Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

julianapmeyer 04/05/2023

Favoritei!
Que livro maravilhoso! Meu primeiro contato com o autor não poderia ser melhor. Os acontecimentos sempre teoricamente exatos e visando somente o lucro são hilários (apenas na ficção). Com uma delicadeza incrível sobre a importância da ficção e imaginação nas nossas vidas.

Paty Gazza 02/05/2023

"Ele falava com os livros, como se fossem amigos.
Perguntava a Flaubert o que achava disto ou daquilo e abria o livro e obtinha respostas.
E isso deleitava-me."

Afonso Cruz constrói, de forma muito peculiar e por vezes irônica, uma narrativa única que discute qual é o papel e a utilidade da arte (mais especificamente da literatura) em um mundo onde as coisas são cada vez mais valorizadas por seu aspecto financeiro, e ele consegue fazer isso de forma sensível e habilidosa, mesmo em tão poucas páginas.
Esse livro é, em sua essência, uma carta de amor à arte e como ela nos ajuda a (sobre)viver dia após dia, nos lembrando de que, às vezes, tudo o que precisamos fazer é passar a mão no espelho embaçado após o banho até vermos um sorriso.

lauritchaaa 02/05/2023

A leitura é super rápida, mas as reflexões são demoradas. A leitura em si não me trouxe nenhuma questão implícita para refletir, é mais a partir de uma interpretação que os pensamentos e as questões surgem. O Apêndice e a página final da história me conquistaram mais do que qualquer outra parte do desenvolvimento. É uma realidade que se baseia no materialismo e nas exatas? a ponto de podermos comprar artistas, como seres produtores de arte, como um objeto a ser comercializado. (Nesse momento eu compraria uma psicóloga se eu pudesse, sarcasmo) Interessante a reflexão, mas confesso que esperava reflexões maiores do próprio escritor, o que não encontrei. Entretanto, uma boa leitura para cair na realidade onde jamais podemos deixar que a arte perca sua importância fundamental e essência (longe de ser a princípio uma mercadoria)!

Luisa.Araujo 01/05/2023

Impacto da inutilidade
Achei uma boa obra! Gosto muito das críticas que o livro constrói acerca da fria realidade capitalista, onde tudo possui patrocínio e todas as ações, até as mais cotidianas possíveis, só são válidas se gerarem lucros. Nesse contexto, os poetas são raros, tanto, que são comercializados como bichinhos de estimação. E no enredo, esta família que possui um dos exóticos poetas vai sendo aos poucos ?contaminada? com a ideia de ver o mundo de um jeito diferente. A narrativa é curta, o que faz valer a pena ler, mas apesar disso tudo, o livro não tem um clímax de tirar o fôlego. De todo modo, ele é repleto de reflexões. A personagem principal de encanta com hipérboles, comparações e metáforas e todas as coisas que fazem o normal um pouco mais belo.
E não, a poesia não é fuga da realidade, é só uma das lentes pela qual enxergamos a vida. Tem beleza nas coisas e somente pela inutilidade somos capaz de percebê-la.
Fico feliz, como aspirante a poeta, por saber que devo seguir escrevendo enquanto eu seguir existindo.

Emanuele.Bolzani 30/04/2023

Interessantíssimo
Nesta novela o autor Afonso Cruz conta o dia a dia de uma família vivendo em uma sociedade dominada pelo materialismo, que ao invés de animais de estimação possuem artistas. Neste caso, um poeta. E que incrível é ver o autor trazendo a importância da cultura com uma narrativa que faz refletir sobre utilitarismo, o papel da arte em um mundo capitalista. Passagens que fazem no mínimo refletirmos:
?O pai disse que os indivíduos de outras etnias furtavam muito. O poeta disse que banqueiros e mercados financeiros é que roubavam.?

Alana 29/04/2023

Amei! Não sabia o q esperar e me vi apx pela leitura. Curtinho, da p ler numa sentada. Eu é q tava numa semana cheia e não consegui. Te faz refletir a sociedade q vivemos o tempo todo.

Malu 27/04/2023

Num mundo onde tudo tem valor, ter um poeta de estimação é considerado uma inutilidade. Mas ter/ser arte é realmente inútil ou apenas deixamos com que o capital delineie o que consideramos importante?

Carol851 27/04/2023

Um livro delicado, mas com uma mensagem avassaladora
Vamos Comprar um Poeta é um livro delicioso de ler, a história e a escrita são tão poéticas e delicada que passam um ar de paz e aconchego ao leitor, enquanto passam um mensagem forte, necessário e avassaladora.

O livro se passa em um mundo meio distopico no qual todos os pensamentos e atitudes da sociedade é voltada apenas a economia, todas as atitudes são metrificadas e tudo é patrocinado por grandes multinacionais. Nesse universo, as pessoas tem artistas invés de animais de estimação.

Nesse mundo, um poeta e a poesia transformam a vida de uma menina e sua família. A história não se foca na realidade dessa sociedade, mas sim no papel da poesia na vida dessa família.

A partir dessa história, o livro joga luz em um tema que sabemos, mas muitas vezes esquecemos que é a cultura e a arte são essenciais para o seu humano. Sem a magia da arte não somos capacidade de sobreviver com sanidade a nossa realidade.

Amei muito a história e a leitura. O livro é curto e bem rápido de ler.

Recomendo a leitura a todos. Por favor, tire um tempinho para ter contato com essa obra e depois me agradeça

fer:) 26/04/2023

"Esse mundo que nos rodeia é produto da cultura."
"Göring disse: 'Quando ouço a palavra cultura, saco o revólver'. É assim que muita gente olha para a cultura. Não é mau, é sinal que é tão importante que pode ser ameaçadora, pode fazer sacar as armas. Se a arte e a literatura não tivessem importância, ninguém se preocuparia em incendiar a biblioteca de Alexandria (repetidas vezes), destruir os budas de Bamiyan ou as ruínas de Palmira. Se a cultura não fosse verdadeiramente importante, Göring não sacava o revólver."

O conto se passa em uma realidade alternativa em que as únicas coisas que importam para as pessoas é o que gera lucro monetário ou que tenha ligação econômica. Nesse contexto, as artes são desprezadas e desvalorizadas, uma vez que não geram um valor econômico expressivo de fato, mas sim sentimental e cultural. O livro levanta de forma sutil e leve criticas bastante profundas e necessárias para a sociedade sobre tratamento que damos as artes e nossa cultura.

InfinitaTBR- Jana 26/04/2023

Divertido e belo
Eu amei a experiência de leitura de ?Vamos comprar um poeta?. Ri um bocado e fiquei encantada com a narrativa do autor.
Em uma sociedade apenas preocupada com o consumo, a arte se tornou algo extremamente banal. Tanto que poetas, artistas, escultores, pintores etc, se tornam objetos de consumo também. Aliás, parecem mais animais de estimação.
E no meio de tudo isso, uma garota de 13 anos pede ao pai para comprar um poeta e este ser ?exótico? vai deixar tudo mais bonito.
Livro curtinho e com um conteúdo excelente.

Mariana 26/04/2023

Eu nem sei como analisar esse livro kk adorei a construção, fiquei meio louca com a adolescente tão de exatas e feliz que o poeta trouxe tanta clareza pra essa família tradicionalmente e amorosamente falida. as falas sobre a importância da cultura são emocionantes. se vc leu e fez uma comparação com lares (e pessoas) bolsonaristas, bate aqui ?

Livia 23/04/2023

Tenho milhas a percorrer antes de dormir.
Um livro curto e leve que me prendeu do início ao fim (inclusive, fiquei bem triste por ter acabado). Amei ver a mudança de perspectiva da família em relação o poeta e suas "inutilidades", amei ver eles se desprendendo de um mundo resumido a lucros e enxergando um sentido na poesia e principalmente amei as pequenas lições de moral que podemos tirar dessa leitura mesmo que tão simples. Apenas leiam.

Renata 22/04/2023

Diferente e surpreendente
Li umas cinco páginas e achei que não ia gostar muito, mas para minha surpresa não consegui me desgarrar do livro. Há passagens que são de uma delicadeza só e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre o valor da poesia na vida de cada um. Longe de qualquer inutilidade, a arte (em geral) amplia nossa forma de conhecer o mundo e de interagir com ele.