Onde Nascem os Gênios

Onde Nascem os Gênios Eric Weiner

Resenhas - Onde nascem os gênios

Willians.Vargas 30/04/2019

Um grande tour
Nesta obra, Eric Weiner nos guia por uma viagem através dos principais canteiros onde se desenvolveram os gênios que marcaram a história humana. Uma volta turística ao passado narrada por um guia dotado de agradável senso de humor e que escolheu com engenho as paisagens que poderiam lançar luz sobre as características de cada um destes lugares. Características que, apesar de não explicarem o como, explicam o aonde e quando os gênios floresceram.

Darceno 24/07/2018

Inspirador
Um diário de viagem que vale a pena a leitura. Eric sai a procura da genialidade - mais especificamente, as eras de ouro da genialidade - e busca por fatores que possam ajudar na explicação dos surgimentos. O motor que moveu minha leitura foi muito mais a inspiração nele contida do que a informação, mas ele apresenta alguns conhecimentos científicos de bom proveito. Claro, algumas partes são mais opiniões, mas sempre apoiadas em estudos científicos e/ou boa lógica. E quanto a edição, é qualidade Darkiside, né.

Minha Velha Estante 25/06/2018

Resenha da Adriana Medeiros
Onde nascem os gênios vai na contramão dos livros da Darkside. Acostumados com os temas mais fortes, que mostram o lado sombrio da personalidade humana, esse título vem falar do lado bom do ser humano, do lado ‘gênio’.

Primeiro livro do selo Crânio, da Darkside, o objetivo é estimular o leitor a entender e questionar o mundo que estamos construindo; de trilhar novos caminhos, mostrando que ciência, inovação, história e filosofia podem ser tão surpreendentes quanto a mais criativa obra de ficção. Aqui tudo é real. E ainda assim, fantástico e muitas vezes assustador. Assuntos delicados e surpreendentes são tratados com o respeito que merecem, com uma linguagem que aproxima o leitor.
“Uma das percepções mais equivocadas sobre lugares geniais, estou descobrindo, é que eles são parecidos com o paraíso. Não são. O paraíso é antitético à genialidade. O paraíso não faz exigências, e o gênio criativo surge ao atender a demandas de maneiras novas e imaginativas”
A proposta de Weiner não é apenas falar sobre esses seres incomuns, mas tentar entender como e o porquê da ocorrência dessas mentes brilhantes em determinados lugares e épocas. Para isso ele coloca o pé na estrada mesmo e vai em busca de respostas. O mais legal? A forma como essa história é narrada: algumas vezes bem científica, outras bem divertida. E o leitor vai se envolvendo e se vê preso pela curiosidade do escritor, louco para entender esse fenômeno.

Embarcando na viagem de Weiner, o leitor vai conhecer a origem e o porquê dos grandes gênios da humanidade de todos os tempos. Ficção? Não, essa não é a proposta. Documentário ao estilo Globo Repórter? Muito menos. O livro é quase um diário de bordo das viagens que o autor faz para colher dados para as suas pesquisas, com muitas informações científicas e históricas, mas com uma boa dose de humor.
“Nossos conceitos de criatividade e genialidade estão profundamente enraizados em nossos mitos sobre a criação. Esses mitos são extremamente poderosos. Mesmo que você não seja nem um pouco religioso, é bem capaz que os tenha internalizado. “No começo, Deus criou o Céu e a Terra”. O impacto dessas palavras, tanto sobre os religiosos quanto sobre os seculares, é enorme”
Apesar do tema, a linguagem é extremamente acessível e a leitura flui de maneira surpreendente para a gama de conhecimento que o livro traz.
“Por que a história é tão desprovida de gênios mulheres? O motivo é simples: até recentemente, a maior parte do mundo não permitia. Nós temos exatamente os gênios que queremos e merecemos. Se alguma coisa enfatiza a importância do ambiente na criação do gênio criativo, é a escassez gritante de mulheres no panteão. Historicamente, negavam-se às mulheres os recursos necessários para a excelência criativa: acesso a mentores, recompensas (intrínsecas e extrínsecas), patronagem, um público. Na idade que a maioria dos gênios produz seus primeiros trabalhos notáveis, os vinte anos, as mulheres eram sobrecarregadas cuidado dos filhos e da casa”
Já não bastasse tudo isso, a Darkside não poderia deixar de fazer um livro fantástico, lindo, de capa dura com laterais em amarelo e papel da melhor qualidade.

Leia, viu? Vale muito à pena.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/03/leitura-da-drica-onde-nascem-os-genios.html

Anselmo.Finkler 01/05/2018

Fatos científicos envolvidos com uma narrativa ímpar
O livro entrega o que propõe e vai além disso. aborda-se o tema sobre os diversos tipos de ambientes que as pessoas categorizados como gênios se desenvolvem e os fatores que levaram a tal categoria. O autor também discorre demaneira leve e bem descrita os lugares por onde passa e todas suas referências, tornando a narrativa mais leve e não somente uma mera enxurrada de informação científica.

Alberto 28/03/2017

Excelente! E sem duvidas uma inspiração
O autor escreve de forma bem leve e descontraída sobre os principais focos de genialidade desde a antiguidade até o mundo atual. Me inspirou bastante. E palmas e palmas à edição lindíssima da Darkside que mais uma vez vem sambando o//

Naty__ 20/02/2017

"Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança" - Hawking
Tudo começou com um selo chamado Crânio, com o fito de estimular o leitor a entender e questionar o mundo que estamos construindo; de trilhar novos caminhos, mostrando que ciência, inovação, história e filosofia podem ser tão surpreendentes quanto a mais criativa obra de ficção. Aqui tudo é real. E ainda assim, fantástico e muitas vezes assustador. Assuntos delicados e surpreendentes são tratados com o respeito que merecem, com uma linguagem que aproxima o leitor. E então Onde nascem os gênios surge estreando o selo.

Onde nascem os gênios? O que eles comem? Onde vivem? O que fazem? Não, aqui não é Globo Repórter, mas este livro promete trazer reflexões que muitos sequer imaginariam. No entanto, não esperem fórmulas mágicas, matemáticas e científicas. Nem tudo se prova, nem todos os argumentos são cientificamente comprovados, afinal, como poderia? No entanto, algumas coisas são tão bem calculadas, bem pensadas que o leitor apenas reflete e concorda ou, se não concorda, pelo menos entende como o autor chegou àquela conclusão.

Em Onde nascem os gênios, o leitor embarca numa viagem para desvendar a origem e as raízes dos grandes gênios da humanidade. Não é uma ficção, nem tampouco um livro com dados específicos. Eric Weiner primou por fazer algo peculiar: um diário de viagem, um ensaio com informações histórias, além de acrescentar humor na dosagem certa e mostrar que fez uma vasta pesquisa para conclusão desse trabalho – ao final, o autor nos mostra sua bibliografia selecionada.

A linguagem não é difícil, mas a obra é densa pelo seu conteúdo. Aprendemos muito e conhecemos o lado oculto de diversos escritores, filósofos, pintores – aqueles considerados gênios. Há ainda alguns que não sabemos se foram gênios ou não, o autor nos mostra a divisão de opiniões, a exemplo de Steve Jobs. Porém, para ele não importa se Jobs foi um gênio, o importante é conhecer o lugar onde ele nasceu e entender mais sobre essa cidade.

Algumas coisas podem parecer confusas, mas se a gente parar e analisar, é possível compreender o real sentido. O autor nos leva a caminhos que inspiraram figuras como Sócrates, Michelangelo, Leonardo da Vinci, David Hume e Mozart, com a finalidade de descobrir o que ainda paira de especial sobre cada um desses lugares. Podemos compreender essa ligação através da teoria da evolução, concebida enquanto Darwin andava de carruagem; Beethoven caminhava na mata; Freud e suas grandes descobertas que tomaram forma durante suas visitas a uma cafeteria.

Infelizmente, nem todos os gênios conseguiram colocar seu nome na história, ainda que muitos tenham existido e existam até hoje. Através de Eric conhecemos gênios que nem sabíamos, assim como analisamos melhor a genialidade de outros e onde nasceram. Afinal, onde nascem os gênios? De Atenas ao Vale do Silício, passando por Hangzhou, Florença, Edimburgo, Calcutá e Viena, Eric busca entender a ligação entre o ambiente e o surgimento dessas grandes mentes.
A obra não é apenas isso, ele não estuda o lugar; analisa as pessoas, como viviam, o que faziam e, a partir disso, divagamos sobre a origem dos gênios. De certo, como afirma o autor, hoje em dia a maioria das pessoas são rotuladas como gênios. Aquelas que possuem o Q.I. elevado, tira as maiores notas no colégio, na faculdade; jogadores de tênis; criadores de aplicativos. Ele declara que, atualmente, sofremos de um caso sério de inflação de gênios – a palavra é usada promiscuamente.

Infelizmente o Brasil é o país em que acadêmicos, em sua maioria, preferem passar de disciplina, se possível, sem ler determinado livro. Ainda que a nota não seja uma das melhores, o fato de ser aprovado já é motivo de vitória. Muitos não se preocupam em ler, em mergulhar os olhos em qualquer tipo de leitura, principalmente a acadêmica – essa é a maior inimiga de grande parte dos brasileiros. Gramática, então? É como se fosse a versão do diabo em forma de papel.

A gente ri, faz piada, mas é lamentável como muitos daqui não se preocupam em melhorar o seu vocabulário, sua escrita, seu conhecimento, preferem passar “rasteiro”, conseguir um trabalho através de QI (Quem Indica), a conquistar por méritos próprios.

O que chama a atenção é a dedicação da Editora DarkSide em criar um selo nessa área e, tenho certeza, ainda que não seja o atrativo para a maioria, vai agradar muitos leitores, assim como já me agradou. Recomendo, recomendo e recomendo!
Marta 21/02/2017minha estante
Sem dúvida quero muito conferir esse livro da minha querida editora Darkside!!
Beijoss

Lana Wesley 21/02/2017minha estante
Da para perceber que esse livro retrata a questão da pessoa se torna um gênio mais por uma questão cultural, de onde vem, como viveu, enfim todo esse envolvimento social, em que somos inseridos, fiquei bastante curiosa como isso será desenvolvido. Concordo plenamente com a forma como você pensa, em nosso país são poucos os alunos que estão na área acadêmica que se aprofunda realmente no que estudam, o importante e passar e não fazer a diferença. Amei a premissa desse livro, mesmo tendo um conteúdo denso, ainda sim pretendo dar uma chance a leitura.

Marlene C. 02/03/2017minha estante
Oi.
Eu gostei bastante, me parece ser um livro bem diferente do que eu normalmente leio.
Gostei de saber que ele não chega a ser confuso e gosto de quebrar um pouco minha cabeça para entender um determinado contexto, espero ter a oportunidade de ler.
Bjs.

Maristela 03/03/2017minha estante
Achei a capa bem interessante e gostei do que li na resenha. Me interessei muito por ele. O tema é pouco mencionado pelos autores e a analise feita pelo autor deve ser muito boa e acho que faz a gente ter muitas perguntas, mas será que nos dará a resposta também.

Kemmy 05/03/2017minha estante
Só tinha visto o livro por aí, mas não tinha me interessado muito.
Concordo com isso que você disse sobre os acadêmicos que se contentam com o suficiente para passar de ano e acabam nem fazendo algumas leituras importantes ou aprendendo o que deveriam.
Pode parecer loucura para alguns, mas no quarto ano de faculdade, chegando ao final de uma matéria resolvi fazê-la novamente porque sinto que não aprendi tudo que deveria.
Enfim, é uma pena que nem todas as mentes geniais sejam descobertas enquanto muitos que estão em bons cargos só tem o "QI" mesmo.

Janduir.Filho 28/05/2017minha estante
undefined

Naty__ 28/05/2017minha estante
undefined? Não apareceu seu comentário. Pelo aplicativo às vezes dá erro kkkkk

Janduir.Filho 29/05/2017minha estante
Não fiz nenhum comentário ainda não li o livro. O app está louco. Rsss

Isabela | @sentencaliteraria 14/06/2017minha estante
Olá Naty ;)
Não conhecia a obra, mas confesso que não me interessou muito pela premissa...
Deve ser estranho ler um livro que não é nem ficção, nem livro real. E realmente é uma pena que muitas pessoas daqui não se preocupam em melhorar o seu vocabulário, temos que melhorar muito isso ainda!
Bjos

Na Nossa Estante 28/01/2017

Onde Nascem os Gênios
O que define um gênio? Suas criações? Seu local de nascimento? Com essas e muitas outras perguntas em mente Eric Weiner saiu pelo mundo para desvendar Onde Nascem Os Gênios, primeiro titulo do Selo Crânio da editora Darkside Books.

Um romance misturado com os diários de viagem de Weiner, de Atenas ao Vale do Silício, buscando o que define a genialidade, como o conceito foi modificado ao longo dos anos e como poucos indivíduos conseguem desenvolver criatividade e raciocínio de um modo que todo o resto do mundo jamais alcançará.

O autor faz uma análise de cada um dos lugares que passou e tira os gênios de seus pedestais, nos mostra que eles tiveram muitos erros antes de suas descobertas, a pressão que sofreram e o poder que muitos tiveram de transformar algo comum em excepcional.

Somos apresentados a diversos artigos científicos que comprovam as hipóteses do autor e te dão motivos para pensar e buscar entender junto com ele a genialidade, não é como grande parte dos livros que já te dão histórias mastigadas para passar o tempo, em Onde Nascem Os Gênios o leitor é levado a pensar, estudar e concluir junto com Weiner, nos tornamos parceiros de pesquisa e evoluímos juntos na busca por respostas.

A escrita de Weiner torna o assunto leve e reflexivo, o leitor se vê em uma conversa filosófica sobre a genialidade, com cada capítulo fechado em um lugar do mundo, não é necessária uma leitura linear, comece por Florença, Calcutá ou Atenas.

O novo selo da Darkside mostra a versatilidade da editora, mais uma vez, e que não é só de terror que se vive. Claro que a edição do livro é de tirar o fôlego, capa dura, gravuras que foram cuidadosamente selecionadas e as laterais do livro amarelas, como um toque de capricho.

Abra sua mente com esse livro, como já sugere a editora Think Outside The Box.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/01/onde-nascem-os-genios-resenha-literaria.html