O Evangelho de Loki

O Evangelho de Loki Joanne Harris




Resenhas - O Evangelho de Loki


42 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Mika | @mikaela.gaelzer 17/03/2021

O Evangelho de Loki
"O Evangelho de Loki" conta a história do melhor Deus de Asgard da melhor forma possível: com sarcasmo, deboche e humor ?

Da ascensão de Asgard ao Ragnarök, conhecemos Loki pelo ponto de vista dele mesmo, seus triunfos e momentos... Não tão triunfantes assim, bem como aos outros Deuses que permeiam Asgard.

Loki é um personagem que eu gosto muito por que ele é honesto. Literalmente não é uma boa pessoa - ou Deus - mas pelo menos ele sabe o quão ruim é, diferente de outros Deuses em Asgard que justificam seus atos por família, profecias.. e por ai vai.

É um livro que sabe mesclar bem os momentos cômicos e te faz se identificar com muitas atitudes retradadas.

Um dos trechos preferidos foi:

"Os mortos sabem de tudo, mas acontece que não dão a mínima."
comentários(0)comente



Dani 28/07/2021

Loki também ama ???
Amo mitologias mas confesso que esse foi o primeiro livro de mitologia nórdica que li pra valer. Claro que é uma ficção onde Loki conta os mitos por sua própria visão dos fatos, mas isso deixou tudo ainda mais especial não só por Loki ser meu deus nórdico preferido, mas pela forma como a autora interpretou o personagem. Se você espera deboche, desculpas esfarrapadas e auto piedade, esse livro é um prato cheio, afinal Loki faz essas três coisas o tempo todo (sem falar das trapaças e ideias mirabolantes, que só ele poderia imaginar que funcionariam mesmo). Mas Loki tbm é um ser em processo, amo como ele luta entre sua forma original (caos, desordem, luxúria e zero sentimentos) e seu novo aspecto humano (com sensações físicas, regras, emoções?). A história nos faz entender o quanto, realmente, seria difícil para um ser desses se adaptar ao novo mundo pro qual foi levado, sozinho, sem orientação e sendo o tempo todo subjugado. Enfim?
Adoro como ele vai, aos poucos, percebendo que pode sim gostar e querer transitar entre suas duas formas enquanto descobre os prazeres e desgraças de ambas. Por fim, Loki é o Deus mais humano de Asgard ????? não tem como não gostar e, até mesmo, se identificar.
comentários(0)comente



skuser02844 28/05/2022

Lokabrenna
Este livro foi meu primeiro contato com a mitologia nórdica a qual eu não curtia muito , mas depois desse livro passei a gostar. O livro é engraçado e em certas partes reflexivo.
Loki é um demônio veio do caos , sua natureza não é igual a de Balder ou Iduna, mas os deuses não entendem , nem sequer dão um voto de confiança pra ele , que faz com que ele se revolte. Neste livro percebemos que loki não é um santo(óbvio) mas também que os deus não são lá flores que se cheirem.
O fato do livro ser narrado pelo personagem e não por um narrador observador deixa a experiência tanto divertida quanto engraçada, frases do tipo AQUELE QUE VOS FALA , E SEU HUMILDE NARRADOR entre outros. Dos livros que já li até hoje Loki foi meu protagonista preferido.

ALGUNS CONSELHOS DO LOKI:

- Sempre veja o lado positivo. E se não houver lado positivo ? Desvie o olhar.

- Com oque o escravo sonha ? Ele sonha em ser o mestre.

- O castigo é fútil, é claro. Não impede o crime, desfaz o passado ou faz com que o culpado se arrependa, tudo que faz é perder tempo e causar sofrimento desnecessário.

- Como você pode esperar ter amigos quando espiona tudo que fazem ? Como pode desfrutar o presente quando pode ver o futuro? Acima de tudo, como pode amar quando sabe que a morte segue esperando?

POR FIM UM BAITA LIVRO, RECOMENDO!!
CERTEZA QUE A RESSACA VEM!
Matheusph13 28/05/2022minha estante
Foda irmão




yas.zip 21/07/2020

O Loki é meu personagem fictício favorito e garanto que esse livro me deixou ainda mais apaixonada por ele. A narrativa em primeira pessoa sempre é uma armadilha: compactuamos com o protagonista. Embora você sinta vontade de pegar uma frigideira e dar com ela na cabeça "daquele que Vos Fala", nós sentimos pena, empatia e compreendemos o que ele fez de errado. Loki não é o mocinho, Loki não é o vilão. Diria, ainda, que não é nem um anti-herói. O deus da trapaça faz jus ao seu nome, arquitetando no livro inteiro planos intrigantes e, mesmo assim, não recebendo o reconhecimento esperado. O Loki merecia mais.
comentários(0)comente



Herondale, L. 31/08/2020

Eu amo um vilão
Se você ler esse livro, certamente não verá Loki com os mesmos olhos, é impossível não amar esse deus trapaceiro venerado haha, eu amei o livro ao mesmo tempo que sofri, chorei e ri bastante.
Simplesmente recomendo, recomendo, recomendo...
comentários(0)comente



belligna 27/08/2021

Loki definitivamente não é um narrador confiável. Não confie nele, não confie em ninguém neste livro.

A proposta é boa, mas não me convenceu muito.
Foi interessante pra passar o tempo mesmo. Eu gosto muito de mitologia nórdica e de longe Loki é meu favorito, então tento consumir tudo e qualquer coisa que envolva o nome dele. Foi bom mas tem livros melhores sobre o assunto.
comentários(0)comente



Cadu 15/07/2021

Risada é pouco para o que acontece nesse livro. O Evangelho de Loki tem nome sério, mas como algo que envolve o Deus da Trapaça, o livro é inteiro sobre o ponto de vista dele, desde sua chegada a Asgard até o Ragnarök.
Em todo e qualquer momento Loki consegue te convencer de que ele está certo, de que suas atitudes não são em vão e que ele é a vítima.
Um excelente livro, leve, de leitura rápida e engraçada.
comentários(0)comente



Parkinho 26/03/2024

Impossível não se apaixonar pelo odiado Loki
De uma maneira toda particular ele fala diretamente com o leitor e narra tudo do seu ponto de vista de maneira bem informal e dialogando conosco como se estivéssemos na sua frente. Carregado de bom humor e de toda a confiança que ele exala e que, por vezes, tende a ser bem prepotente. A história possui uma divisão bem interessante, são 4 livros: Luz, Sombra, Pôr do Sol e Crepúsculo, e cada um conta com lições, como se realmente fosse um evangelho sobre ele.

Senti falta de um mapa por ter várias citações de lugares etc

O livro me prendeu do começo ao fim. O final é bom e fechadinho. É o ápice do que esperávamos desde o começo. A todo o momento se nomeando como ?Aquele que Vos Fala?, Loki prende o leitor na sua trama de mentiras e nas histórias cheias de segredos e que mostram o lado mais oculto dos deuses.

Como sempre, fiquei do lado do Loki.

Para quem gosta de deuses e seus lados mais profanos, com muitas traições e disputas por poder esse é o livro perfeito.
comentários(0)comente



@vanessachrisostomo 09/05/2021

Muito bom
Achei o livro bem divertido. As aventuras de Loki são descontraídas mas ao mesmo tempo preocupantes.
comentários(0)comente



Letticia.Goncalves 28/12/2021

Um livro estupendo!
Nas páginas desse livro se encontra a biografia não autorizada do maior deus nórdico. Loki narra as histórias mais famosas da mitologia nórdica pelo seu ponto de vista.
É sensacional!
A escrita é super leve, proporcionando uma leitura rápida e gostosa, a diagramação é perfeita e o enredo é mágico.
Conhecemos a verdadeira face do deus Loki, sem máscaras.
É uma jornada épica e com um final de tirar o fôlego.
comentários(0)comente



Oly 10/06/2021

Nos primeiros 15% a leitura foi bem lenta, não fluía muito bem... mas ao passar disso, a história envolveu até a última página
comentários(0)comente



Mariane Sena 20/08/2021

O melhor narrador que a mitologia Nórdica poderia querer
Na contra capa desse livro há um blurb falando sobre como esse livro é uma ótima recomendação para fãs de Neil Gaiman, eu só vi isso lá pra metade do livro e tudo fez sentido, Gaiman é meu autor favorito, e esse livro tem muito a ver com a pegada dele, me senti em casa desde o primeiro capítulo.

O Evangelho de Loki traz o próprio como narrador, e ele cumpre esse papel maravilhosamente bem. Loki traz sua própria visão da maior parte das histórias mais famosas da Mitologia Nórdica, ele escolhe o que frisar e o que omitir, fazendo tudo com muito sarcasmo e bom humor, sério, ri muito ao longo da leitura, já conhecia a maior parte das histórias, mas lê-las pelo ponto de vista dele as deu muita vida, e deixou tudo muito divertido.

O livro foi bem fluído para mim, talvez para alguém não tão interessado assim na temática não seja tanto, mas ainda assim, considero a escrita por si só bem dinâmica e imersiva, o Loki sabe cativar e nos por do lado dele da história.

Foi uma grata surpresa essa leitura, apesar de amar a temática não sabia que poderia ser tão bom quanto foi! Entrou para os favoritos, divertido, fluído e muito gostoso de ler.
comentários(0)comente



Beatriz.Queiroz 24/01/2022

Para os Loki stans leigos de suas raízes mitológicas
O Evangelho de Loki é simplesmente uma obra-prima, onde o autor/comentarista é ninguém menos do que o próprio deus da trapaça.

Em seu livro, Loki conta sob sua perspectiva vários mitos nórdicos, inclusive sua verdadeira origem, e descreve sua estadia no lar dos deuses asgardianos. Sua linguagem carismática e sarcástica leva o leitor por um caminho sem volta, onde é impossível não simpatizar com esse rei da mentira (por mais que ele seja um mentiroso e, muitas vezes, altere a história para parecer o herói indefeso).
comentários(0)comente



Fernanda | @psiuvemler 14/11/2016

O Evangelho de Loki | Blog Psiu, vem ler!
Muitos fatos dessa história já são de nosso conhecimento, mas acabamos por descobrir, de forma única, que desconhecemos diversos detalhes vitais da história. Em O Evangelho de Loki, conhecemos a verdadeira história. Todos os acontecimentos são narrados em primeira pessoa pelo próprio Loki, o trapaceiro, o que torna tudo muito mais divertido. Durante todo o enredo, é como se estivéssemos conversando sobre seus principais pensamentos, ideias, sentimentos... Muitas vezes parece até que estamos lendo o desabafo repleto de rancor despejado em um diário.
Embora Loki deixe claro que nada possui um início ou um fim definitivo, para nós a história começa no Caos, moradia do trapaceiro antes de tudo. Ele era prole de uma pilha de galhos secos – sem metáforas – e de um relâmpago. Loki nunca precisou de um nome, apesar de o ter, e nunca teve a necessidade de mudar sua forma original, o Incêndio, até ter sua presença rogada por Odin, que o aguardava cheio de propostas – e trapaças.
Sem ao menos perceber, ele prova um pouco do próprio veneno ao ver-se diante de um convite irrecusável tramado por Odin, o sábio; Loki seria transformado em um deus, teria o poder de tomar as decisões em Asgard, ganharia liberdade fora do Caos, seria irmão de Odin. Ele só precisaria ajudar com seus dons. A partir disso, Loki passa a tentar de tudo para agradar a todos, desde presentes úteis e bem elaborados a ótimas trapaças para dar benefícios a Asgard. A fúria começa quando ele é alvo de uma traição que acaba do pior jeito e percebe, de uma vez por todas, que nunca estará entre os grandes deuses.
Eu gostei muito de ter conhecido a escrita da autora e os fatos que ela mostrou. Sempre tive curiosidade em conhecer a mitologia nórdica e essa foi uma oportunidade incrível. A experiência valeu super a pena. Sempre gostei do personagem de Tom Hiddleston nos filmes, mas O Evangelho de Loki traz uma história bem diferente e muito mais legal. É impossível não torcer pelo personagem, mesmo com tudo o que ele faz e que, várias vezes, discordamos.
Todos os personagens ganham uma nova visão para mim. Durante toda a história, Odin usa de suas artimanhas para conseguir o melhor para si e para Asgard, não dando importância para o que isso possa acarretar para Loki. Thor é o guerreiro imponente que se joga para o perigo, estraçalhando qualquer inimigo com sua força. Heimdall, guardião da ponte Bifrost que liga todos os mundos, continua sendo o personagem que gosto, sempre desconfiado de Loki e expressando a insatisfação por ter alguém de sua laia no reino dos deuses. E, por fim, o personagem principal, que em muitas cenas é até engraçado devido a inocência que parece carregar nas primeiras páginas. Esses e outros personagens se mostraram magníficos.
A história vai muito além do que falei nessa resenha. O livro contém diversas reviravoltas, fúrias, vinganças e aventuras. Joanne M. Harris arrasou em todos os elementos que compõem a obra, nos prestigiando com uma leitura fluída, que conquista em todas as páginas, nos deixando com vontade de descobrir cada vez mais os segredos dos personagens e quem eles realmente são. O sentimento de interação com o personagem torna difícil a tarefa de largar o livro antes de chegar ao final. Do começo ao fim somos apresentados aos ensinamentos de Loki, que são, basicamente, nunca confiar em ninguém. Em cada capítulo ele cita algo sobre isso durante sua permanência em Asgard.
A primeira coisa que chamou minha atenção para essa obra entre os lançamentos da editora foi o título e, posteriormente, a capa. A versão brasileira é idêntica à original, diferenciando apenas a tradução do título, mas isso não tira o esplendor de cada elemento da composição da capa. As ilustrações retratam o cenário que encontraremos ao decorrer da história, com o palácio ao longe, o desenho de Yggdrasil, a árvore da vida – ou ao menos imagino que seja ela :o – e algumas características dos outros povos. No início do livro, temos uma lista com o nome dos principais personagens e uma pequena descrição bem empolgante feita pelo próprio Loki. Os capítulos são divididos por livros e cada um dos livros começa com a Profecia do Oráculo, assim como os capítulos iniciam com trechos de Lokabrenna, versão com os evangelhos de Loki.

site: http://www.psiuvemler.com.br/2016/11/evangelho-de-loki.html
RoadBooks 29/11/2016minha estante
De cara achei a ideia legal, mas ao verificar sua resenha, percebo quantos equívocos foram cometidos. Entre todos o que mais me chocou, sendo um exímio leitor da mitologia nórdica, é que Loki nunca foi um demônio e os poemas que contam sua trajetória nao se chamam Lokabrenna, mas sim, Lokasenna. Textos estes retirados diretamente da Edda, um tipo de Bíblia da mitologia nórdica. Ao se tratar de originalidade, pode-se levar em conta todos esses detalhes, mas para quem quiser conhecer de verdade a mitologia nórdica, há livros muito mais sérios e fiéis ao que realmente se trata de mitologia nórdica.




42 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR