Histórias Extraordinárias

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Ana Morais 10/02/2022

Bom, mas não fascinante
Leitura finalizada. ?

Esse foi meu primeiro contato com o Poe, confesso que esperava mais. Acho que pus demasiada expectativa e por isso me frustrei um pouco. A leitura foi um pouco arrastada, gostei muito de uns contos, já outros, nem tanto. Porém, apesar de não ter sido uma experiência tão fascinante, ainda desejo ler outros contos dele, principalmente o Demônio da Perversidade que quero muito, aliás tem um conto aqui - Coração Delator - que acredito ser bem parecido, e claro o Corvo né, o clássico dos clássicos.

Sobre os contos, não são necessáriamente terror, estão mais para mistério. E todos eles são carregados de uma certa melancolia, até na descrição dos cenários e narrativa dos contos.

Meus contos preferidos e que me deram sensações estranhas foi:

? Gato preto; ?
? O poço e o pêndulo; ?
? A máscara da morte rubra; ?
? A queda da casa Usher;?
? William Wilson. ?

Beatriz 09/02/2022

Os clássicos de Poe
Comprei esse livro em 2020 a pedido da minha professora de português, li uns contos mas simplesmente o abandonei, até que esse ano, 2022, resolvi terminar ele.
Tiveram histórias que me apaixonei, outras que conseguir sentir até um certo medinho, e teve outras que simplesmente não conseguir gostar, por não ter me prendido ou por ter sido muito maçante. Mas no geral é um bom livro, principalmente quem gosta desse tipo de leitura.

Laura 28/01/2022

Não sei o que dizer exatamente, leitura mais ou menos.
Achei bem maçante, não só pelo fato da linguagem, mas acho que não é o meu estilo.

queenie 20/01/2022

Aqui encotramos contos bem legais e que te deixam tenso até, e alguns que não são TÃO. Mas é uma leitura muito interessante, achei que não ia curtir muito, apesar de já ter tido contato com Poe lendo o enterro prematuro, mas não lembrava de mais nada. Tiveram contos que me lembraram bastante a narrativa de Sherlock Holmes, gostei bastante.

Fernanda 19/01/2022

Horror delicioso
Poe tem uma imaginação única e usa isso em suas histórias criando ambientes sufocantes e personagens que vão nos angustiando ao longo da leitura.
O livro traz contos curtos, mas que ficam em nossa cabeça. Pra quem é fã do horror, é uma leitura deliciosa e cheia de surpresas.

Gabi 18/01/2022

Amei
Apesar de ter demorado muitoooo pra ler esse livro, eu gostei muito dele. Demorei um pouquinho pra me acostumar com a linguagem mas amei ter essa experiência com o plus do vocabulário, os contos são muito bons. Primeiro livro completo do ano!

Jussara Marcossi 16/01/2022

Cadê o suspense?
É a segunda vez que eu tento ler e abandono. Pra época pode ter sido revolucionário mas pra mim é bobo.

Amal0 08/01/2022

Não esperava nenhum sentimento de medo ou ansiedade mas confesso que me senti sem ar em alguns momentos.

Vitor 05/01/2022

Amei as histórias, elas são tão perfeitas, e a sensação de suspense transmitida por elas é perfeita, o final aberto deixa a emoção ainda melhor, e faz com que reflitamos sobre possíveis coisas que tenham acontecido, só não gostei que por serem histórias curtas, isso tira muito o potencial dos plots, e o último conto me decepcionou bastante.

Elo 30/12/2021

Um verdadeiro clássico! Sem sombras de dúvida! Possui histórias muito bem construídas e na maioria da vez com um final surpreendente.

sosophia 29/12/2021

Esses contos são muito bons para se conhecer E. A. Poe, e foi inclusive o meu primeiro contato com o autor. É a segunda vez que visito esses contos, e me mantive entretida como da primeira vez. Claro que, se tratando de um dos autores que revolucionou o gênero de escrita na sua época, hoje em dia já estamos acostumados com narrativas atuais que já superaram a dele. Alguns dos contos são chatinhos, mas a grande maioria realmente diverte, vou citar meus favoritos

Gato preto
A máscara da morte rubra
O caso do Valdemar
Manuscrito encontrado numa garrafa
Os crimes da rua morgue
A queda da casa de Usher
Os dentes de Berenice
O retrato oval
Ligeia

nanarissa 27/12/2021

Não tem o meu estilo de escrita favorito. Alguns dos contos são bons, mas boa parte achei longo e maçante, não prendem a atenção (o último especialmente). Nessa, acabei me perdendo várias vezes e tendo que voltar. Talvez tenha começado pelo livro errado do autor, mas por ora, não pretendo tentar outro dele, e te recomendo a fazer a fazer a mesma coisa. Ou, pelo menos, não começar por esse.

Alberto 26/12/2021

A melhor parte da obra do mais célebre autor do gênero fantástico.
Seleção dos contos de mistério mais famosos do mestre do gênero. Poe é unanimemente considerado um gênio no tema das narrativas curtas de susto e espanto, e precursor do gênero do realismo fantástico. Neste livro figuram seus contos mais conhecidos. Ele escreve bem, as estórias são curtas e diretas, muito eficientes na criação de uma atmosfera de tensão e expectativa. Os finais são frequentemente inesperados. As imagens usadas pelo autor são eloquentes, imaginativas. Não é livro de terror, não espere matanças sanguinolentas ou cenas de pavor explícito. O talento de Poe consiste em assustar pelo que insinua mais do que pelo que mostra, nos monstros dele a monstruosidade não está estampada na cara, é da alma. Admirado por multidões, consagrado e merecedor do sucesso. Não indicado para quem não gosta de contos ou não aprecia o gênero fantástico. É livro escrito há 150 anos, leitores menos experientes precisarão de um dicionário eventualmente.

Lilian Freitas 23/12/2021

É interessante, porém...
Interessante, porém já gostei mais, muito mais de mistério. Para quem tá vivendo com excesso de informação como eu, alguns contos trazem certa impaciência pela riqueza de detalhes. No final existe um resenha crítica da obra de Poe.

vanessaxclementino 17/12/2021

não estou acostumada ao gênero e o tipo de escrita de Poe, mas fui em frente em todos os contos cheios de poesia e floreios que não deixam de ser bons, mas o que realmente gostei foi o "Gato Preto"