Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

laulau 22/09/2021

Mais um livro do rei do horror lido. Sem palavras para esse homem. As sensações que vc sente lendo a história são vívidas, o tanto de talento nessas páginas é assustador.
Gustavo 22/09/2021minha estante
SIMM, eu surtei tanto. Vc sentia a agonia dos povo

Carlos.Erik 08/07/2021minha estante
Eu não consigo aceitar isso. Criei um final alternativo na cabeça kkkkkk

Literatura Policial 06/02/2017

Não pense em perder essa edição
Nos quatro romances que li de Stephen King até hoje – Joyland, Novembro de 63, Escuridão total sem estrelas e Cujo -, percebi sua desenvoltura em criar mundos, personagens e situações que orbitam a trama principal, sem que a prejudiquem ou desviem o nosso interesse. King abusa de sua capacidade narrativa e não vai direto ao ponto.

Para mim, o seu estilo de escrita e a sua forma de contar histórias são extremamente cativantes. No entanto, imagino que essa mesma qualidade que elogio, possa se tornar uma característica que afaste alguns leitores e crie algo do tipo “ame-o ou deixe-o”. Para quem se interessa por esse tipo de observação, o livro “Sobre a escrita” é uma obra indispensável, já que é um espaço criado por King para falar de sua história pessoal e profissional, e discutir o seu ofício.

Sobre “Cujo”, não pense em perder essa edição. Drama, suspense e terror se misturam perfeitamente nesse enredo tão inesperado, sobrenatural e também humano. O seu instinto de sobrevivência vai falar alto durante a leitura e não se assuste se, ao fim de trezentas e poucas páginas, você encontrar um fim trágico e cruelmente belo.

site: https://literaturapolicial.com/2017/02/03/cujo-de-stephen-king/
Paulo 06/02/2017minha estante
King é fantástico!

Junior 01/02/2022

Final inesperado
O livro é muito bom, quase tudo foi conforme eu esperava, exceto por àquele finalzinho aos 45 do segundo tempo que só quem leu sabe do que estou falando, uma tremenda punhalada e talvez até desnecessária para toda história.
Mas no geral recomendo.
Marcy 01/02/2022minha estante
Gosto muito desse!
Fiquei com muita dó do Cujo desde o início

Patricia.Caminoti 14/03/2022

História fraca
Odiei que esse livro não tem capítulos e uma enrolação pra história acontecer , meio século pra chega nos acontecimentos e ser só um cacorro com raiva .
Patricia.Caminoti 14/03/2022minha estante
Cachorro**

Vinny Britto 03/08/2017

Pobre Cujo
Caramba, não lembro qual foi a última vez que um livro me deixou angustiado assim. Ele nos mostra um medo real, uma situação verossímil, e que poderia acontecer em qualquer lugar, com qualquer um. Por isso facilmente dá pra se imaginar na situação, o que torna a leitura bem dinâmica e assustadora.
Talvez o livro mais claustrofóbico e angustiante que já li, por várias vezes parei um pouco a leitura, pois tenho uma boa imaginação, e as descrições das cenas de violência são bem realistas e me marcaram bastante, principalmente porque amo cães (tenho um Rottweiler) e fiquei com muita pena do Cujo, pois o coitado não teve culpa alguma de nada ocorrido.

Infelizmente não gostei muito do filme, pois mudaram algumas coisas que acho importantes no livro, principalmente o final.

É nesse aqui que agora posso dizer que o King me acertou e acabou ganhando mais um fã!!
Rafaela 12/08/2017minha estante
undefined

Erika Xavier 30/03/2020

Um pouco monótono
Foi uma leitura inicialmente difícil (mesmo para mim que sou fascinada pela escrita do King), porém a partir da página 180 a trama começa a se desenvolver de maneira a prender o leitor. Recomendo bastante para quem quer dar uma chance a leitura, mas não recomendo se for seu primeiro livro do autor.
Pablo 11/04/2020minha estante
Exatamente esse ponto que me pegou, meu primeiro livro do King, expectativas lá em cima, acabei me deparando com uma leitura lenta e travada. Mas concordo que perto do final vai ficando interessante.

Khatatau 19/01/2023minha estante
A escrita do King é prolixa mesma kkkkk mas eu amo mesmo assim.
O bom é assistir Beethoven e depois assistir Cujo kkkkkk.

Camila | @abismos.literarios 21/06/2020

Cujo, anteriormente publicado como Cão raivoso, é um livro sem capítulos e que não te deixa respirar ao longo das páginas, de tanta tensão hehe. A história se passa em Castle Rock, Maine, e logo no inicio encontramos recortes do que aconteceu por ali anos antes, o caso do serial killer Frank Dodd - uma referência sensacional ao livro Zona Morta. Assim, conhecemos as duas principais famílias que residem por ali e são o eixo central da história, os Trenton e os Camber. Vic Trenton está passando por uma fase difícil, no trabalho e também no casamento; Donna com problemas para se adaptar a vida pacata no Maine, e Tad com seus constantes pesadelos noturnos. Na outra família temos Joe, um mecânico e marido abusivo, que reside um tanto afastado da cidade com sua esposa, seu filho e um são bernardo - Cujo, com seus 90 e tantos quilos. Cujo é um cachorro extremamente dócil e carinhoso, até que um dia, numa perseguição à um coelho, acaba sendo mordido por um morcego que lhe transmite raiva. E é aí que o pesadelo da pequena cidade começa. O que um cachorro desse tamanho, no estágio mais avançado da raiva, pode fazer com os humanos? Deixo a pergunta em aberto para não dar spoiler nenhum dessa história sensacional. Vic Trenton precisa fazer uma viajem a trabalho e se ausenta da cidade por um período de 10 dias; Donna e Tad estão sozinhos quando precisam consertar o carro devido à um problema mecânico, eis a solução: levar o carro à mecânica de Joe. Quando ambos chegam lá, a fera já está em seu estágio mais brutal, e então se encontram num dilema: ficarem fechados no carro num calor de matar ou enfrentar a fera de 90kg lá fora? Quanto tempo isso pode durar? Onde estão as outras pessoas? Fiquei com o coração na boca o livro inteiro, num suspense desenfreado e uma agonia gigantesca pra saber qual seria o fim da situação. E digo que o final é surpreendente, como sempre esperado do tio King, e inclusive nos tira umas lágrimas. Por fim, sempre bom manterem seus bichinhos vacinados e ficarem atento a qualquer coisa fora do comum hehe.

site: https://www.instagram.com/p/CBtwHLSD5mU/
Mayara Nunes Almeida 21/06/2020minha estante
Amei a resenha!!! ??????

Luiz Pereira Júnior 11/06/2017

Nenhum autor é sacrossanto...
Sim, o título da resenha está certo. Tenho todos os livros de Stephen King editados em português (não cadastrei todos aqui) e desde adolescente eu o venho lendo à medida que os livros vão sendo lançados. "Cujo", no entanto, foi exceção. Era uma fase difícil e minha família simplesmente não tinha dinheiro para "gastar" em livros. Depois, o livro entrou nos sebos como obra rara (e, então, eu não tive coragem de gastar 300, 400 ou 500 reais em uma obra que eu sabia que certamente seria reeditada). Sem modéstia: eu estava certo. A edição da Suma de Letras é impecável e vale cada centavo. No entanto, em relação ao conteúdo, ao enredo, ao desenvolvimento dos personagens, enfim, no geral, não é a melhor obra de King (compare-a, por exemplo, com "O cemitério" e "A coisa"). Isso, certamente, não fará com que eu deixe de ler King e de continuar relembrando o tempo em que ficava sozinho, no quintal de minha casa, assustando-me com um gato chamado Church, enquanto meus irmãos tentavam me assustar no mundo real...
Netto.Pierre 15/06/2017minha estante
Concordo com suas palavras.

Alan.Felipe 29/03/2023

Cujôoo
O início é um pouco lento, mas não é chato. A trama se desenvolve em torno de duas famílias e suas intrigas, na cidade de Castle Rock.

O terror psicológico que rola durante a história é muito bom, bem claustrofóbico em certos momentos.

Pra quem tem medo de cachorro vai ser algo bem assustador e pra quem não tem medo pode ser que passe a ter.

Recomendo!
Lina_2013 01/04/2023minha estante
Motivador.

Larissa 19/01/2023

O São Bernardo mais dócil? só que não?
Se você quer um livro que te deixará apavorado, leia Cujo.

Uma história agoniante, tenebrosa, e que precisa de estômago para ler as páginas desse livro. King foi mais uma vez maravilhoso ao escrever uma história tão forte e que causa medo no leitor, como o que encontrei nessas páginas. E já comecei meu ano bem, favoritando um livro!

Nesse livro encontraremos a história de várias pessoas, que de uma forma ou outra será interligado pelo cão Cujo, um são-bernardo, super dócil, e que os donos são os Camber.

A pacata cidade de Castle Rock, à muito tempo, desde o incidente com o tenebroso serial killer Frank Doll, não vivia dias tão assombrosos. Até que mesmo após anos do falecimento do serial killer, parece que seu espírito volta a atormentar o pequeno Tadder em sua casa, e em seu armário.

Pois bem. Vários acontecimentos vêm ocorrendo na cidade, com diversos personagens que são importantes para trama, e a todo o momento as passagens do livro são intercaladas com a vida dessas pessoas.

Até que a mãe de Tadder, Donna, tem que levar seu carro para consertar até a oficia do Camber que fica recluso em um local afastado de Castle Rock, e é aí que eles se deparam com o cão, que Tadder apaixona logo de cara.

Mas, tudo muda, qual Cujo é mordido por um morcego e acaba sendo contaminado pela raiva. E aí, você já imagina, que o dócil cão, se tornará o pior pesados de todos, inclusive de Donna e seu filho.

Um livro que vale a pena conhecer! E após a leitura recomendo fortemente que assistam ao filme!
Isadora 19/01/2023minha estante
Amo esse livro, amo a cidade de Castle Rock. Acontece cada coisa ai rsrs

Vitor.Panin 31/07/2022minha estante
Livros pra ler antes desse?

bianca 02/01/2024

Coisa feia! ?
Como pode Stephen King escrever um livro de terror sobre um CACHORRO e ter sucesso?
O livro é mega claustrofóbico e tenso.
Teve dois pontos que eu não gostei: os diálogos gigantescos sobre cereal com corante vermelho, que me deixaram com tanta raiva que eu cheguei a CHORAR.
E em segundo lugar: os personagens. Não me conectei com nenhum personagem, Donna era uma vag4gunda, Vic era um c0rno e Ted era um chato.
Literalmente o único personagem que consegui sentir o mínimo de empatia foi o Cujo!
O final foi absurdo!
O livro é definitivamente bom, mas não é a melhor obra do King.
Mayara.Beni 08/01/2024minha estante
dyva que resenha

Simi 28/12/2020

Vale a pena a leitura
Fugindo um pouco dos clássicos King, "cujo" foi escrito em um único capítulo e de maneira que a história se desenrola por si só.

Considerei como uma obra boa, mas não tão surpreendente como outros livros do autor.

O livro contará a história das famílias Camber e Trenton, que em dado momento se cruzam. O personagem principal é o Cujo, cachorro da raça São Bernardo, que após ser mordido por um morcego começa apresentar comportamentos estranhos e tudo muda.
laloarauxo 29/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler mas não gosto de livros muito sangrentos.