Deuses Americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Carol 04/07/2023

Deuses Americanos
Eu sempre volto para Gaiman quanto eu tenho alguma ressaca literária e foi o que aconteceu quando eu comecei a ler essa HQ, tudo aqui é super fiel ao livro original, a história continua incrível e maravilhosa, Sr. Wednesday continua super poderoso e um pouco debochado e o maior adendo que essa a HQ poderia nós dar é a criação autentica de um mundo criado por Gaiman. As cores e as artes dessa HQ são impecáveis, é um estilo que eu acho que colabora muito com o livro. Leiam deuses americanos de qualquer forma, mas leiam ♡

Vitor.Hofstetter 28/06/2023

Não tem graça
O protagonista é uma pedra sem emoções ou sentimentos. Não me entenda mal, para um livro ser bom, o mesmo não precisa criar uma conexão entre você e o personagem principal. No filme Perfume por exemplo, o assassino em série também é uma pedra sem sentimentos, mas em compensação ele tem todo um contexto que o torna mega interessante. Nesse caso aqui, Shadow (nome super genérico) apenas vai andando para frente sem saber ou sequer se importar em porque ele está fazendo aquilo tudo. Ele não demonstro qualquer ligação e/ou interesse pela jornada. Ele é apático e desmotivado. E se ele não está motivado, eu também não estou.

A trama simplesmente não me envolveu. Eu não me importei com Shadow ou por seu destino. Fora isso, o livro tem essa péssima mania de ficar parando o tempo todo para contar histórias paralelas que aconteceram em tempos passados do continente. Que legal, eu tenho certeza que muita gente vai ter um discurso super coerente explicando como essas historietas paralelas tem significado e propósito. Bla bla bla, no final das contas, apenas serve para quebrar o ritmo da leitura.

Primeiro livro meu desse cara, começou mal. Abandonei.

Vitor.Hofstetter 28/06/2023

Não tem graça
O protagonista é uma pedra sem emoções ou sentimentos. Não me entenda mal. Para um livro ser bom você em não precisa em todos os caso se conectar o personagem principal. No filme Perfume por exemplo, o assassino em série também é uma pedra sem sentimentos, mas em compensação ele tem todo um contexto que o torna mega interessante. Nesse caso aqui, Shadow (nome super genérico) apenas vai andando para frente sem saber porque está fazendo aquilo e sem demonstrar qualquer motivação. Se ele não está motivado, eu não estou.

A trama simplesmente não me envolveu. Eu não me importei Shadow ou com seu destino. Fora isso o livro fica parando o tempo todo para contar outras histórias nada a ver que aconteceram com pessoas no passado daquele continente. Legal eu sei que alguém vai ter um discurso explicando o que é que aquilo representa e o porque daquelas partes que parecem soltas. Mas independente do significado daquela besteira, simplesmente quebra o ritmo.

Primeiro livro meu desse cara, começou mal. Abandonei.

bieussauro 27/06/2023

A imaginação de Neil Gaiman
O destaque dessa obra com toda certeza é a capacidade criativa do autor. Narrativa bem escrita com dezenas de personagens incríveis.

Lívia 25/06/2023

Tendi nada até o final
Muita confusão,não sei se foi porque peguei a versão mais completa pra ler, não sei. Mas achei complicado de entedwr as histórias que não tem divisão por capítulos, tudo junto misturado, igual a sala de fruta do meu café da manhã.

Por mais que a leitura seja difícil, o final foi bem surpreendente e muito bom, principalmente a parte das crianças desaparecidas, acredito que tenha sido minha favorita.

raeliwei 25/06/2023

Deuses Americanos é uma saga épica em que Shadow Moon, um ex-presidiário, se envolve em uma batalha entre deuses antigos e novos na América contemporânea, enquanto questiona sua própria identidade e propósito.

Confesso que demorei pra entender o livro assim como quais seriam os tais "deuses novos". Achei certos trechos desnecessários como o excesso de vezes em que Shadow faz truques com a moeda. Pra quê isso? Não acrescentou nada pra história.
A história é muito boa e a escrita é bem gostosa pra entender, adorei também os contos independentes da obra principal.
Nota 4.

CarolCazzolli 20/07/2023minha estante
Você já leu Os filhos de Anansi
? Se sim, qual recomenda ler primeiro? Deuses Americanos ou Os filhos de Anansi?

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Filhos de Anansi...

Samantha.Facincani 27/05/2023

Que rolê é esse, Shadow Moon?!
Esse livro sempre me trouxe um certo fascínio, porque conheci essa história ao longo da série de TV e muitas vezes não entendia nada do que estava acontecendo... e sempre me questionava... "cara... impossível eu não conseguir entender o que tá rolando nessa história!?" ... e então decidi que precisava beber da fonte desse conhecimento...

Ah! E que grata recompensa após finalizar essa leitura... tudo ficou tão mais claro e tão melhor... reassisti a série e tudo fez tanto sentido! ??????????

Sem mais delongas, vamos à nossa resenha!

A saga de Deuses Americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon de trinta e pouco anos, um ex-presidiário, recém saído da penitenciária, onde estava cumprindo 3 anos por assalto, que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa, para sua vida pacata e para sua amada esposa, Laura.
Alguns dias antes de finalizar sua pena, os planos de Shadow se transformam em poeira, pois ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro e por isso ele vai ser liberado antes da prisão. Sem lar, sem emprego e sem rumo, voltando para o velório e enterro de sua esposa, Shadow é abordado no vôo de volta para casa por um senhor muito enigmático chamado Wednesday, um homem de olhar misterioso que está sempre com um sorriso desdenhoso e sarcástico no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.

Depois de muita conversa, muitas apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para esse tal senhor "Quarta-feira" (e nesse caso, o nome Wednesday é muito importante - não esqueçam de ler as referências do autor lá no final da edição... elas são muito importantes para enterdermos uma série de trocadilhos na tradução) e embarca em uma viagem, que podemos classificar como um pouco tumultuada e reveladora por várias cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país um tanto quanto estranho para Shadow e se analisarmos bem, para nós mesmos... já que moramos do outro lado do globo, em outro hemisfério!!! E é nessa viagem, com tantos encontros e desencontros, que o nosso querido Shadow se depara com deuses:

Os antigos que são aqueles que chegaram ao Novo Mundo, a tão sonhada América (nesse caso, o solo estadunidense) junto dos imigrantes e;

Os modernos que nos seduzem com uma facilidade gritante... entre eles estão o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas, e tudo que pode nos trazer uma recompensa rápida, que embora não seja duradoura!

E conhecendo esses deuses, Shadow começa a perceber que eles não vivem tão pacificamente como era de se esperar.

Esses deuses estão se preparando para uma guerra que ninguém vê, mas que já começou... Uma guerra baseada em detalhes do nosso cotidiano... e com um mero motivo... uma coisa até classificada como banal... mas que para os deuses é  imprescindível... O poder de não ser esquecido....

Com críticas fantásticas sobre nossos costumes, essa leitura nos faz refletir sobre nossas escolhas e principalmente sobre nossos hábitos enquanto sociedade.

Boa leitura e Boa diversão!

tefa.alves 25/05/2023

Chato, massante e escrita bonita
Gente odiei o livro, não vou negar que a escrita do neil é divonica mas misericórdia que livro CANSATIVO, e olha q o kingo teve q fazer diversas mudanças antes de ser publicado ne kkkkkk
observações.. não odiei tudo, achei as partes românticas bonitinhas
não recomendaria não

Maria 23/05/2023

Esperava mais?
A ideia do livro é muito boa, muito interessante, tinha tudo pra virar um dos meus livros preferidos... Mas não virou.

Por mais curiosa que fiquei, não consegui me prender de verdade na história, antes mesmo do meio do livro já estava achando a história arrastada e até um pouco confusa. Continuei por teimosia, por acreditar que iria ficar incrível e teriam muitas reviravolta, o que não acontece.

O final foi corrido e também previsível, esperava mais "explicações", alguns pontos na história que gostaria que tivessem sido melhor resolvidos, ou simplesmente explicados, mas que no fim (literalmente fim do livro) foram pinscelados como resolvidos.

Mesmo assim, é um livro interessante com um universo interessante, o problema foi sua escrita, muitas vezes cansativa.

Eddie.Erikson 22/05/2023

Segundo livro do autor que leio (além do HQ do sandman). Não me atraio muito pela forma de escrita dele. Quando vai muito pra fantasia não consigo acompanhar sempre a visão que ele queria transmitir no livro, ou me parece também que ele alterna muito as histórias de personagens ou momentos sem separação de titilo ou capítulo o que me incomoda um pouco. Entretanto mesmo com estas ressalvas deixar bem claro que Deuses Americanos ainda sim me supreendeu positivamente, me cativou e me prendeu bastante. Valeu ter dado essa chance.

Hammer.Mariana 18/05/2023

Deuses em decadência
O que acontece com os deuses, quando são esquecidos? Quando já não têm mais adoradores, não recebem mais ofertas e sacrifícios?
A ideia do livro é ótima e super interessante. Além disso, a história tem um plot twist bacana.
Gostei muito!

André 16/05/2023

Viaje pelos EUA com os deuses
"Deuses Americanos" é um romance incrível escrito por Neil Gaiman, que nos transporta para um mundo repleto de mitologia e folclore dos Estados Unidos. O livro conta a história de Shadow Moon, um ex-presidiário que se torna guarda-costas de um misterioso homem chamado Wednesday, que é na verdade Odin, o deus dos deuses. Ao longo da trama, Shadow se envolve com uma série de divindades antigas que vivem nos EUA e estão lutando para se manter relevantes em uma sociedade moderna e tecnológica. O estilo de escrita de Gaiman é envolvente e cheio de humor negro, e a obra também traz uma análise perspicaz da cultura americana, imigração, religião e mídia.

"Deuses Americanos" é uma obra-prima de Neil Gaiman que mergulha no folclore e na mitologia americana. O protagonista, Shadow Moon, se envolve com um grupo de divindades antigas que estão lutando para sobreviver em um mundo moderno. O livro oferece uma narrativa envolvente e repleta de reviravoltas, com personagens fascinantes e um estilo de escrita habilidoso. Além disso, Gaiman utiliza o humor negro e a sátira social para explorar temas como cultura, identidade e fé.

Com um estilo de escrita genial, Neil Gaiman nos presenteia com uma história cativante em "Deuses Americanos". A jornada de Shadow Moon ao lado de Wednesday, que na verdade é o deus Odin, é repleta de aventuras e encontros com outras divindades. O autor mescla fantasia, humor e crítica social de forma magistral, enquanto explora a cultura e a identidade americana. O livro é uma leitura envolvente e reflexiva, que nos faz questionar a importância da fé em um mundo cada vez mais secular.

"Deuses Americanos" é uma obra-prima da literatura fantástica contemporânea escrita por Neil Gaiman. A história segue Shadow Moon em uma jornada cheia de mitologia e folclore dos Estados Unidos. Com um estilo de escrita habilidoso e envolvente, Gaiman cria um mundo complexo e cheio de personagens fascinantes. O livro aborda temas como identidade, fé, imigração e cultura popular, oferecendo uma reflexão profunda sobre a sociedade moderna. Com uma mistura de humor negro e aventura, "Deuses Americanos" é uma leitura imperdível para os fãs de fantasia e mitologia.