Onde Nascem os Gênios

Onde Nascem os Gênios Eric Weiner




Resenhas - Onde nascem os gênios


39 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Henry 30/10/2021

O que de fato é genialidade?
... Penúltimo lugar foi o Vale do Silício - Califórnia. Confesso que esperava mais tanto do autor quanto do lugar. Em partes concordo com o autor, os "gênios" que não são tão gênios assim, além de copiar não é algo palpável ou que não tem aquele efeito quanto se lê, ou toca ou analisa um quadro ou aquele encanto quando se houve um grande música. Não existe isso no Vale do Silício. Por último lugar uma padaria, simples, mas com um excelente pão. A explicação que o autor dá é extraordinario, foi uma grande sacada dele, mas acho melhor não comentar aqui. Enfim, vale sim a leitura, há muitas prenoção a respeito da genialidade, uma delas é a de ser hereditária, mas também são muitas coisas que serve de condimento para que um gênio nasça.
comentários(0)comente



Guilherme_Messias 16/08/2021

Para quem buscam desenvolver a resiliência
O livro se compromete a responder uma das questões mais necessárias para qualquer sociedade, país, corporação ou indivíduo, que é "como nascem os gênios?"
Gostei muito do quão rico o autor foi nos detalhes, seja das referências ou dos ambientes em que visitava, ao mesmo tempo que elogio, acho que em alguns momentos o autor torna cansativo a leitura, pelo excesso. Isto faz o leitor entrar em uma corda bamba onde de um lado está um livro de entretenimento e do outro um livro teórico, e independente do seu lado, precisa de muita resiliência para não abandonar a leitura, já que você vai ficar exposto constante pelo outro lado.
É uma obra que merecia mais reconhecimento nos dias atuais, me surpreende ter sido lançado pela Darkside, se você está interessado pelo título, editora ou capa, não espere nada de terror vindo deste livro.
Se você espera desenvolver sua criatividade, pode ficar um pouco frustado com a leitura, mas, se você deseja entender mais afundo sobre "o que é criatividade?" (algo tão ou mais importante do que apenas desenvolver) este é um dos melhores livros.
comentários(0)comente



Jose.Neto 05/05/2021

Vontade de comer o livro kkk
Ótima leitura, bem humorada, fluida e leve. Tem uma parte que é surpreendentemente trágica...
Recomendo, ainda àqueles que se consideram um pouco gênio.
comentários(0)comente



AnaPaula 09/02/2021

Vale à pena....
Desmistifica o penosamente de que a genialidade esteja localizada no cérebro. Um passeio pelos locais onde nasceram "gênios" e o que se aprender à partir desses locais.
comentários(0)comente



Sophia.Ferraz 16/01/2021

achei um livro interessante, entretanto os capítulos enormes o tornaram uma leitura lenta e em alguns momentos chata
comentários(0)comente



Juliana.Ferreira 25/12/2020

O autor viaja por diversos locais que foram berços de genialidade tentando descobrir a fórmula, ou o que há de comum entre eles, e que possam explicar o porquê alguns locais e épocas produziram tantos gênios. É um livro de viagem e que também divulga algumas estudos sobre a psicologia dos gênios criativos. É um livro fácil de ler.
comentários(0)comente



WilliamAssis 09/12/2020

A criatividade é um relacionamento
A criatividade é um relacionamento, que de desdobra na interseção da pessoa com o lugar.
Devemos entender que a genialidade não é algo só da dádiva genética, um dom, mas sim algo que pode ser conquistado através do trabalho duro e do cultivo do meio favorável.
comentários(0)comente



Daniel Muniz 23/10/2020

Perfeito...
Fiquei fascinado com essa leitura, através de textos e estudos científicos o autor nos leva a viajar com ele através dos tempos e dos lugares onde os gênios nasceram e se fizeram gênios. Atenas, Florença, Edimburgo, Vale do Silício, etc. Cada lugar e época com suas características favoráveis ao nascimento e crescimento desses gênios. Leitura suave e interessante...
comentários(0)comente



Sol 27/08/2020

Foi uma experiência de leitura me imaginando nos lugares e cenários antigos que o autor visitou, descreveu e imaginou como seriam na época de grandes gênios.
comentários(0)comente



sardinha5 05/07/2020

Falei demais, será que o Eric tá orgulhoso?
Qualquer pessoa minimamente próxima a mim sabe que eu sou suspeita para julgar um livro da DarkSide, dependendo da quantidade de erros, eu até posso esquecer que eles existem, entretanto, "Onde nascem os gênios" eu não cheguei nem perto de ter que ativar minha amnésia.

Admito, em um livro de tanta variedade de conhecimentos pode-se chegar a ficar perdido. O autor viaja pelos lugares da história que tiveram maiores incidências de gênios, da filosofia, arte, música, ciência, assim por diante, em uma mesma época. Em um início em Atenas, até a conclusão no Vale do Silício, na Califórnia, a quantidade de pesquisas, entrevistas, declarações, entre outros, me deixou, pessoalmente, maravilhada. Marcando uma viagem para Edimburgo para depois da quarentena,... se eu sobreviver... fiquem em casa, pelo amor de deus.

Não vou pagar pau só, tantas coisas são ditas que com 30 páginas, lá estava eu com a impressão de que li 200. Então, mesmo para mim que me considero uma leitora ágil, demorei uns 2 meses para ler as 352. Marquei sim, com lápis, obviamente (não me deserdem), muitas partes e leria, com certeza absoluta, de novo, para aprofundar mais ainda o que é dito.
~~~~~~~~~~
Agora, para quem não gosta de saber partes do livro, esse não é o momento. Mas relaxa, não tem spoiler, não que eu pudesse dar spoiler sobre isso, né? O quê? Você não sabia que o Vale do Silício era na Califórnia? Kct, foi mal...

Enfim, atire a primeira pedra quem nunca quis ser um gênio, ter seu nome marcado na história, realmente fazer alguma diferença, infelizmente, ou não, é algo que assola a psique de muita gente. Mas, sinceramente, ruim não é, ativar a criatividade ou a vontade de deixar de ser inútil, pode ser esclarecedor e esse livro pode ajudar nisto. Mesmo assim, não crie uma ansiedade em torno de ser importante, nem todo mundo é um gênio (queria ser mas paciência) não se cobre sobre isso, porém, como sempre, a curiosidade vai de encontro a ignorância.

Com declarações como: a inveja pode ajudar você a ser um gênio, assim como o álcool, ou perder um parente próximo, "Onde nascem os gênios" vai te levar um pouco mais a fundo na cabeça desses nomes da história. (Essas partes foram claramente tiradas de contexto, leia o livro para saber mais ;) )

Em uma declaração final, para o autor, os Três Ds para atribuir um lugar a desenvolver gênios são: desordem, diversidade, discernimento. Brasil, 66,666...% completo, agora só mais uns séculos para atingir nossos gênios, vejo vocês lá.
comentários(0)comente



Rodrigo Fernandes 17/04/2020

Boa leitura!
Cumpre o que promete. Na verdade levanta mais perguntas do que responde, mas é isso o que precisamos. Ótima experiência!!! Viajamos junto com o autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ryan Colossal 29/01/2020

Repleto de dados históricos que tornam a experiência fascinante!
As primeiras 240 páginas, tem uma leitura fluida muito boa, depois compeçamos a estagnar um pouco pois parece que estamos lendo a mesma coisa escrita do forma muito longa e demorada, mas o livro é repleto de conteúdo, o que valeu as 5 estrelas, pelo fato de em certo momento se tornar massante, poderia dar 4, mas a questão é que o livro é tão bem escrito, os fatos narrados são tão incríveis e você pensa como não sabia disso antes, que vale a nota. Essa edição é maravilhosa, muito linda e com diversas gravuras que ao final do livro, você vai conseguir entender melhor. Expecional, esse livro merece ser reelido, pois alguns fatos merecem uma pesquisa maior em cada capítulo, transbordando ainda mais a experiência, que pela forma descrita já é fascinante. Recomendo muito, incrível.
comentários(0)comente



Amanda 16/01/2020

Leitura enfadonha, retardei várias vezes o encerramento do livro. Entretanto, também aprendi várias coisas e fiz várias marcações.
comentários(0)comente



MauricioTiso 26/10/2019

A melhor viagem que já fiz
Eric Weiner literalmente nos leva a viajar com ele na busca de uma receita para a um lugar que possa produzir uma safra de gênios.

Com uma escrita leve, descontraída e muitas vezes engraçadíssima (O primeiro capitulo sobre Veneza é especial nesse sentido), o autor intercala pesquisas e as ideias de grandes pensadores sobre a criatividade, com a experiência e conversa com pessoas que vivem atualmente nos locais onde um dia foram produzidas (No caso do Vale do Silício ainda o é) as ideias que mudaram o Mundo.

O desafio quixotesco (Recentemente li Dom Quixote e não há melhor exemplo) se rende humildemente à força do acaso, ou dos sistemas complexos, nos quais milhares de pequenos fatores moldam o destino dos Homens assim como moldam o humor do clima, em uma enlouquecida e brilhantemente bela dança de sucessão de fatos.

É claro que o Autor faz um afago em nossa razão e sugere uma síntese de três fatores padrões, mas resta claro na leitura que isso é o docinho após o amargo e estimulante café expresso.

Além de absorver um conhecimento profundamente interessante sobre a criatividade e anotar diversos novos livros e autores, o que ficou para mim foi um resumo do que é viver, do que é a força do propósito dentro do grande caos que é a vida, do poder que seu olhar tem sobre as adversidades ao transformá-las em propulsores e não depressores.

O conceito de sorte de Malcolm Gladwell (Sorte = Oportunidade + TRABALHO), do acaso de Nassim Talen e de aleatoriedade de Leonard Mlodinow são muito complementares à esse ideia.

Recomendo à todos que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre criatividade e oportunidades.
comentários(0)comente



39 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR