Nimona

Nimona ND Stevenson

Resenhas - Nimona

santiagostairs 26/11/2020

PERFEITO
nossa eu li esse livro muito rápido serio
eu ja esperava que fosse bom ne pq me recomendaram muito bem ele, mas eu fui totalmente surpreendida, de verdade

o início é muito fofinho e engraçado sabe a relação de nimona com o ballister é tão ??????????? muito fofinha af amei
sem contar que eu nunca tinha lido nenhum livro que é 100% pelo pov do vilão e eu achei essa experiência incrível

e o final caras- nossa eu to sem palavras aquele final me fez favoritar ele sem duvidas
NOELLE VOCÊ FAÇA UM EXTRA AGORA POIS EU NECESSITO DE UM ##########
suh 27/11/2020minha estante
Melhores recomendações eu sei

Raul 29/07/2020

Divertido, leve e simples, é assim que se desenvolve a história de Nimona.

Acredito que a proposta é ser algo simples, porem divertido e a HQ faz isso com sucesso. Ela não se leva a sério, os personagens não são aprofundados, você não tem as motivações dos vilões, é super clichê, mas tudo funciona perfeitamente bem.

E eu odeio coisas subentendidas, mas tem um ponto da história que não fica explícito mas nós sabemos o que acontece ali e eu AMO demais!

É pra ser ler numa sentada só, coisa de 2 horinhas, e até menos dá pra terminar. Muito bom!
Thais600 27/05/2021minha estante
Concordo, muito carinho por essa história.

Yasmim.Nunes 28/07/2023

Decidi ler depois do filme e depois de terminar chego a conclusão que prefiro o filme mil vezes, o filme aborda muito melhor a história e o desenvolvimento de personagens, assim como o desenvolvimento da história e de mundo, mas sem perder a essência original. Eu achei a HQ muito rasa comparado a isso, o final de nimona nem se compara com o do filme. Mas apesar disso é gostoso de ler, as ilustrações são fofas e perfeitas e a história é fluida, mesmo em inglês
Ademir 28/07/2023minha estante
Ele tem na Netflix né ?eu assisti ele nas não gostei

Lily 22/12/2016

Chato.
Acho que fui muito pelo hype.
Muita gente falando super bem e tal, mas eu realmente não gostei.
Realmente não é meu tipo de gênero...
Aline 27/12/2016minha estante
undefined

Priscila 16/01/2018

É!
Bom logo no começo da graphic novel, vamos ver o primeiro encontro entre Nimona e o vilão Coração Negro. Ele logo pergunta quem é ela é como ela foi parar lá. Ela mente dizendo que a agência a havia mandado lá, mas ele logo percebe a mentira. Ela diz que é uma grande fã do Coração Negro e que quer trabalhar com ele. Coração Negro tenta colocá-la para fora, mas ela tenta ser persuasiva e se transforma em um tubarão para impressioná-lo. E deu certo e ele a aceita como sua assistente.

No capítulo seguinte, vemos os dois olhando os planos malignos que o vilão tem e que pretende fazer. Nimona acha tudo meio sem graça e acaba complementando os planos dele, com a sua transformação em um dragão terrível. E olhando tudo isso, Coração negro acaba revivendo momentos de seu passado.

Mas eles são surpreendidos pelo mocinho, o Ouropelvis. Na verdade Coração Negro e Ouropelvis se conhecem a muito tempo, eles eram até amigos, até que Ouropelvis detonar o braço do Coração Negro. E a partir daí eles viveram uma aventura muito bacana.

Tenho que lhes dizer, o quanto estava empolgada para ler essa graphic e quase o comprei. Mas tive a sorte dessa graphic vir na caixinha do Turista Literário. Bom, quando comecei a ler, não esperava o que poderia vir, mas tinha uma expectativa muito alta (o que não pode acontecer, pelo menos comigo). Mas quando terminei de ler, senti essa expectativa irem para o ralo. Confesso que achava que a história fosse muito mais, pelo tanto de comentários e recomendação para a leitura dessa graphic. Mas para mim não foi assim.

Não que eu não tenha gostado da história, porque gostei. Mas não foi a melhor graphic que eu já li, pois senti que faltava alguma coisa, para que eu gostasse mais do que estava lendo. Claro que a aventura de Nimona e Coração Negro, é bem bacana e também conhecer um pouco da história da Nimona, foi bem complementar para que possamos entendê-la, mas mesmo assim não achei a história isso tudo.

Adorei todas as ilustrações e colorização dessa graphic e também todos os cenários propostos. A diagramação está muito boa e a edição lindíssima (só para vocês verem que gostei realmente da graphic). Mas o meu problema, com certeza foi com a história, que eu esperava muito mais.

No geral: a história é bem bacana, mas achei que falta alguma coisa (da qual não sei explicar o que é). Gostei muito das ilustrações e colorização, que são bem suaves. Gostei também de todo o cenário proposto e também da diagramação impecável.

Com certeza, recomendo a leitura.
Gabrielle 06/08/2019minha estante
Nossa, eu terminei de ler agora e também estou sentindo isso, parece que ficou faltando algo na história.

sophie.dandrea 03/02/2022

nimona
é uma hQ muito linda meu deus!!! os desenhos sao lindinhos!!!! a evolução do coração-negro é incrível!!! eu adorei muito
laura 04/02/2022minha estante

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

NIMONA
Quando Nimona chegou ao Brasil eu comecei a ficar empolgada desde a primeira crítica positiva que saiu. Eu adoro anti-heróis e a proposta da menina que gostaria de ser uma me fisgou. Porém, acabei demorando um tempo para pegar a leitura, pois a edição estava sempre cara nas livrarias.

A história é um quadrinho em 260 páginas que vai nos encantar do início ao fim. Nimona é uma personagem adorável. Não porque ela seja boazinha, bem pelo contrário, ela quer mesmo é aprontar. A garota é decidida, corajosa, destemida, sem papas na língua, com problemas para obedecer e com uma admiração enorme pelo seu ídolo, o vilão.

É claro que Coração-Negro não vai por muita fé logo de início, afinal ela é só uma criança. A questão é que ela não é. Nimona é uma metamorfa e pode se transformar no que ela quiser, desde que seja algo animado. E tudo aqui acaba virando um mistério, pois Nimona tem um passado e algo sombrio também a atormenta.

“Somos vilões! Às vezes os vilões matam algumas pessoas!”

Esse não é um quadrinho apenas sobre vilões e heróis, é também uma história sobre magia, ciência e humanidade. Os personagens tem vidas e seus anseios se aproximam tanto da realidade que às vezes nos esquecemos que estamos lendo um livro com fantasia. O controle da mídia, a manipulação da audiência, a vilanização, o bem versus mal, situações de abuso e muito mais tópicos são abordados aqui de forma natural, sem forçar a barra ou parecer desprendido da história.

O quadrinho começa de uma forma e termina sendo sobre algo muito maior e que foge do nosso controle. Tudo isso sendo conduzido pela protagonista irreverente, ácida e bastante atípica, que é Nimona. Numa época onde o protagonismo feminino dentro dos livros vem crescendo, encontrar essa personagem é um presente. Temos poucas “vilãs” como Nimona nas histórias. Personagens que flutuam no limiar do querer e do ser e que tem bagagem pra carregar o peso da responsabilidade.

Mas ela não é só força e coragem, há sensibilidade e fragilidade, e é isso que a torna tão próxima do leitor. O mesmo vale para os outros personagens, que também tem várias facetas a apresentar. Depois de um tempo na companhia de Ballister, entendemos porque esse vilão injustiçado conquistou a menina, pois ele também vai nos conquistar.

Quadrinhos costumam ser uma leitura rápida e cara. Sei que muita gente não se aventura por causa disso, não acreditam que o investimento valha a pena. Posso dizer com certa propriedade, pois sei que esse era o meu caso até o começo do ano passado, quando passei a me aventurar por hqs e mangás. Mas se vocês levam minha opinião em consideração, acreditem que Nimona vale super o investimento e vai deixar você ansioso por conhecer mais sobre a menina e suas aventuras.

O traço de Noelle é muito bonito e descontraído. É um modelo meio cartoon e as ilustrações são sempre muito coloridas. A edição da Intrínseca está bem caprichada, mas o livro ficou um pouco pesado e acho que valia a pena ter rolado uma encadernação em capa dura.

Nimona é uma história fechada, mas deixa algumas brechas para ter continuação e proporcionar o leitor mais momentos ao lado da garota. Não sei se vai acontecer, mas torço para que sim. Ela ensinou tanto nas poucas páginas, que tenho certeza que ainda tem muito o que nos passar através de seus atos imprudentes e cheios de coragem.

site: http://resenhandosonhos.com/nimona-noelle-stevenson/
Sasuke.Almeida 03/04/2020minha estante
Estou lendo esse HQ, nesse exato momento. E gostei muito da forma que você o resenhou. Atenciosamente Sasuke

Muhrangu_ 16/10/2023

Nimona é uma leitura tão rápida e divertida que te prende de um jeito muito bom, é sutil e delicado, a maneira que a história é contada é gentil e demonstra que se importa, quer que você conheça os personagens e se apaixone por elas, ela não se importa em contar exatamente como foi, te mostrar todos os detalhes, ela só se quer ser vista e apreciada, e eu a amei.
Myrella.sena 22/10/2023minha estante
Eu li em menos de 24 hora, foi muito rápido! E muito bom!

Flavio.Neto 03/03/2021

Simplesmente incrível
A história é bem simples, porém é muito boa. Mas eu me apaixonei na arte e desenhos. A autora fez com que cada página virada, sua palheta de cores fossem totalmente correspondente. O final não é tão legal, porém a ideia que transmite é muito boa.
Kamis 03/03/2021minha estante
Não lembro o final, chique

Maria Fernanda 08/10/2016

Who run the world?
Nimona é uma garota que possui uma habilidade extraordinária: ela é metamorfa. Ou seja, pode se transformar em qualquer pessoa ou animal, real ou imaginário. Certo dia, ela aparece na porta de Ballister Coração Negro, o maior vilão do reino, dizendo que deseja ser sua ajudante. E, a partir daí, temos a nossa história.

Eu não vou falar sobre o enredo, que achei bem bolado e com ótimas reviravoltas, para não tirar a graça para quem ainda não leu. Prefiro me ater aos personagens, que, de qualquer jeito, são a alma do negócio.

Adorei Nimona e toda a sua confusão interna, tão cheia de sentimentos que nem sabe onde colocá-los. Eu me apaixonei por Ballister e seu coração bondoso, que de negro só tem o rancor-muito justificável, aliás. E até compreendi a alienação de Ambrosius Ouropelvis, o heroi babaca (e sem gracinha) do reino.

No mais, só tenho a acrescentar que essa é uma graphic novel muito legal, mesmo, e seu único defeito é acabar. Quero uma continuação agora na minha mesa!

P.s. Só não enxerga a tensão sexual que existe entre Ballister e Ambrosius quem não quer. Shippo!!!!!
Vitoria.Barros 13/01/2017minha estante
Nossa! Achei que só eu tinha notado a tensão sexual entre Ballister e Ambrosius! Será que eles eram namorados? :3~

Coruja 09/12/2016

Não tenho certeza absoluta sobre quando foi a primeira vez que ouvi falar da Noelle Stevenson - creio que em alguma lista da io9 de webcomics que deveriam ser acompanhadas ou então em algum tumblr seguindo debates sobre mulheres e representatividade nos quadrinhos. O fato é que a autora estava no meu radar há tempos, tanto por causa de Nimona quanto por Lumberjanes (que estou aceitando de Natal!) e assim foi uma agradável surpresa descobrir que ambos estavam sendo publicados em português.

À primeira vista, Nimona pode parecer uma história simples, um tanto anacrônica em sua mistura de fantasia medieval e ficção científica, cômica na sanha assassina da metamorfa que dá seu nome ao título, mas a verdade é que nada é o que parece ser nesse quadrinho.

A história gira em torno de Lorde Ballister Coração-Negro, o grande vilão do reino, Nimona, sua ajudante metamorfa e Sir Ambrosius Ouropelvis, herói e campeão da ‘Instituição de Heroísmo e Manutenção da Ordem’. Ballister e Ambrosius foram, no passado, amigos, até que um acidente - que terminou com a perda do braço de Ballister - fez com que seus caminhos se separassem. Nimona, por sua vez, é uma adolescente de origem misteriosa, capaz de se transformar em qualquer outra criatura, cujo ídolo é Lorde Ballister, e que tem por maior desejo aparente botar fogo no reino e matar todo mundo.

Esses vilões e heróis, contudo, vão muito além de aparências e maniqueísmos. Para começar, o Instituto está mais preocupado em manter a ordem dentro do status quo, no qual eles dominam e todo mundo aceita sua palavra como lei. A diretora não se esquiva de manipular, mentir ou realizar experiências científicas de ética duvidosa, contanto que seu poder - e o da Instituição - continuem. Sir Ambrosius, com sua cabeleira loira de comercial de xampu e armadura reluzente, é a personificação do arquétipo de herói e o rosto da Instituição, seu principal trunfo em termos de relações públicas. E, para manter seu cargo e sua importância, Ouropelvis já se mostrou antes disposto a tudo - incluindo atacar pelas costas seu então melhor amigo.

Lorde Ballister Coração-Negro, por sua vez, vive numa área cinzenta de ambiguidade moral. Ele se diz um vilão e se apresenta como um cientista louco, , mas segue um rígido código de conduta. Ballister parece ter sido empurrado para uma vida de crime pelo desejo de expor o que está realmente por trás da Instituição - e seu relacionamento com Ambrosius e o que aconteceu que o fez perder o braço estão no coração de seus motivos para tanto.

Os quadrinhos deixam suficientemente implícito que Ballister e Ambrosius eram até mais que amigos - especialmente no diálogo em que Ambrosius tenta convencer a diretora a apreender, mas não matar seu arqui-inimigo. Só para não deixar sombra de dúvidas sobre o assunto, a própria autora respondeu em sua página, deixando claro que os dois foram amantes (ou namorados não tão particularmente secretos quanto eles imaginavam ser).

Considerando tal fato, é ainda mais doloroso pensar que Ambrosius escolheu trair Ballister. Ao longo de boa parte da história, o cavaleiro tenta lidar com o trauma das consequências de suas escolhas negando o que aconteceu. Ele se justifica afirmando que tudo foi um acidente e, a certa altura, até mesmo colocando a culpa no próprio Ballister, argumentando que todo mundo achava que, com a personalidade que tinha, ele terminaria em vilania. O que Ambrosius se recusa a enxergar - ao menos de começo - é que ele aceitou participar de um sistema corrupto, que estava totalmente aparelhado para transformá-lo no campeão; algo que ele queria a qualquer custo para provar seu próprio valor. Ao fazê-lo, ele perde de vista seus princípios, aquilo que o fez querer ser um herói.

O rancor justificado de Ballister não se deve ao fato de ter sido colocado de lado, preterido em favor de Ambrosius, algo de que o herói dourado chega a acusá-lo; mas que num único golpe ele tenha perdido basicamente tudo - seu lugar no Instituto, sua carreira como cavaleiro, seu relacionamento com o próprio Ambrosius. Tornar-se um vilão é sua tentativa de superar a dor, mas antes da chegada de Nimona, mesmo nisso Ballister parece ter acomodado, tornando-se quase complacente.

Nessa situação, ambos têm problemas em lembrar e lidar com o passado. Ouropelvis recorre à negação, enxergando apenas as partes mais róseas dessas memórias, ao passo que Ballister apega-se às lembranças mais dolorosas e esquece do resto. Assim, cada qual mergulhado em sua própria versão da verdade, ambos são presa fácil para a manipulação da diretora - que, ao final das contas, precisa tanto de um herói quanto de um vilão para justificar a continuidade e as decisões da Instituição.

É extremamente interessante observar que os dois personagens são estereótipos completos das figuras que representam, da linguagem que usam à maneira como se vestem. De Ouropelvis é algo a se esperar, afinal, ele é uma escolha consciente da diretora para se tornar uma peça de propaganda. Irônico é que Coração-Negro bata todas as marcações necessárias ao típico vilão do imaginário popular, do nome à barba até a armadura negra e capa vermelha. Mas, ao final das contas, Ballister deve saber tanto sobre manipulação da massa quanto a diretora e sua aparência também é, sem dúvida, uma escolha deliberada.

É no meio desse relacionamento já bastante tóxico quando a história começa que entra Nimona, a adolescente metamorfa de passado misterioso.

É bastante claro, desde o início, que Nimona tem seus próprios fantasmas. Ela fabrica histórias para explicar seu passado - talvez até para tentar lidar com o estresse pós-traumático de que sofre. Em algum ponto antes de se apresentar a Ballister, ela foi prisioneira, quem sabe até tenha nascido já como uma cobaia de laboratório, sem nunca conhecer nada de diferente. Sua admiração por Ballister e desejo de ser uma vilã está intimamente ligado à vontade de não querer ser uma vítima, de não permitir que pessoas tirem vantagem de seus poderes - o que também é óbvio que já aconteceu.

Nimona é quase completamente amoral, não porque seja inerentemente maligna, mas porque a lei do mais forte parece ter sido tudo o que ela aprendeu na vida. Mate primeiro e não será machucada é uma regra bastante simplesmente para alguém que passou sua inteira existência conhecendo apenas rejeição. Nimona é uma contradição ambulante e não apenas pela fluidez com que transita por gêneros e espécies, mas porque é, a um tempo, a personagem mais perigosa e poderosa da história e também a mais vulnerável.

No final das contas, Nimona segue todos os estereótipos possíveis para contrariar esses mesmos estereótipos. O herói aqui é mais moralmente ambíguo que o vilão, que, por sua vez, é bússola moral para a ‘mocinha’, que pode ou não ser o verdadeiro monstro embaixo da cama. Se a história termina num confronto explosivo para expor a verdade por trás da Instituição de Heroísmo e Ordem, ela também se foca no confronto das memórias e traumas que cada um desses personagens carrega consigo e na destruição dos papéis tradicionais em que eles foram escalados. E é isso que faz a obra de Stevenson ser tão subversiva e original.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/12/as-aparencias-enganam-memoria-trauma-e.html

*Moonboy* 11/05/2024

Amei muito a história. A Nimona foi uma das melhores personagens que eu já conheci e a relação dela com o Ballister foi uma coisa muito linda de se ver. Eu queria ler a muito tempo e a expectativa foi mt bem recompensada, amei demais a experiência. RECOMENDO MUITOOOOO

Matheus.Felipe 31/01/2017

Otimo
Quadrinho muito divertido, indico a todos