Nimona

Nimona ND Stevenson

Resenhas - Nimona

Jaqueline.Menezes 04/12/2017

Diferente, original. Bagunçou a divisão!
Nimona é uma adolescente com poder de se transformar em qualquer animal ou pessoa, embora haja um mistério sobre como ela adquiriu essas habilidades, ela não considera que deva usar tais poderes para salvar o mundo, Nimona tem um único desejo: Trabalhar com o vilão mais famoso do reino, o Lorde Coração - Negro. Logo Nimona descobre que seu novo chefe é um tanto quanto muito escrupuloso para um vilão, Nimona tem sede em destruir e por muitas vezes é refreada por ele, a coisa engraçada de toda essa bagunça de papeis é que Lorde Coração - Negro se apega à jovem vilã, cuidando para que ela não destrua nem seja destruída. Esta graphic novel tem uma sincronia de paralelo com o mundo real que faz questionar, refletir e reavaliar o sistema de padronização em que vivemos, Nimona é totalmente fora do padrão, Coração - Negro não é exatamente um exemplo de vilania e mesmo assim é tido como tal. As ilustrações com uma pegada steampunk formam um contraste muito bonito, a autora trouxe elementos medievais como batalhas de espadas e cavalos ao mesmo tempo que há embates com armamento de tecnologia de ponta. Acho difícil ler Nimona e não se divertir com os trejeitos da protagonista, ela é arrojada, rebelde, divertida e com muita vontade de fazer acontecer, ela explode em energia contrastando com a personalidade metódica de seu comparsa/chefe. Nimona demonstra que também é capaz de amar e cuidar, visto que está sempre protegendo Coração - Negro. Do outro lado da moeda, Noelle nos apresenta um herói frágil e ridicularizado ( a autora ridicularizou o antagonista com força, batizando-o de Ouropelvis) totalmente controlado pela Instituição que deveria estar no comando da segurança das pessoas do reino, porém mantém uma conduta um tanto quanto estranha e é nisso que nosso vilão/herói deseja expor corrigindo assim, a injustiça que acredita ter sofrido no passado. Devo deixar aqui também minhas impressões sobre a qualidade da edição, apesar de ser apresentada em brochura, não percebi nenhuma dificuldade de manuseio, porém em alguns pontos ao abrir o impresso percebe-se uma fragilização na costura e na cola da folhas, creio que se houver um manuseio mais frequente possa comprometer a integridade do impresso.
Mayara.Brochin 30/06/2019minha estante
o livro é bom,uma boa reflexão que nem sempre o bom é bom,mas colocado como tal,ou mesmo herois tem imperfeições,traços ruins mas salvam pessoas,alguns é mais visão das pessoas ,pois parece apenas confronto pessoal não,e vilão tem motivo,mas não podemos começar pensar que o vilão é vilão por não ter opção.tem gente que passou monte de situações ruins e não é ruin.não tem que ter apoio ser ruin,e tragedias que acontecem porque a pessoa sofreu bulling por exemplo,mas pode superar,e ser alguem muito importaante na vida como alguns famosos que teve conquistar começando na humildade.

Mayara.Brochin 30/06/2019minha estante
mas é bom sair um pouco do clichê das revista em quadrinho de herois e vilões,confronto historia dos herois,e poucos falam dos inimigo monstrando lado o porque fazem,como chegou ou dar vitoria,porque parece chato fazer monte de quadrinho dos feitos e historia e herois que paece repetitivo,mas temos que aproveitar e refletir,não fazer as coisas erradas por vida dificil.

Mayara.Brochin 01/07/2019minha estante
as vezes os livros repetem as mesmas historia sequencia previsivel,e finais mesmo sem reflexão sobre liçoes,ecoisas novas para pensar bem e fazer novos e melhores,mas é mais facil copiar fazer mesmo jeito.mais seguro,mas parabens.

Mayara.Brochin 01/07/2019minha estante
lembrando que todos personagens ou quase todos tem parte macabra ou não boa assim como humanos e assimtem partes boas.

joaopdro 10/06/2021

EU ENCONTREI MINHA MAIS NOVA ANTI-HEROÍNA FAVORITA
Me encontro meio desolado no momento em que estou escrevendo esse post, acabei Nimona há algumas horas e não acredito no quanto me apeguei a essa HQ.

Tá, o grande sonho de Nimona (que é uma adolescente metamorfa) é ser a comparsa do Lorde Ballister Coração-Negro, um vilão (não tão vilão assim) do reino. Depois de quase obrigar que ele a contratasse, os dois viram a duplinha do mal.

Quando eles invadem um dos laboratórios da Instituição (a organização de segurança do reino), Nimona rouba os planos mais que secretos do lugar, e os dois descobrem que a Instituição está trabalhando com algo grande e poderoso demais que pode acabar com o reino inteiro. Seria da vez que os vilões viram os heróis do império??

Até agora não conhecia muito do trabalho da Noelle Stevenson (ou ao menos achava que não pois = She-Ra PoP) e agora tô simplesmente apaixonado! Os traços dos desenhos são bem simples, o que deixaram a HQ mais divertida e engraçada (eu ri litrosss).

A história é muito gostosinha de ler. Tem piadinhas jogadas no momento certo, clichêzinhos não tão clichês e batalhas de te deixar de sobrancelha em pé. E atenção: ALTO PERIGO DE SE APAIXONAR PELOS VILÕES hahaha Não tem como, VOCÊ VAI!

Ainda sem conseguir superar o final, sério... quem leu deve me entender ;( É um crime a Noelle não estar trabalhando numa sequência (andei pesquisando e não encontrei nada até então), particularmente vou sentir muita falta da Nimona e do Ballister.

PETIÇÃO PRA NOELLE FAZER A CONTINUAÇÃO, ASSINEM!!!

POST ORIGINAL NO IG @CURTAUMLIVRO
Nath 12/06/2021minha estante
acabei de reler, e essa HQ é tudo na minha vida

Nath 12/06/2021minha estante
recomendo muito pra vc o livro "Vilão" da V.E. Schwab

joaopdro 12/06/2021minha estante
simmm Vilão já tá na wish!! só esperando ficar por 20 reais de novo hahahah

Lalesca0 26/02/2024

Apaixonante
Tô apaixonada, quero mais ????

Feliz dessa será a 1ª leitura completa do ano. Nimona conquista desde o início, prende você na narrativa, de uma forma inclusive que eu nem entendia como, só sentia que queria mais.
A construção do desenvolvimento é maravilhosa, como se estivesse lá no universo deles.

DELÍCIA DELÍCIA DELÍCIA, AMEI os personagens, a história, o final, amei tudo. É perfeito, sem tirar nem pôr. Os plots ao longo do livro são bons também, tudo, tudo, tô apaixonada, é isso!
Lalesca0 26/02/2024minha estante
basicamente um repost da resenha porque o skoob é bugado...

Lalesca0 26/02/2024minha estante
o outro já tinha 16 likes, mds!

Melqz 17/07/2020

Interessante!
Uma ótima narrativa sobre uma jovem que pode se transformar em qualquer animal, espero que tenha uma continuação, pois outros aspectos dos personagens poderiam ser desenvolvidos com mais calma, mas no geral, é cativante!
Ryan Colossal 17/07/2020minha estante
Vai ter uma série na TV em 2021!! ?

Melqz 17/07/2020minha estante
uia, nem sabia! Que massa! :D

murieel 20/11/2016

Primeira graphic novel que li. Talvez esse seja o motivo de ter achado a história um pouco rasa e rápida. De qualquer forma, tem sua parte interessante: os laços de amizade/amor (re)construídos entre os personagens.
Thales.Petry 21/11/2016minha estante
Se você quer ler uma Graphic Novel boa e que não seja de super-heróis eu sugiro Persépolis, da Marjane Satrapi, sobre o Irã pré-islamismo.

murieel 22/11/2016minha estante
Legal, acabei de ler algumas resenhas. Essa graphic novel está sendo muito bem recomendada. :)

so4away_ 22/05/2022

Nimona
O tanto que essa HQ me surpreendeu gente do céu. Tem um plot nela que nem em 1 milhão de anos eu imaginaria. Soubesse que era tão boa tinha lido antes.
Matheus938 23/05/2022minha estante
a noelle é a criadora da animação de she-ra da Netflix amg tu devia assistir

so4away_ 23/05/2022minha estante
simm, eu vi isso quando tava lendo. vou assistir depois

Rayna 17/03/2024

HQ vs Filme
Gostei bastante das diferenças entre a HQ e a animação. Nimona é fascinante e o Balliter tbm. Amo essas nuances que foram criadas e que na animação ficou melhor ainda. Torcendo pra ter outras animações e HQs.
Giovanna1174 17/03/2024minha estante
Concordo! Tipo a HQ e o filme são diferentes, mas ambos são incríveis ?

Rayna 18/03/2024minha estante
Siiim, cada um é bom a sua maneira

Samukk 04/07/2023

Bom demais !!!
Nimona e coração negro são espetaculares, concerteza a presença deles tornaram a leitura muito divertida, mas o final poderia ser bem melhor.
Ana Bernardes 05/07/2023minha estante
Tô querendo ver o filme. ?

Samukk 05/07/2023minha estante
tenho medo kkk

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

NIMONA
Quando Nimona chegou ao Brasil eu comecei a ficar empolgada desde a primeira crítica positiva que saiu. Eu adoro anti-heróis e a proposta da menina que gostaria de ser uma me fisgou. Porém, acabei demorando um tempo para pegar a leitura, pois a edição estava sempre cara nas livrarias.

A história é um quadrinho em 260 páginas que vai nos encantar do início ao fim. Nimona é uma personagem adorável. Não porque ela seja boazinha, bem pelo contrário, ela quer mesmo é aprontar. A garota é decidida, corajosa, destemida, sem papas na língua, com problemas para obedecer e com uma admiração enorme pelo seu ídolo, o vilão.

É claro que Coração-Negro não vai por muita fé logo de início, afinal ela é só uma criança. A questão é que ela não é. Nimona é uma metamorfa e pode se transformar no que ela quiser, desde que seja algo animado. E tudo aqui acaba virando um mistério, pois Nimona tem um passado e algo sombrio também a atormenta.

“Somos vilões! Às vezes os vilões matam algumas pessoas!”

Esse não é um quadrinho apenas sobre vilões e heróis, é também uma história sobre magia, ciência e humanidade. Os personagens tem vidas e seus anseios se aproximam tanto da realidade que às vezes nos esquecemos que estamos lendo um livro com fantasia. O controle da mídia, a manipulação da audiência, a vilanização, o bem versus mal, situações de abuso e muito mais tópicos são abordados aqui de forma natural, sem forçar a barra ou parecer desprendido da história.

O quadrinho começa de uma forma e termina sendo sobre algo muito maior e que foge do nosso controle. Tudo isso sendo conduzido pela protagonista irreverente, ácida e bastante atípica, que é Nimona. Numa época onde o protagonismo feminino dentro dos livros vem crescendo, encontrar essa personagem é um presente. Temos poucas “vilãs” como Nimona nas histórias. Personagens que flutuam no limiar do querer e do ser e que tem bagagem pra carregar o peso da responsabilidade.

Mas ela não é só força e coragem, há sensibilidade e fragilidade, e é isso que a torna tão próxima do leitor. O mesmo vale para os outros personagens, que também tem várias facetas a apresentar. Depois de um tempo na companhia de Ballister, entendemos porque esse vilão injustiçado conquistou a menina, pois ele também vai nos conquistar.

Quadrinhos costumam ser uma leitura rápida e cara. Sei que muita gente não se aventura por causa disso, não acreditam que o investimento valha a pena. Posso dizer com certa propriedade, pois sei que esse era o meu caso até o começo do ano passado, quando passei a me aventurar por hqs e mangás. Mas se vocês levam minha opinião em consideração, acreditem que Nimona vale super o investimento e vai deixar você ansioso por conhecer mais sobre a menina e suas aventuras.

O traço de Noelle é muito bonito e descontraído. É um modelo meio cartoon e as ilustrações são sempre muito coloridas. A edição da Intrínseca está bem caprichada, mas o livro ficou um pouco pesado e acho que valia a pena ter rolado uma encadernação em capa dura.

Nimona é uma história fechada, mas deixa algumas brechas para ter continuação e proporcionar o leitor mais momentos ao lado da garota. Não sei se vai acontecer, mas torço para que sim. Ela ensinou tanto nas poucas páginas, que tenho certeza que ainda tem muito o que nos passar através de seus atos imprudentes e cheios de coragem.

site: http://resenhandosonhos.com/nimona-noelle-stevenson/
Sasuke.Almeida 03/04/2020minha estante
Estou lendo esse HQ, nesse exato momento. E gostei muito da forma que você o resenhou. Atenciosamente Sasuke

santiagostairs 26/11/2020

PERFEITO
nossa eu li esse livro muito rápido serio
eu ja esperava que fosse bom ne pq me recomendaram muito bem ele, mas eu fui totalmente surpreendida, de verdade

o início é muito fofinho e engraçado sabe a relação de nimona com o ballister é tão ??????????? muito fofinha af amei
sem contar que eu nunca tinha lido nenhum livro que é 100% pelo pov do vilão e eu achei essa experiência incrível

e o final caras- nossa eu to sem palavras aquele final me fez favoritar ele sem duvidas
NOELLE VOCÊ FAÇA UM EXTRA AGORA POIS EU NECESSITO DE UM ##########
suh 27/11/2020minha estante
Melhores recomendações eu sei

Priscila 16/01/2018

É!
Bom logo no começo da graphic novel, vamos ver o primeiro encontro entre Nimona e o vilão Coração Negro. Ele logo pergunta quem é ela é como ela foi parar lá. Ela mente dizendo que a agência a havia mandado lá, mas ele logo percebe a mentira. Ela diz que é uma grande fã do Coração Negro e que quer trabalhar com ele. Coração Negro tenta colocá-la para fora, mas ela tenta ser persuasiva e se transforma em um tubarão para impressioná-lo. E deu certo e ele a aceita como sua assistente.

No capítulo seguinte, vemos os dois olhando os planos malignos que o vilão tem e que pretende fazer. Nimona acha tudo meio sem graça e acaba complementando os planos dele, com a sua transformação em um dragão terrível. E olhando tudo isso, Coração negro acaba revivendo momentos de seu passado.

Mas eles são surpreendidos pelo mocinho, o Ouropelvis. Na verdade Coração Negro e Ouropelvis se conhecem a muito tempo, eles eram até amigos, até que Ouropelvis detonar o braço do Coração Negro. E a partir daí eles viveram uma aventura muito bacana.

Tenho que lhes dizer, o quanto estava empolgada para ler essa graphic e quase o comprei. Mas tive a sorte dessa graphic vir na caixinha do Turista Literário. Bom, quando comecei a ler, não esperava o que poderia vir, mas tinha uma expectativa muito alta (o que não pode acontecer, pelo menos comigo). Mas quando terminei de ler, senti essa expectativa irem para o ralo. Confesso que achava que a história fosse muito mais, pelo tanto de comentários e recomendação para a leitura dessa graphic. Mas para mim não foi assim.

Não que eu não tenha gostado da história, porque gostei. Mas não foi a melhor graphic que eu já li, pois senti que faltava alguma coisa, para que eu gostasse mais do que estava lendo. Claro que a aventura de Nimona e Coração Negro, é bem bacana e também conhecer um pouco da história da Nimona, foi bem complementar para que possamos entendê-la, mas mesmo assim não achei a história isso tudo.

Adorei todas as ilustrações e colorização dessa graphic e também todos os cenários propostos. A diagramação está muito boa e a edição lindíssima (só para vocês verem que gostei realmente da graphic). Mas o meu problema, com certeza foi com a história, que eu esperava muito mais.

No geral: a história é bem bacana, mas achei que falta alguma coisa (da qual não sei explicar o que é). Gostei muito das ilustrações e colorização, que são bem suaves. Gostei também de todo o cenário proposto e também da diagramação impecável.

Com certeza, recomendo a leitura.
Gabrielle 06/08/2019minha estante
Nossa, eu terminei de ler agora e também estou sentindo isso, parece que ficou faltando algo na história.

Raul 29/07/2020

Divertido, leve e simples, é assim que se desenvolve a história de Nimona.

Acredito que a proposta é ser algo simples, porem divertido e a HQ faz isso com sucesso. Ela não se leva a sério, os personagens não são aprofundados, você não tem as motivações dos vilões, é super clichê, mas tudo funciona perfeitamente bem.

E eu odeio coisas subentendidas, mas tem um ponto da história que não fica explícito mas nós sabemos o que acontece ali e eu AMO demais!

É pra ser ler numa sentada só, coisa de 2 horinhas, e até menos dá pra terminar. Muito bom!
Thais600 27/05/2021minha estante
Concordo, muito carinho por essa história.

Flavio.Neto 03/03/2021

Simplesmente incrível
A história é bem simples, porém é muito boa. Mas eu me apaixonei na arte e desenhos. A autora fez com que cada página virada, sua palheta de cores fossem totalmente correspondente. O final não é tão legal, porém a ideia que transmite é muito boa.
Kamis 03/03/2021minha estante
Não lembro o final, chique

Lily 22/12/2016

Chato.
Acho que fui muito pelo hype.
Muita gente falando super bem e tal, mas eu realmente não gostei.
Realmente não é meu tipo de gênero...
Aline 27/12/2016minha estante
undefined

caiuuocaio 19/09/2020

Epicamente fofo
Nimona é uma das melhores HQ's para quem quer começar a desbravar este mundo maravilhoso da nona arte. A leitura é muito simples, ingênua e divertida. Uma história com personagens cativantes e fora dos arquétipos de quadrinhos de heróis, que geralmente os apresentam com a dicotomia entre o bem e o mal. Os desenhos são adoráveis e trazem muita fofura para as páginas. Além disso, a linguagem que o livro utiliza com os quadrinhos e balões de diálogo não chega a ser inovador, mas traz aspectos de comunicações diferentes dos usuais presente em outros graphic novels, o que traz muita criatividade para o estilo do livro.
Wendy 06/10/2020minha estante
AMEIIIII a resenha.