Deuses Americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Luisa 29/02/2024

Eu gosto muito da série Good Omens e fiquei interessada em ler as obras do Neil, esse foi o primeiro livro do autor que tive contato e infelizmente não funcionou comigo.
Shadow tem 0 carisma, nunca sente nada, não sabe de nada e só aceita, quando sente algo é super raso que nem da pra se chamar de sentimento.
A escrita do autor, pra mim, é algo super parado, até os momentos de ação não tiveram nenhuma emoção e tudo acabou de um jeito tão simples pra um livro de 500 e poucas páginas.
Vou assistir a série e espero que seja melhor, mas se você já leu algo do autor e gosta, esse livro deve ser legal pra você.

Pol 18/02/2024

É o Gaiman não tem jeito
Desde o fim da minha adolescência quando comecei a ler Sandman eu me tornei fã de qualquer coisa que esse homem escrevia primeiramente em HQ e com o passar do tempo fui me interessando pelos livros, já tinha ensaiado ler deuses uma vez mas não lembro o motivo que deixei de lado (livros grossos me dão preguiça de começar a ler e vou procrastinando a leitura o máximo que conseguia, talvez tenha sido isso).
Talvez essa tenha sido a melhor época pra ter lido ele (clichê) por ter saído de uns livros que se tratava de mitologias nórdicas e contos de folclore, não tem nem muitos paralelos com os Deuses do livro mas da pra entender a ideia geral do que é existir apenas pela crença de alguém.

Falando do livro agora, o ritmo de leitura é bom desde o começo, não senti a peteca cair em nenhum momento, mesmo quando tem capítulos paralelos a história é tudo muito bem encaixado e pensando na sequência que o livro propõe. Achei bem interessante ele ter encaixado um rolê de roadbook, sempre descrevendo bem as viagens que Shadow faz, os lugares que ele para ou permanece, nunca tinha lido algo parecido nesse sentido e gostei demais da sensação, toda a jornada é linda até visualmente. O livro acaba bem, ele QUASE me deixou achando que o maior problema se resolveu facilmente mas faz 100% de sentido com a história a forma com que as coisas andaram e os epílogos são demaisss, o jeito como amarrou a história toda e o fim até do próprio Shadow, sensacional.

xx

Jonas 14/02/2024

Uma batalha entre deuses antigos e novos se aproxima ... o que eles escondem? Uma história cheia de mistério e intrigas ... bom livro.

Deb_ 10/02/2024

É, Neil? Dessa vez, não vou te defender.
Abandonei esse livro 2 vezes, mas depois de 1 ano, finalmente, terminei. No começo, eu não tava entendendo nada. No final, parecia que eu tava no começo.

Eu até senti uma certa afeição pelo Shadow (mesmo ele sendo tão carismático quanto uma parede). Mas a história é MUITO enrolada e confusa. Quase 600 páginas de pura chatice. Maçante maçante maçante.

Quanto aos deuses?.. Sinto que foram extremamente mal aproveitados. A grande maioria apareceu pouco e por pouquíssimo tempo. Foi tudo bem mal explicado.

angelakashya 09/02/2024

Livro Maravilhoso, cheio de confusão, maluquisse, umas partes meio emotivas, mas nem tanto.
Demorei um pouco a me engajar com os personagens, mas depois fluiu bem

Lucy 08/02/2024

Se eu tivesse 15 anos
Quando eu era pequena, a mitologia foi inserida de diversas maneiras, mas o marco memorável foi os CAVALEIROS DO ZODÍACO. Não ria, jovem padawan, cada geração tem o mito que merece!
Se eu tivesse 15 anos e lesse esse livro, me apaixonaria pelo Shadow, que era a versão blasè do herói que busca a sua amada! E olha que legal: é Laura, é moon, é trevosa, é morta viva e ela se sacrifica!
Esse livro povoaria meu imaginário e me colocaria nos caminhos das pesquisas e leituras em busca das mitologias e romances e ... e... e.. . E eu seria a Laura que sou hoje.
O que pega é que assim como os mitos são contados, este é e é atualizado e Neil que é um fofo e muito sagaz e tem uma comédia intrínseca na veia, mórbida de leve, mas tá ali, faz o herói ser tão morno que seria possível um de nós ser ele, e por isso podemos reclamar de Shadow ser tão chatooo... mas ele carrega todas as características do herói mitológico e cumpre todas as fases da jornada e ainda ...
É eu acho que é isso. Eu vi a série e li o livro agora e ainda gosto mais do da estrela, até mais que da série sandman, já que não li o livro.
Deve ser por causa dos contos de fadas e da magia mais pungente.
Vou procurar o sandman pra ler a graphic novel.
Eu recomendo demais o livro, li vorazmente e vai ficar na cabeça tanto quanto a série. Sério. Nota 3 é muito bom.
PS: MELHOR PARTE DO LIVRO É O CORVO MANDANDO O CARA IR PRO LOCAL DE ENCONTRO E ELE PEDINDO ORIENTAÇÃO, MANO, FOI LINDO, E MAIS, FALA PRO CORVO MAIS EMBLEMÁTICO DA MITOLOGIA "SAY 'NEVER MORE' - 🤬 #$%!& YOU" FOI LENDÁRIO.

Saraiva 04/02/2024

Nossa só instiguei pra ler porque tava apaixonada e ele queria que eu lesse essa bomba.
no regrets. o livro é muito bom mesmo.

maiara263 04/02/2024

Shadow está há 5 horas imóvel e em completo silêncio...
Shadow conseguiu desbancar todas as protagonistas de livros de infanto-juvenil e se tornou o protagonista mais chato de todos os tempos !!

Deuses Americanos é um livro que critica e exalta o estilo de vida americano ao mesmo tempo. Somos apresentandos a um universo onde os deuses seguem aqueles que acreditam neles e quando são esquecidos morrem. Por isso, muitos deuses antigos de diferentes culturas moram nos EUA atualmente como qualquer pessoa - sem nenhuma regalia - já que vieram pela fé de imigrantes, escravos e colonizadores há muitos anos e foram esquecidos e substituídos pelo estilo de vida moderno no capitalismo onde as pessoas não tem mais tempo pra fé ou só não ligam pra suas raízes.

Essa premissa do livro é muito boa, mas logo no início dá pra ver que o ritmo da leitura é arrastado e nada acontece de importante por vários capítulos seguidos.

Primeiro, o Shadow. O Shadow é o protagonista do livro. Um homem comum que viveu uma vida sem nada de muito especial que um dia conhece um homem misterioso e começa a trabalhar pra ele.
O Shadow é praticamente o livro inteiro tão espectador quanto nós leitores porque ele não sabe o que está acontecendo, nem o motivo, nem quem são as pessoas que ele conhece ou em quem confiar. E isso não é ruim, mas a forma que ele lida com tudo é tão apática que chega a ser irritante.

Logo de início fica claro que Wednesday não é humano ou pelo menos não é comum, ele fala e faz coisas que uma pessoa normal não faria e o Shadow não tem absolutamente nenhuma reação, ele só aceita.

Também fica claro que em nenhum momento o autor tem a intenção de fazer o Shadow um protagonista carismático, dá pra perceber que é intencional e os próprios personagens se incomodam e citam isso, como a Laura e o próprio Wednesday, mas mesmo sabendo, tem situações que não dá.

Até a metade do livro não acontece nada, é basicamente ele indo de um lugar para outro conhecendo deuses (que não é explícito que são deuses) e ficando em alguns lugares por dias esperando Wednesday chamar ele de novo. E quando o leitor fica a sós com o Shadow é absurdamente entendiante, minha vontade era de pular todas as partes dos truques de moeda.

Segundo, a escrita. Eu li o livro físico na edição preferida do autor, não sei se foi a tradução, mas tem vários momentos que não fica claro de quem o autor ta falando e eu acabei lendo varias páginas sem saber sobre quem se tratava aquela parte e me confundia.

Outra coisa que me incomodou foi a quantidade desnecessária de descrição, de cada hotel, de cada truque de moeda, cada movimento do Shadow. Não acrescentava em nada e só deixava a leitura mais parada do que já tava.

Os acontecimentos de verdade demoram muito pra acontecer, mais ou menos depois de 350 páginas que a história de fato começa a andar e tudo é resolvido bem depressa no final.

Gostei dos personagens da Laura, Wednesday, Loki, Nancy e Czernobog. Contava as páginas pra eles aparecerem logo e a narrativa sair do Shadow.

O final me surpreendeu, mas depois percebi que era até meio óbvio e não achei super impactante. Mas, achei irônico um livro sobre uma guerra entre deuses atuais e novos nem ter uma guerra no fim.

A parte de Lakeside em paralelo com a história principal foi bem interessante de ler, gostei dos personagens e da cidade e do plot do final, que eu não estava esperando. Mas acho que podia ter mostrado mais dos novos deuses do que colocado essa história a parte, senti falta de conhecer mais os novos deuses e a personalidade de cada um.

Minha conclusão é: A premissa é muito boa e o universo é genial, mas não funcionou no formato de livro ou pelo menos na escrita do Neil Gaiman. Nunca li as HQ's, mas a julgar pelo sucesso com certeza funciona melhor e até a adaptação em série da Amazon deve funcionar melhor também.

Toda a ambientação, os personagens e os interlúdios são muito bons, mas a escrita é arrastada e massante. 2,5/5.

"Deuses morrem. E, quando morrem para sempre, não há luto nem memória. É mais fácil matar uma ideia do que uma pessoa, mas, no fim das contas, ideias também podem morrer."
Erinia1 05/02/2024minha estante
Mona do céu! Aqui você hablou
???????
Acho que fui muito gentil na minha resenha

maiara263 05/02/2024minha estante
KKKKKKK estou aqui para apontar e julgar !

Sandra 31/03/2024minha estante
Chatérrimo!

Jennifer.Ernesto 01/02/2024

Muitas loucuras, morte e vida, presente, passado e futuro e shadow, um cara negro e grande que é simplesmente jogado no meio disso tudo. Parte 1 da graphic novel do livro homônimo, Deuses americanos. Tem muitos detalhes mitológicos, muitas sátiras e humor negro. É bom, mas ao mesmo tempo me parece que eu tô perdendo detalhes da história. Neil Gaiman é sempre assim.

mayagraciele 29/01/2024

No início toda a premissa do livro me pareceu extremamente interessante, um livro sobre antigos deuses lutando contra deuses da sociedade moderna, para mim me parecia a receita para o sucesso. Porém, com o avanço da leitura eu sempre sentia que algo estava faltando para que o livro fosse realmente excelente, o que era isso eu ainda não sei. O que não quer dizer que o livro seja bom, ele é, só que para mim poderia ter algo a mais.
maiara263 04/02/2024minha estante
também senti isso!! nao sei, dá a sensação de que a história ta acontecendo e você não ta vendo ela porque ta acompanhando o Shadow fazendo nada

mayagraciele 04/02/2024minha estante
Exato, a guerra tá se desenhando e enquanto isso o Shadow tá lá só existindo esperando alguém falar pra ele fazer alguma coisa

Erinia1 29/01/2024

Pane... Pane no sistema... Mas eu ainda te amo Neil
Antes de tudo, eu tenho que dizer: Neil Gaiman é um gênio!

O cara consegue criar um mundo fantástico sem precisar escrever uma saga de livros, como ele fez em Stardust... Vocês podem encarar essa parte como um shade a certas escritoras e escritores.

A narrativa é ótima, mas ainda tenho algumas ressalvas:

Eu não aguentava ler os truques com a moeda de Shadow Moon. Por Odin! Essa era a parte mais chata do livro. Me dava um pane no cérebro, porque chegou em um momento que não conseguia entender mais como esse truque estava rolando.

De uma hora pra outra o livro passou de fantasia para criminal, essa parte foi até interessante, mas bem abrupta.

Um sentimento que permaneceu em mim, do começo ao fim do livro, foi minha vontade de dar um soco no rosto do Shadow. O homem simplesmente não tem reação! A mulher dele trai e ele NÃO TEM REAÇÃO. Parece um corpo sem alma, sem sentimentos... sei lá.

Diferente de algumas pessoas que odiaram fortemente a série, eu indico assisti-la... claro, só até a primeira temporada, porque depois da segunda só ladeira abaixo.
Muitas passagens do livro não ficaram claras, mas a série conseguiu demonstrar perfeitamente. Por exemplo: a Laura zombie, quando eu li, no começo, não estava conseguindo compreender porque essa mulher estava viva. Os contos de Mr. Ibis também ficaram mais explicativos. No final do livro, onde Shadow Moon encontra o "outro Odin", já na série teve a páscoa e Easter convidou todos aqueles Jesus; foi aqui que entendi a complexidade dos Deuses.

Achei bem interessante fazer essa comparação de livro para série.

Ps 1.: A série não é perfeita, mas serve para esclarecer os bugs.

Ps 2.: Porque krlhs a Amazon demitiu o Orlando Jones!?!?!?

Ps 3.: A morte da Laura foi inusitada kkkkkkkkk

Cacauzinha1 21/07/2022minha estante
Acho que pra entender mais um pouquinho o livro é bom ver a série também .

maiara263 04/02/2024minha estante
Nossa sim! As partes dos truques com a moeda muito chatas kkk quis pular também

Sandra 31/03/2024minha estante
A zumbi tinha mais vida que o Shadow.?

Sarah587 26/01/2024

Cansativo
Esse livro eu li na força do ódio... Ele tem a história boa, cheia de deuses mas é um livro longo e maçante...
Recomendo a leitura pra quem gosta de mitologia mas leia sabendo que é um livro longo.

Tinúviel 21/01/2024

Eu tenho uma leve impressão de já ter lido essa HQ antes, não sei se foi por conta do livro que já ou da série e ela é tão boa quanto o livro e a série.