Nimona

Nimona ND Stevenson

Resenhas - Nimona

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Nimona
Sabe quando todos amam e sempre ficam te indicando algum livro ou quadrinho?? Foi assim com Nimona. Estava nos meus desejados há tempos e por sorte consegui trocar no Skoob e fazer a leitura recentemente.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
E Galeraaaa é muito legal mesmo!!! ⠀⠀⠀⠀
A Nimona é uma metamorfa(assume qualquer forma) muito peculiar. ⠀⠀⠀⠀
Divertida, com certa tendência a vilania ela encontra em Lorde Ballister Coração-Negro um “chefe” mas também um amigo, apesar de ele não demonstrar seus sentimentos. Nessa história os supostos heróis fazem muito mais coisas erradas que os violões e ao final todos aprendem boas lições!!!

site: https://www.instagram.com/justibooks/

Bruna 10/01/2019

Resenha: Nimona
Sabe aquelas pessoas que sempre indicam livros maravilhosos, que conquistam as pessoas com a resenha? É assim que eu posso descrever a minha amiga Laura, do blog Nostalgia Cinza. Sempre amei as resenhas delas e as indicações, e por esse motivo eu resolvi me aventurar lendo "Nimona", a graphic novel escrita e ilustrada por Noelle Stevenson.

"Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro."

No quadrinho conhecemos um pouco da história de Nimona, uma jovem garota que é metamorfa (ela consegue se transformar em qualquer pessoa ou animal, desde que esse ser realmente exista), e que sonha em trabalhar ao lado de Lorde Ballister Coração-Negro, um dos maiores vilões de todos os tempo. Ele é conhecido por sempre estar inventando planos para derrotar seu arqui-inimigo, o Sir Ambrosius Ouropelvis.

Porém, todos os planos de Coração-Negro contra Ouropelvis sempre falham miseravelmente, de forma que a ajuda de Nimona pode ser bastante útil já que ela é uma garota bastante poderosa. E nos primeiros trabalhos entre Coração-Negro e Nimona, fica claro que os dois formam uma dupla poderosa e difícil de ser derrotada. O único problema são alguns pensamentos diferentes que os dois têm. Por mais que seja um super vilão, Lorde Ballister têm limites morais, alguns dos quais Nimona discorda. Para ela, ser uma vilã significa criar suas próprias regras e matar as pessoas.

“Somos vilões! Às vezes os vilões matam algumas pessoas!”

O mundo criado por Noelle Stevenson é simplesmente incrível! Ao mesmo tempo em que a história mistura característica dos reinos medievais (cavaleiros, criaturas místicas como dragões, justas), também é possível notar alguns aspectos de ficção científica presente nos experimentos e armas desenvolvidas. Outra questão interessante é ver como é tratada os conceitos entre bem e mal. Na história, os vilões não são totalmente malvados e os heróis não são 100% bons. No universo construído pela autora, nem tudo é preto no branco ou branco no preto.

"Nimona" é uma história incrível e que apresenta personagens bem desenvolvidos, que são bem aprofundados ao longo da narrativa, permitindo o leitor conhecer um pouco do passado de cada. Os desenhos são lindos, e é interessante a escolha da paleta de cores (no geral é usado um tom mais vibrante, mas nos flashbacks os tons são mais terrosos). Então, se você está procurando uma história divertida, com muita ação e personagens envolventes, "Nimona" me parece ser a escolha correta.

site: https://escritorawhovian.blogspot.com/2019/01/resenha-nimona.html

Paloma 23/01/2019

HQ incrível
Pensa em uma anti-heróina que é tão maravilhosa que me deixou naquela ressaca depois de ler....e estamos falando de uma HQ aqui pessoal!
Como já vimos pela sinopse, aqui conhecemos Nimona, uma metamorfa (!!!!) que pode se transformar em vários animais, muito destemida que sonha em ser uma vilã! Mas que ao mesmo tempo faria de tudo pra proteger quem ama.
A história é muito bem pensada, o mundo é muito bem construído, as personagens são in-crí-veis e logo que terminei de ler (e secar as minhas lágrimas) já queria ler de novo. Noelle Stevenson foi muito bem sucedida aqui 👏
Super recomendo pra quem quer se divertir, chorar e amar em apenas uma tarde.

Alle Fay 26/02/2019

O livro é lindo: bem produzido, papel e capa sensacionais. Ótimos desenhos, mas achei o enredo fraco e simples. Acho que com o material em mãos poderiam ter feito uma obra bem mais grandiosa. Potencial tem.

@featthamis 17/03/2019

@blogmistoquente
O que falar dessa Graphic Novel que mal terminei de ler e já considero pakas? Comprei essa edição final do ano passado, depois de ler uma resenha aqui pelo blog e ter gostado bastante (continuem postando dicas, eu amo!). Ela possui 272 páginas entre a história de fato, epílogo e alguns rascunhos autora (que também é a ilustradora). A capa é em alto relevo e as páginas são de um material bem durinho que eu não sei como chama.

Nimona é uma menina totalmente fora dos padrões 1. por ser uma metamorfa e 2. por sonhar em ser uma vilã e, por meios nada convencionais acaba sendo a comparsa do vilão mais temido da cidade, o Lorde Ballister Coração Negro. De cara parece que os dois não vão se dar muito bem, mas logo eles vão se entendendo e acabam formando uma dupla sensacional.

A ilustração como vocês podem ver é bem simples, o que acaba tornando algumas cenas fofas e cômicas, tirando um pouco o ar de seriedade que as cenas com vilões geralmente possuem. A história vai se desenrolando de um jeito nada convencional, quem era pra ser vilão na verdade é mocinho, e o papel das maldades acaba ficando para a Instituição de Heroísmo & Manutenção da Ordem e sua diretora, que por hora eram pra ser os mocinhos. Entenderam?

O diferencial de Nimona com certeza é o fato de misturar era medieval com ficção científica. Isso mesmo, são soldados com armaduras medievais disparando pistolas a laser, o que torna a obra extremamente original e engraçada. Outra coisa bem divertida são os nomes dos personagens: Lorde Ballister Coração-Negro e Sir Ambrosio Ouropelvis.

O que posso dizer é que gostei muito de Nimona, e infelizmente não possui uma continuação, já que o final deixou a história com gostinho de quero mais.

site: https://www.blogmistoquente.com

Nathalia.Sabino 10/04/2019

Divertido e original!
Amei como a autora inovou ao criar a Nimona. Ela é uma garota fora do padrão, cheia de personalidade, com um coração enorme, mas ainda assim muito falha, que comete erros como todos nós, o que acaba nos fazendo criar mais empatia por ela ao acompanhar sua trajetória. Adorei também como a autora construiu o relacionamento do Coração-Negro e Ouropelvis, como eles tentam conciliar seus deveres com seus sentimentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Com toda a certeza, “Nimona” é o tipo de leitura ideal para se ler durante uma ressaca literária. Ela é leve, cativante, com personagens incríveis e com uma história muito divertida capaz de te tirar várias risadas. Também é perfeita para quem quer começar a se aventurar no mundo das HQ’s.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Recomendo para quem quer ler algo divertido, incrível e com uma ótima dose de girl power.

Porco 08/05/2019

# 22 Nimona
Nimona vai além da disputa entre o bem e o mal. Fala de alguns aspectos da nossa sociedade, entre eles, o mais importante ao meu ver: o controle que instituições poderosas têm sobre as pessoas e suas vidas. É uma história divertida, fluída e dinâmica, mas que não apresenta grande complexidade no enredo.

Resenha completa lá no blog!

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2019/04/30/22-nimona/

Juliana Körner 09/05/2019

Uma história com uma boa evolução.
Nimona é uma história em quadrinho de volume único, criada em 2012 pela Noelle Stevenson. E se acha que já viu ou ouviu esse nome em outro lugar, Noelle Stevenson, é a roteirista na série de quadrinhos Lumberjanes e “showrunner” na atual série animada She-Ra e as Princesas do Poder.

Na história desse quadrinho temos, Nimona, uma metámorfa, ou seja, ela tem o poder de se transformar em qualquer coisa que desejar, seja completamente ou parcialmente. Onde o enredo começa quando Nimona vai até o super-vilão, Ballister Coração Negro, e se convidando para ser a sua ajudando nos crimes. Porém, enquanto Coração Negro segue uma conduta de não matar, Nimona só quer destruir tudo.

A HQ, então, segue com os dois fazendo as suas vilanias sem muita perspectiva, como se estivesse contando o dia-a-dia deles em forma de comédia, de forma bem semelhando com o formato de tinhas. Porém, a cada missão uma história vai tomando forma e o enredo vai se aprofundando. Sem conta, que o quadrinho também foi construído em um universo bem particular, misturando a fantasia medieval com a fantasia de um futuro cientifico.

Os personagens e suas relações vão ganhando mais e mais camadas, principalmente da Nimona com o Ballister, que no começo não passava de uma menina irritante para o vilão, mas que se desenvolveu em um relacionamento pai e filha. Assim como também é retratado um relacionamento complicado entre o Coração Negro e seu ex-melhor amigo, e atual rival, Ouropelvis. (Um relacionamento bem parecido com a da Adora com a Felina, diga-se de passagem.)

Apesar do traço da obra, um traço mais estilizado, não ser um dos meus favoritos, dá para ver claramente uma evolução dos desenhos da Stevenson, o qual no começa tinha linhas mais tremido e era menos detalho, mas que com o decorre foi ganhando mais confiança. Assim como a própria quadrinizarão vai deixando o estilo de tirinha e ganhando uma forma mais dinâmica e singular. Onde também acho que esse traço favorece o expecto da comédia.

No geral Nimona é uma história em quadrinho bem humorada que cresce ao decorrer do enredo, a qual eu recomendo a leitura, principalmente se você curtiu o novo desenho da She-Ra ou as HQs de Lumberjanes, visto que todas as obras têm um estilo narrativo próprio da Noelle Stevenson.

site: http://www.lentenerd.com.br/

EstanteColoridadaIsis 24/05/2019

#ResenhadaColorida
Nimona é uma jovem totalmente fora dos padrões por ser uma metamorfa que consegue se transformar em qualquer criatura viva. Além disso, Nimona tem um sonho peculiar: ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior de todos os vilões. Ela só não contava que Lorde Ballister possuía escrúpulos.
Ballister vive fazendo planos para derrotar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o heroico Sir Ambrosius Ouropelvis. Tais planos nunca funcionaram, mas com Nimona ao seu lado, eles se tornam uma dupla imbatível. Agora, Ballister também precisa impedir que Nimona exploda todo o reino com sua impetuosidade ao tentar ajudá-lo.
💬Nimona se tornou meu graphic novel preferido!

A estória foi muito bem pensada e adorei a bela mistura de medieval com ficção cientifica. Parece estranho, não? Mas deu super certo. A autora insere cavaleiros, castelos, rei, dragões junto com experimentos, laboratórios e armas super desenvolvidas. Outro ponto interessante foi a forma como o bem e o mal foram trabalhados, porque os vilões não são totalmente malvados e os heróis não são completamente bons.
Eu adorei os personagens, foram bem construídos e me conquistaram, algo que nunca senti ao ler uma HQ.
Nimona é hilária. Adoro suas transformações e suas tiradas, principalmente quando ela se transforma em tubarão. Ela quer ser vilã e viver pelas próprias regras, mas lá no fundo só precisa de alguém que a ame e cuide dela.
Lorde Ballister é um vilão que luta pelo que é certo. Ao contrário da maioria, ele tem limites morais e não gosta de prejudicar ninguém. Eles formam uma dupla improvável e tem muito para ensinar um ao outro. "Nimona" foi uma leitura prazerosa, rápida e muito divertida. As ilustrações tem belos traços, expressivos e cores fortes. Noelle criou um mundo fantástico, com personagens que nos ensinam afeto, confiança e a enxergar além. Quero uma continuação ! ❤
Vocês ja leram ? Me conte o que achou!

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Biblioteca Álvaro Guerra 08/06/2019

A graphic novel protagonizada pela anti-heroína mais surpreendente, kick-ass e fora dos padrões que você vai conhecer. “Nimona” é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer “Nimona”, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580579024

Priscila Fernandes 15/07/2019

“Para todas as meninas monstros”
Nimona é uma metaforma, capaz de se transformar em praticamente qualquer coisa, que se oferece para ser comparsa do supervilão Ballister Coração-Negro. Assim, acompanhamos essa divertida aventura desses anti-heróis tentando destruir a Instituição de Heroísmo & Manutenção da Ordem.

A graça da trama está na dinâmica entre Nimona e Ballister e como a autora passa pelos maiores clichês de forma bem irônica.
Outro fato interessante é que a aventura se passa num cenário medieval com uma tecnologia de ponta, ou seja, temos elementos de fantasia com ficção científica.

Recomendo para quem busca uma história divertida e leve ou para quem quer começar a ler HQs/ Graphic Novels.

umbookaholic 08/08/2019

Que HQ, meus amigos!
Nimona é uma metamorfa que consegue se transformar em qualquer ser vivo. Dotada de muita habilidade e um passado coberto de mistérios, ela acaba se aproximando de Lorde Ballister Coração-negro, nosso terrível "vilão".

Essa é uma HQ relativamente curta, com suas 272 páginas, que conta a história dessa personagem de forma muito intensa e relacionável. Ao longo da trama, a gente vai saber um pouco mais do passado de cada um dos personagens que nos foram apresentados e o que raios aconteceu pra que todos eles se tornassem o que são hoje.

Uma coisa que gostei muito na forma como a Noelle contou essa história, é que minha opinião sobre esse reino e personagens mudava de capítulo a capítulo; sempre tem alguma coisa pra gente descobrir sobre eles, o que não deixa a história ficar cansativa! Além de, claro, ter bastante ação.

Gostei das cores, das nuancas e das motivações da protagonista. A Nimona é uma personagem q não quero ter q ler de novo, já que ela é muito impulsiva e isso me irrita bastante, mas eu passei a nutrir certo carinho e admiração por ela.

O final dessa história é lindo demais! É puro, bonito e muito justo. Espero, de coração, que a autora não me invente de criar uma sequência!

Alessandra @euamolivrosnovos 15/08/2019

Vilão bonzinho.
Nimona é uma metamorfa, ou seja, é capaz de assumir formas diferentes conforme o necessário. Apesar de carismática, a personagem é ambígua, gerando dúvidas sobre suas verdadeiras intenções quando decide se aliar a Balister Coração-Negro, um dos maiores vilões de seu tempo.

Sedento por vingança contra seu arqui- inimigo, com quem tem um passado tempestuoso, Balister resolve aceitar a ajuda de Nimona para derrotá-lo. É aí que os poderes e intenções duvidosas da garota tornam-se suspeitas.

Nimona foi minha primeira experiência com uma graphic novel (HQ) e já posso dizer que adorei. Além de ser uma história engraçada e cativante, a autora precisou de poucas páginas para criar um universo rico e interessante para o leitor.

Perdi a conta das risadas que dei durante a leitura. Mesmo as piadas mais ingênuas foram boas e bem boladas. Ademais, se você quer dar um "start" nesse universo geek, esse livro é exatamente do que precisa.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

@somaisumparagrafo 23/09/2019

@somaisumparagrafo
Nimona é uma jovem metamorfa que sonha em ser comparsa do grande Lorde Ballister Coração-Negro, um vilão com sede de vingança, que deseja provar para todo o reino que seu ex-melhor amigo ? e agora, arqui-inimigo ? Sir Ouropelvis e a Instituição de Heroísmo & Manutenção da Ordem não são os heróis que todos pensam. Juntos, Coração-Negro e Nimona irão se meter em muitas confusões e explosões, onde o lado sombrio de alguns virá à tona e será necessário rever para que lado cada peão desse tabuleiro deve se posicionar.

-x-

Nimona é uma metamorfa muito esquentadinha e com fortes tendências a um lado sombrio e vilanesco devido à traumas do passado, que tem muito a aprender com seu "chefe" Coração-Negro, um vilão tão certinho e cheio de princípios, que foi impossível não se encantar com o enorme coração desse personagem. A relação que ambos estabelecem, o cuidado dele para com a jovem, aquele carinho de mestre e aprendiz, deixou meu coração quentinho de amor.

?- Não podemos sair por aí matando todo mundo. Existem regras, Nimona.
- Como assim, regras? Por que você precisaria seguir regras? Ser vilão não é justamente isso? Ir contra as regras??

Uma trama que deixa bem claro que o ser humano ? e os monstros, não podem ser taxados apenas como bons ou maus, heróis ou vilões. Toda história tem dois lados e ninguém é completamente uma coisa ou outra.

Esse foi meu primeiro contato com uma HQ depois de adulta, minhas experiências anteriores foram com as histórias da Turma da Mônica quando criança. E desde então, não tive mais nenhum contato com o gênero por achar que não tinha mais idade para tal. Contudo, fui surpreendida por essa trama tão simples, mas dotada de sentidos e significados sobre o bem e o mal, sobre a amizade e a inveja, que vi que tenho muito o que aprender com as atuais HQs.

Nota: 4