Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Patricia.Caminoti 14/03/2022

História fraca
Odiei que esse livro não tem capítulos e uma enrolação pra história acontecer , meio século pra chega nos acontecimentos e ser só um cacorro com raiva .
Patricia.Caminoti 14/03/2022minha estante
Cachorro**

Chico Barbosa Jr. 20/10/2020

Quando você se vê cercado pelos próprios medos, um misto de tensão e impotência toma conta.
Cujo é tudo isso e além.
É sobre os erros, decepções e, sobretudo, decisões.
Silmara | Momentum da Leitura 20/10/2020minha estante
QUE 4.5 ?

Junior 01/02/2022

Final inesperado
O livro é muito bom, quase tudo foi conforme eu esperava, exceto por àquele finalzinho aos 45 do segundo tempo que só quem leu sabe do que estou falando, uma tremenda punhalada e talvez até desnecessária para toda história.
Mas no geral recomendo.
Marcy 01/02/2022minha estante
Gosto muito desse!
Fiquei com muita dó do Cujo desde o início

Christiane.Sérgio 05/06/2021

Como uma boa história de terror, não há final feliz, não acaba bem... e é assim com esse livro. King acertou, como sempre!
Yasmim 05/06/2021minha estante
acertou em tudo!!

Carlos.Erik 08/07/2021minha estante
Eu não consigo aceitar isso. Criei um final alternativo na cabeça kkkkkk

Paulo.Ricardo 30/10/2022

Ótimo
Primeiro livro desse autor que leio, muito bom livro bem empolgante te prende mesmo de ler todo para saber o final.
Raphaellescano 01/11/2022minha estante
mesma coisa comigo.. no fim ele ganhou um fã , devoro tudo do king

Luiz Pereira Júnior 11/06/2017

Nenhum autor é sacrossanto...
Sim, o título da resenha está certo. Tenho todos os livros de Stephen King editados em português (não cadastrei todos aqui) e desde adolescente eu o venho lendo à medida que os livros vão sendo lançados. "Cujo", no entanto, foi exceção. Era uma fase difícil e minha família simplesmente não tinha dinheiro para "gastar" em livros. Depois, o livro entrou nos sebos como obra rara (e, então, eu não tive coragem de gastar 300, 400 ou 500 reais em uma obra que eu sabia que certamente seria reeditada). Sem modéstia: eu estava certo. A edição da Suma de Letras é impecável e vale cada centavo. No entanto, em relação ao conteúdo, ao enredo, ao desenvolvimento dos personagens, enfim, no geral, não é a melhor obra de King (compare-a, por exemplo, com "O cemitério" e "A coisa"). Isso, certamente, não fará com que eu deixe de ler King e de continuar relembrando o tempo em que ficava sozinho, no quintal de minha casa, assustando-me com um gato chamado Church, enquanto meus irmãos tentavam me assustar no mundo real...
Netto.Pierre 15/06/2017minha estante
Concordo com suas palavras.

Vitor.Panin 31/07/2022minha estante
Livros pra ler antes desse?

Kit 21/12/2021

Leia A zona morta antes!
Que final foi esse!? ?
Demorei um pouco pra entrar na vibe dessa história (e tenho certeza que quem leu A Zona Morta pouco antes de ler esse, aproveitou muito mais a história desde a primeira página, como fazia anos que havia lido, perdi várias referências), mas conforme a história foi se desenrolando fui me envolvendo com os personagens e, nossa? o King tem os dons de criar personagem que a gente consegue ver perfeitamente, o nojo que senti do Steve Kemp (que infelizmente me lembra alguém) e a angústia que senti por Vic e principalmente por Donna, OMG, surreal! E esse final foi tão pesado quanto o final do Cemitério, fiquei de cara com o rumo que as coisas tomaram. Coisa linda de se ler ?
Patricia677 28/12/2021minha estante
Realmente o final foi impactante! Quero ver o filme, mas não tenho coragem ?

laulau 22/09/2021

Mais um livro do rei do horror lido. Sem palavras para esse homem. As sensações que vc sente lendo a história são vívidas, o tanto de talento nessas páginas é assustador.
Gustavo 22/09/2021minha estante
SIMM, eu surtei tanto. Vc sentia a agonia dos povo

isa :) 05/05/2021

Stephen King não decepciona.
Um clássico com o direito de ter um lugarzinho especial na sua estante. Cujo é uma obra que trás uma mistura de sentimentos (pobre do São Bernardo, é tão vítima da situação quanto todos os outros, o que quase não me deixou ter raiva dele).

O livro é movido por um efeito dominó de lhe fazer roer as unhas, e em conjunto ter aquele pensamento de "Ai, não, merda! Tá tudo dando errado!". Um terror agonizante!
Gaby 05/05/2021minha estante
Deu vontade de ler aaaaa

Simi 28/12/2020

Vale a pena a leitura
Fugindo um pouco dos clássicos King, "cujo" foi escrito em um único capítulo e de maneira que a história se desenrola por si só.

Considerei como uma obra boa, mas não tão surpreendente como outros livros do autor.

O livro contará a história das famílias Camber e Trenton, que em dado momento se cruzam. O personagem principal é o Cujo, cachorro da raça São Bernardo, que após ser mordido por um morcego começa apresentar comportamentos estranhos e tudo muda.
laloarauxo 29/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler mas não gosto de livros muito sangrentos.

Literatura Policial 06/02/2017

Não pense em perder essa edição
Nos quatro romances que li de Stephen King até hoje – Joyland, Novembro de 63, Escuridão total sem estrelas e Cujo -, percebi sua desenvoltura em criar mundos, personagens e situações que orbitam a trama principal, sem que a prejudiquem ou desviem o nosso interesse. King abusa de sua capacidade narrativa e não vai direto ao ponto.

Para mim, o seu estilo de escrita e a sua forma de contar histórias são extremamente cativantes. No entanto, imagino que essa mesma qualidade que elogio, possa se tornar uma característica que afaste alguns leitores e crie algo do tipo “ame-o ou deixe-o”. Para quem se interessa por esse tipo de observação, o livro “Sobre a escrita” é uma obra indispensável, já que é um espaço criado por King para falar de sua história pessoal e profissional, e discutir o seu ofício.

Sobre “Cujo”, não pense em perder essa edição. Drama, suspense e terror se misturam perfeitamente nesse enredo tão inesperado, sobrenatural e também humano. O seu instinto de sobrevivência vai falar alto durante a leitura e não se assuste se, ao fim de trezentas e poucas páginas, você encontrar um fim trágico e cruelmente belo.

site: https://literaturapolicial.com/2017/02/03/cujo-de-stephen-king/
Paulo 06/02/2017minha estante
King é fantástico!

Will 10/06/2022

Angustiante
O mestre estava em uma fase sombria de sua vida e percebemos isso claramente na leitura! É impactante e brutal.
Dheyvison Jr. 10/06/2022minha estante
Ele tava drogadasso. Acho q nesse ponto ele já tinha se entregado por completo as drogas ?

Tami 11/02/2017

— Mamãe — disse ele, pesadamente. — Como é que o monstro do meu closet conseguiu sair? Eu estou sonhando? Estou tendo um pesadelo?
Vic e Donna Trenton mudaram-se de Nova York para a bucólica Castle Rock, cidadezinha situada no estado do Maine. Eles tinham um filho de quatro anos chamado Tadder, ou Tad, como era frequentemente chamado. O menininho estava tendo dificuldades para dormir, pois falava que havia um monstro no armário do seu quarto. Seus pais, claro, desencorajavam essa ideia, falando que não havia monstro algum, mas na cabecinha de Tad quem estava em seu armário era o espírito de Frank Dodd, sujeito que havia aterrorizado Castle Rock há alguns anos.

Quando ainda morava em Nova York, Vic trabalhava em uma agência de publicidade e era muito competente no que fazia. Algum tempo depois, ele resolveu abrir sua própria agência e, junto com seu melhor amigo, Roger, fundou a Ad Worx. Os dois amigos chegaram a conclusão que o estado do Maine seria perfeito para sediar a empresa, sendo assim, os dois mudaram-se com suas respectivas famílias. Quem não gostou muito dessa ideia foi Donna. A mulher não conseguia gostar de Castle Rock, pois sentia falta de sua antiga rotina. Sentindo-se entediada, Donna acaba tendo um caso extraconjugal.

Nesta história também vamos conhecer a família Camber, composta por Joe, um mecânico machista e grosseiro, Charity, esposa submissa de Joe, e Brett, filho dos dois, que a cada dia se parece mais com o pai. Os Camber eram donos de Cujo, um enorme e dócil São Bernardo... até o dia em que ele é mordido por um morcego e contrai hidrofobia, mais conhecida como raiva.

Vic acaba descobrindo a traição de Donna, e isso acontece pouco tempo antes de uma viagem de negócios, pois a Ad Worx está enfrentando problemas com a iminente saída de seu principal cliente. Vic fica arrasado com essa descoberta, pois ama muito a esposa. Ela, por sua vez, aparenta estar muito arrependida. Vic vê nessa viagem uma oportunidade de colocar a cabeça no lugar para pensar no que fará a respeito do assunto.

Charity consegue ganhar um dinheiro na loteria e resolve pedir permissão a Joe para viajar com Brett para Connecticut, mais precisamente para a casa de sua irmã, a quem não via há muitos anos. Estúpido como sempre, Joe nega em um primeiro momento, mas acaba cedendo. A intenção de Charity é tirar Brett de perto de Joe por um tempo para mostrar ao menino outras perspectivas de vida.

Cujo está cada vez mais doente...

O carro de Donna está dando problemas, e não dá para ficar com uma criança pequena, para cima e para baixo, sem um carro. Antes de ir para o aeroporto, Vic fala para ela levar o carro na propriedade de Joe Camber para ele poder dar uma olhada. Vic parte e Donna fica sozinha com Tad e seus monstros imaginários.

Chega o dia da viagem de Charity e Brett. O menino percebe que há algo errado com Cujo, mas Charity diz que tudo vai ficar bem, que Joe vai cuidar do cachorro. Joe, por sua vez, quer aproveitar esse momento a sós para farrear com um amigo, mas acaba descobrindo sobre a doença de Cujo da pior maneira possível.

Donna coloca Tad no carro e sai rumo a propriedade de Joe. Chegando lá, obviamente, ela não encontra o homem, mas encontra um São Bernardo sedento por sangue. O cachorro começa a avançar em direção ao carro, chegando a jogar-se contra a lataria. Tad fica muito assustado e começa a gritar, pedindo para ir embora. É quando o carro enguiça de vez e não dá mais nenhum sinal de vida. Nem as buzinas de Donna parecem chamar a atenção de alguém, e, em uma época em que não havia celulares, Donna fica presa em seu carro com um menininho de quatro anos. Do lado de fora, Cujo fica esperando o momento em que Donna precisará sair, e ele não tem pressa...

-----------

Passei muito tempo sem ler algo do Stephen King. O último livro que li do autor foi Desespero, no longínquo ano de 2009. Quando vi que poderia solicitar Cujo não pensei duas vezes, pois seria uma ótima oportunidade para voltar a ler algo desse aclamado autor.

Confesso que em um primeiro momento a leitura não me prendeu. Stephen é muito detalhista e eu curto histórias mais sucintas, que não possuem muitos rodeios. Só que eu entrei na leitura com o intuito de gostar dela, pois eu já sabia que o estilo do autor era esse, então se eu me propus a ler eu tinha que enxergar além disso. A leitura foi um pouco arrastada por umas sessenta páginas, mas depois o ritmo foi melhorando eu mergulhei na história.

Eu concentrei o resuminho da história nas duas famílias, pois seus membros são os personagens mais importantes para a narrativa, mas em Cujo nós temos outros personagens, como o amante de Donna, que só está presente para desencadear toda crise entre o casal. Temos também Roger, que está na história para fazer o papel de melhor amigo mesmo, sem uma importância maior.

Donna é muito egoísta ao colocar a culpa de suas atitudes na mudança. Ela amava o marido, não duvidei disso em nenhum momento, mas achei-a covarde e mesquinha nesse aspecto. Vic, por sua vez, é comprometido com sua família e um pai e um marido super atencioso, em contrapartida, é uma pessoa passiva em sua vida privada, muito diferente de como é em sua vida profissional. Charity é a típica dona de casa submissa, que aceita tudo o que o marido fala e está acostumada com patadas e grosserias. Brett é um bom menino, mas como era de se esperar, vê no pai o seu herói, e não consegue enxergar que as coisas que Joe faz são erradas.

Continue lendo a resenha no blog! ;)

site: http://www.meuepilogo.com/2017/02/resenha-cujo-stephen-king.html
Deus 23/02/2017minha estante