Nimona

Resenhas - Nimona

Emy @cantinho_da_emy 12/07/2018

Simples e maravilhosa!

Paloma 22/07/2018

Publicado em 2016 pela Editora Intrínseca, Noelle Stevenson ganhou o Eisner Award, foi finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award. É também cocriadora da aclamada série de quadrinhos Lumberjanes.

"Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão."

Nimona chama a atenção por não seguir os padrões femininos das histórias em quadrinhos. Ela é curvilínea, mas não é sexy. Ela é rebelde e quer se juntar a um vilão. Achei particularmente interessante ter uma protagonista feminina que é divertida e badass ao mesmo tempo. Normalmente o que vemos é a guerreira sexy e foda ou o par romântico do herói.

A história também difere do usual porque o vilão tem suas regras e não gosta de matar os outros e seu arqui-inimigo o herói na realidade não é tão heroico assim. Além disso, o livro tem reflexões sobre política, amizade e preconceitos.

A edição é muito bonita e bem acabada. A capa é envernizada e o papel é de boa qualidade. Pela HQ ser bem colorida e os traços serem cartunescos, pode-se ter a ideia de que a história é infantil e leve, porém Noelle foge do óbvio e traz uma história profunda e delicada.

Creio que é uma ótima HQ para qualquer um, mas sugiro principalmente para as meninas de todas as idades se aventurarem e conhecerem esse mundo das histórias em quadrinhos.

*O livro é a leitura do mês de julho do clube do livro Infinistante.

site: https://www.goodreads.com/review/show/2462785896

Aline 19/08/2018

Nimona
A autora trabalha de maneira simples o questionamento de quem é vilão de verdade, e as atitudes não tão heróicas assim.

Há as dúvidas e conflitos de personalidade de heróis, vilões e da própria Nimona, amizades que terminam, recomeçam, criaturas diversas , sem contar que Ballister tem um coração gigante que nos apaixonamos a cada capítulo.

As ilustrações são lindas e a escrita bem leve e super divertida. É daqueles livros que você devora rapidinho.

Sem dúvida é uma ótima leitura, se você gosta de uma história bem leve, ama HQs ou está querendo se aventurar nesse tipo de leitura esse é o livro ideal.

Recomendo demais essa leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BltdR-NnJ4Q/?taken-by=folhaafolha

Letícia @sereia_literaria 23/08/2018

Original e emocionante!
Nimona é uma menina misteriosa que tem a capacidade de se transformar em qualquer ser, sejam eles humanos ou animais. Além de muito corajosa, a pequena carrega consigo um passado triste e o desejo de se tornar parceira do vilão mais temido e conhecido por todos; O Ballister Coração-Negro.
Nimona é apenas uma criança, e é lógico que o renomado Ballister não aceita o convite de primeira, mas sem muito esforço, decide dar uma chance a menina e seus poderes. Para a frustação da mesma, Coração-negro não é um vilão daqueles que estamos acostumados a ver por aí...Ele possui suas próprias regras e peculiaridades, e não matar pessoas é uma delas.
Com o virar das páginas, acompanharemos a jornada por grandes aventuras que os dois irão ter de viver enquanto lidam com um governo manipulador. Os mistérios sobre ambos entram em pauta a todo momento, deixando a história ainda mais instigante e rápida de ler.
Esta HQ é sobre uma história muito importante. Mesmo pequena, Nimona é capaz de nos ensinar muito e, através dos quadrinhos, é possível criar um laço sentimental com todos os personagens, que inclusive são extremamente bem construídos e desenvolvidos. ?

Abordando assuntos importantes em uma história cujo a protagonista é uma criança, o lado sensível do livro toma conta do enredo em diversos momentos. É possível sentir grandes emoções ao longo das poucas páginas e, no final, se deparar com uma resolução surpreendente, que fará qualquer leitor se encher de sentimentos.

Além de tudo isso, os traços da autora e ilustradora são delicados e lindos, tornando o visual do livro melhor e o enredo com mais personalidade. A edição está impecável, e nas fotos eu mostro um pouco dela.. Com certeza uma das minhas favoritas.

Hugo 24/08/2018

O Máximo com o mínimo
Com um traço simples, mas muito cativante, e uma narrativa dinâmica, Noelle Stevenson criou uma das HQs mais divertidas que li esse ano. Já vou atrás dos outros trabalhos dela.

Fefa 03/09/2018

Não se trata de vencer...
Já parou pra pensar que a maioria das estórias infantis montam sempre um cenário do bem contra o mal sem aberturas pra hesitar? Ou seja, desde pequenos somos condicionados a acreditar que, como o preto no branco, a vida é feita de extremos que não nos cabe questionar.

É uma sorte que quando crescemos podemos somar novos valores a nossa visão de mundo. E sobre esse conceito de bem e mal, a gente sabe que ninguém é uma coisa só e "há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que foram sonhadas na sua filosofia".

Seguindo esse pensamento, o que Nimona nos ensina é que sempre há uma escolha por trás de quem nos tornamos e isso está baseado muito mais na cadeia de acontecimentos e experiências que vivemos no que no simples chute ou ser por simplesmente ser. Mas - como sempre existe um mas - aparências e estereótipos podem atrapalhar o julgamento de quem vê a história pela metade.

Assim se criam os rótulos de heróis e vilões. Porém, quem é o herói? Quem é o vilão nessa HQ? De forma despretensiosa, vamos entendendo que as personagens, tal qual eu, você e todo mundo, agem de acordo com seus interesses, prontas para provar seus pontos de vista. É assim na vida real, não é mesmo?

Com muito humor e ação, Nimona é um conto de fadas moderno cheio de personalidade e perspectiva. Vamos conhecer uma garotinha impetuosa, destemida e independente que também é um tubarão; um vilão que nem é tão vilão assim; e um mocinho de conduta suspeita. ◦
Se já percebeu que as aparências, aqui, enganam, então saiba que não é só isso. Você pode encontrar nessas páginas muitos outros pontos de reflexão, tão pertinentes ao nosso contexto, além de muito divertimento.

João Victor - @sigamoslivros 07/09/2018

#RESENHASOL | 4,5/5 ? | Noelle Stevenson | 272 páginas | Graphic Novel | Intrinseca
Já pensou em uma história na qual o lado da vilania se torna o grupo em que você defende, apoia e tem preferência?
? ????
Pois bem, a história de Nimona é assim, uma jovem metamorfa que se alia com o Lorde Ballister Coração-Negro, vilão que pretende acabar com a instituição, porém ele mantém a ética e tem regras a serem cumpridas. Mas Nimona não segue nenhuma, ela tem as próprias.
? ????
Suas ações são inundadas de destruição, violência e mortes, fatores que Ballister não admite, pois o seu propósito é um só: destruir quem destruíu com a sua vida. E agora, para isso, Coração-Negro terá de enfrenta seu inimigo declarado, o herói Sir Ambrosius Ouropelvis, aquele que um dia foi seu melhor amigo e confidente.
? ????
Nessa história vamos ter como plano de fundo um reino medieval, com propostas de ficções científicas, elementos fantásticos e ainda poderes. Somando fantasia, suspense, aventura e mistério essa narrativa ainda conta com bastante humor.
? ????
A personagem principal tem características que fogem dos padrões de heróis ou vilões, com sua personalidade intrigante ela nos deixa com a dúvida entre os dois sentimentos díspares: o adorar e o desgostar.
? ????
Essa, não é mais uma história de habilidades sobre-humanas, a sua construção nos leva a visualizar qual o sentido de bom e ruim, nos apresentando o que realmente está voltado ao bem e o que está resignado ao mal.
? ????
Ao final dessa HQ, percebemos uma mensagem maior do que já foi apresentado, com uma conclusão bastante sentimentalista ela nos leva a ter diferentes reações emocionais durante a leitura, e intercalando boas risadas entre elas. Uma Graphic Novel que nos apresenta grande conteúdo num mínimo espaço.

Luis 16/09/2018

Sensacional
Fantástico. Maravilhoso. Excelente.

Faltam palavras para descrever essa história. Ela é medieval e futurista. Emocionante e cheia de ação. Quebrando expectativas e fluindo perfeitamente.

Minha nova graphic novel favorita. Não vejo a hora de reler.

Monique @librioteca 01/10/2018

Nimona é uma história de traço simples e conteúdo espirituoso, que mistura fantasia e ficção, de forma bastante fluida, ao narrar a ligação nada convencional entre o vilão Ballister e sua comparsa “menina monstro”. Eu achei o enredo bem cativante e dinâmico, trazendo elementos sensíveis sobre a história de cada personagem, e levantando questionamentos sobre os conflitos, entre as porções de vilão e herói, que habitam dentro de cada um. Gostei!!

Beca Folgueira @capadurabooks 04/10/2018

Resenha: Nimona | Noelle Strvenson | @intrinseca.
Ninoma pode ser quem quiser ser, ou melhor, o que quiser ser. Dragão, tubarão, menino, menina, raposa... Afinal ela é uma metamorfa.

Mas o que ela quer mesmo é ser comparsa de vilã, então ela vai atrás do seu ídolo Ballister.

Mas ela descobre que ele não é tão vilão assim, o cara segue as regras. Como assim regras? "Ser vilão não é justamente ir contra as regras?" Ela tem seu ponto de razão. E ela vai fazer por si só essa razão valer. Receita certa para o desastre, já que erra menina tem sangue nos olhos.

Ninoma é uma anti-heroína maravilhosa, quanto você menos espera, ela foge do obvio e lhe arranca gargalhadas e muitos " não Mano! Não acredito que ela fez isso"

Uma estória repleta de humor, emoção e amizade.

site: https://www.instagram.com/p/BnzomOonvyi/?taken-by=capadurabooks

Andresa 17/10/2018

Um heroína diferente e um vilão apaixonante
O quadrinho conta a história de Nimona, uma metamorfa que sonha em trabalhar para o maior vilão que já existiu e por quem ela tem grande admiração: Lorde Ballister Coração-Negro. Ele, que vivia inventando mil planos para enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo Sir Ambrosius Ouropelvis - e falhando miseravelmente em todos eles - acabava vendo esse quadro trocado ao conhecer nossa anti-heróina, que faz de tudo para ajudar o Lorde a vencer.
O grande problema é que, apesar de ser visto como um grande vilão, Lorde Ballister na verdade possui limites e escrúpulos morais que Nimona não sabia - e não aceita. Ela, que resolve tudo com muito sangue, explosões, fogo e, consequentemente, muitas mortes, acaba se tornando uma ameaça maior ao reino do que o próprio super-vilão!
Eu não sabia muito bem o que esperar do quadrinho, exceto que estava empolgada por ter lido várias resenhas positivas antes da minha leitura. "Nimona" impressona, a princípio, pelos traços fofos da Noelle e pelo uso das cores, que formam um conjunto bem harmonioso e muito gostoso de ser admirado.
Confesso que me surpreendi com a personalidade da Nimona. Ela está longe de ser uma heroína fofinha, muito pela contrário: trata-se de uma anti-heroína sanguinária que não tem papas na língua e não pensa duas vezes antes de fazer o que quer. A admiração por Ballister é algo muito fofo na personagem, no entanto. Ela encontra nele o refúgio que não teve durante sua vida, e agora cabe ao "vilão" ajudar Nimona a controlar seus impulsos.
O quadrinho, na verdade, é uma grande quebra de estereótipos e de tudo o mais que você possa imaginar, a começar pela aparência da nossa personagem principal, que tem a cabeça raspada e um tipo físico mais cheinho do que estamos acostumados a encontrar por aí: ponto pra autora! Além disso, Nimona, apesar de inconsequente, é destemida e independente.
O quadrinho mistura magia, ciência, ação e humor em temas delicados como a amizade, família e amor, tudo escondido ali, nas entrelinhas, de forma tão delicada que a gente precisa ficar atento para não perder nada.
Sobre a edição, amei a qualidade do miolo, em papel couchê fosco, com aquela aparência de fotografia. Todo o trabalho gráfico é lindo demais! O único ponto negativo, pra mim, foi o tamanho da fonte, mas é algo pessoal: como uso óculos, o fato de serem tão pequenininhas acabou me deixando com dor de cabeça durante a leitura, rs.
De forma geral, recomendo não só pra quem é habituado a ler quadrinhos, mas também pra você  que nunca teve contato com esse universo e está precisando de um empurrãozinho: "Nimona" é a escolha mais apaixonante que você pode fazer!

site: https://umdiamelivro.com/2018/10/17/resenha-nimona-de-noelle-stevenson/

Jéssica 24/10/2018

Nimona (@luadelivros)
Iniciei agora no mundo das Graphic Novels e esta é a segunda que li. ⠀

Eu primeiramente fiquei apaixonada pelo traço da Noelle. Nas últimas folhas do livro, inclusive, temos alguns testes até a autora chegar no desenho final de alguns personagens e é muito legal acompanhar um pouco desse processo de criação. ⠀

A história foi para um lado que eu não estava imaginando, o que me surpreendeu positivamente. Pensei que fosse ser uma história tranquila e que teríamos um final bem cômico, mas foi muito mais profundo do que isso. ⠀

A Nimona é sim, muito engraçada e você dá altas gargalhadas com ela durante a leitura, mas o ponto alto da história pra mim é forma como a autora tratou a amizade e lealdade. Não vou me estender mais do que isso para não dar spoilers. ⠀

"Nimona" é engraçado e ao mesmo tempo profundo. A autora conseguiu inserir questões importantes de uma forma sutil, e ao final acaba te fazendo pensar em coisas que muitas vezes estão adormecidas no fundo nosso coração.

site: http://www.instagram.com/luadelivros

Cleide.Dornelles 16/11/2018

Delicinha
Hq delicinha, ótima para ressacas literárias. Nimona é uma.... sei lá, e é isso que faz essa hq ser tão divertida. Subverte conceitos e deixa um gostinho de quero mais.

Jessica599 04/12/2018

Tenho uma nova heroína!
Nimona é uma grafic novel que antes mesmo de ler eu já sabia que iria gostar. Com uma protagonista cheia de personalidade e irreverente que quer ser vilã, a história promete, compre e me deixou com gosto de quero mais!

Nimona não tem papas na língua, não gosta de receber ordens e colocou na cabeça que quer ser parceira do maior vilão de todo o reino: Lorde Ballister, o Coração-Negro. Acontece que, apesar de toda a relutância de Ballister, Nimona junta-se a ele e enquanto ele arquiteta um plano, a garota só pensa em matar, explodir cabeças e tocar o terror. Nimona é uma figura! Apesar de pequena e da aparência meiga, ela é monstruosa quando quer, se transforma no que lhe der na telha e tem sempre uma carta na manga... Mas é ao lado do Coração Negro que ela vai aprender um pouco mais sobre a vida e entender que ninguém é totalmente mau ou 100% bonzinho. Como já dizia William Shakespeare "há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia".

Nimona foi uma leitura rápida, descontraída, engraçada e muito (mas muito) prazerosa! Com traços bonitos, expressivos e cores vivas, Noelle Stevenson criou um universo simples, mas com personagens que transcendem das páginas e passam uma lição de confiança, afeto e responsabilidade. Em pouco mais de 250 páginas, Nimona se tornou minha mais nova heroína e, sem sombra de dúvidas, conquistou um espaço no meu coração.

A autora Noelle Stevenson ganhou o Eisner Award (prêmio que distingue feitos nas Histórias em quadrinhos) e o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic, foi finalista do National Book Award, e teve seu nome na lista de indicados para o Harvey Award. Nimona é sua primeira grafic novel publicada pela Intrínseca e eu espero que a editora publique muito mais!

site: www.instagram.com/cjessferreira

Driene 12/12/2018

Com humor e emoção muito bem desenvolvidos, "Nimona" é uma história de uma jovem metamorfa que se torna comparsa de seu "ídolo", o vilão Ballister Coração-Negro para ajudá-lo a conquistar o reino.
Essa história nos ensina que ninguém é sempre bom ou mau, que vilões podem salvar o povo e heróis podem ferir ou até matar inocentes. Ensina-nos, principalmente, sobre amizade e a maldade humana.
Impossível não rir ou se emocionar em cada página. Simplesmente maravilhoso!!!