.
O livro conta a história da família Whitshank, no início o desenrolar da história me prendeu, mas aos poucos foi me distraindo, não consegui me prender aos personagens.

Na metade aonde fala um pouco mais sobre o passado, de como a família começou é meio perturbador, a que ponto mulheres se submetem por causa do primeiro amor?

O cara nem gostava dela e ela não via ou não queria ver, Júnior ficou com ela por pena ou porque não tinha outra coisa a ser feita, mesmo assim construíram uma bela família.

Red continuou com o amor pela casa como Júnior, além de ter uma bela família, acolheu Stem.

Uma família comum, com segredos, tentando resolver seus problemas da melhor forma possível.

Muitos pontos interessantes para refletir, o título ficou perfeito com o desenrolar da história, no entanto coloquei muitas expectativas e parece que faltou algo. Mesmo assim recomendo. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Luana Souza 30/04/2020

Acompanhar a história da família por várias gerações foi uma experiência muito diferente.

je viana 03/06/2022

Leitura gostosinha
esse livro foi daquele tipo que tu vai até o fim do mundo só pra poder comprar ele. foi o que aconteceu cmg, eu vi uma recomendação, fiquei apx e fiz de TUDO pra achar e comprar esse livro.

confesso que a historia não tem nada demais ou nada de mirabolante do tipo uau, mas a leitura é muito fluida e gostosinha e faz com que vc queira continuar lendo até acabar. me senti muito nostálgica lendo na maioria das partes e isso me deixou com o coração quentinho, sabe, poder acompanhar detalhadamente a vida da família, cada situaçãozinha etc. me identifiquei muito com o denny e a única parte que não gostei foi da linnie e do Júnior pq achei bem parada, mas fora isso foi bem legal de ler!
recomendo pra quem procura uma leitura leve??

luh 12/10/2022

parece um filme de sessão da tarde, infelizmente n sou muito fã do gênero

os personagens são muito reais, e as tramas deles tbm
talvez se eu tivesse lido em outra época da minha vida teria gostado mais dele

Sarah 18/07/2022

Não esperava nada, mas entregou tudo
Confesso que estava com este livro parado na minha estante a alguns meses e decidi então lê-lo e foi uma ótima decisão.
Que história, meus amigos!
No começo me arrastei para ler, mas quando peguei no tranco com a leitura, devorei o livro.
Teve momentos em que me emocionei muito com a história, chorei de pena, de emoção, alegria e outros momentos que queria descer a lenha nos personagens.
Como o livro conversa entre os personagens, é possível analisar várias frentes e se identificar com aquele que você mais gosta.
Foi lindo e emocionante acompanhar essa família do seu início ao fim.

Aline221 24/07/2021

Não achei nada demais, demorou bastante pro livro engatar, é na parte 2 que as coisas parecem ficar um pouco mais interessantes (não muito) então a parte 1 quase me fez desistir da leitura, mas se eu tivesse a opção de voltar ao tempo não compraria esse livro.

tei :) 07/07/2022

Prometeu nada e entregou tudo!
Favoritado! Não achei que iria gostar tanto como gostei. Acho que li no momento ideal, tô com altas reflexões sobre a vida, sobre família, sobre pessoas e sobre meu papel no mundo... e o livro aborda isso tudo e mais.

A construção dos personagens é impecável, às vezes eu até duvidei se eles não eram reais mesmo. Eu me identifiquei muito com a Abby, é como se a autora tivesse entrado na minha mente e na minha visão de mundo pra descrever a personagem kkkkkk
Nossa, que universo bem desenvolvido!

Além disso, trata de questões sociais importantíssimas, e do modo como as pessoas lidavam com esses assuntos nos anos 50/60. Esse ponto também é muito bem exposto e explorado.

O coração fica quentinho depois de ler um capítulo, você se sente parte da família Whitshank.
É como um abraço, como cheiro de bolo assando, como entrar debaixo da coberta em um dia chuvoso...

Apesar de a leitura demorar horrores, já que a autora é muito detalhista, eu senti que valeu cada segundo.
Vou levar o livro pra vida!

Carlinha 03/03/2022

Romance Levinho
Gostei, um livro bem descontraído, clima de novela onde você começa e não quer parar pra ver como vai terminar...
Aqui acompanhamos a família Whitshank ao longo de várias gerações. Aos poucos os personagens vão sendo apresentados de forma muito bem feita. Aí a gente vai descobrindo segredos e conhecendo as histórias no ponto de vista de cada um deles.
Cativante, envolvente, emocionante... gostei bem.

Nadja Maria 03/01/2022

Um clichê de drama familiar
Eu tenho esse livro há muito tempo na estante e resolvi começar o ano lendo! Eu não gostei da história, é muito parada, não gostei dos personagens, talvez pq eu goste de outro estilo literário! Mas esse não deu!

isa.dantas 23/08/2020

Acompanhamos três gerações da família Whitshank, em uma história bem padrão americano. Não existem grandes acontecimentos nem grandes revelações, mas uma família regular com problemas regulares. Os capítulos são longos e por momentos, a história se arrasta, mas tem suas boas passagens.

Sara.Bianca 15/08/2020

Lindo livro, linda história todos os personagens são perfeitos.
Eu super recomendo!!
Carol 29/07/2021minha estante
Qual a faixa etária pra ler?? Tenho 14 anos e pretendo ler

Riquele 19/04/2022

apesar da leitura ser parada eu amei a escrita desse livro
comprei por 5 reais e valeu muito a pena kkkkk
amei ler, saber a história, origem e conflitos da família whitshank
esperava que no final pelo menos dissesse o que aconteceu com a tão querida casa dos whitshank
mas me contentei por ter falado um pouquinho nas paginas finais sobre a misteriosa vida de denny whitshank

mafe 27/01/2022

foi muito bom acompanhar a vida da família Whitshank, mas eu fiquei o livro inteiro esperando uma lição, ou algo que me prendesse de verdade na história, o que não aconteceu..
mesmo parada, a leitura foi boa.

crenanrocha 01/11/2022

?Observava-o com um sentimento distante de tristeza. Viu como ele jogou o cigarro no chão, como o amassou com o pé e foi trabalhar num galho. Que mundo, este. E, em seguida, a fala que vinha depois: ?Quem teria pensado?, a bruxa perguntara, ?que uma menina boazinha como você poderia destruir a minha bela perversidade??