A Court of Wings and Ruin

A Court of Wings and Ruin Sarah J. Maas

Resenhas - A Court of Thorns and Roses

Jordana 19/07/2017

Ah, cara, que livro! Quantas emoções... Quantos "WTF?!", quantos "mas por quê?", quantos "ah, não, não, não!" e quantos "oin.. que lindo..."

Ainda prefiro ACOMAR - sei lá, toda a forma como se desenvolve a relação entre Rhys e Feyre - e se tivesse que fazer uma diferenciação entre ACOMAR E ACOWAR seria no modo como os personagens aparecem.

Em ACOWAR a gente aprende sobre os outros High Lords, e entra mais a fundo em outros personagens, como a Mor. Entendemos a relação Azriel - Mor - Cassian. Confesso que morri de dó do Lucien, e até mesmo do Tamlin (no final).

Aparentemente, ACOTAR é uma trilogia, e os outros 3 livros - a serem lançados - serão spin offs. Não sei o que esperar deles, pois há muitos gaps a serem preenchidos, e eu realmente gostaria de ver um final feliz para todos os personagens da Court of Dreams.

Let's wait and see...

Historias no Divã 13/07/2017

HISTÓRIAS NO DIVÃ
Olá Pessoal!! Este livro é simplesmente maravilhoso! A evolução da personagem Feyre é incrível do primeiro livro pra cá! Para todos que amam ver uma personagem crescer como eu leiam esta resenha no blog sobre a Feyre e seus relacionamentos! Espero que gostem!

site: https://historiasnodiva.com/2017/07/06/feyre-e-as-dinamicas-de-relacionamento/

Leca 15/06/2017

3.5/5 stars
Gostei, mas ACOMAF ainda é o meu preferido.
Ficou claro que o melhor desta série é a "Corte da Noite", tanto que o livro só fica bom quando esses personagens aparecem.
O início é bem arrastado e ainda acho que alguns personagens foram mal trabalhados, como Lucien.
E acho que a SJM deveria desistir de ToG e investir num spin-off com Cassian, Nesta, Azriel, Mor e Elain. Hahahaha É só ela não "cagar" com os personagens como ela fez com a outra série.

Desi Gusson 31/05/2017

Grandioso
Eu sabia, sabia já pelo título que esse livro seria minha ruína... e mesmo assim amei cada parte dele.

Do desenrolar dos personagens a todos os acontecimentos impactantes, esse pra mim é o melhor livro da saga até agora! Funcionou como um encantamento para a minha falta de vontade de ler (sim, socorro, nunca mais quero passar por isso!) e fiquei obcecada. Até aí nada fora do comum nas minhas leituras de Sarah J. Maas. Só que esse livro, meu bom povo, esse livro é insano! As coisas que eles fazem, os aliados que aparecem, os inimigos que aparecem!! Fiquei um dia inteiro bem incoerente depois de terminar de ler, simplesmente não conseguia formular nem uma frasezinha sequer para tentar explicar o que senti lendo ACOWAR.

Talvez possa encaixar na crítica na forma como os personagens, nesse livro, ficaram muito parecidos com os personagens da série TdV. As situações são diferentes, mas a essência é a mesma. Ok, acho que posso parar por aqui até, e falando em personagens, adoro como os secundários tem suas próprias histórias acontecendo ao fundo. Vamos acompanhando o desenrolar de Mor, Azriel e Cassian mais pelas observações de Feyre do que por conversas e explicações.

Feyre... ah, Feyre. Quantos traseiros uma elfa poderosa, raivosa e determinada é capaz de chutar? A resposta: infinitos. Acho que não podia estar mais contente com a Feyre como fiquei nesse livro. Eu fico taaaaaaao frustrada quando uma personagem tem sua chance de se vingar, mas se segura por peninha ou porque não seria politicamente correto...

A Feyre dá uma grande banana pra isso, e não perde a oportunidade de ser cruel. É revigorante, pra falar a verdade. Isso deve falar mais da minha personalidade do que da autora, mas ver gente ruim ser paga na mesma moeda foi bom. Também vale lembrar que é MUITO BOM ver uma garota que não se reprime mais pelos outros, uma garota que tomou as rédeas da própria vida e não vai pedir permissão para fazer o que achar certo. Uma High Lady, de fato.

O importante é que esse é um livro onde coisas realmente acontecem! Não fica aquela enrolação esperando o final pra aí algo grande aparecer. Não, o tempo inteiro temos situações que podem mudar o rumo da trama e, consequentemente, fiquei o tempo INTEIRO esperando dar uma m&r#@. Foi intenso.

Agora preciso dizer que fiquei chocada em descobrir pessoas criticando duramente a Sarah por sua abordagem de depressão e a chamando de supremacista ariana por não ter diversidade de personagens. Tem até grupos de ódio, ódio gente, no meio de uma comunidade de leitores!

Não sou especialista em absolutamente nada, nem digo que concordo com cada palavra escrita por ela sempre, mas posso dizer por mim que achei a representação de casos de abuso, depressão e outras situações bem delicadas muito importante. Acredito que toda garota que leu, e não necessariamente gostou de Feyrisand (Feyre + Ryshand), pelo menos olhou mais criticamente para seus próprios relacionamentos. Admito que durante a leitura, principalmente por Feyre estar de volta a Corte do Tamlin, me peguei várias vezes tentando lembrar porque não gostava mais dele. Como na vida real, por vezes é difícil enxergar o que há de errado, e somente depois que entendemos que certas atitudes não podem ser toleradas que entendemos também como um relacionamento pode estar nos prejudicando. De um jeito ou de outro refletimos, e como autora, acho que qualquer livro que consiga isso é digno. Já vi tantos livros com casais terrivelmente abusivos tratados como uma coisa linda, e quando alguém resolve levantar uma bandeira contra esse tipo de porcaria, é vaiada. Que mundo, que mundo.

Quanto às acusações de supremacia, o que posso dizer sem spoilers é que Maas sambou na cara da sociedade. Ponto.

Então, pra quem queria romance, temos. Pra quem queria guerra, temos. Pra quem queria momentos de tirar o folego, temos também. Essa série tem seis livros previstos, com ACOWAR fechando um ciclo. Não poderia querer final melhor, mas confesso que meu coração, depois de tantas emoções fortíssimas (gente, tem coisas que acontecem no final que me fizeram chorar e gritar com o livro), fica meio triste em dizer adeus. Quero mais, vou querer sempre mais de Prythian.

Não deixem de visitar o blog! Temos cookies! Mentira, não temos cookies, mas temos gifs.

site: www.desigusson.wordpress.com
Jess | @jesslendo 01/06/2017minha estante
Amei a resenha! To loka por esse livro!

Cons.Pontes 14/05/2017

Finalmenteee!
Ahhhhhh! Esperei tanto por esse livro que nem acredito que finalmente terminei de ler! Amo essa história, amo essa autora e principalemnte amo Rhys e Feyre! Teve um fim digno, graças aos céus n me decepcionou, acabei de ler agora, por isso estou um pouco eufórica, mas já tô com aquele misto de alegria e tristeza por ter terminado essa tricologia magnífica, o que me consola é saber que ainda virão outros contos que tbm irão se passar nesse mundo! Maas me ganhou completamente com essa trilogia e já estou pronta para ler outras obras suas!
Grazi 15/05/2017minha estante
Só um pouco eufórica? Kkkkkk

Grazi 15/05/2017minha estante
Dá pra perceber que tu só tá "um pouco" eufórica kkkkk

Luiza Helena (@balaiodebabados) 12/05/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
A Court of Wings and Ruin – ou simplesmente ACOWAR (foco no WAR, guerra! Sangue!!!)– é um dos livros que eu mais estava esperando esse ano. Desde aquele fim em Corte de Névoa e Fúria (ACOMAF), queria saber o que essa mulher estava aguardando pra gente. Como podem ver pelo triplo escândalo ali em cima, o babado foi realmente um escândalo.

Aviso: eu já falei no começo que pode ter spoiler aqui e realmente vai ter. Difícil comentar sobre os acontecimentos aqui sem falar um pouco do que se passou em Corte de Névoa e Fúria. Então, se ainda não leu sugiro fortemente que pule essa resenha.

Mal começou o livro e era tiro para tudo quanto é lado. Assim como em A Conjuring of Light, A Court of Wings and Ruin já começou do gancho que terminou ACOMAF. E eu sabia que os tiros não paravam por aí.

No capítulo nove, descobri que meu objetivo nessa vida terrena é exaltar e espalhar a palava de Feyre Archeron. Feyre, no começo uma humana mortal, foi renascida com poderes de todos os High Lords de Prythian, agora é a High Fucking Lady da Night Court, dona e proprietária de toda a trilogia.

"Você não se curva a ninguém.*"

Em Corte de Espinhos de Rosas (ACOTAR), temos uma Feyre conhecendo e se adaptando à vida com os feéricos. Em Corte de Névoa e Fúria (ACOMAF), temos uma Feyre tentando superar seus traumas e esquecer tudo o que aconteceu Sob a Montanha, ao mesmo tempo fortalecendo seus poderes. Agora, aqui temos uma Feyre que usa tudo o que aconteceu na sua vida para fazê-la uma pessoa mais forte e determinada a manter a salvo sua Corte e também todo o reino de Prythian. (Apesar de ter uns embutes que realmente mereciam a morte lenta e dolorosa). Como ela mesmo disse para Lucien em certo momento: a garota que eles conheciam morreu nas mãos de Amarantha.

Só sei que eu ficava super angustiada com essa separação e distância entre Feyre e Rhys. A parceria entre eles vai mais além do que o destino preparou. Os dois se completam, se respeitam e, acima de tudo, um não tenta diminuir o outro. Como eu vi em algum lugar na blogosfera, Rhysand é o cara mais feminista que você respeita. Ele tem Feyre igual a ele em todos os sentidos. A parceria entre eles vai muito além do que a ligação que eles têm como parceiros.

"Senti sua falta. Cada segundo, cada respiração. Não apenas isso,[...] mas... falar com você. Rir com você. Eu sentia falta de você na minha cama, mas sentia mais falta de você como minha amiga.*"

Rhysand ainda possui o papel de melhor personagem da série. Gente, que homem! Não no sentido de envergadura de asa 🌚🌚🌚, mas no sentido de que se existem mais homens como ele nesse mundo, a vida seria perfeita. Como parceiro, ele ouve, aceita e respeita as opiniões e decisões da Feyre; como político, ele se importa não só com seu povo, mas com todos os povos de Prythian e humanos; como amigo e família, ele está disposto a se sacrificar. Rhysand é gente como a gente que sonha com um mundo melhor e acredita que a união não faz só açúcar mas também faz a força.

Algo que eu estava esperando horrores eram por mais cenas do meu ship que eu sabia que não havia shippado errado, Nesta e Cassian. A the monha da Sarah prometeu e cumpriu. A cada interação entre eles, eu pulava de alegria e ficava gritando "SE PEGUEM LOGO PELAMOR!". Porque desde o livro passado eu já shippava Nessian e ficava na esperança de não ser feita de trouxa. Foi bem interessante ver a evolução do relacionamento (não necessariamente amoroso) entre os dois.

Outros dois que achei bem legal e não imaginava que fariam uma boa amizade foram Elain e Azriel. Foi uma boa surpresa. Muito maravilhoso como Azriel ajudou Elain a superar os acontecimentos em Hybern e como ele era o que mais entendia o que ela estava passando.

"Você pertence a todos nós, e nós pertencemos a você.*"

Tenho que falar sobre a evolução do meu crush mor Lucien. Realmente, ele me decepcionou bastante no livro passado, mas super compensou aqui. Sempre adorei a amizade entre ele e Feyre e dá pra perceber o quanto ele se arrepende de não ter sido um bom amigo para ela quanto ela foi pra ele. Ele sim merecia uma redenção, não um certo embuste dos infernos que merecia uma morte lenta e horrível.

Amren e Morrigan continuam lindas e divas como sempre. Eu gosto muito das duas e o que elas representam na história: são duas mulheres com um passado não muito favorável a elas, mas que não deixam influenciar na personalidade, na vida e no futuro.

Falando em embustes, a bile do ódio subia toda vez que Tamlin trouxão e a égua da Ianthe apareciam. Nossa, acho que faz tempo que eu não odiava dois personagens como eu odeio esses dois, principalmente a Ianthe. Só sei que todos nós lavamos a alma com o modo com a Feyre se vingou dos dois. Quando Sarah anunciou que teria uma redenção para o Grão-Senhor da Corte Primaveril, muita gente ficou revoltada – euzinha inclusa, claro. Achei bem desnecessário mesmo, mas pelo menos ele comeu o pão que o diabo amassou, pulou e rolou por cima antes dessa tal redenção chegar. Mas que este inferno merecia ter morrido, merecia sim!

"Meu objetivo era maior que vingança. Meu propósito maior do que a retribuição pessoal.*"

Como falei no começo, desde o início do livro é tiro pra tudo quanto é lado. Ele manteve um ritmo parecido com o anterior, mas ainda assim eu ficava na tensão a cada frase. Eu realmente não sabia o que esperar de nada, mas teve um certo tiro que olha... Deu minha cara a tapa e digo que ninguém – repito NINGUÉM – espera por isso.

No final de ACOMAF, Hybern se preparava para marchar para Prythian. Aqui, temos as duas primeiras partes do livro com essa ameaça pairando na cabeça do lugar e na terceira vemos a guerra acontecer. O pior de tudo não era somente ler sobre as batalhas e ficar com o coração na mão; o pior era ver tudo isso na visão de alguém de fora. Algumas batalhas são narradas por Feyre assistindo de longe e nossa... Batia na alma toda a angústia e o medo que ela sentia pelo seu parceiro e seus amigos lutando.

Aqueles capítulos finais não foram de God, sociedade. A mulher botou pra matar mesmo. Foi uma saraivada de tiro que é um milagre eu estar vivinha aqui pra contar pra vocês. Super imaginei a mulher com uma metralhadora atirando nos peitos de todo mundo. Só sei que deveria ter um selinho de sobrevivência a esse livro.

De início, essa série seria uma trilogia, mas a Sarah enlouqueceu e adicionou mais três livros na história e uns dois de colorir. No total, OITO LIVROS. OK, sim é de assustar, mas vamos aos esclarecimentos.

A história iniciada em Corte de Espinhos e Rosas – aka arco da Feyre – realmente termina aqui. Acabou, tudo fechadinho, bonitinho. Os outros três livros anunciados se passarão naquele universo, maaaaas irão focar em outros personagens. Então, pra quem começou a ler e se deparou com uma notícia dessa, não se assuste que a série não vai se tornar um Trono de Vidro da vida.

Toda a série é uma montanha russa de emoção. De repente você está rindo e, na outra frase, está comendo até os dedos. Em menos de um ano, eu devorei toda essa série e acredito que ela circulará pra sempre como uma das melhores fantasias que já li na vida!

Boatos que a Galera Record pretende lançar o livro no segundo semestre. Oremos para não venham com histórias de tomos porque vimos que isso não é algo legal.

* Traduções feitas por mim

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/05/resenha-164-court-of-wings-and-ruin.html
LetAcia237 15/05/2017minha estante
menina, a amazon entregou meu livro e eu n esperei um segundo... li em dois dias e posso afirmar que eu mereço um selo de sobrevivência, viu? PUTA MERDA QUANTO TIROOOO!!! estou aqui pra exaltar a palavra de feyre archeron

LetAcia237 15/05/2017minha estante
concordei com tudo que vc falou, mas na minha opinião (n sei se vc vai concordar e tal), precisava de mais interação entre a elain e o lucien. eu sei que n vai ser da noite pro dia que eles vão transar loucamente que nem feysand (wingspan hehehe), mas podia ter sido mais do que foi... de resto, destruidor e absolutamente perfeito

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/05/2017minha estante
Então... eu também estava querendo bem mais interação Elain com Lucien, assim como Nestha e Cassian. Mas como ainda vai rolar mais três livros com outros personagens, pode ser que essas interações apareçam por aí...

LetAcia237 16/05/2017minha estante
pode ser né... vamos rezar

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/05/2017minha estante
Mirmã... TEM QUE ACONTECER!! Porque eu li aquele cap extra Nessian e to aqui só na ansiedade por mais daquilo!!!

LetAcia237 20/05/2017minha estante
qual cap extra? me passa nomeee

LetAcia237 20/05/2017minha estante
pfv

Luiza Helena (@balaiodebabados) 20/05/2017minha estante
Te passar por mensagem

LetAcia237 22/05/2017minha estante
ok

Giovana | Blog Dei um Jeito 09/05/2017

Uma montanha russa em forma de livro
Porém claramente uma de um parque de diversões em falência. Várias cenas boas que se ofuscam com situações WTF.
Feyre está na Corte da Primavera apenas para cutucar a onça com vara curta. Tamlin está com convidados nada legais por conta da barganha do livro anterior, estes que estão caçando falhas na proteção do muro e ficarem trocando farpas com a CurseBreaker, esta situação combinada com outras anteriores só fez mostrar o quanto Lucien pode ser um ursinho de pelúcia de tão adorável.
O livro só chega ao que veio para mostrar na hora que o bonde da Corte Noturna dá as caras, com muito amor para dar, porém no kit do amor vem junto: companheirismo de eras, trocas de coices amigáveis (ou não), treinamento para deixar os músculos virarem gelatina e com o bônus: tudo isso também na versão das irmãs da Feyre.
Nas outras cortes finalmente descobrimos os nomes de todos os outros High Lords e agregados e só fiquei naquela: "Então minha gente, vocês mereciam bem mais, se em um encontro cheio de treta eu fui  com a cara de vocês, imagina um rolê nas suas cortes?"
Um obrigada a Sarah J Maas por ter ouvido as críticas e dado seus pulos na "Corte de todo mundo é hetero", mesmo eu querendo dar uns tapas por envolver um otp que valia muito a pena, e por tentar deixar mais real a questão dos "mates" (e sim eu tô querendo dar tapa por ter deixado uma criatura adorável com ações e otp  indecisos). Outras correções podem ser sentiam dependendo do leitor, para mim só essas têm luz neon em volta mandando um recado "Ouvi mesmo gente, tá aí a solução"
Um "miga cê tá loca" para Sarah J Maas, por fazer tanta barganha a troco de bala, fazer guerra com poucas consequências e fazer o povo que parecia ter tantos interesses diferentes, se reunir na treta igual brasileiro em final de campeonato.
Mas o obrigada sem porém vai para a criação de tanto personagem maravilhoso em uma trilogia só (vai saber quantos aparecerão em livros futuros...), e ter tanta interação boa entre eles nestas 700 páginas.
Habilidades com faquinhas de pão acrescentam várias competências contra o chefão, dizem pesquisas.

Nathalia 08/05/2017

Eu nem sei como dar uma nota para esse livro.
Eu realmente queria amá-lo tanto quanto eu amo ACOMAF (o segundo livro da trilogia), mas para o último livro da série ele não foi capaz de trazer um encerramento/conclusão para praticamente nenhum personagem, exceto Rhys e Feyre. Eu realmente espero que todos os demais personagens apareçam nos próximos livros “spin-off” da série, para que eles tenham finalmente um encerramento decente.

Também detestei o fato de não termos uma narrativa de múltiplas perspectivas, o que realmente atrapalhou o desenvolvimento das cenas de ação e desenvolvimento dos personagens em si. Todos os personagens tiveram um grande desenvolvimento e participação para o desenrolar da estória, mas não pudemos ver nada disso, uma vez que estávamos presos na cabeça de Feyre (cuja narrativa é ótima, mas não era possível ter uma experiência completa de sua perspectiva).

Finalmente, um dos personagens principais conseguiu destruir todo o “amor” que eu tinha por ela, eu simplesmente não posso aceitar o que ela fez, e principalmente, como ela saiu totalmente ilesa com isso, como se ela tivesse o direito de se comportar daquela maneira por 500 anos ... ?!?! (não quero dar spoilers, mas quem leu vai entender do que estou falando).

Obviamente houveram coisas que eu realmente amei nesse livro (TODOS os personagens tem personalidades bem distintas e marcantes; o desenrolar do “plot” principal evoluiu de forma bastante satisfatória; as amizades e os casais formados; as cenas foram muito bem narradas; a escrita foi construída de forma bastante fluida, especialmente para um livro de 700 páginas), mas não foi suficiente para o final de um ciclo, o que me deixou um pouco decepcionada, infelizmente ...
Pâmela 09/05/2017minha estante
PODE CONTER SPOILERS
Eu tb fiquei tão decepcionada! Estou igual vc, queria tanto amar como amei ACOMAF, mas não consigo, não consigo.
Dei três estrelas por amor à série, porque achei esse livro um fechamento horrível para a trilogia. Acho que ela não teve a coragem de dar às personagens o sofrimento que a história merecia, sem mencionar que são todos floquinhos de neve perfeitos que sabem de tudo e estão mil passos à frente dos inimigos o tempo todo. Perdi toda a vontade de continuar lendo os spin-offs e estou seriamente preocupada com o fim que trono de vidro vai ter se foi assim que ela fechou essa série, que na minha opinião é muito melhor que trono de vidro.
Ainda por cima, os high-lords são todos uns adolescentes com problemas de relacionamento né? Porque achei todos super infantis. E se vc está se referindo à Mor, acho que ela inventou esse plot de homossexualidade só para agradar os fãs, que criticaram a falta de diversidade. Aí, ao invés de criar uma personagem coerente, ela adaptou muito mal o que já tinha na história. Achei péssimo. Mor merecia mais, gays mereciam mais.
Vou demorar meses pra superar essa frustração com o que foi feito com essa história. Hahahahaha
Amei tanto ACOMAF, a série merecia muito mais. Chateada eternamente.

Pâmela 09/05/2017minha estante
PODE CONTER SPOILERS

Odeio quando comento e meu comentário some... Mas vamos lá de novo.

Eu também fiquei tão decepcionada com o fim da série!!!! Também amei tanto ACOMAF, achei que ACOWAR seria tão maravilhoso, que me frustei profundamente. Tenho a sensação que ela não teve a coragem necessária pra dar às personagens o sofrimento que a série merecia. Estou super preocupada com o fim da outra série dela, porque achei essa bem melhor e ela deu esse fim frustrante, fico imaginando como trono de vidro vai terminar... Uma pena. Dei três estrelas pela série em geral, porque do livro mesmo não gostei.

Se vc se refere à Mor, acho que ela só criou esse plot da homossexualidade porque os fãs reclamaram da falta de diversidade nesse universo e aí de repente todo mundo é gay ou bi. Achei forçado porque, ao invés de criar uma personagem coerente e com força, que realmente representasse algo interessante, ela adaptou o que já tinha e pronto. Mor merecia mais, gays mereciam mais. Decepção.
E todas as personagens são floquinhos de neve perfeitos que nunca erram e estão mil passos à frente dos inimigos né. Forçado também.
Concordo que várias personagens foram deixadas de lado, faltou mais da perspectiva delas.
[E posso dizer o quanto odeio a Nesta? Pq odeio e juro que não entendo o ship de td mundo dela com o Cassian. Acho que ela é extremamente imatura e muito parecida com o que as antigas personagens femininas de fantasia que tentavam ser "fortes" (mas que no fundo eram só teimosas mesmo) eram e achei que já tínhamos superado as personagem que são assim.]
Enfim, vou demorar meses pra superar a frustração que foi esse fim. Isso que dá ler com altíssimas expectativas... hahahahaha

Nathalia 09/05/2017minha estante
Sim Pâmela, eu na verdade já estou desanimada com Trono de Vidro desde Rainha das Sombras. Acho que assim como ela fez com a Mor, a Sarah constrói seus personagens muito bem, mas ignora totalmente a personalidade e a construção feita com seus personagens quando ela quer atingir um objetivo específico com o livro, sem a menor preocupação de ser "fiel aos personagens", isso tem acontecido muito nos livros de Trono de Vidro, desde o segundo volume, e aconteceu nesse livro.

Por isso, apesar de eu gostar muito dos personagens criados pela Sarah, tenho medo de ela acabar não sendo uma boa "finalizadora" de séries, ela se perde e esquece que de acordo com a construção que ela mesmo fez, fica difícil de acreditar que aqueles personagens se comportariam daquela determinada maneira.

Concordo com você também quanto à falta de diversidade nos livros, e a pressão que foi feita, principalmente lá fora, para que houvesse mais diversidade, uma pena que para atingir isso ela tenha feito uma cagada dessas, rs.

Acredito que nos livros spin-offs todos esses personagens devem aparecer, e essa era a intenção da Sarah em deixar os finais deles em aberto, mas isso já é "jogo sujo" com os fãs, se é último livro, você tem que finalizar a estória. Foi uma jogada clara de marketing, para prender os fãs, achei bem feio.

Dei 4 estrelas por pena, por ter gostado tanto dos outros livros, dos personagens e da série no todo, eu não consegui dar outra nota, mas numa avaliação mais técnica e imparcial, tirando o emocional do jogo, eu teria que dar 2.5 estrelas, por aí.

Yamille Bicharra 09/05/2017minha estante
A série não é trilogia... na verdade, espera-se que tenha cerca de mais 3 livros.

Nathalia 10/05/2017minha estante
Yamille, é uma trilogia sim, os novos livros são "spin-offs" da trilogia principal, tanto que nem foi anunciado quais personagens aparecerão nos novos livros, etc. O que se sabe é que os livros serão baseados no mesmo universo de ACOTAR.

Rah 06/05/2017

"To the stars who listen — and the dreams that are answered."
Eu pensei que ACOMAF era meu livro favorito, mas descobri era porque ACOWAR ainda não tinha chegado em minhas mãos. Que livro! Que personagens! Que desenvolvimento! Estou completamente sem explicação sobre o que é esse livro. Acowar me fez perceber várias coisas, como chegar a conclusão que Rhysand é real... Rhysand mostrou que a esperança é real e que SIM pode ter bondade em algo ruim, como ele mesmo disse. Rhysand é cada palavra de conforto para alguém que precisa. Ele é ações em pro ao outro, sem pensar em sí mesmo. Rhysand é o melhor personagem já escrito e nunca vou ser agradecida o bastante pela Sarah o ter criado. Eu queria sentir raiva pelo que a Sarah me fez passar lendo esse livro, mas não a sinto. Obrigada Sarah, um dia te digo obrigada pessoalmente.

QUOTES (então possui spoiler abaixo)

"I love you."
His head lifted, eyes churning. "There was a time when I dreamed of hearing that," he murmured. “When I never thought I’d hear it from you." He gestured to the tent—to Adriata beyond it. "Our trip here was the first time I let myself … hope."
To the stars who listen—and the dreams that are answered."

"Feyre Archeron." A labored breath. "I told you—to stay with the High Lord. And you did." (Eu nunca vou esquecer dessa frase)

"I would not have known that it is the family you make, not the one you are born into, that matters. I would not have known what it is to truly hope, even when the world tells you to despair."
"If I had not met my cousin, I would never have learned that light can be found in even the darkest of hells. That kindness can thrive even amongst cruelty."

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 04/05/2017

Acabei de terminar este livro e não tenho palavras. São muitas emoções.
Eu realmente não posso descrever o quanto eu adorei. Ainda estou tentando processar o que acabei de ler.
É ainda melhor do que ACOMAF.
Eu sei que os livros SJM não são para todos. Ou você adora livros ou odeia. Eu amo!!!
Para mim, esta série é ainda melhor do que "Trono de Glass".
O enredo é cheio de ação. O romance, oh meu Deus, o romance é para morrer.
Eu sei que muitas pessoas odeiam o Tamlin, desculpa, mas eu não sou uma dessas.
Eu simplesmente não consigo, eu fico com raiva dele, mas não consigo odiar ele.
Rhys é perfeição e meu personagem favorito de todos os livros SJM.
Estou apaixonado por um Fae, só não contem para o meu marido.
Eu adoraria ler mais sobre Lucien + Elain e Cassian + Nesta. Preciso mais do romance deles. Preciso ler o ponto de vista deles.

O final foi tão perfeito que eu tenho até medo do que vai acontecer nos próximos livros. Mas ao mesmo tempo estou ansiosa, porque preciso de mais desse mundo e desses personagens. Agora, eu vou ficar aqui deitada na cama, tentando processar tudo que aconteceu. Estou até meio tonta.
Amanda 05/05/2017minha estante
Nossa, fico feliz em saber que minhas expectativas serão atendidas! Morrendo até a tradução sair!!!

Lou 11/05/2017minha estante
A continuação vai ser narrada pela Feyre?

Albert.Lenon 05/05/2017minha estante
Vai ter quarto livro mana ?

Clara 05/05/2017minha estante
Vai sim :) 2018

Pinhheiro 08/05/2017minha estante
Esse é o terceiro livro? Pq se for vou comprar e ler agora!!

Clara 08/05/2017minha estante
É sim :D