Dois Mundos

Dois Mundos Simone O. Marques

Resenhas - Dois Mundos

Kamilla 19/05/2017

Eu não esperava gostar tanto do livro!
O livro conta a história de Marina, uma adolescente que aos 13 anos descobriu ser o Avatar das três deusas Dana (a Grande Mãe), Morrigan (Deusa da Guerra e da destruição) e Brigitte (Deusa da Luz) . Ela não tem muito noção do seu poder - que é a junção dos poderes das três deusas-, e acaba destruindo muito o mundo, através de ondas que devastaram a terra. Um exemplo é que Marina desejou que não houvesse mais armas de fogo e todas elas derreteram. Sentiram o poder?! Pois bem... Cinco anos se passaram, 2021, Marina agora vive na Fazenda Tribo de Dana, na Chapada dos Veadeiros, onde tem tudo o que precisa, menos liberdade. Ela não pode sair da Fazenda e até pra andar por ela, precisa de guerreiros (que ela chama de sombras).

“Os mortos não são perigosos, Artur. É dos vivos que devemos ter medo.”

Em paralelo a isso, conhecemos também o Pedro, um amigo da infância da Marina, que esteve presente na Fazenda e viu a Marina exercendo seu poder, na última onda até então. E a destruição fora tão grande que ele, por mais que estivesse a salvo na Tribo, resolveu voltar para sua casa, para saber como os seus pais estavam. A mãe falecera, só restou o pai e a irmã. Passaram os cinco anos, e ele sentiu que Marina precisava dele... resolveu então voltar a Fazenda. E vamos acompanhando a jornada dele.

O maior foco é na Marina, geralmente são dois (ou mais) capítulos seguidos sobre, e depois vem um sobre o Pedro. Segue nessa linha. Vamos conhecendo melhor sobre a Marina, os seus sombras, Pedro e o que aconteceu - no que muitos chamam de Apocalipse. Gostei bastante do desenvolvimento da trama, me vi ali dentro do livro, vivenciando tudo, com raiva, cheio de amorzinho.

“– Minha mãe sempre dizia que nossos pés não devem nos levar para trás, por mais difícil que seja o caminho à frente.”

A Marina estava bem tediosa, porque desde que chegara a Fazenda só vivia sendo seguida por seus guardiões e não podia sair dali pra mais nada. Um dia ela começa a andar pela fazenda e por conta do seu orgulho e teimosia, ela acaba caindo (com os seus sombras) em Um Outro Mundo. Lá, ela descobre que precisa ir em busca de um tesouro pra salvar a tribo, seus familiares. É uma aventura e tanto, os Sombras são maravilhosos, defendem e não tem medo de defender a Marina (ou a Pequena Dana, como também é chamada).

Dois Mundos é um livro de fantasia fantástica, mitologia celta e ainda é uma distopia. Poderia ter dado muito errado, mas não, foi o contrário. Foi uma leitura incrível, a autora soube abordar tudo de um forma que não deixa nada confuso ou forçado. Os personagens são muito bem construídos e ela até me fez um pouco de trouxa, já que no começo achei que iria vir um triângulo amoroso. Mas até o final do primeiro livro, não aconteceu nada gritante em relação a isso. Inclusive, não tem muito romance e olha que pra mim a leitura fica melhor com um casal (sou romântica, me julguem! rs), claro que ao longo do livro rola um climinha entre Marina e um dos seus sombras (que já considero pacas), é crível o carinho principalmente dele por ela. Mas tudo pode mudar, esse só é o primeiro livro...

Como vocês podem perceber é um livro de tirar o fôlego e de não largar por nada. Essa foi a minha sensação durante a leitura, é intrigante, é até angustiante em certas cenas, fofa em outras, mas sem dúvidas é uma história incrível de se acompanhar. Não vejo a hora de ler a continuação! Sobre a narrativa em específico, é muito fluída e sem encheção de linguiça (como falam por aí). Claro que se explica e descreve o que aconteceu e os porquês, mas nada arrastado ou cansativo.

Sobre os detalhes: A Editora Butterfly teve um cuidado maravilhoso com a obra, cada início de capítulo tinha um destaque, nas mudanças de datas ou locais era descrito no início do capítulo. Algo que me incomodou um pouco foi a fonte ser pequena, já vi menores, mas o livro só tem 200 e poucas páginas, poderiam ter aumentado um pouquinho. Avistei alguns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhe.

Comentário final: Se vocês gostam de livros que tenha em sua história amizade, aventura, aflição, adoração e amor sem dúvidas irão gostar muito de Dois Mundos. Foi uma grata surpresa pra mim, não esperava gostar tanto da história. Espero que leiam e depois venham me contar o que acharam!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2017/05/resenha-dois-mundos-simone-o-marques.html

Milena @albumdeleitura 01/05/2017

Dois Mundos
Dois mundos é o primeiro volume da série Tesouros da tribo de Dana narra um futuro distópico em terras brasileiras, mais precisamente no ano de 2021, depois do Dia da Aurora (Apocalipse).

A causa disso? Marina, uma jovem de 18 anos que carrega os poderes de três deusas celtas. Ela é aquela que cria, acolhe e mata. Vive na Tribo de Dana, localizada na Chapada dos Veadeiros, o único território que parece ter saído ileso após a devastação. Após sofrer uma tentativa de assassinato por parte dos líderes católicos, Marina é superprotegida e cercada de guerreiros chamados por ela de Sombras, dentre os quais destacam-se Brian e Artur. Insatisfeita por ser tão idolatrada por todos, acaba desafiando os guerreiros e entra em um lugar sagrado chamado Sídhe. É assim que ela abre o véu que separa o mundo dos mortais do Outro Mundo, libertando antigas divindades e embarcando em uma aventura que parece não mais ter fim... E é aí que percebe que o destino da humanidade está em suas mãos.

"Encontre os tesouros de sua tribo e cumpra seu papel."

Paralelamente a esses acontecimentos, conhecemos Pedro, o Oráculo da Deusa, que esteve ao lado de Marina no Dia da Aurora. Sentindo que a protagonista corre perigo, ele decide partir para prestar-lhe socorro. E é quando conhece a simples e bela, porém misteriosa, Liban.

O livro possui uma escrita muito envolvente, regada de mistério, mitologia, amor proibido (entre uma deusa e um mortal), amizade, aventura e reflexão. Os personagens são simplesmente apaixonantes e, apesar de a história ser um pouco corrida, consegue ser bem compreendida do início ao fim, tendo as amarras necessárias para deixar o leitor bem curioso extasiado. A edição está maravilhosa! A Editora Butterfly caprichou!

Devo ressaltar que fiquei esperando por algo semelhante ao que acontece nas narrativas de Juliet Marillier, autora da série Sevenwaters, porém, o fato de o livro não possuir um fechamento e o núcleo de Pedro não ser tão bem trabalhado, deixou a narrativa a desejar. Certamente, minha opinião (classificação) poderia ser outra se já tivesse sido lançado o segundo volume da série, que dá continuidade a essa narrativa. Não tenho dúvidas de que leria o mais rápido possível, para saber qual o desfecho de Marina e seus amigos após embarcar nas aventuras e desventuras pelo Outro Mundo.

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2017/05/eu-li-e-voce-98.html
Nina @vicioseliteratura 01/05/2017minha estante
Capa liiinda, liinda, liiiiiiiiinda!

Milena @albumdeleitura 01/05/2017minha estante

Aline 07/03/2017

Ano 2021, cinco anos após o Dia da Aurora apocalipse. A Terra está um caos. Devastada, sem tecnologia, com água e alimentos racionados. As pessoas vivem em grupos, sobrevivendo como podem.
Enquanto isso, na Chapada dos Veadeiros fica a Tribo de Dana, onde as pessoas vivem bem com os recursos que a natureza oferece e parecem não terem sido afetadas pela devastação. Lá vive Marina, uma garota de dezoito anos que carrega em si o poder de três deusas. Por conta disso e de um acontecimento do passado em que líderes religiosos tentaram matá-la, é superprotegida e vive cercada de guerreiros.

Um dia, cansada de não poder ficar sozinha e ser constantemente vigiada, uma atitude não muito inteligente, ocasiona um acidente e a coloca em uma difícil situação. Por sorte ela estava em companhia de dois guerreiros, Brian e Artur.
Sem saber onde estão, eles vagam pelo lugar em busca de uma saída, e pelo caminho encontram perigos, deuses, e se dão conta de que o poder de Marina é ainda maior do que imaginavam.

"(...) E, depois da segunda onda, eu soube que era uma guerra entre deuses, e que nós, meros mortais, éramos como peças em um jogo que acabara de ser inventado e do qual desconhecíamos completamente as regras." (p. 11)

Marina está insatisfeita com sua vida, pois todos a veem como o avatar das deusas, devotando à ela uma adoração e proteção que a incomoda. Ela só quer liberdade e ser vista como ela mesma, sem essa atenção toda que a sufoca. Achei totalmente compreensível esse sentimento de insatisfação da protagonista, acredito que lugar dela também me incomodaria.

"(...) Sua mãe lhe dissera que, para aquelas pessoas, ela era um símbolo, mas não queria ser nada daquilo. Não queria ser um avatar. Não queria aqueles Sombras cercando-a o tempo todo." (p. 42)

"- (...) Encontre os tesouros da sua tribo e cumpra seu papel." (p. 50)

Os demais personagens possuem personalidades marcantes e cativantes e foram muito bem explorados na trama. Destaque para Brian, um dos guardiões de Marina; Pedro, amigo e oráculo da Deusa; e Artur, também guardião. De certo modo, os três me conquistaram, cada um à sua maneira, mas o meu preferido é Brian ♥.

(+) Confira a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2017/03/resenha-dois-mundos-simone-o-marques.html