Histórias Extraordinárias

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Lívia 18/06/2022

Impactante
?Histórias Extraordinárias? reúne quatro dos mais conhecidos e intrigantes contos do escritor Edgar Allan Poe, com belas ilustrações da Poly Bernatene. O primeiro conto é ?A Máscara da Morte Vermelha?, que apesar de ser escrito no século 19 é absurdamente atual, principalmente com relação à pandemia. O segundo é ?O Coração Revelador?, que é um perfeito exemplo de terror psicológico, achei interessante a forma com que o narrador foi contando a história e os detalhes do seu plano, que apenas revelavam o que ele dizia não ser. O terceiro, ?O Gato Preto?, um conto perturbador, cheio de mistérios e incertezas, que deixam qualquer leitor intrigado; a história é muito bem escrita com um final bem assustador. E por fim, ?O Retrato Oval?, que é uma crítica a obsessão e a luta pela perfeição, o conto apesar de curto também é muito bem desenvolvido e o final é surprendente, eu não esperava aquele fim trágico.
Enfim, foi uma leitura incrível, recomendo a todos ??

Anna 10/06/2022

Amo contos de terror ;)
Esse livro foi o meu primeiro contato com o Poe. A seleção de contos é muito boa! Gostei de todos os contos, mas em especial "O escaravelho de ouro", "A máscara da morte rubra", "Berenice", e "O gato preto".

Nati Gaiewski 05/06/2022

Taciturno
Comecei a leitura com uma ideia imprópria de que a escrita de Poe era enjoativa e previsível. Enquanto eu lia esses contos não podia deixar de admirar os detalhes, o ambiente eletrizante, os personagens insanos e inteligentes. Perdi a conta de quantas vezes senti um arrepio subir ou pensar que estava sendo observada porque o escritor entrava na minha cabeça e plantava perguntas as quais não havia resposta. Cada história tinha um final mais inesperado que o outro porém, tenho que concordar, algumas poucas tinham passagens quase iguais, com os mesmos pensamentos vitimizados e ansiosos. Apesar dessa leve repetição era difícil deixar o livro, os acontecimentos me prendiam e as reviravoltas com mistérios me atiçavam a sempre continuar passando as páginas. Com certeza acabo de descobrir um autor que entra para os meus favoritos.

Caroline 10/05/2022

Eu não gostei muito dessa versão do livro, não achei uma leitura muito fácil, talvez por conta da época em que ele foi escrito.

miguel 08/05/2022

o melhor do horror clássico: edgar allan poe!
uma coletânea que conseguiu reunir as melhores histórias do horror e do suspense de edgar allan poe! o gênio e a criatividade do homem eram algo inegável e o que mais me intriga não é o legado que poe deixou, mas a própria vida do autor que tanto se reflete em suas histórias. como poe morreu ainda é um mistério e cabe a nós tentar descobrir. é extremamente interessante.

é incrível como poe consegue prender nossa atenção do início ao fim e mal posso descrever quão ansioso às vezes me senti lendo. é alucinante!

cá está uma lista dos contos que mais gostei: o poço e o pêndulo, o coração revelador, o barril de amontillado, sombra ? uma parábola, o caixão quadrangular, o sistema do doutor abreu e do professor pena, o retrato oval, o gato preto.

Heitor.Hissao 03/05/2022

Poe é o tipo de artista que quanto mais eu penso, mais eu o admiro. Meu primeiro contato com sua obra, foi odiando, não me culpo pois não estava preparado; por assim dizer.

Porém, relendo alguns dos contos de vez em quando, e agora, relendo cada um dessa coletânea, é difícil não admirar. Ele cria essa atmosfera triste e infinita belamente, nunca retrata pessoas normais, são sempre várias versões da sua própria angústia. Descreve, em sua forma, todos os defeitos e vícios dos protagonistas, sempre demonstrando seus problemas. Também, mesmo em narrativas tão objetivas, conseguia imprimir sua visão de mundo perfeitamente.

Ele é, a literatura moderna encarnada em um ser. É muito além de suas histórias tenebrosas, que tanto marcam as capas de seus livros. Poe fez construiu um gênero e o desconstruiu depois, ele é a prova que Shakespeare não era uma junção de pessoas que escreviam e assinavam um pseudomimo.

O mais legal dessa edição em específico, é trazer textos do Cortazar, do Borges e do Baudelaire sobre o Poe, mostrando quantos artistas diferentes ele marcou e segue marcando.

Thaisa 27/04/2022

Que loucura!!!
Contos muito loucos porém interessante a forma abordada.

Edgar Allan Poe descreve quatro contos nesta obra. O primeiro é contado na perspectiva do narrador. Porém os outros três são relatados dentro da perspectiva dos protagonistas de cada uma das histórias.

O interessante desses três últimos contos são a forma que cada um deles é narrada. Descrevendo a euforia, o êxtase e a loucura dos próprios protagonistas.

Vale lembrar que os contos são histórias aterrorizantes de indivíduos loucos e nada de bom em sua natureza e raciocínio.

Pra quem gosta de histórias de terror de loucos psicopatas aí está um livro desses.

MilaMagalhães 11/04/2022

Contos bons, contos ruins
Achei uma experiência válida ler os contos do Poe.
Esse livro possui 18 contos, alguns são muito bons outros nem tanto. Mas levando em consideração o conjunto todo, vale a pena conhecer.
Recomendo.

milie 07/04/2022

o que eu não faço por bsd
fui completamente influenciada por um anime e nao me arrependo, gostei muito de ler, sao contos muito bem escritos. os meus favoritos foram: gato preto, crimes na rua morgue, os dentes de berenice e minha mente explodiu quando li enterro prematuro, acho que meu top 1 fica entre ele e gato preto. alguns meio que passam uma "mensagem" por traz da narrativa, acho que isso o torna muito interessante!

Badu 05/04/2022

O escritor mais detalhista de todos os tempos
Não vou mentir, amo Edgar Allan Poe. Fui apresentada a esse incrível escritor por meu professor de português no ensino médio com ?A Máscara da Morte Rubra? e me apaixonar por sua escrita foi fácil.
Já nesse conto você percebe a habilidade de Poe em detalhar locais e montar cenários onde a história de desenvolverá. Ele dedica boa parte de seu texto descrevendo cômodos e objetos que te auxiliam no momento da leitura.
Esse livro é sensacional e descobri novos favoritos. Alguns contos são um pouco difíceis de ler devido a escrita rebuscada, mas levando em conta que eles foram escrito no século XIX, da pra entender. Mas a tradução do livro poderia ter ajudado?
Além disso, nem todos os contos são maravilhosos. Em alguns, como ?O Diabo no Campanário?, você começa sem entender nada e passa o conto todinho combina grande interrogação na cabeça.
O que me deixou bem chateada nesse livro é que não tem ?O Corvo?, sendo um dos contos mais famosos de Poe.
De qualquer forma, a criatividade de Edgar Allan Poe é imbatível e ele é um escritor fantástico.

Gouveia 21/03/2022

Achei alguns contos fraquinhos e nao gostei muito, mas teve alguns contos que eu AMEI que foram:

- Berenice ?
- O barril de amontillado ?
- William Wilson ?
- O retrato ovalado
- O gato preto
- A máscara da Morte Rubra
- A queda da casa Usher
- O poço e o pêndulo
- O coração delator
- Sombra

O livro tem no total 18 contos, coloquei aí apenas 10. Não achei nenhum ruim, mas 8 eu não me interessei tanto.

DeaGomes 09/03/2022

Bom bom bom...
Não gosto de contos, da estrutura curta e "objetiva", na qual mil coisas podem ser descritas num único parágrafo. Porém, curti muito esse livro. Procurei justamente um que apresentasse um tema do meu agrado, e esse do Edgar Alan Poe é simplesmente incrível, todos os contos são meio sombrios e macabros, não todos, mas a maioria. Apesar de ainda não curtir o forma estrutural dos contos, gostei de todos dessa coletânea. Li um por dia, demorei mais do que geralmente demoro, mas fui aos poucos e valeu cada momento.

Luiza 01/03/2022

difícil de ler mas valeu a pena
A queda da casa de Usher - 4/5

O barril de Amontillado - 3/5

O gato preto - 5/5 (o melhor de todos)

Berenice - 4/5

Manuscrito encontrado numa garrafa - 2/5

William Wilson - 4/5

Os crimes da rua Morgue - 4/5

O mistério de Marie Roget - 2/5 (dropei na metade, muito arrastado e não dá em nada)

A carta roubada - 3/5

Metzengerstein - 2/5

Nunca aposte sua cabeça com o diabo - 4/5

O poço e o pêndulo - 5/5

A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaall - 3/5

O escaravelho de ouro - 4/5

Uma descida no Maelstrom - 2/5

O jogador de xadrez de Maelzel - 1/5 (INSUPORTÁVEL não consegui terminar)