Nimona

Nimona ND Stevenson

Resenhas - Nimona

Nailan 11/08/2020

O que te faz herói?
Essa história tem um traço narrativo que leva para várias questões: o que é o bem e qual o seu papel? O que é o mal? Até onde o bem não faz mal para alguém e vice-versa?
No fim o quadrinho, que tem um humor satírico e fofo, por vezes se vê questionando a moral e a ética dos personagens de uma forma muito orgânica.
Adorei conhecer esses personagens e fiquei encantado com o trabalho da Noelle; Ficarei atento!

MALU @amor_porleitura 13/08/2020

Nimona é uma metamorfa, que resolve ser comparsa do vilão Lorde Ballister Coração- Negro.

Coração - negro quer se vingar e mostar para o povo que o Sir Ouropelvis e a Instituição de Heroimo e Manutenção da ordem, não são os heróis que as pessoas pensam.

Nimona pode se transformar em bichos, e pessoas , e ela quer usar esse dom para ajuda nos planos de Coração Negro, que mesmo sem saber ao certo de onde Nimona veio, como ela conseguiu esses poderes,etc, acaba aceitando sua ajuda.

Na busca de vingança , eles acabam criando um laço de amizade.

Acompanhando as aventuras, as atitudes dos personagens, as revelações, podemos perceber, que o vilão não é 100% vilão e o herói não é 100% herói.

Não posso me aprofundar muito, pois por ser quadrinho, posso acabar dando spoiler, mas eu amei a leitura, é divertida, e mostrou muito a força de uma amizade, e que as vezes nem tudo é o que parece..

Babi 13/08/2020

E ai chefe
Nimona é um livro engraçado e cheio de aventura. Acompanhamos o vilão Lorde Ballister Coração-Negro e sua comparsa, Nimona.

eilozi 14/08/2020

Graphic Novel maravilhosa!
"Somos vilões, às vezes os vilões matam algumas pessoas"

Uma GN sobre vilões e heróis, mas será que os heróis são realmente heróis? e os vilões, será que são realmente vilões? Que confuso isso que eu escrevi KKKKKK.
Achei Nimona muito bom, superou minhas expectativas, o final deixa brechas e eu gostaria demais que tivesse continuação.
A amizade do Coração-negro com a Nimona ?? virou uma relação quase paternal, amei demais.

Lendo a gente descobre os anseios, vontades e personalidades dos personagens, cada um com suas particularidades. Nimona, apesar de pequena, é quem domina o lado vilão da história, e lendo o leitor descobre que ela tem um passado e verdades escondidas que são muito mais sombrias, difíceis até mesmo para a própria encarar de frente.

Confesso que eu JURAVAAAA que o Ballister e o Ouropelvis eram um casal, fui tombada.

Recomendo a leitura, super gostosinha e envolvente

Priscila.Freitas 16/08/2020

Essa foi minha primeira graphic novel, ela é muito boa, mas bem básica. As ilustrações são bonitas, mas o enredo em si não varia tanto. Mesmo assim por ser um começo amei!!!

Aly 17/08/2020

Sem pretensão, eu me encantei
Eu só conhecia o trabalho da Noelle por causa da She-Ra na Netflix, então sabia do potencial dela em narrar histórias cheias de elementos mágicos, surreais e trazer tudo isso com um toque de modernidade, fazendo tudo parecer inserido no nosso mundinho, como se fosse possível abrir a porta e dar de cara com os personagens que ela escreveu.

Com Nimona não foi diferente. Misturando elementos medievais com tecnologia, telejornais, pizza, cientistas e comunicadores, Noelle nos apresentou em pouco mais de 200 páginas personagens extremamente cativantes, adoráveis, que a gente quer abraçar e amar. Tudo isso num traço lindíssimo, que eu amei.

O vilão que nunca foi vilão, que só aceitou o papel que o mundo deu a ele, o herói que nunca foi realmente aquele herói que fizeram todos acreditatem que ele era, e o amor dos dois, que fica, talvez bem mais do que implícito, que era bem mais que fraternal, que os dois eram amantes e que o relacionamento era visto com maus olhos pela sociedade, representada aqui pela Diretora, que fez com que o Coração-Negro fosse afastado do homem que amava e se tornasse se inimigo, numa manobra digna do pior dos vilões. E uma anti-heroína que somos todas nós, tentando nos encaixar nos padrões da sociedade, no que todo mundo acredita que é o melhor pra você, mas que, no fim, é demais. As coisaa transbordam e você precisa mostrar seu verdadeiro eu ao mundo. Ele que te aceite. Ou não. E se não aceitar, você continua, porque você é forte e pode viver como bem quiser, sem depender de ninguém, mesmo que seja um ídolo, um homem, uma mulher, quem quer que seja.

Somos todos Coração-Negro.
Somos todos Ouropélvis.

Somos todos Nimona.

Thaís @thanoslivros 19/08/2020

Apaixonante
Nimona é uma metamorfa e deseja ser a comparsa do grande vilão Ballister Coração-Negro. De início, ele não quer uma menina tão jovem ao seu lado, mas ao ver do que Nimona é capaz, Ballister se rende e aceita que ela seja sua ajudante nos planos contra o reino. Daí, vamos acompanhar uma grande história sobre identidade, aparências, sentimentos e caráter, nos lembrando que nem sempre as coisas são o que parecem.

Já vou começar com essa frase: Que graphic novel in-crí-vel! Eu fiquei apaixonada por tudo. Da ilustração ao enredo, dos personagens e seus diálogos divertidos e inteligentes à mensagem que é desenvolvida. A autora e ilustradora Noelle Stevenson criou um universo cheio de magia e muita ação que me cativou da primeira até a última página.
Nimona com seu jeito inquieto e impulsivo e sua habilidade impressionante é uma personagem apaixonante. Uma anti-heroína que conquista o leitor facilmente, que tem uma grande confusão interna. Impossível não desejar conhecê-la mais e mais e dar-lhe um grande abraço. Cheia de traumas, tendo que conviver com muitos fantasmas do passado, ela deixa a grande lição, que toda menina, garota, mulher deve crer: podemos (e devemos) ser o que quisermos.

Cheia de reviravoltas e surpreendente, Nimona é uma história em quadrinhos que vai além dos belos traços e dos personagens cativantes. Todos os assuntos que perpassam pela história contribuem para formar um enredo rico e muito interessante. A questão do bem e o mal, poder e vulnerabilidade, valor de uma amizade e uma certa crítica política, são questões que impulsionam o leitor e tornam o virar de página bem mais rápido.
Eu disse incrível lá em cima? Acho que ainda é pouco pra definir...
Ah! Tem também um possível casal, com um relacionamento um tanto quanto perturbado, mas que eu torci, viu! Porém, prefiro não comentar muito aqui (pode ser spoiler 👀) e estimular a curiosidade de vocês (Não, não é maldade minha 😆).

Leitura mais do que recomendada para os mais diversos públicos. Uma graphic novel que pode ser apreciada em poucas horas e o risco de ficar com gosto de quero mais é inevitável.

Beijo, Thaís 💜

site: www.instagram.com/thanoslivros

Priscila 20/08/2020

Divertido
Nimona é super divertido. Com uma história que te entretém e diverte ao mesmo tempo. Amei e recomendo a todos.

Folhadpapel 23/08/2020

Uma HQ incrível!
Eu pensei muito se eu resenhava ou não essa história, vários perfis literários já falaram dela ao redor do mundo, mas chegou a minha vez. Sempre tive uma curiosidade enorme em conhecer essa história pela quantidade de pessoas falando sobre ela, e eu finalmente consegui.
Nimona é uma jovem metamorfa que se oferece para ser a comparsa do Lorde Ballister Coração-Negro, um vilão dentro desse universo medieval, com a fama de ser manipulador e extremamente inteligente e que tem como objetivo derrotar o famoso herói aclamado pela população, Ambrosius Ouropelvis. No decorrer da narrativa descobrimos um pouco do passado do vilão e do herói dessa história, e principalmente da relação deles.
Ballister Coração-negro, apesar do nome não gosta de mortes desnecessárias, de destruição e de caos, tudo que ele almeja é vingar-se do reino e do culpado pela mutilação que sofreu enquanto trabalhava para o reino. Nimona é o oposto, ela quer ver o circo pegando fogo com sangue e caos, mas logo se acostuma a vida simples de seu chefe e consequente amigo.
Logo descobrimos que o bem e o mal nessa história depende apenas do ponto de vista, o vilão não é tão mau e o herói não é tão bonzinho assim, e os governantes do reino como sempre, mais atrapalham que ajudam.
Essa batalha entre o bem e o mal é bem trabalhada na história, mas outros temas como abandono, manipulação e amizade, também são expostos.
Essa é uma HQ rápida, leve e divertida, e que sem sombra de dúvidas dará uma ótima animação, se nos basearmos em outros trabalhos da autora como Lumberjanes e She-ra e a princesa do poder.

site: https://www.instagram.com/folhadpapel/

bibliotecadajordana 24/08/2020

[RESENHA: Nimona]
Autoria: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Páginas: 272p
Ano: 2016
Assunto: Graphic Novel; Literatura Jovem Adulto; Romance

Nimona é uma menina, um gato, um dragão, um tubarão e o que mais ela quiser. Ela é uma metamorfa com um passado desconhecido, e que se oferece para ser a comparsa do seu grande ídolo Lorde Ballister Coração-Negrom um vilão com escrúpulos e que segue as regras. Enquanto Nimona é debochada, de pavio curto, sem papas na língua, e quer ver o mundo pegar fogo.

Coração-Negro tem como missão desmascarar o famoso herói aclamado por todos e seu ex-amigo, Sir Ambrosius Ouropelvis assim como a Instituição de Heroísmo e Manutenção da Ordem, que é comandada por uma terrível diretora que tem planos malignos, e que manipula a mídia colocando a culpa sempre em Coração Negro. No decorrer da história conhecemos melhor a relação entre o herói e o vilão, um herói nem tão herói e um vilão não tão vilanesco.

Os planos de Coração-Negro quase nunca davam certo, mas ele não gosta de mortes desnecessárias, de destruição ou de caos. Assim Nimona deseja ajudar com algumas sugestões que geralmente envolve muitas explosões, sangue e mortes. No começo ele não aceita Nimona como comparsa, mas com o tempo acaba surgindo uma relação de amizade entre os dois, enquanto o plano vai se desenrolando, Coração-Negro precisa impedir que Nimona destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo e precisa relevar a verdade para a população.

Essa foi a primeira Graphic Novel que eu li da autora, e amei demais. É bem curtinha, mas com algumas reflexões bem profundas no decorrer da narrativa. Tive curiosidade de ler depois de ver alguns perfis falando muito bem dela, e confesso que me surpreendi, li em uma tarde e fiquei com aquele gostinho de quero mais quando acabei.

O bem e mal nessa história dependem apenas do ponto de vista. Nimona é uma anti-heroína que precisa lidar com seus fantasmas do passado, cheia de traumas mas com um jeitinho impulsivo que não tem como não se encantar. Nem sempre tudo é como se parece nessa história, no decorrer da história descobrimos a origem da relação entre Coração-Negro e Ouropelvis. A autora aborda temas como abandono, amizade, manipulação, identidades, sentimentos, caráter e também uma certa crítica política, fiquei apaixonada por tudo, da ilustração ao enredo da história, os personagens e diálogos bem construídos envoltos de magia, ciência, fofuras e talvez algumas lágrimas.

João 29/08/2020

incrível
um ótimo livro, leitura super fluida e muito envolvente, nem percebi que já tinha acabado o livro, muito bom mesmo, recomendo

Frank 04/09/2020

Hq de leitura rápida, engraçada pelo nonsense, onde você torce pelos vilões.

Dan 05/09/2020

Esperava um pouco mais
Não bateu muito comigo a história de Nimona. Comprei porque muita gente que eu acompanho recomendou e achei que fosse ser uma coisa absurdamente espetacular e no final achei só OK. A arte é linda, a história é legal mas não sei, não bateu, não ficou muita coisa depois da leitura... Mas ainda assim, uma boa HQ para passar o tempo.

Erica.Donelli 05/09/2020

Uma amizade incrivel
Eu li o livro em menos de 2h de uma vez só, um livro com tanta simbologia e representatividade. A historia se mostrs melhor a cada capitulo dessa historia louca e emocinante.
A nimona é uma personagem incrivel e que faz a gente se questionar tanta coisas que seria dificil escrever aqui.

Larissa Halama 08/09/2020

Graphic novel super divertida. Leitura muito rápida e envolvente.