O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

Fabricio.Fracaro 17/01/2020

O Caso de Charles Dexter Ward
Um livro com uma pegada muito horripilante.
No início do livro encontrei uma dificuldade na leitura, por apresentar vários nomes de ruas e lugares e nome e fiquei meio perdido, mas algumas páginas a frente me encontrei e a leitura foi bem fácil e muito apreensiva.
O que aconteceu com Charles e com seu ancestral faz a curiosidade ficar lá em cima, e cada página a gente quer saber que mistério todo é esse, é horrível mas ao mesmo tempo viciante, e o legal é que tem um personagem que parece também tem esse sentimento, de medo e curiosidade no mesmo nível.
Vale muito a leitura, com certeza quero conhecer mais de Locevraft

Nunes de Oliveira 10/01/2020

Uma fascinante novela para os apreciadores de H.P.Lovecraft
Uma das poucas novelas escritas por Lovecraft com a marca indelével de seu talento literário, O Caso de Charles Dexter Ward é um curioso relato sobrenatural que narra a história intrigante de Charles Ward, um jovem aventureiro que desde a infância aprendeu a nutrir uma curiosa obsessão por coisas antigas, desde o cenário convidativo, quase surreal, que compõe a paisagem da cidade de Providence até relíquias como utensílios e manuscritos que se perdem no tempo.
Pesquisas na biblioteca local e em centros de documentação, no entanto, fazem Charles Ward descobrir que seu fascínio pelas coisas longínquas não é uma simples inclinação. Charles carrega no sangue a herança genética de Joseph Curwen, um homem cujas intrincadas e ambiciosas pesquisas revelarão também ter a mesma paixão pelo remoto e pelo misterioso.
Desenterrando manuscritos pessoais e cartas dos contemporâneos de seu antepassado, Charles Ward logo descobre a figura enigmática, sombria e questionável que fora Curwen, e tem conhecimento das terríveis experiências realizadas por ele em locais secretos, como sua fazenda em Pawtuxet.
O fascínio de Ward pelo exótico ascendente o impele a trilhar um caminho sem volta que o levara às raias de uma loucura sem fronteiras.
O caso de Charles Dexter Ward é uma obra marcada por um final inesperado que deixará o leitor surpreso com um desfecho que só poderia sair da mente prolífera de Lovecraft. Leitura indispensável.

Scariot 25/05/2019

"Não evoque ninguém que não possa mandar de volta".
Há algum tempo venho estudando sobre o horror cósmico e a mitologia Lovecraftiana, o famoso Ctchullu Mythos, mas eu estava mais focado em artigos do que nos contos e novelas do mestre em si, estando há algum tempo sem ler. Então resolvi ler essa novela que nunca havia lido antes.
Em minha opinião, essa é uma das melhores histórias do mestre. Diria eu que é uma obra prima do horror sobrenatural.
Nela, em forma de relato, ficamos por dentro da história de Charles Dexter Ward, um jovem obcecado por arqueologia, que adentra em um mar de loucura ao começar a pesquisar sobre um antepassado seu, Joseph Curwen, seu tetravô.
Curwen era um traficante de escravos e tinha muitas lendas que rondavam o seu nome, dizendo que ele era um bruxo (ou um mago ou um ocultista) de Salem, e indo a fundo nessas lendas que Ward cai em total loucura.
Dr. Willet, médico da família Ward, que acompanha Charles desde seu nascimento, é quem vai atrás de entender o que aconteceu com o jovem.
O livro é intenso do início ao fim. Diria que é Lovecraft em sua melhor forma. As descrições são perfeitas, o enredo, o jeito em que a história é contada, e claro, os personagens, Curwen é com certeza um dos melhores (se não o melhor) ?vilão? do autor.
"Não evoque ninguém que não possa mandar de volta".

z..... 16/04/2019

Ô coisa que "dá nos nervos", numa dualidade de instigar e também frustrar na leitura, tudo num pacote só.

Isso se dá na exploração do mistério, construído em detalhamentos surreais, numa mistura de loucura e sobrenatural, instigando a imaginação sem contudo valorizar porquês. Fica tudo na constatação pelo leitor de algo pra lá de macabro, potencializado no estilo literário sem diálogos (exceto nas páginas finais), onde o narrador fala demais e explica de menos, soando familiar com sedutores contadores de lendas. A viagem na maionese é grande, provocando a imaginação com o mistério em sussurros, odores, visões e descrições esdrúxulas.
Em linhas gerais, essas caracterizações se expressam na vida de um jovem interessado por arqueologia (sujeito com histórico comportamental esquisito), que encontra em um antepassado seu, envolvido com coisas que podem ser ditas bruxaria, motivação para uma busca e entrega que transformam sua vida. Ressalte-se que tenta ter visão científica, classificando como "sais essenciais" alguns dos elementos usados pelo ancestral. Mas em sua ciência, em verdade, acaba por entrar em caminho onde não vê o macabro assumindo sua vida, com esquisitices como envelhecimento precoce, isolamento da sociedade e os mesmos passos de loucura do antepassado familiar, como a busca de cemitérios.

Desaponta, em minha percepção, exatamente pela valorização do mistério pelo mistério, se é que me faço entender, onde o encantamento pelo ocultismo prevalece. Não há respostas, apenas suposições diante de algo impactante. Ao final, fica um vácuo nas expectativas, no entendimento. Por isso fico "nos nervos" com a falta de respostas.
Pra não dizer que não existem, o autor cria outro mistério para explicar o mistério, que toma forma na presença de Yog-Sothoth. Um demônio? Um vampiro? Um alienígena?
Encontro respostas certeiras em Jesus Cristo, que já dizia que o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir (João 10:10), o que acabou sendo alegoria nessa obra, ainda que não proposital.

Mayara Albuquerque 30/08/2018

Para os fãs de terror e suspense
Devo confessar que, sendo esse meu primeiro Lovecraft, eu iniciei essa leitura com expectativas muito altas. E não me decepcionei.

A narrativa já começa de uma forma bastante intrigante. Ela apresenta primeiro as consequências da história, o estado aparentemente perturbado de Ward, para depois contar quais foram os eventos que o levaram a esse estado, deixando o leitor curioso pra saber o que houve e, assim, o prendendo no livro de uma forma muito eficaz.

Em poucas palavras Lovecraft já é capaz de descrever muito sobre o protagonista, como a descrição de sua postura e do seu semblante, deixando bem evidente sua inclinação acadêmica. Mais do que a mera descrição física óbvia, como cor dos cabelos ou dos olhos, ele valoriza os detalhes físicos e comportamentais que espelham a personalidade do personagem e a impressão que ele causa naqueles ao seu redor. Suas descrições tanto de lugares como de pessoas são breves e elaboradas ao mesmo tempo, fazendo uma descrição rica em apenas uma frase ou duas.

Todo o desenvolvimento da história é bem feito. Ritmo certo pra um mistério. Faz você continuar acompanhando e não querer parar. Alguns podem achar a história um tanto monótona, como leitores que preferem mais ação no livro, ou uma escrita mais contemporânea. É um livro para quem realmente gosta do gênero terror, mistério e investigação; para quem gosta de ir acompanhando as descobertas até o clímax, como uma história de detetive, papel que acaba sendo do médico da família, Willett, por boa parte da história.

Eu me diverti muito acompanhando as pesquisas do protagonista enquanto ele desenterrava o passado de Curwen, e acompanhei a aflição de Willett enquanto ele acabava sendo exposto a uma parte da grande e temível mitologia criada por Lovecraft. O final, embora seja considerado previsível para alguns, me surpreendeu e me fez vibrar, e conseguiu ser satisfatório e amargo ao mesmo tempo.

Essa edição da editora Hedra não deixou a desejar em nada. A introdução explicando a história de publicação da obra foi uma adição e tanto, deixando o leitor mais por dentro do contexto de sua chegada aos leitores, que se deu após a morte do autor. Lovecraft não acreditava no potencial da história e decidiu deixá-la engavetada, até que, alguns anos depois de sua morte, um amigo seu resolveu fornecer a história inédita à revista Weird Tales, e ela continua fascinando os amantes do terror até os dias atuais.

A revisão do texto foi impecável, embora a falta evidente de vírgulas em orações enormes e o uso estranho do ponto e vírgula incomodem um pouco. Ainda assim, não é um fator que diminua a qualidade dessa obra prima.

Algumas das adaptações de mais destaque dessa obra são a opera de 1980, composta por Camilla Saunders, o filme "Renascido das Trevas", de 1991, dirigido por Dan O'Bannon, e o jogo de videogame de 2001, publicado pela DreamCatcher Interactive e desenvolvido pela Wanadoo Edition, chamado "Necronomicon: The Dawning of Darkness". Este último, no entanto, apresentou mudanças nos nomes dos personagens e no final.

Em suma, O Caso de Charles Dexter Ward é um romance curto, mas espetacular, que acrescenta ainda mais grandeza ao nome de H.P. Lovecraft e à estante de qualquer um que possua um exemplar.

site: https://justmayphantomhive.wixsite.com/misteriosempaginas/post-unico/2018/08/12/RESENHA-O-CASO-DE-CHARLES-DEXTER-WARD-por-HP-LOVECRAFT

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O Caso de Charles Dexter Ward
Difícil descrever o imenso fascínio que a narrativa de Joseph Curven e Charles Ward me causaram. Lovecraft faz uma manipulação de fatos e eventos, na concatenação perfeita. Medo, mistério, terror, magia. Excelente.

Blog MDL 04/02/2018

O título deste livro pode até não despertar seu interesse, mas eu garanto, a narrativa vai. Essa é a obra-prima do Lovecraft e digo isso com propriedade, conheço quase todas as obras do autor e reli essa história quatro vezes, de tão envolvente que ela é.

O Caso de Charles Dexter Ward é um romance curto, em forma de relato, e óbvio narra a história de Charles Ward, um jovem arqueólogo aficionado por antiguidades, que resolve investigar a vida de um excêntrico antepassado seu, Joseph Curwen.

Curwen, tetravô de Charles, fugiu de Salem para Providence, cenário desta história, com receio de ser acusado de bruxaria devido a seus experimentos químicos e de alquimia. Era tido como um indivíduo sombrio e enigmático. Seus hábitos peculiares, o fato de aparentar não envelhecer com o passar dos anos e a miríade de sons estranhos que provinham das propriedades de Joseph Curwen, entre outros fatos inquietantes, culminaram em uma expedição para eliminação sua e de todos os seus "negócios", incluindo registros históricos da cidade.

Charles começa a procurar todo e qualquer indício da existência do seu antepassado, e trava, a princípio, uma minuciosa investigação baseada puramente em seu interesse genealógico e gosto por coisas antigas. No entanto, se antes Ward era movido por curiosidade e excentricidade, seus atos, comportamento, sua decadência física e a natureza de seus estudos passou a ser visto por todos como sinais inequívocos de loucura.

Apesar de contada como o relato de um terceiro estranho à narrativa, a maior parte dos fatos apresentados, opiniões e apontamentos que nos detalham a história e o destino dos personagens, são do doutor Willett, médico da família Ward. Ele foi o médico que trouxe Charles ao mundo, acompanhou seu crescimento, definiu com maior exatidão o momento de início da sua insanidade, estudou os escritos e descobertas do jovem e, também, o último a vê-lo antes de sua suposta fuga de um hospital particular para doentes mentais.

Nesse romance, assim como na maioria de suas obras, Lovecraft nos envolve em uma atmosfera crescente de horror cósmico. Ele consegue, como poucos, através da construção gradativa de cenários, pessoas e revelações, fazer seus leitores experimentarem exatamente o que cada personagem está sentindo diante de coisas e situações inomináveis. Se você está procurando algo do gênero para conhecer, não perca nem mais um minuto em iniciar essa leitura!

Comentários acerca da edição:
Essa edição faz parte da coleção L&PM Pocket, então, segue o formato padrão com folhas brancas, margens apertadíssimas, capa simples e preço amigo. Essa história também está presente na coletânea de contos "Os melhores contos de H. P. Lovecraft", da editora Hedra. Então, escolha sua edição, faça sua compra e deleite-se com a narrativa viciante de Lovecraft.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/10/resenha-especial-o-caso-de-charles.html

Marília 26/09/2017

O texto é um pouco arrastado, mas a história em si é interessante, então vale a pena dar uma chance.

Charles Dexter Ward é um rapaz acometido por uma estranha obsessão com coisas antigas e um antepassado específico, que levava a fama de bruxo por ter vivido de forma incomum; a sua busca por conhecer e entender esse antepassado acaba por leva-lo a uma igualmente estranha condição de saúde. Para conseguir descobrir uma forma de curar seu paciente, ou ao menos de entender essa mudança tão drástica, o único caminho que o médico da família encontra é entender a pesquisa de Charles a respeito do antigo suposto bruxo.

Lígia 16/09/2017

Terrores cósmicos
É um livro pequeno, mas a história é densa e enervante. Para fãs do gênero terror/gótico, é um prato cheio! Para quem gosta do terror mais pé no chão, menos sobrenatural, poderá ser meio decepcionante.
Faz parte da mitologia ctulhuana.

site: http://www.sitelovecraft.com/

CultEcléticos 11/01/2017

O Mestre do Horror
Nele há elementos sobrenaturais, magia negra, vampirismo e terror psicológico.

Nos é apresentada a história do jovem Charles Dexter Ward, um rapaz que possui um grande apreço pela arqueologia. Eis que um dia ele descobre informações sobre um tetravô que os habitantes de Providence no passado tiveram sabiamente o cuidado de apagar da história.

Em sua ânsia pelo saber, Charles aprofunda-se em pesquisas sobre o tetravô Joseph Curwen e suas atividades aterrorizantes que envolviam magia negra, ocultismo, vampirismo e violação de túmulos.

A história é dividida em dois momentos. O primeiro é sobre Joseph Curwen, as atividades que praticava e como ele foi extirpado do mundo. O segundo momento é sobre seu descendente Charles Ward, sua curiosidade e minuciosa pesquisa sobre seu antepassado que culminará em sua ruína.

H. P. Lovecraft construiu uma trama que prende a atenção do leitor devido ao suspense. Ele não precisou descrever com riqueza de detalhes as criaturas horrendas mencionadas no livro, algumas coisas são apenas sugeridas, o que não diminui o horror do livro, não tornam essas passagens menos aterrorizantes, uma vez que a imaginação se encarrega de completar.

O personagem do Dr. Willett, médico da família Ward, funciona muito bem como uma espécie de detetive na resolução do caso.

A conclusão do mistério envolvendo Ward e Curwen é realmente surpreendente.

“…não evoque ninguém que não possa mandar de volta”. (citação do livro)

(Camila Kaihatsu)
Resenha publicada no site CultEcléticos.

site: http://www.cultecleticos.com.br/especial-halloween-o-caso-de-charles-dexter-ward/

Renan Motta 07/01/2017

Quando chegar ao fim, releia o início do conto
Muitos podem hoje achar a escrita de Lovecraft ultrapassada. Mas cuidado com essa afirmação. Em O Caso de Dexter Ward, o autor explora o terror e mistério com bastante descrição em alguns pontos, o que pode tornar a leitura cansativa. Mas o que mais me pegou foi o fato de que Lovecraft se utiliza de sentenças muito extensas. Você pode até se deparar com um parágrafo inteiro, ou quase, com apenas um ponto final. É a falta da vírgula em alguns momentos também me faziam perder quanto ao sentido do que estava escrito. Acredito que poderia haver uma edição com esses ajustes.
"Defeitos" a parte, ainda assim, este conto consegue prender a atenção pelo mistério, que vai ganhando força a cada capítulo. Quando você termina a leitura e retorna pro início, o espanto é tamanho que é impossível não se apaixonar pela mente criativa de Lovecraft

Gustavo 25/11/2016

Há melhores
Não há grandes surpresas na história. Quanto ao ritmo, achei muito arrastado, não tem aquela agilidade dos contos curtos de Lovecraft, que te deixam com medo página a página. O mesmo problema de Nas Montanhas da Locura, para o meu gosto pessoal.

Filipe 15/08/2016

Lovecraft em seu melhor!!
Esta noveleta do Lovecraft tem todos os principais ingredientes dos seus melhores contos, um teor sobrenatural, o clima de terror sobre o desconhecido, e a iminente catástrofe final de todas as suas histórias.
O estilo dele nunca é fácil de ler, sua escrita é antiga, com detalhes exagerados e muitas vezes desnecessários, mas são justamente estes detalhes que fazem as histórias dele serem tão boas, e sua escrita datada de época cria uma atmosfera de horror que ainda não vi em nenhum outro autor.
Não é para qualquer um, mas para aqueles que se aventurarem esta história é realmente interessante e perturbadora, um conto de terror clássico.

Raulzito777 07/06/2016

uma obra difícil de definir
O caso de Charles Ward é sem dúvida uma das melhores obras de H.P.Lovencraft, uma mistura de mistério e horror difícil de definição.
Apesar do começo do texto ser bem difícil de ler e de conter um narrativa muito técnica, o ar de mistério e o caráter verosímil torna a obra bastante angustiante e assustadora.
O ponto mais alto da obra é quando todas as peças finalmente se encaixam e tudo começa a fazer sentido, antevendo um final cheio de reviravoltas e muito emocionante.
Devo admitir que essa obra me deixou bastante dividido, mesclando coisas comums e rotineiras com horrores cósmicos com uma maestria tal que apenas o Lovecraft consegue fazer.
Um fator interessante sobre a história e o próprio estilo de Lovecraft é que nada é dito ou mostrado sobre os horrores indizíveis e indescritíveis que vivem na escuridão, tornando o não aparecimento de tais seres ainda mais terríveis que os próprios seres em si.
Em suma essa obra não trata de monstros e sangue, mas do ser humano e de seu medo pelo desconhecido e tendo em vista tudo mostrado no livro, é melhor deixar as coisas como estão e não buscar saber oque elas são.