Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais

Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais Cora Coralina

Resenhas -

Cleber 03/04/2024

Lendo o Brasil Goiás
Seguindo o desafio literário Lendo o Brasil, com o objetivo de passar por todos os estados brasileiros.
Representando Goiás tive a oportunidade de apreciar a poesia de uma das maiores autoras do país, Cora Coralina.
Leonhard 03/04/2024minha estante
Cleber, este desafio foi feito por ti ou há um grupo público para acompanhar?

Cleber 03/04/2024minha estante
Oi Leonardo! Só eu e uma amiga que estamos fazendo o desafio, pegamos uma lista dos livros que mais representam os estados brasileiros no canal da Isabela Lubrano, lerantesdemorrer. Estamos só no começo, mas vamos ter que fazer algumas adaptações, alguns livros não conseguimos encontrar.

Leonhard 03/04/2024minha estante
Show demais! Aproveite a parceria.

Laura3437 14/02/2024

A simplicidade é grandeza nesse livro. Poemas doces que me fizeram sentir a profundidade da autora e de sua realidade.

Lurdes 14/12/2023

Cora Coralina dispensa apresentações.

Acho que todos nós já tivemos contato com algus dos poemas desta escritora goiana tão querida.

E era assim que ela queria. Seu sonho sempre foi chegar ao maior número de pessoas, e pessoas do povo.
Nada de edições luxuosas, capa dura e preços altos.
Para que seus escritos pudessem ser lidos pelo povo, ela queria edições simples e acessíveis, assim como seus poemas.

Esta simplicidade é o que a tornou tão popular.

Seus poemas falam da família, da terra, das gentes do interior que levam a vida de uma forma mais lenta, prestando atenção às plantas, aos animais, aos outros.

E é bom ler assim.
Devagar, saboreando as palavras, os sons, os cheiros.
Agradeço o envio carinhoso da Editora Global

Recomendo sempre Cora Coralina e, em especial, este livro, que foi sua estreia, aos 75 anos.

Precisamos desacelerar para curtir melhor o que nos cerca, principalmente a poesia que podemos encontrar nas coisas mais cotidianas.

Gabriel1994 27/11/2023

Uau!
Para ser sincero, nunca havia lido os poemas de Cora anteriormente. Lembro-me que tivemos que Cora foi citada em sala de aula há muitos anos, na minha escola de ensino fundamental, mas eu não ligava para essas coisas na época, que pena. Hoje, me sinto atravessado por sua poesia, por suas palavras e profundidade. Cora, nesta obra, consegue tocar e emocionar com um simples poema sobre os becos de Goiás... isso pra mim é grandioso. Talvez eu precisasse ter a maturidade de hoje para apreciar tudo o que li neste livro e, portanto, não me arrependo de não ter lido antes pois talvez a experiência não teria sido tão arrebatadora. Estou apaixonado e quero ler mais e mais da autora.

Deh (Taylor's Version) 27/11/2023

Achei legal...
Nunca tinha lido nenhum clássico a não ser cortiço, e sinceramente, eu gostei.
Livro bom, e rápido de se ler, mas como todo clássico ele tem palavras que não são fáceis de entender.
3,5?

Tenk 18/07/2023

Embora eu seja um cara que odeie poemas, esse foi um livro que deu gosto de ler algumas partes, simplesmente a humildade e o carisma da Aninha me cativou, o jeito que a Cora utiliza a função emotiva em alguns poemas é simplesmente maravilhoso, quando eu estava lendo prato azul pombinho, me deu um sentimento esquisito de nostalgia, parecia que minha vó estava falando mais uma das suas estórias para mim... Amei o livro, recomendo muito

AdharaLima 16/06/2023

Lendo esse livro me senti num fim de tarde, sentada em uma varanda, tomando um café fresquinho e com Cora Coralina ao meu lado contando suas histórias. Seu jeito de poetizar momentos simples do cotidiano me faz querer poetizar minha vida também.
Ao mesmo tempo que são delicados, os poemas também são fortes e críticos. Cora na sua extrema empatia se preocupou com aqueles "invisíveis", aquelas pessoas que ninguém se lembra ou se importa e deu voz a eles em seu livro.

Tice 22/04/2023

Poemas dos Becos de Goiás
Cora Coralina

Não tendo o seu endereço, lanço estas palavras ao vento, na esperança de que ele as deposite em suas mãos. Admiro e amo você como a alguém que vive em estado de graça com a poesia. Seu livro é um encanto, seu lirismo tem a força e a delicadeza das coisas naturais. Ah, você me dá saudades de Minas, tão irmã do teu Goiás! Dá alegria na gente saber que existe bem no coração do Brasil um ser chamado Cora Coralina.

Todo o carinho, toda a admiração do seu

Rio de Janeiro, 14 de julho, 1979

Carlos Drummond de Andrade

Charleees 17/04/2023

Um livro de afeto e memórias...
POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS | Cora Coralina

Durante quase toda leitura desse livro, fiz uma caneca de chá para acompanhar a leitura, porque o livro é isso, uma caneca gostosa de chá, uma xícara de café fumegando.

Com "Todas as Vidas", poema que abre o livro, ao término de sua leitura eu já queria poder dar um abraço em Cora, tamanho sentimento de afeto, acolhimento que ela nos traz com suas palavras.

Os escritos de Cora é como está sentado aos pés do meu avô João ouvindo casos e causos de um tempo que eu não era nascido, lembranças de uma época em que o simples era grandioso... Ditados populares, ditados que só ele sabia, lembranças aumentadas para tornar a história melhor e mais engraçada, mais triste, mais trágica porque não, e que era tão bom ouvi-las, era tão bom ter alguém mais velho contando histórias...

Poemas dos Becos de Goiás são retalhos de memórias que Cora costura em uma bonita colcha. São memórias da cidade, dos seus palácios, suas velhas casas, seus becos, o rio que passava por ali, nada escapava do olhar atento e poético de Cora que dava uma roupagem bonita para coisas corriqueiras de seu dia a dia.

Em Ode às muletas, nem mesmo um episódio triste de sua vida, uma queda que resultou em uma perna quebrada, ficou de fora. Ela faz uma bela homenagem às muletas e a todos que a ajudaram naquele momento, das vizinhas, às enfermeiras, os cirurgiões e os meninos que lhe traziam um copo de água ou uma almofada.

A vida de Cora é a grande manifestação de sua poesia, seu grande porquê.

Em Mulher da Vida, muito antes de estudiosos e estudiosas falarem nas Universidades sobre elas, as putas, as mulheres da vida, muito antes dos movimentos sociais abraçarem, Cora deu voz a elas por meio de sua poesia, de sua delicadeza com as palavras.

Sem cobertura de leis
e sem proteção legal,
ela atravessa a vida ultrajada
nem a sociedade a dispensa
nem lhe reconhece direitos
nem lhe dá proteção.

Cora é sem dúvida alguma a grande jóia de Goiás. Salve Cora!

Nicolas388 12/11/2022

"De onde vens, criança? Que mensagem trazes do futuro?"
Que poemas fortes, sentimentais, delicados! Há algo especial nas palavras de Cora Coralina, sempre preocupada com o social. Seja criando orações aos necessitados ou quando simplesmente se relembra de um fato passado, distingue-se uma preocupação, uma atenção explícita... com as crianças, com presidiários, com as mulheres da vida, com lavadeiras, com os pobres, com o milho, com Goiás.

Titi 26/04/2022

Leitura muito legal, eu como goiano, gostei e me assemelhei muita coisa, poesia saudosistas, doce mas impactante.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/04/2022

Poemas dos Becos de Goiás e histórias Mais foi o primeiro livro da poetisa brasileira Cora Coralina. Foi publicado pela Editora José Olympio em 1965, quando a poetisa já contabilizava 75 anos. A segunda edição da obra foi editada, em 1978, pelas Oficinas Gráficas ou Imprensa da Universidade Federal de Goiás.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526019959

Vitoria 28/03/2022

Minha única referência de Cora até então eram poemas que falavam sobre doces e sonhos. No meu imaginário habitava uma senhorinha com ares de avó bondosa que toma chá na sala de visitas e fala - com muita beleza - de reminiscências da infância.

Qual não foi a minha surpresa ao ler esta obra e me deparar com textos dedicados aos becos, lugares dos relegados à margem. A maneira contundente pela qual ela fala de dores de prostitutas, menores abandonados, agricultores, tudo isso também me encantou. A Oração ao Milho, impecável, uma ode ao pequeno, ao simples, ao que não atrai os holofotes, o corriqueiro.

Arruda 10/03/2022

Poemas além dos becos
Com uma escrita leve e cheia de sentimentos, Cora Coralina nós entrega lindas poesias ao longo das páginas.
Muitos poemas são histórias que aconteceram na vida da autora quando criança, mas também temos outros diversos assuntos tratados ao longo das páginas.
Recomendo pra quem tá procurando um novo tipo de poesia para ler, pois o jeito que Cora escreve sobre os assuntos são de deixar uma pessoa ganhar o dia !
(Recomendo os poemas: cântico de Andradina, mulheres da vida e o cântico da terra)